Portugal@Folding na SIC

Status
Fechado a novas mensagens.

DekkeR

Power Member
Domingo, dia 1 de Maio de 2005, foi um dia muito importante para a equipa #35271 do Folding@Home pois realizamos o nosso primeiro almoço, onde conhecemos as pessoas por detrás dos nicks. Para esse dia estava também reservada uma 'pequena' surpresa ... uma entrevista feita pela SIC, à qual queremos agradecer a disponibilidade e a enorme ajuda que deram ao crescimento exponencial da Portugal@Folding.

Para quem perdeu a reportagem transmitida no Domingo, dia 8 de Maio no Jornal da Noite, aqui ficam uns screenshots e os links para os vídeos da reportagem:



Cortesia Sky Fox @ OC-Zone.com


Video Link 1 (21MB @ Tráfego Nacional) (Indisponível)
Video Link 2 (10MB @ Tráfego Internacional) (Indisponível)

A reportagem foi também divulgada na SIC Online:


folding.jpg

Fazer bem com o computador

A sua máquina é um instrumento precioso


Há milhões de computadores que lutam por uma vida melhor, pelo estudo de doenças ou resolução de problemas científicos. E fazem-no enquanto estão aparentemente parados sem fazer nada. O seu pode fazer o mesmo.

É raro poder fazer-se um retrato de família deste grupo de portugueses. Estão todos a contribuir para o bem da humanidade. É apenas um pequeno grupo representativo da equipa Portugal@folding - cerca de 400 empenhados no mesmo projecto. São poucos, comparando com as equipas que já existem em todo o mundo.

Qualquer um, desde que tenha um computador e uma ligação à Internet, pode ajudar a combater doenças tão terríveis como Alzheimer, Parkinson ou a doença das vacas loucas.

Centenas de milhares de computadores estão a fazer isso neste momento. No mundo, desde o ano 2000, mais de um milhão de processadores trabalharam para o mesmo fim e o projecto está longe de terminar.

Fazem-no por carolice, apenas pela satisfação de contribuir para um projecto que, nas palavras de Pedro Santos, bioquímico, "é maior do que a nossa participação individual".

A maioria gosta de computadores, claro, mas têm as mais diferentes profissões e interesses. O enfermeiro Carlos Reis é quem responde às mensagens enviadas por curiosos à equipa. Neste caso tem uma ligação profissional óbvia, um interesse na área da saúde, mas não é necessário. Como dizem, não é preciso saber de computadores, nem de medicina, muito menos bioquímica.

É apenas necessário querer ajudar e ter pelo menos um computador com ligação à Internet.

O projecto

As proteínas quando se formam dobram-se, ou enrolam-se, (processo designado em inglês como folding) de determinada maneira. Neste processo, a forma faz a função.

Um correcto enrolamento faz uma proteína perfeita, um erro e podem surgir doenças graves e incuráveis no estado actual da medicina.

Conhecer bem o processo é essencial para fazer avançar a ciência.

Mas os cálculos necessários são de tal forma complexos que nem um super computador serviria. Segundo os textos da Universidade de Stanford (EUA), nem todos os super computadores do mundo fariam melhor trabalho do que a computação distribuída.

A Universidade criou o projecto, e os programas necessários para ultrapassar o problema.

Qualquer voluntário pode descarregar um pequeno programa, que só funciona quando o computador não está a ser usado.

Aproveita todos os tempos mortos, enquanto dormimos, enquanto fazemos outras coisas a máquina está a trabalhar para o bem da humanidade.

Através da Internet recebe dados da Universidade, faz os cálculos e envia de volta os resultados. O conjunto de centenas de milhares de máquinas a trabalhar para o mesmo faz com que se possa sonhar com o conhecimento necessário para combater as doenças originadas em proteínas.

Para estimular ainda mais a participação criam-se equipas, e por cá a Portugal@folding tem dado que falar, ajudam-se mutuamente optimizam os processos, trocam ideias e entram em competição de forma saudável. Agora até já têm t-shirts personalizadas, a mostrar o orgulho de ajudar também. O objectivo é juntar mais e mais computadores, aumentar a contribuição da equipa que entrou recentemente para a lista das cem que mais contribuem.

Há muitos outros projectos da chamada computação distribuída. Durante anos o mais conhecido foi o SETI, uma séria tentativa científica de encontrar vida inteligente extraterrestre nos sinais de rádio que chegam à terra.

Mas há muito mais e é fácil encontrar um projecto aliciante, a maioria refere-se a problemas matemáticos complexos, há vários estudos científicos relacionados com o cancro ou a sida e até um visualmente muito rico que tenta melhorar as previsões meteorológicas no planeta. O tempo na terra, pela sua complexidade, é um dos maiores desafios que os computadores podem enfrentar.

Folding na Universidade de Stanford - http://folding.stanford.edu

Portugal@folding - http://www.portugalfolding.com

Uma boa lista de projectos de computação distribuída - http://distributedcomputing.info/
in SIC Online (indisponível)
 
Última edição pelo moderador:
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo