Newsletter Portugal@Folding - Nº 1

Dazkarieh

To fold or to FOLD?
banner24qc.jpg

Finalmente está lançada a Newsletter Portugal@Folding. É mais um objectivo atingido na nossa ideia de chegar cada vez a mais pessoas e de divulgar um projecto tão louvável como o Folding@Home. "O Homem pensa, a obra nasce!". É uma frase que muito se adequa à nossa equipa. A interacção e alegria com que diariamente falamos, nos ajudamos mutuamente faz com que tudo seja possível.



Um pouco de História...

Sendo esta a primeira edição da newsletter, porque não um resumo de como a nossa equipa se formou?
Foi a 24 de Janeiro de 2004 que tudo começou, na Internet, mais especificamente no Fórum TechzonePT. Aqui foi criado um tópico a explicar o projecto, o qual rapidamente se tornou num sucesso.
O crescimento foi enorme. O nosso website foi criado, os responsáveis do Fórum criaram um sub-fórum para discutir-mos de livre vontade tudo o que estivesse relacionado com a nossa equipa, na zona onde se discutem alguns dos projectos de computação distribuída existentes, na qual está incluída, naturalmente, a Portugal@Folding.
Momentos como a entrevista na Bits&Bytes e a reportagem na SIC, marcaram e ainda marcam um grande crescimento. Ocupamos actualmente a 37ª posição mundial e contamos subir ainda bastante. Com a apoio de todos, podemos colocar o nome de Portugal entre os melhores. A Newsletter é mais um passo para isso...
O nosso site é um projecto que está constantemente em transformação. Foi remodelado recentemente e ainda temos muitas ideias em mente para irmos adicionando... para além de esperarmos por outras.
Tudo o que temos até hoje foi feito por membros da nossa equipa sem qualquer contrapartida. É assim que esperamos continuar...

by _RoCk_




Curtas Folding@Home​


Prémio para Folding@Home : Os investigadores do F@H, Vishal Vaidyanathan e Nick Kelley ganharam o prémio para a melhor apresentação BCATS 2005 for Alzheimer's Disease. Este é o terceiro prémio que o F@H ganha no BCATS.
Fonte: http://www.stanford.edu/group/pandegroup/folding/awards.html

30/10 Os problemas de cálculo do Gromacs no OSX provavelmente já estão resolvidos. Os testes para averiguar potenciais erros serão feitos de forma gradual, mas acredita-se que já esteja tudo resolvido.
Fonte: http://folding.stanford.edu/news.html

20/10 A nova versão do BOINC (Boinc 5.2.2) recomendada já saiu, no entanto não é compatível com LHC e SZTAKI.
Fonte: http://www.techzonept.com/showthread.php?t=74342

19/10 Os responsáveis pelo F@H da Universidade de Stanford estão a mover alguns dos seus serviços web para um novo servidor, fah-web.stanford.edu. Por enquanto todos os sites alojados no vspx27.stanford.edu vão continuar disponíveis, mas em breve ficará inactivo. Podem consultar todos os sites em ambos os endereços.
Fonte: http://folding.stanford.edu/news.html

18/10 BoincView, Manager para todos os Hosts, aviso colocado pelo Mike.
Ver: http://boincview.amanheis.de/
Fonte: http://www.techzonept.com/showthread.php?t=74154

17/10 Para quem não conhece, têm aqui dois programitas que podem ser bastante interessantes, FAHView 1.1 e FAH Serve 1.0, o anuncio no nosso fórum foi feito pelo DekkeR.
Fonte:

by HecKel



Parar? Não...​

No dia 21 de Outubro tivemos uma apresentação sobre o Folding@Home na Universidade de Évora, durante a Alantejo. Foi o Metro quem se deslocou ao local para a relizar e tudo correu bem. Estaremos sempre abertos a acções destas.

Por iniciativa do shello e com a colaboração de toda a team, foi criado um tópico na wikipedia sobre o Folding@Home em Português, e como podem ver ficou um excelente trabalho! Parabéns a ele e a todos que o ajudaram!
Ver: http://pt.wikipedia.org/wiki/Folding@home
Fonte: http://www.techzonept.com/showthread.php?t=74019

Foi criado um mapa no Frappr para a nossa equipa. Está em http://www.frappr.com/portugalatfolding, onde se poderão inserir no nosso mapa para que seja visível em mais um local toda a nossa força. Também existe um geral do Folding@Home - http://www.frappr.com/foldingathome - para que o nosso território fique minado no plano mundial.
Fonte: http://www.techzonept.com/showthread.php?t=75624

Como podem ver, a nossa newsletter está em funcionamento. Irá sair quinzenalmente e basta ir ao nosso site para a assinar. Divulguem esta iniciativa entre os vossos amigos, familiares, conhecidos. Podem também enviar notícias para que sejam colocadas na mesma. Para isso, basta enviar um e-mail para [email protected] .
Fonte: http://www.techzonept.com/showthread.php?t=74252

by HecKel & Dazkarieh



Dicionário Folding@Home

Com esta parte pretendemos que em todas as Newsletters se explique um termo usado no nosso mundo. Começamos pelo essencial: a WU.

WU = Work Unit = Unidade de Trabalho
Geralmente é identificada por dois itens: um nome legível (ex: Amber, Gromacs, Core, etc) e uma Work Unit ID, um número alfanumérico que é usado pela base de dados do projecto para localizar a Unidade de Trabalho, tanto quando é distribuída como quando os resultados do seu processamento são enviados de volta.
Tecnicamente, é uma porção de dados que um projecto precisa de analisar. Na realidade, nós, Comunidade Portugal@Folding enviamos as mesmas porções de dados que recebemos, mas já analisados.
O tamanho e conteúdo das WU’s dependem unicamente do projecto em causa, assim como o seu tempo de processamento. O tamanho pode variar de pequeno ( 200 a 500 KBytes) até muito grande (vários MBytes).
Para mais informação sobre a denominação e conteúdo dos projectos do Folding@Home : http://fah-web.stanford.edu/cgi-bin/allprojects#243.

by Albumina



Os verdinhos​

Nesta 1ª newsletter temos que das as boas vindas a 45 novos “verdinhos”, e não me refiro à cor do nick no site do EOC, mas sim aos novos aderentes destas 2 ultimas semanas à “causa”.
Como ninguém me disse que não podia fazer comentários aos vossos nicks eu decidi fazer alguns aos mais originais, a saber:
www.bellyspin.com (www.bellyskin.com não foi encontrado. Por favor verifique o nome e tente outra vez)
www.maquinadigital.com
TENSHI
SysVoL
Tiago_Leite
SpeedDragon
Quitoso (É bom saber que marcas de prestigio já aderiram à nossa luta o que dá uma nova projecção à equipa)
rokusu
20920 (menos um número e era o pin do meu cartão)
Shinoda
Ricardommc
Dominus
tze (Bem vindo, eu sou o tjorge)
Pedro_Sanches
XPuFinG
jojo
cybertrancer
The_Vortex
Tomos
Arbee
ESRT
Francisco_Vieira
Petiz (este engana muito, diz que é petiz, mas já fuma, mais uma aderente ao #portugal@folding )
Nucho
SONGOBEFE
KOLORVIZE
joegomes
stalin (bem vindo, camarada)
lino_ri (hmmmm, será que os teus primos lino_rib e o linor mais abaixo, sabes que estás aqui ou é coincidência)
Berbesi
Gatlink99
Alex_
www.HiQ-PC.com
OC-Zone (pá, andas perdido o OC-Zone.com já tá muito à frente)
Blueflash
linor (ver comentário ao lino_ri que deve ser gajo bem disposto)
Tsioangyo (ias adorar conhecer o Dekker, se não entenderes vai ao IRC - #portugal@folding)
Ogamaras
_THE_BOSS_
carlos__carvalho_pica (enfermeiro, com certeza)
SwiftShadow
capuchao
AMD_POWER (apoio-te 100%, já agora estou a precisar de um X2 urgentemente, pode ser mesmo o 4400+)
Pedro_Valadares
lino_rib (ver comentário ao lino_ri que deve ser gajo bem disposto)
Spuntz

by Fontemourisca



Existe Sempre Alguém...


Como tudo na vida, existe sempre alguém que se destaca, alguém que faz algo mais, tanto para o bem como para o mal, neste caso existem pessoas que fizeram algo mais para o bem! Existem pessoas que decidiram fazer algo de bom, decidiram foldar, e no tempo que estiveram a foldar, tentaram foldar o máximo que puderam, deixando pc's 24 sobre 24 horas sempre a trabalhar para este grande projecto chamado folding. Dessas Pessoas há sempre algumas que merecem algum destaque... E os Mais Produtivos Desta Quinzena são:

-amigos_da_proteina
-funkyfolders
-www.overvoltage.pt
-www.*****.com
-www.drimmachine.com
-www.extreme-computers.pt
-www.ViPeR5000.net
-ch-informatica.com/forum
-tlrocha
-www.virtual-fusion.com

Parabéns a eles pelo desempenho prestado :), e não menosprezando aquele que não aparecem aqui, mas que também contribuem imenso para a nossa comunidade... Sem eles, sem vocês, não eramos o que somos! Parabéns a todos :) Keep Folding :)

by The_7



Review Semanal

Esperamos todas as semanas fazer uma review a um software relacionada com o Folding para que todos possam ir conhecendo o que podem usar.

Assistente para foldar – EMIII

Introdução
O EMIII e um programa que permite monitorizar o progresso das WU, não só no nosso computador mas também em outros, bastante para isso que se encontrem na mesma rede.
O programa não é difícil de instalar e configurar, podem encontrar um guia bastante completo, escrito pelo nosso colaborador FELiYCORA no “link” abaixo:
http://www.techzonept.com/showthread.php?t=51300
Aqui dá para ver o aspecto global, já depois de configurado:

pic17ky.jpg


Neste ecrã dá para visualizar muitas informações úteis, como o tempo que leva cada WU, a que horas começou a foldar e quanto tempo irá demorar a terminar. É possível também ver um pequeno desenho da proteína.

Características do programa

Clicando no pequeno microscópio, assinalado na primeira imagem desta review, obtemos um menu de opções como este:

pic20ni.jpg


Aqui adiciona-se as várias consolas que pretendemos que o EMIII monitorize, tal como descrito no tutorial. É possível modificar o aspecto/comportamento das barras que mostram o progresso das WU, em "Frame Progressbar Options"

pic31fd.jpg


Podemos ver também os detalhes através do "Queue.dat file info" (clicando no botão rosa). O botão assinalado a azul permite ver a configuração presente no cliente consola (user, nº da team, machine id, etc). O botão assinalado a amarelo mostra o log de cada um dos clientes consola.

pic54st.jpg


Outra das características mais interessantes deste programa é mesmo a possibilidade de converter os dados das proteínas que se encontram a foldar, para uma página .html que se pode publicar na web. Como é possível ver na imagem, o EMIII converte automaticamente todas as informações que aparecem anteriormente...



Para terminar, é possível também alterar o aspecto geral do programa e importar novas skins, aki está o aspecto da skin do Portugal@Folding :)

pic73iq.jpg


Conclusões

O EMIII é um programa bastante completo, como deu para verificar nesta review. Quem optar pelo cliente consola tem no EMIII uma boa escolha para ajudar a monotorizar o folding.
Este pequeno programa consegue apresentar todos os dados úteis e ao mesmo tempo exporta-los para um html, o que torna fácil a amostragem das proteínas.
Ao mesmo tempo o EMIII faz também o diagnóstico de problemas, mostrando um alerta caso alguma proteína não esteja a foldar correctamente.
O único pequeno inconveniente é não ser multiplataforma e só funcionar em windows, ao contrário de outros programas similares como o FahMon...mas isso fica para outra review ;)
by El_UnO



Um muito obrigado ao shello pelo banner, ao mariocunha pelo "esquema" e a todos os que se empenharam para que a newsletter fosse possível.
 
Última edição pelo moderador:
E cá está ela, linda, como não podia deixar de ser!
Os artigis estão excelentes, deixem que vos diga!

O que eu não ri à pala do Fontemourisca nos "Verdinhos" :lol::lol::lol:

Abraços, keep very good work!
 
Só agora consegui ver a newsletter.
Superou todas as minhas expectativas. É com alguma emoção que digo isto porque está ali o trabalho de várias pessoas o que é sempre um facto a destacar.

Eu não tive tempo de ver o que se passou mas recebo os mails no Opera e a newsleter apareceu toda em branco menos as imagens. Não sei se esse problema foi geral ou não. Como não temops forma se saber isso uma das hipoteses era publicarmos a newsletter no nosso site e nos mails apenas mandar o link da url onde ela se encontra. A vantagem que vejo é que no site conseguimos controlar perfeitamente o aspecto da mesma. Tem um ar muito profissional e acaba por ser facil de lá a colocar. Posso pedir ao Nemesis11 para nos colocar lá a primeira e depois as seguintes vai ser simples de colocar de certeza.

O que acham? Só eu tive problemas?
Se mandamos newsletters a alguem e não aparece bem e depois temos que fazer sucessivos reenvios não vai parecer muito bem.
Feedback please.:)

Mais uma vez parabéns a todos os que contribuiram para a newsletter. Está simplemente brutal. Mais uma ou duas e ficamos uns mestres. Pelos endereços dos mails que vi penso que conseguimos chegar a algumas pessoas que possivelmente não chegamos através do IRC ou do Forum. Isto é a minha avaiação completamente subjectiva da coisa:)
 
Olá Metro!
Eu também tive o porblema de ver o mail com fundo branco, mas segundo o que o Daz me disse, as letras estavam "feitas" para isso: ou seja, se o fundo ficasse "normal" (preto" as letras ficariam brancas, e o contrário (o que nos aconteceu).
Abraços!
 
Agr estou no trabalho e vou responder rapidamente.

Shelo, de facto tinha-a programado para isso. No entanto, parece que algo correu mal.. :confused:

Sinceramente, a opção do Metro parece-me excelente. Colocar o URL no mail. Assim evitamos o problema das contas de e-mail cheias, tal como das más configurações...

Cumps
 
Dazkarieh disse:
Sinceramente, a opção do Metro parece-me excelente. Colocar o URL no mail. Assim evitamos o problema das contas de e-mail cheias, tal como das más configurações...
Mas parece-me que assim deixaria de ser uma 'newsletter'. A perguiça de clicar num link para ir ver uma newsletter pode não parecer muita na teórica, mas na prátca, parece-me que pode levar a que os 'recipientes' (pessoal que recebe a NL) da mensagem a não carregarem no link e sim a carregarem no 'botão' "Apagar". Isto no caso do utilizador que até está a foldar mas está 'pouco se burrifando' para o que está a acontecer com a equipa porque 'já estar a foldar é muito bom'. Acredito (e espero) que o numero de pesoas a que esta ultima passagem se refere sejam poucos, mas que os há, há!
Estou a lembbrar-me agora: podia haver uma versão light (leia-se que ocupe menos estaço, logo, só em texto) da newsletter. Claro que iria dar mais trabalho, tanto na parte de separar mails que querem a newsletter em texto e os que querem em HTM e depois ao fazer a newsletter faze-ma em texto e em HTML, sebem que possa nem dar assim tanto trabalho (copy-paste). O mais dificil é que iria requer que fizessemos um novo pedido aos leitores da newsletter para se 'registarem de novo'.

Abraços!
 
Nemesis11 disse:
Está muito boa. Talvez uma bocado grande demais para uma newsletter, mas é melhor mais do que menos :).

Falo por mim, mas a "minha" parte foi um tanto ou quanto extensa por ser a primeira newsletter..., meti TODAS as noticias que encontrei desde 1 de Outubro..., na próxima garantidamente as noticias serão bem menos, afinal de contas só existem 15 dias para novas noticias :P

abraços, HecKel
 
Temos realmente algumas coisas a rever. Mas só com a experiencia é que se consegue lá chegar.

Tb concordo que fosse talvez um pouco extensa. mas tb como já foi dito vai ser dificil arranjar conteudos de 15 em 15 dias por isso penso que isto não seja problema.

Para colocar só o url realmente depois deixa de ser uma newsletter e somos capazes de ter pessoal que não vai abrir o link. No entanto penso que o link deve fazer parte da newsletter.
 
Metro disse:
Temos realmente algumas coisas a rever. Mas só com a experiencia é que se consegue lá chegar.

Tb concordo que fosse talvez um pouco extensa. mas tb como já foi dito vai ser dificil arranjar conteudos de 15 em 15 dias por isso penso que isto não seja problema.

Para colocar só o url realmente depois deixa de ser uma newsletter e somos capazes de ter pessoal que não vai abrir o link. No entanto penso que o link deve fazer parte da newsletter.
Claro!
no inicio um "Se tiver problemas em visualizar esta newsletter, por favor, carregue aqui", em que o "aqui" tem um link para a pagina (preferivelmente) no site.

Quanto À extensão, ela a partir de agora começa a ser mais pequea, de certeza!

Abraços!
 
Peço desculpa por não ter a mesma opnião.

Não acho que seja grande (com o gosto que a li podia ter o dobro do tamanho), tem as informações necessárias e importantes. Se começamos a cortar ficamos quase sem nada.

Um abraço.

:kfold:
 
parabéns...

Sim senhor... estou de parabéns!:lol:

Agora a sério... Uma newsletter deverá ser uma forma de comunicação de noticias.
Na minha muito modesta opinião, enquanto não forem comunicadas todas as noticias que quem redige a newsletter entende comunicar, essa mesma newsletter não estará a cumprir a sua função... independentemente do seu tamanho ou extensão, como queiram!

Então, quero eu dizer que o redactor não deverá confundir de forma alguma uma newsletter com qualquer folheto propagandista. Os utilizadores querem ser informados... de TUDO.

Criem newsletters do tamanho do "Eldest" ou, para quem não entender, da"Bíblia"... os interessados devorarão tudo o que escreverem. Os menos interessados usam o scroll e assim ninguém perde.

Beijinhos e abraços foldosos.
 
Qd falei da extensão estava a colocar-me na posição de quem é novo no Folding. Para mim podia ter 20 vezes aquele tamanho que lia tudo na mesma. Estou a pensar em termos gerais.
 
Back
Topo