Rma

venga

I quit My Job for Folding
A minha gráfica avariou e como estava dentro da garantia levei-a à loja.
Nesta 5ªfeira vai fazer 4 semanas q a levei para trocar e ainda espero pela nova.

Não há uma lei qq q determine o tempo q uma pessoa tem q esperar até poder pedir o dinheiro de volta ou possa fazer qq coisa? É q assim é um abuso!
 
boas pll
tens mesmo que esperar infelzimente.
pode-se de dar o caso de nao haver em stock uma grafica igual á tua.
mas digo-te para os xateares o maximo de vezes possivel, dizer k esta a fazer muita falta e tal, dar cabe da cabeça.
cumpss []
 
boas pll
que eu tenha cunhecimento nao á nenhuma lei.
mas em media que demore 4 a 8 semanas é o k eu digo que vá á loja dar lhes cabe da cabeça.
cumps []
 
se n houver igual em stock têm de te dar uma de caracteristicas ekivalentes, agora periodo de espera n sei se há, legalmente
 
A lei diz que a reparação ou troca tem que ser efectuada até ao máximo de 2 meses. Tenho o Decreto Lei no trabalho por isso não te sei dizer qual é o artigo agora mas são 2 meses no máximo.
 
Última edição:
Bem me parecia q tinha de haver alguma lei do género senão um cliente estava sujeito a ficar sem o produto eternamente.

Já agora, consegues saber a q tem direito o cliente depois dos 2 meses? Se tem direito a devolução do dinheiro ou apenas uma troca por material equivalente?
 
Se bem me lembro são 3 as possibilidades:

Devolução do dinheiro

Troca por produto equiparado

e existe mais uma que agora não me lembro.

Como o produto equiparado é relativo logo vez se compensa, senão pede o dinheiro de volta. Se tiveres que fazxer queixa não tenhas problemas. este conflitos do consumidor são resolvidos bastante rápido segundo ouvi dizer. Existe um tribunal arbitral que executa depressa.
 
rma garantia

Ok não existe tempo ? mas a ida de um produto para RMA insere-se no espaço de tempo para reparação de produto dentro de garantia salvo erro 15 dias, qualquer das formas o tempo em que o cliente fica sem o produto nao conta como tempo de garantia.
 
decreto lei

Decreto-Lei n.º 67/2003
de 8 de Abril
Venda de bens de consumo e suas garantias
Artigo 4.º
Direitos do consumidor


1 - Em caso de falta de conformidade do bem com o contrato, o consumidor tem direito a que esta seja reposta sem encargos, por meio de reparação ou de substituição, à redução adequada do preço ou à * resolução do contrato.
2 - A reparação ou substituição devem ser realizadas dentro de um prazo razoável, e sem grave inconveniente para o consumidor, tendo em conta a natureza do bem e o fim a que o consumidor o destina.
3 - A expressão «sem encargos», utilizada no n.º 1, reporta-se às despesas necessárias para repor o bem em conformidade com o contrato, incluindo, designadamente, as despesas de transporte, de mão-de-obra e material.
4 - Os direitos de resolução do contrato e de redução do preço podem ser exercidos mesmo que a coisa tenha perecido ou se tenha deteriorado por motivo não imputável ao comprador.
5 - O consumidor pode exercer qualquer dos direitos referidos nos números anteriores, salvo se tal se manifestar impossível ou constituir abuso de direito, nos termos gerais


[COLOR=Red]Artigo 5.º
Prazos
5 - O decurso dos prazos suspende-se durante o período de tempo em que o consumidor se achar privado do uso dos bens em virtude das operações de reparação da coisa. [/COLOR]
O Decreto-Lei determina, ainda, que a reparação ou substituição devem ser realizadas dentro de um prazo razoável e sem grave inconveniente para o consumidor, tendo em conta a natureza do bem e o fim a que o consumidor o destina.

de acordo com o decreto lei se o consumidor alegar que a demora na reparação lhe causa graves inconvinientes pode anular o contrato de compra com direito a restituição do valor.

considera o lesgislador como prazo razoavel 15 dias..in portal consumidor-notas ao consumidor " (por exemplo: não faz sentido ficar 15 dias à espera da reparação de um esquentador quando o consumidor lhe dá um uso diário).
 
"O Decreto-Lei determina, ainda, que a reparação ou substituição devem ser realizadas dentro de um prazo razoável e sem grave inconveniente para o consumidor"

Isto é tão subjectivo :confused:
 
eu tive a trabalhar no leclerc e o nosso chefe dizia que o cliente não pode estar mais tempo a espera que 1 mes, este mes é fora tempo de deslocação para o casa de reparação

ex. avaria-ma a placa hoje, vou a loja mandam para rma, demora 1 semana a chegar a fabrica, quando chega têm 1 mes para reparar, e mandar para cá.

ou seja se demorar a reparar mais de 1 mes e meio podes fazer queixa, porque de portugal para o outro lado do mundo nao demora mais de 1 semana...

expero fazer-me entender...

abraço
 
Mas isso são politicas internas, não é nenhuma lei :)
Claro que fica sempre bem a uma loja facilitar este tipo de coisas, mas há casos em que é impossivel, devido à estrutura interna da loja.
 
Fui lá hj reclamar...disseram q tinha chegado hj mm...qdo foram ver...era uma PCI...agora disseram q 2ªfeira já está trocada. Vamos ver. Fez hj 4 semanas q a entreguei.
 
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