Bateria viciada, mito urbano?

JPgod

Moderador
Staff
Bem, sempre se ouviu e ouve falar em baterias dos telemóveis que passado algum tempo de uso ficam viciadas...

Isso ocorria com muita frequencia nos telefones antigos, mas eu penso que nas gerações actuais o "vicio" passou a ser um mito urbano...

Tenho um telefone que o tempo de bateria permanece constante, apesar de ter já algum uso... (nokia 6310).

E vc's? Acham que isso continua a ser uma realidade ou um mito? (Baterias dos chineses e "roscof" são um caso a parte :D :D :D :lol: )
 
depende do tratamento
a bateria do meu 3310 durou o dobro do tempo que a do 3310 da minha mae. porque ela não sabia gerir a carga.
 
Bem é assim, baterias de NiMH ou Nicd (acho que é assim) de facto viciam-se, a Nicd mais que a outra, só depois de uns "escaldões" é que talvez voltem ao sitiu. Agora as baterias de Litio ou que tenham litio, nunca, mas mesmo nunca viciam. Quando se começa a verificar que aguentam menos tempo é porque alguma pilha (para quem não sabe uma bateria é um conjunto de pilhas) se estragou e estas não se podem recuperar, só colocando uma pilha nova no lugar da estragada. Portanto ... acho que já disse tudo.

;)
 
pah se fores dakeles k mal chega a casa mete o tlm á carga é obvio k dura mto menos que uma bateria que esteja habituada a ir até ao fim da carga...
 
As de baterias de lítio também se viciam demoram é mais tempo para tal e precisam de um descuido maior para tal acontecer... No entanto tal é possivel e acontece frequentemente nas baterias dos portáteis.

Para se evitar o vicio da bateria basta usar o aparelho normalmente e deixar depois a bateria carregar até ao fim. 1 vez por mês deixar umas 10h a carregar. Fazer sempre os carregamentos com o aparelho em questão desligado.
 
Sumerset disse:
Fazer sempre os carregamentos com o aparelho em questão desligado.

Já agora vão-nos dizer para não usar a bateria :-D

Já aprendi com a bateria do meu portátil: não deixar descarregar completamente (evita a inversão da polaridade das células, ou algo assim, que já não sei explicar bem) e quando é para guardar a bateria (nem que seja alguns dias só), guardá-la a 40% (valor recomendado pelos fabricantes de baterias), e nunca, mas nunca a 100% ou quase vazia


A minha bateria já tem quase só metade da carga máxima original, e noto que há quase sempre mais uma queda de capacidade máxima quando faço o que mencionei acima (deixar ir a zeros ou guardar a bateria carregada ou descarregada)
 
A minha do 6630 viciou um bocadinho...
Como uso bastante o telemóvel, a bateria não consegue aguentar 2 dias seguidos (consegue aguentar 1 dia e algumas horas com o tempo de chamadas que faço), logo, carrego todas as noites para não ficar sem carga no dia seguinte...
E a partir da data que comecei a carregar todas as noites, notei que a carga da bateria reduziu um pouco.

Já com um 7210 que tive há um ano e tal, o telemóvel aguentava 3 dias inteiros, chegando ao fim do 3º dia com muito pouca bateria. Resultado: a bateria durante 12 meses teve sempre a mesca ''carga''.

Como disseram acima, as baterias de lítio também viciam, mas muito menos que as de níquel...

Abraço
 
O tratamento correcto de uma bateria de Litio foi apresentada unicamente pelo Anubis, por isso sigam o que ele disse. Já li bastante sobre isto e posso confirmar o que ele escreveu. Nas baterias de litio deixar descarregar totalmente a mesma é um erro. Nunca se deve ir abaixo dos 10 - 12 %. Para mais as baterias não viciam facilmente e podem carregar a qualquer capacidade.
 
Although lithium-ion is memory-free in terms of performance deterioration, batteries with fuel gauges exhibit what engineers refer to as "digital memory". Here is the reason: Short discharges with subsequent recharges do not provide the periodic calibration needed to synchronize the fuel gauge with the battery's state-of-charge. A deliberate full discharge and recharge every 30 charges corrects this problem. Letting the battery run down to the cut-off point in the equipment will do this. If ignored, the fuel gauge will become increasingly less accurate. (Read more in 'Choosing the right battery for portable computing', Part Two.)


Isto vem do tal linl q vcs postaram... Isto só mostra que o que eu disse estava correcto. De vez em quando fazer um descarregamento total para que ela vá ao sítio. Eu costumo fazer 1 vez por mês tanto no portátil como no telemovel pq os uso intensivamente. Mas faço sempre com o aparelho em questão desligado e com mais de 10h pois o que irá repor a carga total e retirar a memória da bateria é a baixa corrente que acaba por ir para a bateria ao fim do tempo longo.
 
Back
Topo