LcPower 550w Rev 2

sl4ck

Power Member
Alguem sabe como instalar pots para os varios rails(12v, 5v, 3.3v)??

http://www.*****.com/*****/Imagens/Artigos/06509_o_big.jpg

Axo uma fonte mto boa para o preço k é, só lhe falta mesmo isto :D

Abraço!
 
Última edição:
nada má essa fonte só falta mesmo os pot's =P

specs:
+3.3V (35A)
+5V (40A)
+12V1 (16A)
+12V2 (18A) -12v (0.8A)
-5V (0.5A)
+5VSB(2.0A)

por apenas 50€ =)
 
massacre disse:
nada má essa fonte só falta mesmo os pot's =P

specs:
+3.3V (35A)
+5V (40A)
+12V1 (16A)
+12V2 (18A) -12v (0.8A)
-5V (0.5A)
+5VSB(2.0A)

por apenas 50€ =)
Essa fonte é "nada má"? A minha OEM 420W tem 17A na linha dos 12V ... e sinceramente não sei se vai aguentar com a minha X800GTO e com o Opteron 144 :(
 
_freelancer_ disse:
Essa fonte é "nada má"? A minha OEM 420W tem 17A na linha dos 12V ... e sinceramente não sei se vai aguentar com a minha X800GTO e com o Opteron 144 :(
esta tem 35A nos 12v... tem 2 linhas 12v, nao sei se reparaste...
 
XiMa disse:
esta tem 35A nos 12v... tem 2 linhas 12v, nao sei se reparaste...
Por acaso não tinha reparado :eek: Então mas como é que isso funciona? A "fisionomia" (cabos etc) da fonte é tal e qual uma outra so com um rail? Por outras palavras, as boards conseguem aproveitar as duas linhas?


Já agora outra questão que deixo relativamente a esta fonte: a ficha de corrente é de 24 ou 20 pinos?

EDIT: Já agora .. pelo que tenho lido, Pots são resistências, porque raio querem por resistências na fonte? :P (Ou se não for resistências, elucidem-me pf)
 
Hmm

Oh pessoal eu tou meio perdido como o user aki dois posts acima... As duas linhas dos +12 n e' incomum ja' tinha visto na OCZ 600 se n tou em erro, mas nunca compreendi como raio usava as duas linhas... Rende mais comprar uma destas ou a primeira Revoltec Chromus de 450w k so' tem uma linha dos +12 mas com 25A (se n tou em erro)
 
God_Lx disse:
Oh pessoal eu tou meio perdido como o user aki dois posts acima... As duas linhas dos +12 n e' incomum ja' tinha visto na OCZ 600 se n tou em erro, mas nunca compreendi como raio usava as duas linhas... Rende mais comprar uma destas ou a primeira Revoltec Chromus de 450w k so' tem uma linha dos +12 mas com 25A (se n tou em erro)

Compra esta. Recomendo. A questão dos pots é interessante. Estamnos todos off-topic....
Eu tb gostava de saber se alguem conhece o modo de meter isso.
 
SteelBoy19 disse:
Traz um adaptador, tanto dá para 20 como pa 24 pinos.
Mas nativamente é 24 pinos? É que eu li um post de um gajo na DFI Street (um técnico deles penso eu) que dizia para não usar adaptadores com fontes de 20 pinos porque isso não é solução, se a board vinha desenhada para 24 pinos, era com 24 pinos que se deveria usar ... e mais umas coisas do género... :P

E alguém me explique para querem os pots sff ... segundo me parece, nas fontes OCZ Powerstream onde os pots já vêm de origem, estes servem para regular a diferença de potêncial em cada linha podendo assim aumentar a gosto até chegar a um valor ideal mas, e corrijam-me se estiver errado, se montarem pots numa fonte que não os trás de origem, o máximo que vão conseguir fazer é reduzir a voltagem que corre em cada linha pois se estão a aplicar uma resistência será para reduzir pois uma resistência se recebe imaginemos 20v, nao consegue debitar 25v por exemplo, o que conseguirá fazer é ter valores iguais ou abaixo de 20v.
 
Freelancer, a minha Enermax também tem 35A nos 12v só que só tem 1 rail.

Se eu ligar muita coisa aos 12v (fans por exemplo) chega a uma altura que fico com os 12v instáveis por causa do fio (aquece) enquanto que com 2 rails isso não acontece ;)

Nunca tive os 12v abaixo dos 12.3v, graças aos vmods e aos 35A, mas ter 12.3v não significa muito, pois a capacidade do fio pode ser insuficiente (até agora não tenho razão de queixa).

Quanto aos pot's, vê a molex ATX numa ponta, onde tens praí 3 fios laranja (3.3v). Se tiveres um fio fino junto do laranja é fácil.

O fio fino é o sensor dos 3.3v e podemos "viciá-lo" :D

Cortas o sensor (fio fino) e soldas uma resistência de 100 ou 150Ohms. Quando fiz este mod (á uns 3 anos) usei uma resistência de 100Ohms, mas a de 150 também dá.

Depois soldas um pot de 10k na resistência e ligas ao ground da fonte.

Uma esquema feito á pressão para perceberes melhor:
http://*****.net/ficheiros/lasac/viomod.jpg

Se os 12v e os 5v também tiverem um fio fino (sensor), também podes usar o mesmo método.

Depois de fazer os mods convém experimentares a fonte fora do pc e medir os volts dos rails modificados com o multímetro senão ainda queimas alguma coisa.

Depois é só ajustar o(s) pot(s) para ter mais volts.
Se a tua fonte não tiver sensores tás lixado. Só mesmo descobrindo as resistências responsáveis pelos respectivos rails, na própria placa da fonte. :rolleyes:

EDIT: A minha Enermax tem o adaptador para 24pins e até agora porta-se muito bem:
3106mhz.JPG

http://www.*****.net/ficheiros/lasac/2806MHz-280fsb.JPG

As Twinmos BH5 não se queixam, o Venice também não, nem a fonte e muito menos a board (ver fsb na pic do cpu-z - estava limitado pelo raid que não gostava de mais fsb).

"Rock Solid" como se costuma dizer ;)
 
Última edição:
Basicamente o efeito deste "hack" é dizer à fonte que está a debitar pouca voltagem de forma a injectar mais certo?

As coisas que um gajo aprende neste fórum... :D
 
yap funcionam.

Tal como o freelancer disse (e bem) este mod faz com que o sensor diga ao controlador da fonte que está a mandar volts a menos e ele envia mais para estabilizar o rail só que na realidade está mas é a dar volts a mais que é o que o ppl quer :D
 
Epa, estive a ver agora a minha fonte OEM e o único pino onde vejo dois cabos é um laranja mas tendo em conta que o outro é castanho e da mesma grossura presumo que seja a massa e não o tal sensor ... esta fonte é para ir pra reforma entretanto por isso também não me ralo muito... :) Sou bem capaz de comprar esta LC Power no fim do mes (que vem :P)
 
Isto é o que vocês chamam de pot(e) né?: :lol:
NDLP-10K.jpg


Já agora, a linha dos 3,3v alimenta o quê? Nas DFI tinha ideia que alimentavam apenas as memórias, será que alimenta o CPU também?
 
O melhor é usares uma resistência variável multi voltas. São mais precisas que essa da tua imagem e não costumam avariar:

attachment.php


Se quizerem os volts elevados com mais precisão, basta usar uma resistência de 50Ohms e um pot de 4k e ir regulando.
Á uns 2anos atrás, antes de ter a Enermax, usava um resistência de 29Ohms e um pot de 4k, mas inicialmente usei 100Ohms e 10k sem problemas. O único senão é chegar-mos a uma altura e mal ajustamos um bocadito ele aumenta rápido os volts em vez de ser praí 0.03v de cada vez (aumenta tipo 0.11v duma vez).


Quanto ao vio (3.3v); alimenta a RAM, portas pci e memórias da gráfica penso.

O vocre do cpu é alimentado pelos 12v.
 
Última edição:
Back
Topo