Folding@home na Wikipedia *Feito*

shello

%erador
Staff
Boas pessoal!
Achei na wikipedia um tópico bem elaborado sobre o Folding@home e reparei que ele não tem tradução em português.
Site: http://en.wikipedia.org/wiki/Folding%40home

Ora, já falei com o Metro, e ele propôs-me em traduzir o site.
Não é muito grande. Vou ver o que posso fazer durante esta semana. Vai funcionar como está descrito no Cientificanete falando: Faço a tradução e deixo o que não souber traduzir. Depois, quem souber o que não conssegui traduzir, dá uma ajudinha :)

Ah, se alguém souber como se traduzem os topicos no wikipédia (tipo, como se avisa que o topico está traduzido para portugues (editar eu sei como se faz :)), como se altera, sem alterar o conteúdo em inglês...) agradecia, pois andei a procura e não achei nada...

Abraços!
 
Última edição:
Grande iniciativa! Já agora, não sei se será considerado "abuso", mas seria boa ideia deixar como exemplo a nossa Team e um link (obvio)

abraços, HecKel
 
Greven,
O texto é posto lá e depois há alguém que o revê.

HecKel,
Obrigado:D É assim, eu posso por, não garanto é que não vá lá alguém que ache um abuso e o tire....
Eu depois ponho aqui para verem como está a correr a coisa :)

Abraços!
 
Quanto à aprovação, mais cedo ou mais tarde alguém corrige o mal. Mas se a tua pergunta, greven, é se as páginas são logo publicadas, a reposta é sim. Mas está provado que funciona. :) Medidas de segurança estão na supervisão das várias páginas todos os dias por parte de identidades responsáveis, a correcção que outros users podem fazer e backups provavelmente diários. Para mim, a Wikipedia é a melhor coisa que existe na Web.

Link para a team não é abuso nenhum, desde que se ponha no final da página, onde costumam estar os links.
 
Os meus parabéns ao shello por mais esta iniciativa.
O que não conseguires traduzir vai colocando aqui que alguém ha-de saber e ajuda.:)

:kfold:
 
Danke...
Conversa atribulada no MSN.. é o que da tar no msn, e tar a traduzir os textos :P :lol: depois não digo coisa com coisa...

Entratanto... TXARÃÃÃ

[[Image:Fah.PNG|thumb|right|250px|O cliente do Folding@home para [[Microsoft Windows]] mostra um modelo 3D da proteína que está a ser simulada.]]

O '''Folding@home''' é um projecto de computação distribuída desenhado para realizar simulações de enrolamentos de proteínas. O projecto foi lançado a 1 de Outubro de 2000 e é actualmente gerido pelo Grupo Pande, do departamento de Quimica da universidade de Stanford, sob a supervisão do professor Vijay S. Pande. Quando foi lançado, tornou-se o segundo maior projecto depois do SETI@Home.
Em 8 de Março de 2004, o Genome@Home terminou e foi unido ao Folding@home.

==Importância do projecto==
A simulação exacta do enrolamento das proteínas e das suas deformações permite à comunidade cientifica a entender melhor o desenvolvimento de variadas doenças, como Alzheimer, BSE (doença das vacas loucas), e a Fibrose Quística. Até agora, o Folding@home conseguiu simular o enrolamento na ordem dos 5-10 microsegundos— uma escala de tempo milhares de vezes maior do que a que era antes pensado ser possivel.
Muitos jornais cientificos publicaram o trabalho do projecto. Os artigos estão listados [http://www.stanford.edu/group/pandegroup/folding/papers.html aqui (inglês)].

==Como Funciona?==
O Folding@home não conta com poderosos supercomputadores para o processamento; em vez disso, os colaboradores principais para o projecto são milhares de computadores pessoais que têm instalado um pequeno programa (cliente). O cliente é executado em ''background'', e faz uso do processador do computador quando este não está ocupado.

Nos computadores pessoais mais modernos , o processador raramente é usado na sua totalidade; o cliente Folding@home usa apenas parte que não está a ser utilizada pelo processador para poder trabalhar.

O cliente Folding@home conecta-se periodicamente a um servidor para transferir uma ''Work Unit'' (unidade de trabalho), pacotes de dados sobre os quais executa os cálculos. Cada ''work unit'' completada é devolvida ao servidor.

O cliente do Folding@home utiliza versões modificadas de quatro programas de simulação molecular para o cálculo: [http://dasher.wustl.edu/tinker Tinker], Gromacs, AMBER, e [http://www.cpmd.org/ QMD].

Cada colaborador do Folding@home têm um nome de utilizador para seguirem as suas contribuições. Cada utilizador deve correr o cliente em um ou mais processadores; por exemplo, um utilizador doméstico com dois computadores pode executar um cliente em cada um deles. Utilizadores podem também contribuir para uma ou mais equipas. Vários utilizadores podem juntar-se para criar uma equipa. Os colaboradores têm pontos que indicam o número e a dificuldade das unidades de trabalho, chamadas em inglês de "work units", completas. A lista dos melhores colaboradores e outras estatisticas são colocados no site do Folding@home.

==Desenvolvimento e Futuro==
A 1 de Agosto de 2005, mais de 180.000 processadores estavam a participar activamente no Folding@home, num total de mais de 1.300.000 processadores registados no projecto. Com este nivel de participação, o Folding@home é um dos mais poderosos computadores no mundo, capaz de cerca 175 Teraflops em termos computacionais.

Há nesta altura cooperação entre o Folding@home e os laboratórios do Google. Neste caso, chama-se ''Google Compute''.

Está também a ser desenvolvida uma nova maneira de acelerar o poder computacional usando a unidade de processamento gráfico, em adição ao processador.

O Folding@home está actualmente a desenvolver uma versão do BOINC com a esperança de atrair mais utilizadores.

==Ligações externas==
*[http://folding.stanford.edu Página oficial do Folding@home (inglês)]
*[http://forum.folding-community.org Site da comunidade Folding@home (inglês)]
*[http://fahwiki.net/index.php?title=Main_Page um ''wiki'' do Folding@home (inglês)]
*[http://portal.portugalfolding.com/blog.php Página da equipa Portugal@folding]

[[Category:Computação distribuida]]
[[de:Folding@home]]
[[fr:Folding@Home]]
[[he:Folding@home]]
[[lt:Folding@home]]
[[nl:Folding@home]]
[[ru:Folding@Home]]
[[zh:Folding@home]]
Donut! :P

O que falta traduzir é:
  • DONE
  • DONEEEE!:D
  • DONE
O que me falta está assinalado no texto entre parenteses... Ignorem os [[]] e os ''palavra'', são 'tags' do Wikipedia.
Eu traduzi o texto de Inglês para Português, e podem compará-lo com o que está aqui.

Caso saibam traduzir alguma das coisas ou vejam algum erro, falem! ;)

Abraços!
 
Última edição:
[[Image:Fah.PNG|thumb|right|250px|O cliente do Folding@home para [[Microsoft Windows]] mostra um modelo 3D da proteína que está a ser simulada.]]

O '''Folding@home''' é um projecto de computação distribuída desenhado para realizar simulações de enrolamentos de proteínas. O projecto foi lançado a 1 de Outubro de 2000 e é actualmente gerido pelo Grupo Pande, do departamento de Quimica da universidade de Stanford, sob a supervisão do professor Vijay S. Pande. Quando foi lançado, tornou-se o segundo maior projecto depois do SETI@Home.
Em 8 de Março de 2004, o Genome@Home terminou e foi unido ao Folding@home.

==Importância do projecto==
A simulação exacta do enrolamento das proteínas e das suas deformações(misfolding) permite à comunidade cientifica a entender melhor o desenvolvimento de variadas doenças, como Alzheimer, BSE (doença das vacas loucas), e a Fibrose Quística. Até agora, o Folding@home conseguiu simular o enrolamento na ordem dos 5-10 microsegundos— uma escala de tempo milhares de vezes maior do que a que era antes pensado ser possivel.
Muitos jornais cientificos publicram o trabalho do projecto. Os artigos estão listados [http://www.stanford.edu/group/pandeg...ng/papers.html aqui (inglês)].

==Como Funciona?==
O Folding@home não conta com poderosos supercomputadores para o processamento; em vez disso, os colaboradores principais para o projecto são milhares de computadores pessoais que têm instalado um pequeno programa (cliente). O cliente é executado em ''background'', e faz uso do processaodr do computador quando este não está ocupado.

Nos computadores pessoais mais modernos , o processador raramente é usado na sua capacidade máxima (totalmente); o cliente Folding@home tira proveito apenas da sua capacidade que não está a ser usada (usa apenas parte do CPU que não está a ser utilizada) pelo porcessador para poder trabalhar.

O cliente Folding@home conecta-se periodicamente a um servidor pata transferir uma ''Work Unit'' (unidade de trabalho), pacotes de dados (upon which to perform calculations). Cada ''work unit'' completada é devolvida ao servidor.

O cliente do Folding@home utiliza versões modificadas de quatro programas de simulação molecular para o cálculo: [http://dasher.wustl.edu/tinker Tinker], Gromacs, AMBER, e [http://www.cpmd.org/ QMD].

Cada colaborador do Folding@home têm um nome de utilizador para seguirem as suas contribuições. Cada utilizador deve correr o cliente em um ou mais processadores; por exemplo, um utilizador doméstico com dois computadores pode executar um cliente em cada um deles. Utilizadores podem também contribuir para uma ou mais equipas. Vários utilizadores podem juntar-se para criar uma equipa. Os colaboradores têm pontos que indicam o numero e a dificuldade das ''work units'' (unidades de trabalho, chamadas em inglês de "work units" completas)completadas. A lista dos melhores colaboradores e outras estatisticas são colocados no site do Folding@home.

==Desenvolvimento e Futuro==
A 1 de Agosto de 2005, mais de 180.000 processadores estavam a participar activamente no Folding@home, num total de mais de 1.300.000 processadores registados no projecto. Com este nivel de participação, o Folding@home é um dos mais poderosos computadores no mundo, capaz de manter um nivel computacional de aproximadamente 175 Teraflops (capaz de cerca 175 Teraflops em termos computacionais). (capable of a sustained computational level of approximately 175 TeraFlops)

Há nesta altura cooperação entre o Folding@home e os laboratórios do Google. Neste caso, chama-se ''Google Compute''.

Está também a ser desenvolvida uma nova maneira de acelerar o poder computacional usando a unidade de processamento gráfico, em adição ao processador.

O Folding@home está actualmente a desnvolver uma versão do BOINC com a esperança de atrair os utilizadores mais básicos (mais utilizadores.

==Ligações externas==
*[http://folding.stanford.edu Página oficial do Folding@home (inglês)]
*[http://forum.folding-community.org Site da comunidade Folding@home (inglês)]
*[http://fahwiki.net/index.php?title=Main_Page um ''wiki'' do Folding@home (inglês)]
*[http://portal.portugalfolding.com/blog.php Página da equipa Portugal@folding]

shello:

meti a vermelho as partes para dares uma olhada. Não emendei pq acho que deve ser apenas uma pessoa a mudar. Além do mais vários olhos vêm melhor do que dois.

Isto vai:)
 
Mudo no meu post o que puseste a vermelho ou aguardo por mais opiniões? a mim parece-me bem...
E não entendi se o que está a frente do que está a vermelho entre parenteses é o que ahas que deva por ou alguma alternativa :S

Abraços!

#edit: olhei mais devagar para aquilo e entendi: o que tenho a vermelho e o que esta supostamente "incorrecto" e o que está entre parentesis e a tua proposta :P
 
Última edição:
shello disse:
Mudo no meu post o que puseste a vermelho ou aguardo por mais opiniões? a mim parece-me bem...
E não entendi se o que está a frente do que está a vermelho entre parenteses é o que ahas que deva por ou alguma alternativa :S

Abraços!

#edit: olhei mais devagar para aquilo e entendi: o que tenho a vermelho e o que esta supostamente "incorrecto" e o que está entre parentesis e a tua proposta :P


Desculpa não disse tudo. Algumas coisas que eram erros outograficos só meti a vermelho para depois se corrigirem. Nas partes em que será para alterar meto entre parentises uma hipotese de como pode ficar.
Como sempre quem faz o trabalho acho que deve ter a decisão final. Por isso tu é que vês a melhor forma:)
 
Metro disse:
Desculpa não disse tudo. Algumas coisas que eram erros outograficos só meti a vermelho para depois se corrigirem. Nas partes em que será para alterar meto entre parentises uma hipotese de como pode ficar.
Como sempre quem faz o trabalho acho que deve ter a decisão final. Por isso tu é que vês a melhor forma:)
Eheh! :P E logo nessa palavra :P Ortográficos :P Acontece :D
Epa eu fiz a tradução mas tu já tens mais tempo disto já explicaste a tanta gente que isso já está definido de uma certa maneira :D
Abraços!

P.S: Espero mais sugestões, ou então aceito as do Metro....

#EDIT: fica aqui uma dica para quem como eu nunca sabe esrever a denominação dos simbolos ( e ) (não tou a dizer que não saibas Metro!!!!): Parêntesis :P (fui ao dic ter a certeza :P) Claro que tou só a brincar :D
 
Última edição:
shello disse:
Eheh! :P E logo nessa palavra :P Ortográficos :P Acontece :D
Epa eu fiz a tradução mas tu já tens mais tempo disto já explicaste a tanta gente que isso já está definido de uma certa maneira :D
Abraços!

P.S: Espero mais sugestões, ou então aceito as do Metro....

#EDIT: fica aqui uma dica para quem como eu nunca sabe esrever a denominação dos simbolos ( e ) (não tou a dizer que não saibas Metro!!!!): Parêntesis :P (fui ao dic ter a certeza :P) Claro que tou só a brincar :D


hehehe. É que o u nem sequer está perto do r. Eu de facto consigo coisas fantásticas :lol:
 
Metro disse:
hehehe. É que o u nem sequer está perto do r. Eu de facto consigo coisas fantásticas :lol:
Segundo o meu teclado, duas letras de distância :D :P

va la... acabemos com o :offtopic: :D

Se ninguém disser nada quanto ao artigo até amanhã Às 21:00 eu ponho-o na Wikipedia ;)

Abraços!
 
Back
Topo