Técnicas de fotografia

Sadino

I'm cool cuz I Fold
Quais os sites que costumam usar para aprenderem questões técnicas (o que é ISO 50, shutter, aperture, profundidade, flash, etc...) e artísticas (cor, regra dos terços, diferentes ângulos, composição, etc...) sobre fotografia digital?

Sei que há vários locais mas queria ver quais seriam os melhores :)
 
ISO é a norma internacional que define a sensibilidade à luz do filme (ou do sensor). ISO 50 é uma sensibildade relativamente baixa que tipicamente corresponderia a slides de cor como o Fuji Velvia ou algo assim. Com o analógico o ISO correspondia quase directamente ao grão da foto. Hoje em dia não é tão linear porque sensores diferentes (mais modernos nomeadamente) podem apresentar melhores resultados a ISO's superiores. Por isso é que só quase as P&S digitais é que tem ISO tão baixos como 50. Os sensores delas são muito menos sensíveis que os das DSLR's. A ideia de usar um ISO grande é permitir uma maior facilidade na obtenção da exposição pretendida (com filme era mais tens este ISO desemderda-te).
Shutter é o nome inglês para obturador que basicamente define o tempo que o sensor ou a película estão expostos à luz. Pode ir, na prática, entre o B (de bulb que é exposição enquanto o botão estiver premido) até 1/16000 nas máquinas de topo. Qualquer coisa acima de 1/1000 já é mais ou menos inútil para quase toda a gente. O tempo de exposição é importante para alguns efeitos que se possa querer obter (como parar a acção ou dar um efeito de arrastro ou isso)
Aperture é o inglês de abertura. A abertura é mesmo isso. A abertura da lente. Mede-se em f stops que variadno segundo raíz de 2. Um nº pequeno de f stop (f1.8 digamos) corresponde a uma grande abertura, um grande (f16) a uma pequena abertura. Aberturas grandes deixam entrar mais luz (e permitem diminuir o tempo de exposição) e vice versa. A abertura também afecta a profundidade de campo (DOF). O DOF são as zonas da foto que estão focadas (atrás e à frente do ponto de focagem). A distância focal da lente (a real não é os números equivalentes 35mm) também afecta a profundidade de campo (200mm por exemplo). Quanto mais mm menos DOF. A DOF também é afectada pela distância ao sujeito da foto (por isso é que em macro se usam aberturas baixas para maximizar o DOF). Por isso é que obter uma pequena DOF não é muito fácil com P&S. Elas usam distâncias focais muito curtas.
A regra dos terços é imaginar que cada aresta do visor está dividida em três e que se encontram atravessadas duas linhas nos dois pontos intermédios. Assim surgem quatro pontos de intersecção das quatro linhas da frase anterior. Esses pontos correspondem aos supostos pontos ideias, segundo a regra dos terços, para colocar o sujeito da foto.
Agora não tenho tempo para escrever mais deixo um link em português que achei e me parece porreiro. Eu pessoalmente gosto mais de aprender isto em papel mesmo.
http://www.manuelgrilo.com/rui/fotografia/
 
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Timber é isso mesmo :)

Já agora diz lá o que andas a ler e se recomendas. Comprei um livro na feira do livro e apesar de ter uma excelente apresentação não é grande coisa

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Boas, vejo que alguns de voces percebem bem de fotografia digital e queria aproveitar para tirar umas duvidas que tenho devido à minha inexperiencia.

Tenho uma Canon Powershot a80 e às vezes quando tiro fotos elas ficam tremidas e também já tirei outras em que não noto este efeito, não sei se terá a ver com o tempo de exposição que faz com que se note mais a tremideira mas sei que dá para fazer fotografias em movimento como por exemplo de jogadores de futebol ou de corridas de automóvel ou mesmo a partir de um automóvel sem que se note isto.

Espero ter explicado esta minha duvida e gostava de saber é que settings na maquina é que devo utilizar para minimizar este efeito :)

P.S. reparei que o timber referiu algo acerca disto com :

O tempo de exposição é importante para alguns efeitos que se possa querer obter (como parar a acção ou dar um efeito de arrastro ou isso)

isto de "parar a acção" é para as tais fotos de jogos de futebol e objectos em movimento em que se quer que desapareca o efeito de "tremideira" ? E para o caso de ser eu a tremer e o objecto a que quero tirar foto estiver parado, isto também se aplica ?
 
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sim, quanto maior a velicidade menos probabilidade de a foto sair tremida.

abaixo de 1/60 já tens de ter mão firme / suser a respiração / encostar-te a algo para não sair tremida, usa tripés abaixo disto; abaixo de 1/15 usa cabo disparador ou disparo temporizado, em conjunto com o tripé (ou máquina pousada algures)
 
a minha benq consegue parar ventoinhas às 7000rpm :D

eu tb curto fotografia masn tenho nenhuns guias ou coisas do genero sobre o assunto... tenho que ir à procura ;)
normalmente vai sempre à base de tentativas e olhómetro :P umas vezes sai bem, outras, nem por isso
 
Sparks disse:
Boas, vejo que alguns de voces percebem bem de fotografia digital e queria aproveitar para tirar umas duvidas que tenho devido à minha inexperiencia.

Tenho uma Canon Powershot a80 e às vezes quando tiro fotos elas ficam tremidas e também já tirei outras em que não noto este efeito, não sei se terá a ver com o tempo de exposição que faz com que se note mais a tremideira mas sei que dá para fazer fotografias em movimento como por exemplo de jogadores de futebol ou de corridas de automóvel ou mesmo a partir de um automóvel sem que se note isto.

Espero ter explicado esta minha duvida e gostava de saber é que settings na maquina é que devo utilizar para minimizar este efeito :)

P.S. reparei que o timber referiu algo acerca disto com :



isto de "parar a acção" é para as tais fotos de jogos de futebol e objectos em movimento em que se quer que desapareca o efeito de "tremideira" ? E para o caso de ser eu a tremer e o objecto a que quero tirar foto estiver parado, isto também se aplica ?
Se não estou em erro esse efeito de arrastamente deve-se ao facto de estares num ambiente com pouca luz, o que faz com que o sensor da máquina esteja aberto mais tempo para compensar a falta de luz (abre mais tempo e assim recebe mais), isto nos modos automáticos. Se não tiveres a máquina fixa mesmo combinando um valor de aperture e shutter equilibrados vais ter sempre arrastamento.
A tua máquina não mostra um icon (máquina vermelha a tremer) no canto inferior esquerdo quando quando tens valores de shutter altos?
 
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greven disse:
Chip, és optimista! :p Para a maioria do pessoal a partir de 1/90 já se torna complicado não sai tremido! ;)

Yeps :D

cotovelos apoiados ou encostado algures com os cotovelos encostados ao corpo, suster a respiração e não abanar no momento do click e a 1/60 ainda se tiram +/- bem, dependendo da pessoa, abaixo disso é muuito dificil :)
 
BlueBird disse:
Se não estou em erro esse efeito de arrastamente deve-se ao facto de estares num ambiente com pouca luz, o que faz com que o sensor da máquina esteja aberto mais tempo para compensar a falta de luz (abre mais tempo e assim recebe mais), isto nos modos automáticos. Se não tiveres a máquina fixa mesmo combinando um valor de aperture e shutter equilibrados vais ter sempre arrastamento.
A tua máquina não mostra um icon (máquina vermelha a tremer) no canto inferior esquerdo quando quando tens valores de shutter altos?

Foi exactamente no modo automatico que tirei as ultimas fotos e comecei a reparar nisto, ainda agora mudei para o manual e meti os settings a 1/2000 e F2.8 , notei que quando mais aumento o shutter (1/2000 não é ?) menos se nota a tal tremedeira, o problema é que as fotos ficam tão escuras que não dá para ver nada. Se meto mais baixo como 1/20 fica mais claro mas já se nota o arrastamento na foto. Está dificil achar um meio termo, mas secalhar é porque estou a ver isto agora à noite numa sala escura, amanhã experimento melhor na rua para tentar encontrar uns bons settings.
 
Chip disse:
sim, quanto maior a velicidade menos probabilidade de a foto sair tremida.

abaixo de 1/60 já tens de ter mão firme / suser a respiração / encostar-te a algo para não sair tremida, usa tripés abaixo disto; abaixo de 1/15 usa cabo disparador ou disparo temporizado, em conjunto com o tripé (ou máquina pousada algures)
Na minha opinião também depende muito da máquina. Se é "boa de agarrar" ou não.

Sparks.
Esse binómio - velocidade de obturação/abertura do diafragma é que controla a luz que chega ao sensor ou ao filme, conforme o caso. 1/2000 é uma velocidade de obturação extremamente alta. Boa para fotografar objectos em movimento mas para parar a tua "tremideira" não precisas de ter um tempo de exposição tão baixo. Como já foi dito aqui, acima de 1/60 é à vontade. A vantagem é que se tirares a foto mais lenta podes jogar com a abertura para obeteres a profundidade de campo que pretendes.

Boas fotos pessoal
 
Uma boa "rule of the thumb" para definir o tempo de exposição é usar o inverso da distância focal eq 35mm que se está a usar. Isto corresponde ao que uma pessoa típica consegue segurar. Não é 100% cientifíco.
Por exemplo têm uma lente de 50mm montada (ou eq em digital). Tirem a foto a 1/50 ou mais rápido (1/60...etc..)
Têm a lente a 200mm => 1/200 s
Acho que estão a ver a ideia. Isto é um limite. Eu geralmente gosto de usar o salto a seguir para garatnir a nitidez correcta da foto.
Já agora o Sparks (julgo eu) falou de jogos de futebol. Para isso e outros desportos julgo que será necessário pelo menos uns 1/500 para parar a acção.´
Se já estão na abertura máxima e não conseguem obturador suficiente, é aumentar o ISO. Mais vale uma foto com ruído que uma foto tremida (para o meu gosto). Cada stop de ISO (100 para 200 por ex.) permite usar metade do obturador ou menos um stop de abertura obtendo a mesma exposição. Ou seja (por ex):
ISO 100 com f5.6 com 1/100 = ISO 200 com f5.6 com 1/200 = ISO 100 com f4 com 1/200 = ISO 200 com f4 com f1/400
Como se ve isto é mais ou menos um jogo para se obter o que se pretende: uma boa exposição.
Algumas máquinas (as Canon, Nikon, Panasonic e KM se não me engano) ou lentes (Canon EF com IS ou Nikkors VR) tem estabilizador de imagem que permite usar tempos uns dois stops mais curtos que o recomendado. Isto só é válido para objectos estacionários mas pode ter interesse.
 
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timber disse:
. Ou seja (por ex):
ISO 100 com f5.6 com 1/100 = ISO 200 com f5.6 com 1/50 = ISO 100 com f4 com 1/100 = ISO 200 com f4 com f1/50

Timber:

Não será antes - = ISO 200 com f5.6 com 1/200 - aumentas a sensibilidade, diminuis no tempo de exposição!
 
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