Que versão utilizar?

_Rodman_

I'm cool cuz I Fold
Confesso que o universo Linux nunca me puxou muito, no entanto e numa perspectiva de enriquecimento de conhecimentos a nível informático e porque considero já dominar bem o outro SO gostaria de agora começar a experimentar um pouco esse mundo que alguns consideram fascinante do Linux e queria perguntar aos gurus aqui do sitio que versão me aconselham a utilizar, e onde posso obtê-la.

P.S. - Se possível aconselhem-me 1 versão para PC 32 bit e outra para 64 bit.

Tkx in advance
 
_Rodman_ disse:
P.S. - Se possível aconselhem-me 1 versão para PC 32 bit e outra para 64 bit.

XIIIIIIIIIIIIIIIII, o que fosste tu perguntar :x2: :x2: .

Vais ter um relatório extensissimo de opiniões, mas creio que todos concordaão comigo no seguinte:

Sacas um live CD em que não instalas nada no disco rígido, por exemplo o Knoppix ou o Ubuntu ou o Mepis (este até é o meu preferido como livecd). Basta fazeres o boot por cd, mudas isso na BIOS.
Depois de estares mais á vontade com o SO instalas no disco rígido.

Dicas de downloads nacionais:

A mãe das threads .

Lembra-te Search is good.
 
Então tou a pensar sacar o ubunto para correr a partir de live cd, fui a este ftp -> ftp://ftp.rnl.ist.utl.pt/ubuntu/ mas agora não sei o que sacar LOL

A minha ideia é sacar o Livecd deste para correr num AMD 2.8 com 40gb no escritorio onde trabalho e dp sacar outra distribuição para correr no pc da minha sig em casa...
 
Se eu bem percebi queres k te recomende uma distro. Aviso ja k isso e altamente subjectivo..

Bem, uso debian e para mim nao ha melhor, mas pa começar recomendava-te Ubuntu ou Mepis. Ambas as distros sao bastante simples para quem se inicia...

Como ja disseram começa com um livecd k te permite ver como e o SO sem instalar nem estragar nada, dps disso siga pa dual boot com windows ;)

Boa sorte e qq duvida k tenhas n hesites em perguntar (mas vai ao google primeiro sff :D )
 
Muito obrigado desde já pelas vossas ajudas e tou a sacar já o ubunto do ftp k me postaram aqui, saquei um ficheiro .ISO que tem 600 e tal megas e k presumo ser o tal Live CD.

Pelo que já me apercebi até agora este LiveCD permite-me bootar pelo CD e correr assim o Ubuntu sem criar partições ou sequer instalá-lo no disco.

Agora mais algumas perguntas de noob, e sim já googlei, mas não me satisfez a dúvida...

Já li aqui muito sobre o VMWare, e pelo que me apercebo é uma Virtual Machine que permite fazer vários tipos de emulações, o que eu ainda não percebi é se para usar um LiveCd com o Ubuntu se é necessário instalar este VMWare ou se ele só é necessário noutros casos, e em quais...

Peço-vos paciência para um curioso sobre estas coisas e como tal ainda mto mto noob ...

Tkx in advance
 
VMWare é para se quieres estar no Windows e em outro SO ao mesmo tempo. Para um correres um LiveCD não precisas de VMWare nem Window para nada. Apenas configuras a tua BIOS para arrancar pelo CD e siga! Boa sorte. :)
 
Xik0 disse:
VMWare é para se quieres estar no Windows e em outro SO ao mesmo tempo. Para um correres um LiveCD não precisas de VMWare nem Window para nada. Apenas configuras a tua BIOS para arrancar pelo CD e siga! Boa sorte. :)

Bem me parecia :) Tkx pla help ! :001:

Já tou a sacar o LiveCD do Ubuntu 64 bit para o meu AMD 64 e tou a sacar o Fecora para instalar no escritorio para dar tb uma vista de olhos, agora é esperar que eles cheguem e começar a explorá-los por isso nos próximos tempos vao ter de começar a habituar-se à minha presença aqui nesta secção do fórum eheheh

Be patient ...

Tkx in advance
 
Ubuntu Live CD 64 Bit

Resolvi sacar um Live cd do Ubuntu para 64 bit para experimentar, e começar a ter o primeiro contacto com este novo SO sem ter de particionar discos nem correr riscos de perder informação.

Bootei com o cd e tudo correu bem até que chegou a uma parte em que me pediu para particionar o disco, ora isto era o que eu pretendia fugir ao sacar um LiveCd, poix já tenho 2 partições NTFS (Que ele reconhece) e agora não sei como passar daquela parte da instalação, alguma ajudinha !?

Tkx in advance
 
_Rodman_ disse:
Resolvi sacar um Live cd do Ubuntu para 64 bit para experimentar, e começar a ter o primeiro contacto com este novo SO sem ter de particionar discos nem correr riscos de perder informação.

Bootei com o cd e tudo correu bem até que chegou a uma parte em que me pediu para particionar o disco, ora isto era o que eu pretendia fugir ao sacar um LiveCd, poix já tenho 2 partições NTFS (Que ele reconhece) e agora não sei como passar daquela parte da instalação, alguma ajudinha !?

Tkx in advance

Hmmm, de certeza k sacaste o cd certo? :confused:

E k livecd n instala nada mesmo, e so arrancar e usar. Nunca experimentei o livecd do ubuntu mas n deve ser diferente :)

EDIT: tou agora a postar a partir do livecd do Ubuntu, nao me pediu particao nenhuma...
 
Última edição:
Wrong Version !?!? Oh S**t

El_UnO disse:
Hmmm, de certeza k sacaste o cd certo? :confused:

E k livecd n instala nada mesmo, e so arrancar e usar. Nunca experimentei o livecd do ubuntu mas n deve ser diferente :)

EDIT: tou agora a postar a partir do livecd do Ubuntu, nao me pediu particao nenhuma...

Tou a ver k sakei um ficheiro chamado UbuntuLiveCd e agora me traz mm o SO Completo

Shit for this :mad:

Bom, é esperar algum tempo para k tenha paciencia e formato isto e arranjo 1 partição para ele, entretanto hj à tarde no escritorio vou instalar o Linspire para começar a dar uns toques parece-me o mais adequado.

Tkx

P.S. - Already Sakating Kubuntu 5.04 live cd from neacm.fe.up.pt ;) só espero k esta pika td n me passe qdo começarem a surgir as primeiras chatices LOL
 
Última edição:
_Rodman_ disse:
Tou a ver k sakei um ficheiro chamado UbuntuLiveCd e agora me traz mm o SO Completo

Shit for this :mad:

Bom, é esperar algum tempo para k tenha paciencia e formato isto e arranjo 1 partição para ele, entretanto hj à tarde no escritorio vou instalar o Linspire para começar a dar uns toques parece-me o mais adequado.

Tkx

P.S. - Already Sakating Kubuntu 5.04 live cd from neacm.fe.up.pt ;) só espero k esta pika td n me passe qdo começarem a surgir as primeiras chatices LOL

A mim ainda n me passou e hoje uso linux regularmente :D

Kubuntu tb e nice mas e raro eu usar KDE, geralmente e smp GNOME ou Fluxbox para pcs mais antigos ;)

Ja agora um link para o ubuntu live cd pa amd64, caso keiras experimentar tb dps:

http://darkstar.ist.utl.pt/ubuntu/5.04/ubuntu-5.04-live-amd64.iso
 
Ja testei o ubuntu live 64 bit no meu pc de casa e fiquei muito agradado, som e net logo a bombar tenho de me preocupar agora é com os drivers da gráfica, por outro lado no escritório instalei o Linspire e sinceramente decepcionou-me, parece-me que tentaram fazer um SO ainda mais simples que Windows e ficou qto a mim com um aspecto mto de "brinkedo".
Ando a testar várias distribuições para definir qual a que vou mm empenhar-me em conhecer, também já vi o Kubuntu que também me pareceu interessante...
 
Back
Topo