[Tutorial] Liga-te ao #portugal@folding

shello

%erador
Staff
Boas!
Este é o meu primeiro tutorial, vamos lá ver como é que me saio. Alguma incorrecção, digam, sff.
Primeiro que tudo, façam download do script oficial do portugal@folding clicando aqui.
Depois do download ter acabado, podem começar a sseguir este tutorial:

1º Passo - Extracção dos ficheiros

A extracção de ficheiros deve ser feita com o WinRAR (disponivel em www.rarlabs.com). Ao abrirem o ficheiro com este programa, basca que cliquem em Extract e que seleccionem o caminho para extracção dos ficheiros preferencialmente na raiz do disco (normalmente, C:\)

Depois disto, usando o 'Explorador do windows' [TECLA DE ATALHO: Tecla_windows+E] ou o 'O meu computador', naveguem até ao disco onde extrairam o mIRC.
03.JPG

Está na pasta 'Portugal@Folding'.

O ficheiro principal do mIRC, como muitos já devem ter reparado é o mirc.exe.
04.JPG

Se queiserem, façam um atalho para o ambiente de trabalho, clicando no icone com o botão direito do rato e escolhendo no menu 'Enviar para' > 'Ambente de trabalho (criar atalho)'.

Depois disto, passamos para o... Segundo passo!

2º Passo - o mIRC Portugal@folding em si!

É agora que isto começa.
05.JPG

Isto é o que vos aparece na primeira vez que executam o script. Se já têm um nick e uma passowrd acho que estão a perder tempo neste post :P . O Post correcto é o que vou dar num link a seguir, de um tutorial deito pelo DekkeR.
Para os que ainda não têm nick, simplesmente cliquem em 'Cancel'

06.JPG

Esta é a vossa area de trabalho principal. Habituem-se, o script até é jeitoso e tal...

Cliquem no segundo botão da barra de ferramentas, o que tem desenhado uma pasta com um martelo. Se pensaram que esta é a parte em que descarregamos a nossa furia e todo o nosso stress nas malditas pastas do windows estão... redondamente enganados! Isto são só as opções do mIRC :D
07.JPG

Aqui, no lado esquerdo, como assinalado em 1, cliquem em 'Connect'. Depois, preencham com os vossos dados (nem o mail nem o nome precisam de ser reais. Na verdade é preferivel se simplesmente forem falsos. Se preferirem meter alguma coisa de jeito, copiem isto: Portugal@folding - Ajuda uma causa - www.portugalfolding.com e colem na parte do nome. Na parte do e-mail escream uma coisa qualquer do genero [email protected] para ficar bonito :P ). Na parte do nick e do nick alternativo, simplesmente escrevam um nick para vossas excelências. Atenção que por vezes há nicks que já existam. De preferência sejam criativos com os nicks. Por exemplo, se o vosso nick aqui for joaosilva no mIRC pode ser qualquer coisa como ][joao|silva][. Para nick alternativo escrevam outro nick, mas com formas diferentes, para caso do que escolheram como primario já exista.
Desmarquem a caixa invisible mode se quiserem. Por minha parte, está desmarcada: é muito feio memo! :P

Após isso, cliquem nnum botão com uma "estrelinha" vermelha, ao lado do botão 'connect'.
Ao clicarem a janela passa a isto:
08.JPG

Aqui simplesmente podem deixar como está predefinido (netcabo), mas eu optei por escolher o 'PTnet (Random)'.

Cliquem em OK.
Se tiverem o Windows XP com o Service Pack 2 instalado, provavelmente aparecerá uma caixa deste género:
09.JPG

Simplemente cliquem em 'Desbloquear'.

Agora, sigam o que o Dekker explica neste tutorial, se por acaso tiverem o script na raiz do disco local, ou pro acaso se ele estiver num caminho(endereço) sem espaços, tipo c:\programas\portugal@folding\! Este vai servir para configurarem as vossas stats. Caso queiram segui-lo mais tarde, também é possível.

3º Passo - Conctar, registar, e teclar!

Finalmente, já devem estar a pensar vocês! ;)
Chegamos à recta final. Se até agora conseguiram fazer tudo à primeira, sem nenhum aparente problema, meus filhos, peregrinem até Fátima pelo vosso computador, ele não implica com o mIRC :P

Cliquem no primeiro icone que está na barra de ferramentas (um raio (e não, não vão mandar o computador para o raio que o parta)). Este botão serve para se conectarem a rede (PTNet).
10.JPG

Supostamente, se tiverem escolhido um nick que ainda não exista, aparece-vos algo semelhante a esta imagem em cima.
Caso já exista, a última mensagem a aparecer na janela de status será algo como:
O nick xxxxxxxx já está a ser usado. Por favor, escolha outro.
ou
-NickServ- Nick registado e protegido! Se e' seu escreva /NickServ IDENTIFY password. Tem cerca de um minuto para o fazer ou mudar de nick
O processo a adoptar nestes casos é voltar a clicar no icone do raio, voltarem às opções, fazerem outro nick, e voltarem a exprimentar a conectar.

O próximo passo é registar o nick
11.JPG

No fundo da janela principal, chamada 'Status', escrevam o que está na imagem ( /nickserv register password [email protected]), substituindo o que está a vermelho (e amarelo :P ) por uma passwork que se lembrem bem e um endereço de e-mail válido pois vai ser necessário acivar o nick.
Depois, cliquem em ENTER, e enquanto esperam que o e-mail de activação chegue, continuem com o tutorial.

12.JPG

Seguindo essa imagem, simplesmente cliquem em 'Change Password' ('Portugal @ Folding' > 'Configuração do script' > 'Configurar passowrd' > 'Change passowrd') e vai-vos aparecer a caixa de text que vos apareceu ao abrirem o script. Lembram-se?
13.JPG

Agora, é tempo de a usarem. Escrevam lá a password que forneceram no acto de registo, aquela antes do endereço de e-mail. Cliquem em Ok.
Para que é que isto serve? Ora eu explico. Cada vez que se conectam na rede, a PTNet pede-vos para se identificarem e escreverem uma coisa assim: /nickserv identify password
Asssim, evitam perder tempo a escrever isto, e o script automaticamente identifica-vos na rede.

Agora é tempo de aprender como adicionar um canal à lista de canais: Na mesma janela principal do mIRC, na barra de ferramentas, depois do icone das opções têm outro icone: uma pasta com um #. Cliquem e abre-se uma janela como esta:
14.JPG

Isto é a lista de canais.
Para adicionarem, por exemplo o canal #portugal@folding, façam simplesmente isto:
Cliquem em add e aparece-vos:
15.JPG

Preencham o campo 'Channel:' com o nome do canal (neste caso portugal@folding)
Cliquem em OK, et voila, já têm o canal do #portugal@folding na lista:
16.JPG

Importante dizer que existem milhares de canais na PTNet. Para entrarem num canal não precisam de fazer sempre este processo. Basta escreverem o nome do canal na primeira caixa de texto da janela.
Para entrarem num canal que esteja na lista de canais apenas façam duplo clique nele ou cliquem e carreguem em 'join'.
Aí, entraram no #portugal@folding
17.JPG



Chegou o momento. Vamos confirmar o registo do vosso nick na PTNet. Entrem na caixa de e-mail que forneceram no registo. Já deve lá estar algures um e-mail da PTNet. (Se não estiver, procurem na pasta SPAM/Lixo Electrónico). Lá vêm umas instruções.
Simplesmente procurem uma linha onde diz
/nickserv confirm xxxxxxxx, em que o que está a vermelho é uma password extra, diferente da que forneceram no registo. Copiem essa linha, e colem-na na caixa de texto da janela de status:
18.JPG


Após clicarem no ENTER, deve aparecer-vos a mensagem:
19.JPG


Quando chegar o fim do dia, e já estiverem mortos de sono, disconectem do mIRC, clicando no icone do "raio".
Na próxima vez que quiserem ir ao #Portugal@folding, simplesmente conectem, com o "raio" do icone :P Ele (supostamente) entra automáticamente no #portugal@folding.

E pronto.
Já está.
Digam o que acham, se houver problemas, simplesmente chamem-me, para eu(ou outros usres) os (tentar(mos/em)) resolver.

Abraços, e espero que tenha sido útil :)
Falem muito no #portugal@folding da PTNet e acima de tudo: Divirtam-se e... Keep Folding!
 
Última edição:
shello,

Como já te tinha dito no #Portugal@Folding, este tutorial está 5 estrelas ;)
Agora é só uma questão de corrigires alguns erros que tens no texto (e mudares para o WinRAR :-D)
Para quem nunca foi ao IRC agora não tem a desculpa " ah e tal.. não sei mexer naquilo " :p
Venham daí e confraternizem com o pessoal.

keepfolding.gif
keepfolding.gif
 
Obrigado a todos pelos elogios. Quanto Às sugestões, eu, se tiver tempo, no próximo fim de semana faço as alterações :)
Meto só para o DekkeR o Winrar :P
Fikem bem, mais uma vez, obrigado pelo vosso "acolhimento" nesta comunidade e por serem assim... tão bacanos ;)
abraços e Keep Folding!
 
Back
Topo