Programas Úteis & Guias de Overclock

Lycan

Power Member
UTILITÁRIOS

-# Hiyohiyo
Software do Programador japonês Hiyohiyo.

CrystalCPUID is a CPU utility software.
CrystalDiskMark is a disk benchmark software.
CrystalDiskMark is a HDD utility software.
CrystalMark 2004R3 is a 32bit total benchmark software.
CrystalDMI is a DMI (Desktop management Interface) utility software.

-# CpuIdle Extreme
Recentemente foi lançada a nova versão do CpuIdle que promente reduções de até 10ºC quando o processador fica no estado de inatividade.
A nova versão extreme suporta a maioria dos chipsets disponiveis no mercado inclusive os novos chipsets SIS que nenhum outro Software cooler suporta sendo essa a grande novidade dessa versão.

Download

-# Lavalys Everest
Programa de informações detalhadas do sistema.

Download Home Edition (versão descontinuada, gratuita)
Download Ultimate Edition (versão em contínuo desenvolvimento, não gratuita).

-# CPU-Z
Programa de detecção que permite verificar informações do sistema, como clock interno e externo, cache, encapsulamento do cpu, nome e nome de código do CPU, processo de fabrico, clocks de memória, divisores, etc...
Sistema de validação online.

Homepage.

-# Central Brain Identifier
Permite uma detalhada obtenção de informações sobre CPUs AMD, stepping codes, processo de fabricaço, encapsulamento, etc...

Download

-# ITE Smartguardian
Monitoriza tempraturas, voltagens, etc...
. Para chipsets NF4


-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
TWEAKERS

-# A64 Tweaker v0.6 (Beta)
Programado pelo australiano CodeRed, permite modificar os timings da memoria sobre o windows, para sistemas A64.

-# i865 Tweaker - Screenshot
Programado pelo CodeRed, tweaker para motherboards com chipset i865/i875.

-# NF2 Tweaker - Screenshot
Tweaker para motherboards com NF2, por CodeRed & TicTac.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
BENCHMARKS

-# CPUMark99
Software de bench para o CPU

-# SPECviewperf
"SPECviewperf measures the 3D rendering performance of systems running under OpenGL."

-# Rendertest - Screenshot
Este renderiza uma imagem e no final indica o tempo da operação, corram o bench a 800x600..

-# Superpi Original - screenshot
Benchmark baseado em calculos de numero de Pi, bom tambem para teste de estabilidade do sistema.

-# Superpi patched p/ PRESCOTT
Versão do superpi com optimização para prescotts(suporte a SSE3).

-# Superpi patched p/ A64 e NW
Versão do superpi com optimização para A64 e Northwood(suporte a SSE2).

-# Superpi Mod - Screenshot
Versão modificada do superpi, sem nenhum patch, com algumas correções anti-cheat e tambem agora mostra o resultado com mais precisão(milissegundos), essa versão é a q vem sendo mais usada ultimamente. Teve a implementada de um sistema de validação online de resultados.

-# Hexus Pifast - Screenshot
Outro benchmark de pi, menos difundido q o Superpi.

-# Sisoft Sandra - Screenshot
Programa de informações gerais sobre o sistema, varios benchmarks como banda de memoria, benchs de hd, cpu, etc... é o mais utilizado para benchmarks de banda de memoria.

-# Benchs Futuremark
Benchmarks da Futuremark, 3dmark, pcmark...
Trafego Nacional:
3DMark01---3DMark03---3DMark05


-# Aquamark3 - Screenshot
Benchmark 3d, directx9, baseado na engine do aquanox.

-# Hd Tach - Screenshot
Benchmark de HD.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
OVERCLOCK

Placas gráficas

-# ATI Tray Tools
Utilitário para overclock a placas gráficas, com a funcionalidade do refresh lock a funcionar perfeitamente.

-# ATI Tool
Software para fazer Overclocking a placas ATI

-# Riva Tuner
Bom software para fazer Overclocking a placas gráficas

-# PowerStrip
Mais um bom software para fazer Overclocking a placas
gráficas

-# Coolbits
Mais um bom software para fazer Overclocking a placas
gráficas
-----------------------------------------------------------------------------
CPU

-# CPUCool 7.3.6
CPU Cool is a set of tools designed to cool, optimize and monitor your system.

-# 8rdavcore
Programa com capacidade de alterar varios settings como vcore, fsb, timings, alem de monitorizar as temperaturas, voltagens, criar triggers pra alteração de fsb, etc... para motherboards baseadas em chipset NF2.

-# ClockGen - Screenshot
Software pra overclocking on the fly.


-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ESTABILIDADE
Software que permite testar a estabilidade do nosso sistema. Útil para OCer´s e não só..

-# S&M 1.7.3
Excelente programa para teste de estabilidade de CPU/Mems.


-# Hot CPU Tester Pro
Este utilitário faz correr burn-in entre outros.. o burn-in serve para sobrecarregar o nosso cpu ou memórias...
o que faz com que verifique a sua estabilidade

-# Toast
Mais um bom utilitário para testar a estabilidade do nosso sistema, nomeadamente do CPU

-# OCCT - Screenshot
Programa para teste e estabilidade do sistema, vc pode configurar a quantidade de ram utilizada pelo programa, alem de poder verificar no proprio programa a temperatura do CPU e as tensões basicas, caso tenha instalado o MBM5, SPEEDFAN ou ASUS PC PROBE.

-# Prime95 - Screenshot
Programa de estabilidade de sistema, vc pode optar entre 3 testes q mesclam teste de CPU e memoria, um dos mais utilizados.

-# Memtest86+ - Screenshot
Um boot para teste de memoria, tambem faz measure de banda de memoria, status dos timings e configuração da memoria, detecta chipset. Um dos software para teste de memória mais difundidos, o teste #5 do memtest86 é o mais exigente.

-# Memtest - Screenshot
Memtest v3.2 - simples e eficaz

-# MemFreq 1.1 - Screenshot
Programado pelo alemão goddh0r, calcula automaticamente a frequencia das memorias dependendo do divisor e multiplicador que se usa, para sistemas A64.

-# CPU Burn-in
Mais um bom utilitário para testar a estabilidade do nosso sistema, nomeadamente do CPU

-# Prime95
Mais uma boa opção para testar a estabilidade no nosso sistema


-# Real-Time High-Dynamic Range Image-Based Lighting
para stressarem o CPU e a GPU em ambiente windows


-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Mais Utilidades em: http://www.majorgeeks.com/download.php?id=7

Deixem Sugestões a novos progamas!

Fiquem Bem. :cool:


EDIT
Fonte: http://lep-oc.com.br


-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Guias de Overclock

guia definitivo de OC em amd64
guia completo processadores amd
tudo sobre amd-cpus boards etc
guia de oc em amd
FAQs amd
intel pentium e celeron overclocking guide
guia de chips de memorias
guia de chips de memorias-2

NOVO
a beginners guide to intel overclocking
getting started with dfi lp nf2


É uma listagem de uma serie de ferramentas / programas by Metro

http://www.ocinside.de/go_e.html?htt...oft_links.html

cumps


-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Como fazer um overclock

1. O que é overclock?

O overclock consiste em fazer determinado chip trabalhar acima da freqüência de fábrica. Vou ensinar aqui como fazê-lo em um processador.

2. Opções na BIOS:

Na BIOS existem várias opções de overclock, e eu vou citar aqui e dar uma breve explicação sobre elas. Lembrando que o nome delas pode variar, dependendo da placa-mãe.

CPU External Frequency: FSB (Front Side Bus). É a velocidade com que o processador conversa com a memória. É basicamente por aqui que fazemos o overclock.

CPU Multipler, CPU Frequency Multipler: multiplicador da CPU. Esse número, multiplicado pelo FSB, resulta no clock da CPU. Ex.: 133 x 12,5 = 1667 MHz (Athlon XP 2000+).

Memory Frequency: divisor das memórias. Geralmente, o modo síncrono (1:1, FSB na mesma freqüência das memórias) é o que oferece mais desempenho e mais estabilidade. Se você tem memórias DDR400 e usa um processador
com FSB 266 MHz, elas rodarão também a 266. Você pode setá-las
com velocidade maior que a CPU, mas isso quase não trará aumento
de velocidade.

Memory Timings: timings da memória. Dessa opção, partem várias sub-opções: CAS Latency, RAS Precharge, RAS to CAS Delay, Active Precharge Delay. Também há outros, como DRAM Idle Time, TRP, TRDRAM, etc. mas esses só estão disponíveis no Athlon 64. Uma diminuição nesses números implica numa maior velocidade do sistema, mas afeta a estabilidade. Em overclock, o ideal é aumentá-los, pois o acréscimo de clock compensa os altos timings.

CPU Vcore: voltagem da CPU. Quando se aumenta muito a freqüência do processador, é necessário dar um acréscimo na voltagem do core para atingir a estabilidade, o que também implica num aumento da temperatura. Também é possível abaixar o vCore, o que deixa o processador mais frio e, conseqüentemente, aumenta sua vida útil, mas isso só se for para trabalhar em stock (sem over) mesmo.

DDR Reference Voltage: vDIMM (voltagem das memórias). Ao subir o FSB, o clock das memórias sobe junto (isso no modo 1:1), e também é necessário aumentar sua voltagem para conseguir estabilidade, mas isso só se você ultrapassar a freqüencia de fábrica das memórias: se forem DDR400, só será necessário aumentar o vDIMM se elas passarem de 200 MHz; também pode ser útil em stock, para conseguir timings melhores.

Chip Voltage Control: Vdd (voltagem do chipset). É muito útil em overclocks agressivos, quando se tem um alto FSB.

Também há outras opções, como SB Voltage (voltagem da ponte-sul), HT Multipler (multiplicador do HT), mas estas só estão disponíveis em sistemas com o Athlon 64.

3. Começando...

Antes de fazer um overclock, você deve verificar se está tudo certo com o sistema. Dê uma olhada nas temperaturas e nas voltagens da fonte. Nos Athlons XP, não é recomendado passar de 60ºC e nos Pentium 4, de 50ºC. Em relação às voltagens, não pode haver uma variação maior que 5%, pois, caso contrário, você pode arrastar a sua fonte - junto com todo o sistema - para o lixo.

Para quem não está a fim de fazer contas:

+12V: 11,4v a 12,6v
+5V: 4,75v a 5,25v
+3,3V: 3,14v a 3.46v

Um bom programa para medir isso é o Everest Home Edition. Para quem tem placa-mãe da ASUS, é melhor o ASUS PC Probe.

Lembrando que isso tudo deve ser medido em full load. Para isso, tem o Stress Prime 95.

4. Mãos à obra!

Agora chegou a hora de agir. Reinicie o computador, entre na BIOS (geralmente apertando Del, quando o computador liga) e aumente o FSB. Mas não aumente muito, pois certamente o sistema não irá agüentar; eu recomendo 5 MHz. Volte para o Windows, rode o Stress Prime 95, verificando a estabilidade. Sempre dê uma olhada na temperatura e nas voltagens. E assim por diante, até alguma vez dar erro no Prime 95, o que indicara instabilidade. Quando isso ocorrer, tente dar uma relaxada nos timings da memória. Vá testando a estabilidade, olhando temperatura e voltagens. Também é útil mexer no vDIMM e abaixar o multiplicador (para poder aumentar um pouco o mais FSB). Mexer no vCore também ajuda. Não esqueça do Vdd.

Mas não exagere! Quanto mais altas são as voltagens, menos tempo de vida útil os componentes têm: eu não gosto de ultrapassar 0,2v o vCore original do processador. É bom você ter um gabinete bem ventilado, um bom cooler na CPU (pra mexer no vCore), dissipadores nas memos (pra mexer no vDIMM) e até um cooler ativo na ponte-norte (caso mexa no Vdd).

E é isso aí, você tem de ir mexendo no vCore, vDIMM, multiplicador, testando aqui e ali e ver o máximo de over que você consegue.

5. Downloads:

post.icon.gif
Everest Home Edition 1.1 - para ver as temperaturas e voltagens
post.icon.gif
ASUS PC Probe 2.23.01 - idem, mas só para placas-mãe da ASUS
post.icon.gif
Stress Prime 95 2004 0.26 - para testar a estabilidade do sistema
post.icon.gif
CPU Burn - idem

post.icon.gif
CPU-Z- para ver clocks, timings, placa-mãe, cache, etc.
post.icon.gif
Memtest86 - para testar as memórias


v1.2



ja que os daki nao poem tutoriais para os que entram pela 1º vez para o mundo do oc resolvi por ;) assim que puder meto mais, se alguem tiver mais ponham tambem, pensem que a pessoal que entra aqui sem saber o que é um oc ;)
 
Última edição pelo moderador:
e para pentium 4 board da intel model D850GB socket 423?
há algum soft ke me safe?
eu sei ke isto é uma verdadeira porcaria mas preciso mesmo de o fazer^^
 
oix

mas alguém me explica porque e que todos o s programa que aqui estao expostos nao dao para a minha board lol e pa isto ta mesmo difícil ja que nao corresponde a bios :wow:
 
boas,é normal o clockgen fazer o pc encravar no windows mesmo fazendo OC mesmo pequeno??

eu fiz um leve OC so pa testar e o pc engata...

ja aconteceu-me com o meu outro pc e com este tambem...

eu tenho uma gigabyte com chipset i865, umas tccd memories da samsung e um P4 3.4 HT...

ta tudo a funcar bem...as minhas memorias tao maradas acima dos 200mhz ou a partir dele, mas abaixo sao muito estaveis, pois levaram com muitas horas de memtest e orthos em cima...
 
Eu gostava muito do VCOOL, mas agora a página já não existe e a última versão que eu tinha não funciona na minha board actual (Socket A Chipset VIA KT600).

O Vcool era excelente, um programazinho simples e pequeno, não carregava nada no sistema e apenas mostrava ao pé do relógio os números com a temperatura do CPU e da Board e arrefecia bastante. Cheguei a ter 10º a 15º a menos quando o usava.

Existe algum parecido com o Vcool actualmente?
Já vi alguns e não são de borla como o vcool era (freeware) ou não funcionam com a minha board ou então são programas muito grandes e pesados e não servem para arrefecer o CPU ou não ficam com os números no systray... enfim ainda não encontrei nenhum tão bom como o Vcool, mas freeware.
Alguém conhece o Vcool e me sabe dizer outro programa parecido e que faça a mesma coisa?
 
qual é a versão do vcool que andas à procura???

Já não ando. Já vi que o autor abandonou o vcool e a ultima versão foi a 1.8 em 2002.
http://mpet.freeservers.com/VCool.html
Já encontrei por aí uma versão 2.0 beta mas tá muito rasca, até acho que nem deve ser do mesmo gajo.

Então procurei outro e encontrei o S2Kctl e até agora foi o melhor, tambem vi poucos e muitos deles não funcionavam na minha board.

Mas já agora tens ou conheçes alguma versão do VCool mais recente que a 1.8 beta10?
É a que eu tenho e não é compativel com a minha board.
 
Setfsb, CoreTemp, RealTemp, Everest Ultimate Edition, SpeedFan, ExperTool by Gainward, SP2004 Orthos, MemSet (P35?), software em www.cpuid.com, Lightsmark, Cinebench, OCCT (link desactualizado), memtest86+ e MemTest para Windows.AMDGPUClockTool 9.8, radeon bios editor @ techpowerup, ati/nvidia flash, intelburntest, cpuid monitor, furmark, ATITool.

Não liguem a este post, é para eu me lembrar dos programas a adicionar se vier a actualizar o tópico :p

Mas estejam à vontade para sugerir programas a adicionar, principalmente se forem bastante usados.


http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=486276
 
Última edição:
Back
Topo