Ajudem aqui SOU MESMO TOTIL NOOB

DGP_Maluco

Power Member
Pelo que andei a ler OC e de certa forma melhorar o rendimento do pc ou tou enganado? gostaria de saber o que e possivel fazer com o meu

Pentium(R) 4 CPU 3,20GHz
3,20GHz
1,00GB de RAM

Nao sei se estou a dar as informaçoes certas se nao estiver digam me sff e onde ver as informaçoes se nao forem estas as correctas ;) sou mesmo noob quanto a isto mas sempre tive curiosidade ..
 
boas,

olha... tar a explicar tudo passo a passo iria esta aqui uma eternidade a escrever.
Estao aqui uns links porreiros sobre o que tu querer saber, eu nao sou a melhor pessoa para te dar explicaçoes no que diz respeito a pentium 4 , visto que sempre tive amd.

aqui estao os links:

...sobre overclock
Como Fazer Overclock no Pentium 4 Socket 775


---------------------------------------------------------------------------------------------
nao é de minha autoria, e é de 2004

· · · `Guia` de Overclocking em Pentium 4 · · ·

Pessoal, queria avisar que este tópico estará aberto a sugestões e correções, qualquer ***** que eu fale, avisem e eu editarei, ok? Sugestões tbm serão mto bem-vindas!

Processadores, qual comprar?

O primeiro passo é decidir-se entre FSB533, FSB800, Prescott ou Northwood. Na minha sincera opinião, um processador Pentium 4 sem tecnologia Hyper Threading não compensa hoje em dia.
Se vc quiser um overclocking mais econômico, poderá partir para os Pentium 4 FSB533.
Com umas DDR400 vc já pode fazer um overclock legal, coisa que nos FSB800 é praticamente impossível. As memórias serão comentadas a seguir. O processador FSB800 tem mais performance realmente que o FSB533, então compre o FSB533 só se vc não quer gastar com memórias.
Entre Prescott ou Northwood: O Northwood em mesma freqüência que o Prescott é mais rápido, sim, mesmo com a metade do cache. O problema do Prescott é seu pipeline extremamente longo. Em jogos novos, o Prescott vem se saindo consideravelmente melhor que o Northwood, então eu recomendo um Prescott com um bom cooler. Se vc mexe com algum tipo de edição, leve Prescott sem pensar.
Os Prescott em geral overclockam melhor que os Northwood e aceitam mais overvolt. Não recomendo mais que 1.65v nos Northwood nem mais que 1.5v nos Prescott para dia-a-dia.
Séries de processadores: não dê muita atenção à elas, é um pouco loteria, mas vou aqui falar um pouco sobre algumas dos P4 Northwood, já que nos Prescott não tem tanta loteria msm -

2.4C, SL6WF Malay, D1 – indicado para extreme overclocks com VCore padrão, é bom pra quem tem um bom watercooler ou waterchiller, alguns vêm fazendo perto de 4GHz com VCore padrão , existem outros países de fabricação em que o nível de overclockabilidade é parecido com o M0 comentado abaixo

2.4C, SL6Z3 Costa Rica, M0 – indicado para altos overs porém mais modesto, tbm overclocka incrivelmente bem com VCore padrão. Pelo menos 3.2GHz é garantido, a maioria só pára nos 3.5GHz, alguns raros vão @3.6 mas nunca ouvi de nenhum que fosse além disso com VCore padrão. O Thelord tem um M0 que não é tão grande coisa em VCore padrão (3.2GHz) porém com overvolt para 1.65v fez 3700MHz, o que não é nada mal

_____________________



2.8C, SL6Z5 Costa Rica, M0 – esse definitivamente é o mais indicado para overclock em qualquer situação, tanto para os extreme que usam wc/waterchiller quanto para uso ‘’home’’ no ar, o menor clock que eu vi foi 3400MHz com 1.525v. Alguns fazem 3.5 ou 3.6, e raros passam disso com VCore padrão.

2.8C, SL6WT Malay / Phillipines, D1 – segundo melhor no Ranking ‘’OCing’’ porém isso é mais loteria que qualquer coisa, uns fazem 3.2, outros 3.7, ou seja, é imprevisível.

2.8C SL6WJ Costa Rica, D1 – consegue ser ainda mais loteria que o WT, são os piores para overclock, alguns são um LIXO que não passam de 3.1GHz, porém tem alguns incríveis que eu não sei de onde overclockam tão bem como M0, às vezes mais de 3.4GHz com VCore padrão... o E_Harder está (ou estava) vendendo um animal.

_____________________



3.0C, SL6WU (não sei o país), D1 – é o que vem rendendo melhores resultados, sem muito a falar, pelo que eu andei Vendo pelo menos 3.5GHz VCore padrão

_____________________


3.2C e 3.4C, praticamente todos são bons, mas esqueça altos FSB com eles.


Sobre o P4 EE, não comentei mto por motivos óbvios , mas tem 2Mb de Cache L2, core Gallatin (Xeon) e mults travados, alguns são muito bons de over (porém tão raros quanto os 512kb M0), só não são muito bons no preço hehe.

Mas como disse anteriormente, o melhor é não se prender muito às séries, é muita loteria.

Resumindo:
Pentium 4 ''C'': Northwood, 512Kb Cache L2, FSB800/533, mults travados com exceção dos ES (Engineering Sample)
Pentium 4 ''E'': Prescott, 1024Kb Cache L2, FSB800/533, mults travados com exceção dos ES (Engineering Sample)
Pentium 4 ''EE'' (Extreme Edition): Gallatin (Xeon), 2048Kb Cache L3, FSB800, mults travados com exceção dos ES (Engineering Sample) - valeu Wrobel.

Máxima temperatura para processadores - tks V1P3R_BR4Z1L14N

Northwood: ~60ºC~65ºC antes to Thermal Throttling
Prescott: ~70ºC antes do Thermal Throttling

As tempraturas citadas acima, PODEM, apesar de estarem num limite seguro, atrapalhar seu overclock.
Se vc não quer perder overclockabilidade por causa de temperatura, sugiro um watercooler pra cima :/. Para máxima overclockabilidade as temperaturas não podem ultrapassar:

Northwood: ~45ºC~50ºC
Prescott: ~55ºC~60ºC

Motherboard – qual escolher?

Sinceramente as únicas boas opções que vejo são Asus e Abit. As Asus são pouco mais rápidas que as Abit em stock e quando fullmoddadas, consideravelmente melhores.
Recomendo Abit pra quem tem Pentium 4 2.4, pq as Asus têm bug no VCore que é ruim pra quem precisa FSB alto (no caso, 2.4 users né)

ASUS I875P
P4C800-E Deluxe
P4C800 Deluxe
P4C800

Abit I875P
IC7-MAX3
IC7-MAX2
IC7, IC7-G e suas variações

ASUS I865PE
P4P800-E Deluxe
P4P800 Deluxe
P4P800SE
P4P800

ABIT I865PE
IS7, IS7-G e suas variações
AI7

O som onboard presta? Com exceção da P4P800SE, é um lixo, uma ***** mesmo! Compre uma Live/Audigy.

DIFERENÇA DE CHIPSETS
O I875P é mais rápido, overclocka melhor e tem o PAT. A diferença entre o I875P e o I865PE é pouca.
O chipset I875P traz uma banda bem melhor de memória que o I865PE mesmo com o PAT off.
I875P, mais precisamente ASUS P4C800-E Deluxe e P4C800 Deluxe são as melhores motherboards para overclock de memórias com chip hynix (OCZ Gold e outras por ae) conforme especificado no próprio site da OCZ.

MOTHERBOARD FULLMODDED - q isso?
Esteja bem atento quanto à esse termo, tem gente que faz um coolermod e troca a bios e diz que tá tudo ''fullmodded'' hehe
Uma mb fullmodded é uma mb que sofreu todos os ajustes possíveis para ficar mais rápida, overclockar melhor e com a maior estabilidade possível. No caso, mods por software (melhor Bios) e por hardware (VMods, com solda mesmo...)
No caso de uma P4C800, ela poderia ser considerada ''fullmodded'' qnd todos esses passos forem seguidos e ela esteja em perfeito funcionamento e estável:


Melhor Bios disponível.

VCore Droop Mod: quando numa situação de overclock, o VCore oscila 0.1v quando não deveria oscilar mais de 0.02v, e esse VMod corrige essa oscilação. No caso de estar setado 1.525v na Bios, fica oscilando entre 1.47v em full load e 1.57v em idle, o que é ruim pro processador e prejudica o overclock. Com esse mod, a oscilação não deve passar de ~1.51v~1.53v o que já é aceitável.

Vdimm Mod: A máxima voltagem que era 2.85v, passa a ser 3.15v. A menor voltagem que era 2.55v, passa a ser 2.85v. Então, uma vez feito esse Mod, nunca ponha memos genéricas, pois elas não aturariam 2.85v (eu acho).

Vagp: não sei exatamente pra q serve haha

VDD: aumenta a tensão do chipset (cooler descente no NorthBridge needed) e assim, quem sabe, mais FSB.

Acréscimo de dissipadores nos mosfets/SouthBridge etc, cooler descente no Chipset e por ae vai...


Deve ter mais MOD's por aí, falem com BARR3L RiD3R e Copyman porém esses já estão de bom tamanho. Como fazer os mods? Fale com um desses dois ou compre um kit para VMods e se arrisque (e divirta-se) fazendo hehe =D.
PS. cuidado pq senão a diversão pode acabar logo uahuaha :]

Cooler?

Se for Watercooler, Waterchill, ou Vapochill, decida-se vc mesmo.
Pra quem quer aircooler, recomendo SP-94 ou Thermalright SLK-900U com uma fan forte (Vantec Tornado 92mm?). Se quiser uma solução mais econômica o Zalman CNPS7000A-Cu / AlCu não deixa nada a desejar.
Se optar pelo Zalman: Compre o AlCu se teu gabinete tem 3 ou menos fans soprando e compre o Cu se tem 4 ou mais fans soprando.

Memórias
Haha se *****:D, essa é a parte mais chata de todas.
Nem vou falar mto pra não criar discussão, minhas recomendações:

OCZ EL PC4000 Gold, hynix. 2.5 4-4-7 @ 500MHz

OCZ EL PC4400 Gold Limited Edition, hynix mesmos chips da PC4k porém ALTAMENTE selecionados. 2.5 4-4-8 @ 550MHz. Detalhe: o preço tbm é altamente selecionado huahuahua.

OCZ EL PC4000 Gold Rev2, hynix nova. 2.5 3-3-6 @ 500MHz

OCZ EL PC3200 Platinum Rev2, Samsung TCCD e PCB BrainPower, 550MHz garantidos. 2 2-2-5 @ 400MHz e ~2.5 3-3-7 @ 500MHz.

G-Skill PC4400, Samsung TCCD e PCB Brainpower, 2.5 3-3-7 @ 550MHz e 2 2-2-5 @ 400MHz, memo muito parecida com a OCZ EL PC3200 Platinum Rev2 porém feia pra kct uhahuahu

A-Data PC4800, Samsung TCCD e PCB Brainpower, 3 4-4-8 @ 600MHz em 2.85v. Dou um prêmio pra quem achar essa memória =P


Fonte
Aqui vc tem várias opções, nem vou dizer que as melhores são as com 2 linhas separadas pro +12v pq não precisa né? Enermax, Antec, OCZ PowerStream etc.
Soluções mais econômicas podem ser Thermaltake, Superflower / TTGI, Seventeam entre outras.

Bios e configurações úteis

Aqui posso falar apenas das ASUS, afinal nunca testei uma Abit; porém alguma coisa deve se aplicar às Abit com certeza!

JumperFree Configuration:
Ponha o AI Overclock Tuner em Manual, não faça esse overclock besta automático, é completamente incompetente, trouxa e idiota, soca qualquer voltagem na sua mem e qual voltagem no processador... é um vagal.
DRAM Frequency: Jamais em Auto. 400MHz = 1:1; 320MHz = 5:4 e 266MHz = 3:2.
AGP/PCI trave em 66.66/33.33. Nenhum overclock acima de 300 de FSB nas ASUS estabilizará com menos de 72/36 de AGP/PCI =(. Portanto se vc quer mais de 300 de FSB vai ter que forçar seus HD's e dispositivos PCI =(
CPU Vcore e DDR Reference Voltage (Vdimm): vá testando pois eu não sou pai-de-santo, cuidado com os limites do seu hardware e da garantia eioaieoiaoe! Pois vc como eu, não deve lixar grana. Né?
AGP VDDQ Voltage: deixe em 1.50v, quando vc achar que seu overclock acabou, coloque em 1.70v e teste mais FSB, talvez funcione, tem mais chance de funfar pra quem precisa de FSB alto (280+). Esse ‘’trick’’ mandará mais tensão para o chipset, e quem sabe vc não consiga mais FSB. Lembre-se de colocar uma fan em cima do dissipador do Northbridge, pois vai esquentar bastante, e fique de olho tbm na sua placa de vídeo.
AGP VDDQ em 1.70v tb é recomendado pra quem tem mods na placa de vídeo.
Perfomance Mode: Desligue, por enquanto.

Chipset:
Configure DRAM timmings by SPD: deixe desativado, é melhor vc mesmo fazer os timmings, vá testando performance e estabilidade.
Performance Acceleration Mode: Auto, por enquanto.
DRAM Idle Timer: coloque ‘’Infinite’’
DRAM Refresh Rate: 7.8uSec ou 64uSec, teste e veja qual te rende melhor performance
Spread Spectrum e ICH Delayed Transaction, OFF.
MPS Revision ponha 1.4.

Feitas essas configurações vá aumentando o FSB vagarosamente até achar seu limite. Depois tente ligar o Performance Acceleration Mode na aba Chipset e Performance Mode na aba JumperFree Configuration.
Feito isso, basta desligar nas outras opções tudo que vc não usa, USB's, portas paralelas, Instant Music lixo...
Se vc não tem HD S-ATA nenhum coloque no modo P-ATA, no Ide Configuration, um pokito a mais de performance com certeza. Eu percebi mudança.
Ide Detect Time Out, 10 ou 15s.
Onboard Devices Configuration, Promise Controller OFF por favor, isso é uma ***** (a não ser q vc tenha algo instalado aí, óbvio)
AC'97 Audio OFF se vc tem som Offboard
IEEE 1394 OFF se vc não usa Fire-Wire.
No PCIPnP, ponha o Latency Timer em 32.
Em CPU Configuration, habilite o HT.
CPUID Maximum Value Limit ON apenas se vc usa Win95, Win98 ou mais velho (difícil hein...)
Qualquer dúvida/sugestão/reclamação falem comigo por favor!

// Relação Multiplicador-FSB-Memórias
Vamos resumir: multiplicadores-

P4 2.4 FSB800: 12x
P4 2.6 FSB800: 13x
P4 2.8 FSB800: 14x
P4 3.0 FSB800: 15x
P4 3.2 FSB800: 16x
P4 3.4 FSB800: 17x
P4 3.6 FSB800: 18x (apenas LGA775)

Para determinar o ''porquê'' disso é fácil. Todos os P4 tem FSB200 por padrão. Então 200×12=2400, 200×15=3000 e assim vai.
Como os P4 têm mults travados, vc só pode aumentar o FSB.
Para descobrir qual clock final X seu processador terá com X FSB, basta fazer as contas.
Se tens um P4 2.4 (mult 12) e coloque 250 de FSB, ele trabalhará em 3000MHz (12×250=3000) porém se vc fizer o mesmo num P4 2.8 (mult 14), ele trabalhará em 3500MHz (14×250=3500).
Até aí é fácil, o maior problema são as memórias.
Vou dar exemplos com cada divisor para 300 de FSB:
1:1 - 300 ÷ 1 × 1 = 300 (como é memória DDR, 300 × 2 = 600MHz)
5:4 - 300 ÷ 5 × 4 = 240 (como é memória DDR, 240 × 2 = 480MHz)
3:2 - 300 ÷ 3 × 2 = 200 (como é memória DDR, 200 × 2 = 400MHz)
Partindo dessas contas, fica fácil definir que com X FSB vc vai ter X MHz de clock no processador e X MHz de clock nas memórias, tbm dá pra descobrir qual FSB colocar se vc quer X MHz no processador etc...
Vc deve partir para os divisores, apenas quando sua memória não agüentar o clock em 1:1. Nos P4, as latências não fazem muita diferença na prática, mudando de CAS2.5 para CAS3 vc perde um desempenho irrisório e na maioria das vezes ganha bastante overclock.
O PAT te dá MUITO desempenho a mais.
É importante ressaltar que nem toda memória roda com divisores, ela tem que ter timmings baixos e RARÍSSIMAS memórias trabalham em 3:2. Aí está o problema do P4 2.4.
Como o multiplicador é 12x, se quiseres 3.6GHz como eu, terás que pôr FSB 300. Masssss, lembre-se que o VDimm máximo das ASUS e Abit (com exceção da Abit AI7) é 2.8v-2.85v
É raríssimo achar uma memória que nessa voltagem trabalhe em 600MHz em 1:1, 480MHz em 5:4 ou 400MHz em 3:2. Por isso eu indico um 2.8C, que precisa de ~258 de FSB para 3.6GHz, o que ''qqr'' memória DDR500 faz com folga em 1:1.
Se fosse com mult destravado seria mais fácil, vc aumentaria o multiplicador, logo poderia diminuir o FSB e suas memos sofreriam (bem) menos com isso.
Não sei se ficou claro, qualquer dúvida perguntem...

// AGP / PCI
Não tem mto o que falar, é a freqüência em que eles vão operar.
Cuidado aqui, pois se socar muita voltagem seu HD pode perder dados / corromper ou até queimar, e se for meio azarado pode rolar um derretimento de placas PCI
---------------------------------------------------------------------------------------------



De momento nao te posso ajudar muito mais, mas se disseres qual a marca da tua board e das memorias , que fonte de alimentaçao tens, processador , tipo de cooling usado etc , a malta vai ter mais façilidade em dar umas ajudas.

Neste topico tens alguns programas que te poderam ajudar a fazer oc e a testar a estabilidade do mesmo.

Dica: cuidado quando mudas as voltagens , tem sempre atençao as temperaturas. O maior inimigo do overclocker sao as temperaturas elevadas que insistem em subir , daí os coolings extremos.

Boa sorte e faz umas pesquisas pelo forum porque existe aqui muita informaçao util a nivel de overclock.

hug''zz
 
Boa Sorte

isto não se aplica a mim porque sou AMD mas Maddog, Sim Sr!! aí está um post que realmente ajuda! não é como quando eu começei que quando abria threads a dizer: como é que se fraz isto ou aquilo... e se punham a dizer: procura no forum ou se não sabes isso então não mexas em nada... anyway...
é por pessoas como tu que este forum tem pernas para andar!


agora a ti rapaz... lê muito bem o tutorial do brasileiro que está muito bom e muito simples... mas complementa-o com o máximo de informação possivel... entretanto ajuda muito se tiveres um amigo qlq que perceba disto e te ajude on-the-fly ou se não poderes plo menos no MSN deves ter alguem que te ajude quando surgem dúvidas pequenas mas pertinentes... se não tiveres ninguem... podes contar comigo! manda-me PM se quiseres (se não sabes mandar PM é assim: click no meu nome e enviar mensagem privada ou PM (já não sei o que é que lá está escrito...))

boa sorte
 
Bom post sim senhora ;)
e boas vindas e ja agora parabens por teres escrevido razoavelmente bem...não e como alguns novos que vem aqui escrever como se tivessem a mandar SMS!
 
De qualque forma, convem nao esqueceres a refrigeração, com AMD "dono" e com Watercooling, considero as minhas temps boas, 31 em idle e 35 em full, com 2550 Mhz num winchester, com 1.535 de Vcore, de qualquer forma, tens no final sp dos overclocks, algo a ter em conta. Corre sp um super PI, em 1 M e 32 no final se o 1 passar, e o memtest para veres se as memorias estao elas tambem estaveis. Em relação ao aquecimento, o Prime 95 para estabilidade + aquecimento, em conjunto com um toast (programa) e com o super Pi, esmifrate as temperaturas e estabilidade do teu overclock, ficando as duvidas quanto a estabilidade dissipadas..

temperaturas que o meu cerebro aguenta sao os 50 em full, a partir dai considero que já nao vale a pena clocks altos sem refrigeração mais extrema, sendo que os 45 em full a ar é uma excelente noticia.. Abraços

Qualquer duvida, ou link pos programas, ou os programas em si, avisa que eu envio [[]]'s
 
Cabalo disse:
para o dgp: não te esqueças nunca que os conceitos overclocking e cooling são inseparáveis.


Infelizmente é verdade, era tao bom nao existir limite para temp dos componentes.
Quanto mais Sobe o processador em mhz mais volts temos que dar ao processador, logo ele vai aquecer mais, se aqueçe muito logo fica instavel.
Para melhorar a situaçao temos que refrigerar melhor o processador, seja com um cooler melhor, a agua ou mesmo com medidas mais extremas tipo prometeias e afins, mas dessa maneira temos o processador mais fresco e entao os mesmos mhz que dantes tinhamos com x voltagem ja aguentam menos voltagens e por sua vez ja fica mais estavel e ja podemos dar mais voltagem para subirmos mais uns quantos mhz no processador até chegar-mos de novo ás temperaturas maximas aceitaveis do processador.

Isto é um ciclo mhz-vcore-cooling , quanto mais fresco esta o processador mais volts podemos dar e mais overclock conseguimos.
Isto tornasse viciante, para o dia a dia já nao consiguo ter isto a menos de 3100mhz ou a temps positivas

hug''zz
 
Cooling disse:
Bom post sim senhora ;)
e boas vindas e ja agora parabens por teres escrevido razoavelmente bem...não e como alguns novos que vem aqui escrever como se tivessem a mandar SMS!

Cooling amigo, conhecendo te tão bem como conheço, penso que tens a 4ª classe. escrevido? :lol: :P Um abraço amigo
 
Back
Topo