Qual o preço de um website?

virtualpraxis

Power Member
Qual o preço de um website?
... pergunto isto pois encomendaram-me um site (uma pequena empresa local), e não sei quanto vou pedir pelo trabalho.
Sei que a pergunta é muito relativa... mas pensando nas seguintes caracteristicas:
. php
. base de dados (mysql)
. mailing list
. guestbook
. design
. noticias

... quanto devo pedir?
 
Epá isso é uma questão complicada. Tens de ponderar vários factores. Um deles o tamanho da empresa, nunca podes pedir um preço absurdo pois não queres afastar o cliente, mas também não podes pedir pouco pois não vais trabalhar de graça.

Tendo em conta que é um site com design, php e bases de dados e dependendo do que chamas de design (e do resulto final, da qualidade obviamente) eu apontava para os 150 - 200 cts (750 euros - 1000 euros).
 
Isso é dado...com isso tudo menos de 500 contos é trabalhar pro boneco. Mas tb depende da outra empresa e do que eles querem do site.
 
Essa é das questões mais ingratas com que se depara alguém que, por muito bom que seja a programar, não tenha grande experiência de vendas.

Independentemente do preço que peças, o cliente há-de sempre achar muito caro.
Pior, há muitos putos que não sabem o que estão a fazer e pedem balúrdios, bem como empresas supercompetitivas que trabalham em série e com qualidade pelo preço da chuva. E vice versa.
É difícil estabelecer um orçamento baseado na concorrência, porque esta é demasiado diversa em preço e qualidade.

A minha sugestão é avaliar o cliente e fazer um orçamento médio entre a capacidade dele e o preço que pretendes cobrar por futuros sites parecidos.
Concentra-te na mais valia que o site representa e tenta antecipar que tipo de benefício a empresa vai retirar dele. Tenta determinar se é fácil ou difícil à empresa recuperar o investimento e orçamenta de acordo, levando sempre em consideração que se o preço for muito alto no futuro vais perder muitos clientes pequenos, e se for muito baixo vais perder alguns clientes grandes.
Bem vindo à corda bamba.

Para te ajudarmos melhor, podes tentar descrever a empresa? O que faz, quantos empregados tem, qual a dimensão, etc...
 
A empresa... é de pequena dimensão (deve ter uns 3 ou 4 empregados) e é um bar/café cá da terra e eles só pretendem o site para divulgação/publicidade.
Quanto ao design... digamos que eu tenho jeito para a coisa, e a qualidade final do design vai ser muito aceitável.
Quanto ao resto... não creio que eles queiram algo de muito elaborado por isso não me vai ocupar muito tempo na programação php/mysql.

Isto para este tipo de trabalhos pode-se falar de custos por hora? 10 euros por hora...?
(Se demorar umas 50 horas a fazer o site, 50x10=500 euros).

Nota extra: eu estou estagiando à 1 mês numa empresa e a aplicação para a internet que eu estive desenvolvendo durante este passado mês para uma livraria (gestão de stocks online com php/mysql) custou-lhes 5000 euros. Quando me disseram que tinha sido este preço que eles pagaram pela aplicação eu quase me passei... mas pensando bem até que a aplicação ficou 100% (validações/logins/betatesting/interface/design/... tudo analisado e a 100%).
 
virtualpraxis disse:
Isto para este tipo de trabalhos pode-se falar de custos por hora? 10 euros por hora...?
(Se demorar umas 50 horas a fazer o site, 50x10=500 euros).

Era mesmo o que eu ia dizer, apontas um valor hora (10 euros é muito pouco, acho eu) vai mais para os 20 euros... e tenta calcular o tempo que irás demorar a fazer o projecto, todo... depois dizes que o site tem direito a 1 ano de suporte (correcção de bugs, etc...), isso tudo conta :D

Novas funcionalidades, voltas a cobrar $$$...

Edit: Desculpa, agora é que li o que era para fazer, a empresa realmente é muito pequena... ainda por cima é só para divulgação do espaço, fazer um preço por hora é complicado. E 500 euros, realmente é muito, um site desses consegues entre os 200 - 300 euros, ou menos se o developer tiver à rasca.
 
Última edição:
Se é assim, cobra uns 500€ mais, caso se aplique ao teu caso, o IVA.
E não percas demasiado tempo com os aspectos de programação da coisa. Funcionalidades simples e fáceis de usar, um design agradável, vistoso e funcional, e tá a andar.

Quando se queixarem que é muito dinheiro, alega que também lhes podes fazer um site por 200€ na boa, mas que cada vez que quiserem por uma noticia tão a pagar, quando aquilo der problemas o suporte é pago, etc etc.
 
Lostctrl disse:
.... E 500 euros, realmente é muito, um site desses consegues entre os 200 - 300 euros, ou menos se o developer tiver à rasca.
Deves estar brincar não?? isso equivale a pagar para trabalhar. É quase tão mau como ser escravo.
Fazer isso por um preço tão baixo, das duas uma, ou quem faz não sabe muito bem o que está a fazer e o trabalho final há-de sair de acordo com o saber, ou o cliente tem espectativas muito baixas e leva com trabalho tipo "template".

Por este preço mais valia que o fizesses de borla e em troca pedias imperiais á borla no bar durante 1 ou 2 anos :D
 
NoMercy disse:
Deves estar brincar não?? isso equivale a pagar para trabalhar. É quase tão mau como ser escravo.
Fazer isso por um preço tão baixo, das duas uma, ou quem faz não sabe muito bem o que está a fazer e o trabalho final há-de sair de acordo com o saber, ou o cliente tem espectativas muito baixas e leva com trabalho tipo "template".

Por este preço mais valia que o fizesses de borla e em troca pedias imperiais á borla no bar durante 1 ou 2 anos :D

Bem, se tu já tens um template já bem feitinho, em que não tens quase nenhum trabalho em implementa-lo em novos clientes podes muito bem praticar preços desses. Conheço quem os faça... agora se for um site feito à medida com requests esquisitos do cliente (q nao me parece q seja o caso) realmente é como tu dizes, trabalhar para aquecer é q nao. Mas na maioria destes casos, nao falamos de clientes ambiciosos, isso te garanto.
 
E alem do mais os preços aí na capital são muito inflacionados, aqui no norte o ppl tem um custo de vida muito menor logo pode praticar preços mais baixos :lol:
 
Como disse o kidloco não menos de 500 contos. Já ouvi falar de empresas que cobram 1500 contos e uma outra que cobra 2300 contos.
Mas tudo depende da complexidade do site. Não se esqueçam que uma empresa tem um designer, uns dois programadores, talvez um vendedor e
mais o dono. Se cada um ganhar 1500 euros mais a renda do escritório, mais uns 1500 euros por mês e sem contar com os impostos e outras despesas dá 9000 euros por mês. Se venderem cada site 500 euros têm de fazer 18 sites por mês.
 
Da Profezzur disse:
Eles já têm sitio para alojar o site ou também tens de tratar disso?

Isso foi uma das primeiras perguntas que lhes fiz... e eles dizem que ainda não têm nada disso e que eu fiquei de lhes arranjar um local (gratuito) na net para alojar o site.
Já andei à procura... e o que encontrei:
. serviço de redireccionamento/alojamento: www.cjb.net (nome.cjb.net)
. serviço de alojamento (php+mysql+no ads/banners): ????
. serviço base de dados mysql online: www.freesql.org

... ando à procura de um serviço de alojamento gratuito.... alguem?
 
Última edição:
Há serviços de alojamento nacionais a 1€ por mês. Acho que só dão 20mb, mas tem php, mysql, ftp, cpanel, the works.
Custa-lhes assim tanto?...
 
Alojamento gratuito é complicado, os alojamentos que encontras hoje em dia são os seguintes:
- Redireccionamento - ficas com um site com o nome da empresa mas tens de ter um servidor próprio para alojar a página e uma ligação dedicada só para ele;
- Grátis - a maioria é para criares páginas estáticas em html e levas com ads/banners, alguns fornecem php+mysql mas têm limites de tráfego baixo e baixo espaço de armazenamento (e com ads/banner pois tá claro);
- A Pagar - aqui tens para todos os gostos, o valor dependo do espaço, do tráfego, mails...

Eu recentemente criei uma página para a empresa dos meus Pais, que alojei em www.amen.pt, e fica-se a pagar 141,37€ por ano. Tive ainda como despesas adicionais o custo de regitar a marca da empresa, que é obrigatório se escolheres um domínio .pt e se o nome que quiseres registar é uma palavra comum, paguei mais 100€ só para isto.
 
virtualpraxis disse:
Isso foi uma das primeiras perguntas que lhes fiz... e eles dizem que ainda não têm nada disso e que eu fiquei de lhes arranjar um local (gratuito) na net para alojar o site.
Já andei à procura... e o que encontrei:
. serviço de redireccionamento/alojamento: www.cjb.net (nome.cjb.net)
. serviço de alojamento (php+mysql+no ads/banners): ????
. serviço base de dados mysql online: www.freesql.org

... ando à procura de um serviço de alojamento gratuito.... alguem?



www.ptisp.org ;)
 
PTcoders (link cm o meu codigo de affil)

sinceramente tou mt contente com o serviço.. tenho o pacote basico1.20€ por mes, sem limites de trafego, 50mb de host, php, mysql, cpanel .. dps acho q gastei + 8€ para o dominio.. em relaçao ao suporte é muito rapido e eficiente :)
 
agarra numa máquina manhosa (leia-se barata) mete-a la' no cafe' ligada 'a net com uma ligação de 128k up e mete o site a correr la' em linux... E' a maneira mais barata... Se keres hostings gratuitos tás lixado... Senão tens de pagar... Como e' para um bar/café assim da territa e tal, não sei se eles tão mt dispostos a pagar 100 contos ou coisa do género para ter um site tirando os custos para o manter depois online (Leia-se dominio, alojamento, etc...)
 
Realmente... andei à procura de sites de alojamento gratuitos com php+mysql e sem banners/ads e não encontrei nada de jeito (os que encontrei só dava para conteudos em ingles). Tive dando uma vista de olhos no ptcoders.com e parece que é o melhorzinho em termos de preço/qualidade.
... no final acho vou propor aos tipos do cafe um orçamento de 500 euros + custos de alojamento (dominio 8 euros + mensalidade 1.20 euros).
... depois para as actualizações do site, vou cobrar uns 20 euros/hora.

Já agora... depois de eu registar o dominio eu devo-lhes dar o login e password ou isso fica só comigo?
 
Back
Topo