7800 GT = 20 pipes

blastarr

Power Member
http://www.vr-zone.com/?i=2441&s=1

Quote:

"VR-Zone has learned that the upcoming GeForce 7800 GT will be 20 pipes instead of 24 pipes as intially reported. The vertex shader could probably stay at 8 and ROP at 16. The core clock for 7800GT is 400MHz instead of 335MHz initially thought. It will be interesting to see if the 4 hidden pipes can unlocked on the 7800 GT to become GTX. The 7800GT is slated for launch on 11th Aug at Quakecon 2005 and MRSP for this card is US$449. Also NVIDIA won't release their 7800 Standard yet until their 6800 inventory are cleared."
 
Grande banhada. Placa riscada da lista.
Mas de facto a GT é a 7800 GTX. A Ultra é que ainda está de molho à espera da R520
Se a R520 sair uma trampa fica tudo a chuchar no dedo e a Ultra vai pro dia de são nunca.
 
timber disse:
Grande banhada. Placa riscada da lista.
Mas de facto a GT é a 7800 GTX. A Ultra é que ainda está de molho à espera da R520
Se a R520 sair uma trampa fica tudo a chuchar no dedo e a Ultra vai pro dia de são nunca.

Of course. ;)
Se querem uma boa placa de topo, esperem pela G80, já não falta assim tanto.
Em relação a placas realmente interessantes, uma 7600 GT/GTX teria mto potencial, com 12 pipes :)
 
Por acaso gostava de ver isso mas nestas alturas penso sempre na 9500 pro e na 9600 pro

Mas vender uma placa com menos pipes que a de topo por $450 parece-me grande chulice. Acho que neste escalão devia vir uma versão declocked.

A ATI já se mexia já.
 
blastarr disse:
Of course. ;)
Se querem uma boa placa de topo, esperem pela G80, já não falta assim tanto.
Em relação a placas realmente interessantes, uma 7600 GT/GTX teria mto potencial, com 12 pipes :)


Só com 12??? Acho muito pouco aumento de performance! Isso seria quase a performance de uma 6800GT com 12 pipes!

Acho que uma 7600GT tem de ter 16 pipes!
 
Tudo depende de qto poder de processamento se consegue meter num chip de 90nm que terá de ser vendido entre 199 e 229 dólares, aí com velocidades de 600mhz ou mais (não creio que fosse irrealista)...
 
timber disse:
Mas vender uma placa com menos pipes que a de topo por $450 parece-me grande chulice. Acho que neste escalão devia vir uma versão declocked.

Então tens a certeza que 20PS/8VS/16ROP/400Mhz é mais lento que 24PS/8VS/16ROP/335Mhz?
 
Cheira-me k prometeram muito e agora tão com problemas em entregar o k deviam :) Tanto a ATI como a Nvidia... So' espero k mais la' pra frente resolvam isso com a G80 como o blastarr diz e alguns melhoramentos na r520...

EDIT: Nemesis, 4 pipes fazem muita diferença... Como ja' referiram em cima o caso da 9500Pro 9600Pro, akeles 4 pipes adicionais fizeram mta gente chorar por terem comprado a 9600...
 
Última edição:
God_Lx disse:
Cheira-me k prometeram muito e agora tão com problemas em entregar o k deviam :) Tanto a ATI como a Nvidia... So' espero k mais la' pra frente resolvam isso com a G80 como o blastarr diz e alguns melhoramentos na r520...

EDIT: Nemesis, 4 pipes fazem muita diferença... Como ja' referiram em cima o caso da 9500Pro 9600Pro, akeles 4 pipes adicionais fizeram mta gente chorar por terem comprado a 9600...

Quem é que prometeu o quê?

A Nvidia não prometeu a nada a ninguém, apenas lançar uma topo de gama com uma performance nunca antes vista, e conseguiram.
Quanto ao resto, eles não prometeram nada.

Lançam o que lhes der na mona e acharem que é viável para o mercado.
Eu acho a aposta de 400mhz com 20 pipelines ainda bastante satisfatória, e o preço coincide com o que as 6800GT possuiam quando sairam. Obvio que os 450$ é o preço inicial, porque com a descida de preço das 7800GTX, as GT terão que descer consideravelmente.


Quanto às 7600, acho que os 12 pipelines ficam a calhar, comparando com os 8 das 6600 e estas tinham um bus de 128bit.
Não interessa que as 7600 tenham uma performance equivalente a 6800GT, porque para esse segmento a Nvidia terá as 7800 e 7800GT (na devida altura).
 
Última edição:
Nemesis11 disse:
Então tens a certeza que 20PS/8VS/16ROP/400Mhz é mais lento que 24PS/8VS/16ROP/335Mhz?
Isso não é garantido mas na versão abaixo do topo de gama gosto de ver exactamente a mesma tecnologia com ligeiramente menos clock (para depois eu o aumentar).
 
God_Lx disse:
EDIT: Nemesis, 4 pipes fazem muita diferença... Como ja' referiram em cima o caso da 9500Pro 9600Pro, akeles 4 pipes adicionais fizeram mta gente chorar por terem comprado a 9600...

Olha para a NV43 e para o seu numero de ROP. Depois vê a 7800 com os seus 16 ROP.

E fico-me por aqui. Espero por alguem que bench esta GT contra uma GTX a 335mhz para ver qual é a mais rapida e em que situações. :)
 
timber disse:
Isso não é garantido mas na versão abaixo do topo de gama gosto de ver exactamente a mesma tecnologia com ligeiramente menos clock (para depois eu o aumentar).

Aínda poderás ter essa versão (GTX), como já se disse.
A Ultra é facultativa ;)
 
Raptor disse:
Quem é que prometeu o quê?

A Nvidia não prometeu a nada a ninguém, apenas lançar uma topo de gama com uma performance nunca antes vista, e conseguiram.
Quanto ao resto, eles não prometeram nada.

Tens razão, com o "prometeram" falo dakeles rumores k passaram por aki e por muito lado, sem duvida k maior parte deles infudados e criaram outras espectativas, mas atenção que eu não digo que seja uma má placa ! Até acho que é placa demais :lol:

E preços das mid-end ? carotes não ? Será k compensa mais comprar uma 7600 em vez duma 6800Ultra ? (Isto se os preços forem parecidos)
 
Nemesis11 disse:
Olha para a NV43 e para o seu numero de ROP. Depois vê a 7800 com os seus 16 ROP.

E fico-me por aqui. Espero por alguem que bench esta GT contra uma GTX a 335mhz para ver qual é a mais rapida e em que situações. :)

É só chegar-me uma às mãos! :)

God_Lx disse:
Tens razão, com o "prometeram" falo dakeles rumores k passaram por aki e por muito lado, sem duvida k maior parte deles infudados e criaram outras espectativas, mas atenção que eu não digo que seja uma má placa ! Até acho que é placa demais :lol:

E preços das mid-end ? carotes não ? Será k compensa mais comprar uma 7600 em vez duma 6800Ultra ? (Isto se os preços forem parecidos)

É uma questão de aparecerem as specs finais reais. Mas não acredito que tenham uma performance assim tão boa. Deve ficar entre uma 6800LE e 6800, ou 6800 e 6800GT.
 
timber disse:
Isso não é garantido mas na versão abaixo do topo de gama gosto de ver exactamente a mesma tecnologia com ligeiramente menos clock (para depois eu o aumentar).

Sim, se é isso que queres da versão abaixo da topo de gama, então esta decisão vai ser sempre má.
Tal como o God_Lx disse, os yelds não devem ser os melhores e assim desactivam um quad e "fazem" uma GT.
Não tenho é a certeza que isto seja mau para o cliente final e por isso estou curioso para ver quando e qual a diferença de desactivar este quad, mantendo o mesmo numero de ROP e VS e aumentado o clock.
Espero que todas as reviews vejam estes pormenores e comparem com a GTX a 335. :)
 
Mas a minha questão é se para ficar com a performance entre uma 6800 e 6800GT, mais vale comprar uma 6800ultra ou até mesmo uma GT que andará um pouco mais caras mas pelos mesmo price range da 7600 quando esta sair!

O que eu quero dizer é que a 6600GT tem mais performance que a 9800pro que era o topo da geração anterior À 6xxx. Agora acho que a mid-end 7600GT/GTX tb deveria ter uma performance superior a uma x800xl no mínimo!

Cumps.
 
Apesar de perder 4 pipes aumenta a velocidade, e assim tem ,teoricamente, quase o mesmo pixel power.
Só em casos de multiplas texturas mais complexas é que s deve ver a diferença, e mesmo aí será pouca.
Falta saber a veleocidade da ram. Isto pode influenciar um pouco a performance, mais de que só ter 24pipes a 400mhz.

P.S. : Já sairam os demos da 7800 (Luna e Mad Mod Mike). Pelo que vi nos foruns guru3d é possivél correr-los numa 6800. Vou experimentar e depois digo alguma coisa.

P.S. : E funciona. Acabei de experimentar o demo Luna na minha 6800Gt e corre bem. Belos graficos.
 
Última edição:
Winjer disse:
Apesar de perder 4 pipes aumenta a velocidade, e assim tem ,teoricamente, quase o mesmo pixel power.
Só em casos de multiplas texturas mais complexas é que s deve ver a diferença, e mesmo aí será pouca.
Falta saber a veleocidade da ram. Isto pode influenciar um pouco a performance, mais de que só ter 24pipes a 400mhz.

P.S. : Já sairam os demos da 7800 (Luna e Mad Mod Mike). Pelo que vi nos foruns guru3d é possivél correr-los numa 6800. Vou experimentar e depois digo alguma coisa.

P.S. : E funciona. Acabei de experimentar o demo Luna na minha 6800Gt e corre bem. Belos graficos.

É natural que funcione, a tecnologia básica é a mesma.
Podes é não ter acesso a certas melhorias da qualidade de imagem, como o Transparent AA, maybe.
Tb vou experimentar ;)
 
Back
Topo