fazer um forum

][_PWNN_][

Power Member
oi pessoal!! eu e um colega meu estamos a fazer um projecto para um site que por agora não interessa sobre o quê, mas que possivelmente eu divulgarei aqui (techzonept) quando estiver pronto. introduções à parte, o que eu queria mesmo saber era como se faz um forum, a programação envolvida, enfim......como se faz. basicamente o forum seria muito similar ao techzonept, com um forum principal e depois dentro desse forum principal haveria outros com um tema específico.

desde já muito obrigado pela ajuda!!

p.s.: se este não for o forum mais indicado......sabem o que têm que fazer; e peço desculpa
 
][_PWNN_][ disse:
oi pessoal!! eu e um colega meu estamos a fazer um projecto para um site que por agora não interessa sobre o quê, mas que possivelmente eu divulgarei aqui (techzonept) quando estiver pronto. introduções à parte, o que eu queria mesmo saber era como se faz um forum, a programação envolvida, enfim......como se faz. basicamente o forum seria muito similar ao techzonept, com um forum principal e depois dentro desse forum principal haveria outros com um tema específico.

desde já muito obrigado pela ajuda!!

p.s.: se este não for o forum mais indicado......sabem o que têm que fazer; e peço desculpa

Mas tu queres _mesmo_ fazer um fórum.. programar?

Porque não instalares um dos milhentos fóruns grátis que há na net?
 
][_PWNN_][ disse:
claro que também posso ir ao menu ver-->ver código-fonte.....mas sinceramente não dá muito jeito :P

Não te ia adiantar muita coisa, estando o forum programado em php acho que não ias ver tudo.. (corrijam-me)

Como já perguntaram, queres saber como se faz de raiz ou só como se cria um?
 
Lol!

Curti. Vamos lá então! Tens vários métodos a escolher. Mas não te aconselho nenhum deles, só mesmo pela ideia de o quereres fazer de raiz, e a imagem que transmites disso. Faço um breve quote:
Porque não instalares um dos milhentos fóruns grátis que há na net?
Mas como até admiro a tua determinação, vamos lá a isto. Tens de escolher uma linguagem server-side (python, perl, asp.net, php - o mais conhecido e em que o fórum Techzone é criado) assim como algo onde guardares os dados - recomendo uma base de dados ;) como por exemplo mySQL.

A melhor solução para alguém começar nisto é fazer uns tutoriais de mySQL e PHP que são ambos grátis, num servidor feito por ti em casa (recomendo EasyPHP). Pah, se chegares até aí, começa a programar à maluco até fazeres um fórum à maneira!

Mantém-nos actualizados. ;)
 
][_PWNN_][ disse:
claro que também posso ir ao menu ver-->ver código-fonte.....mas sinceramente não dá muito jeito :P

Humm.. se isto resume os teus conhecimentos de programação... agora sim digo para instalares um da net.

Mas já que o Alph está tão optimista, força aí... começa a estudar, a aprender, a ver tutoriais... concerteza que passarás bons tempos (muiiiitos meses) entretido :).
 
Ui, queres fazer um forum de raiz? Vais passar uns bons meses (anos) de volta disso! :P Não sei se já viste mas os forums que são utilizados na net ou são feitos por empresas (equipas de programadores) ou por comunidades bastante grandes. Claro que pode haver um caso ou outro em que o forum foi programado pelo webmaster, mas isso são grandes cromos na matéria.

Aconselho-te a escolher um dos muitos forums que há por aí já programados (nomeadamente em php). Se tiveres conta num hosting qualquer muito provavelmente terás acesso a um cpanel e ao fantástico, onde é muito fácil instalar seja o que for, inclusive um forum.
 
][_PWNN_][ disse:
claro que também posso ir ao menu ver-->ver código-fonte.....mas sinceramente não dá muito jeito ...

Tu assim só consegues ver o html, não consegues ver o scripting que anda por trás do fórum, ou seja, não vês o que ele faz, apenas imaginas o que possa fazer. Acho que não é isso que tu queres...

greven disse:
Ui, queres fazer um forum de raiz? Vais passar uns bons meses (anos) de volta disso! :P Não sei se já viste mas os forums que são utilizados na net ou são feitos por empresas (equipas de programadores) ou por comunidades bastante grandes. Claro que pode haver um caso ou outro em que o forum foi programado pelo webmaster, mas isso são grandes cromos na matéria...

Meses?!... Anos?!... Acho que não. Eu não conheço a ferramenta do forum do Techzone, apenas de nome. Até tenho lá em casa, mas nunca cheguei a ver o código, apenas o tirei da net como muitas outras coisas que nunca cheguei a usar, mas pelo que me é permitido ver deste lado, e as funções que mais rápido saltam à vista, acho que apenas demorará umas duas ou três semanas a fazer de raiz (a tempo inteiro). É claro que não estou a incluir nenhum painel de administração que possa ter por trás a correr...

Pelo que vejo, o forum é bastante simples (e isto não quer dizer que seja mau). Uma coisa para ter sucesso pode apenas precisar de uma necessidade, de uma ideia inicial, de um público alvo "grande", e da realização final, ou seja, não precisa de um grau de dificuldade ao nível da NASA pois pode até ser de simples execução.

Mas isso é o que eu acho...
 
Pois Brabo, este forum analisado a frio só pelo frontOffice pode levar a dier que em 3 semanas se fazia ... mas na realidade, não o farias em 3 semanas com toda a certeza (a não ser que usasses muito copy paste :D)

Este forum é muito complexo, aliás detesto a forma de programar destes gajos, que colocam os templates em base de dados ... mas isto sou eu!

Este forum é muito completo, e tem uma estrutura muito desenvolvida ... muito trabalhinho ...

Não consigo apontar um tempo para o desenvolver de raiz ...
 
Exacto ....

Foi o que disse... Apenas falei no FrontOffice do forum, e esse não demoraría mais do que 2ªs a 3s semanas a fazer (isto se algo corresse mal).

Apenas falei nisso, porque acredito que ao dizerem que queriam implementar algo parecido com este forum, estivessem a falar precisamente da parte visivel, e não do que não têm acesso.
 
bem, pessoal, OBRIGADÃO pela ajuda que têm dado até agora, mas o meu partner diz k "já sabe" como fazer o forum.....n se sintam dispensados!!! certamente muitas mais dúvidas virão!!!

obrigado mais uma vez

portem-se
 
fica aqui um cheirinho do código aqui do forum para teres uma ideia do que te espera

Código:
// ### LOGGED IN USERS #################################################
$activeusers = '';
if ($vboptions['displayloggedin'])
{
	$datecut = TIMENOW - $vboptions['cookietimeout'];
	$numbervisible = 0;
	$numberregistered = 0;
	$numberguest = 0;

	$forumusers = $DB_site->query("
		SELECT
			user.username, (user.options & $_USEROPTIONS[invisible]) AS invisible, user.usergroupid,
			session.userid, session.inforum, session.lastactivity,
			IF(displaygroupid=0, user.usergroupid, displaygroupid) AS displaygroupid
		FROM " . TABLE_PREFIX . "session AS session
		LEFT JOIN " . TABLE_PREFIX . "user AS user ON(user.userid = session.userid)
		WHERE session.lastactivity > $datecut
		" . iif($vboptions['displayloggedin'] == 1, "ORDER BY username ASC") . "
	");

	if ($bbuserinfo['userid'])
	{
		// fakes the user being online for an initial page view of index.php
		$bbuserinfo['joingroupid'] = iif($bbuserinfo['displaygroupid'], $bbuserinfo['displaygroupid'], $bbuserinfo['usergroupid']);
		$userinfos = array
		(
			$bbuserinfo['userid'] => array
			(
				'userid' => $bbuserinfo['userid'],
				'username' => $bbuserinfo['username'],
				'invisible' => $bbuserinfo['invisible'],
				'inforum' => 0,
				'lastactivity' => TIMENOW,
				'usergroupid' => $bbuserinfo['usergroupid'],
				'displaygroupid' => $bbuserinfo['displaygroupid'],
			)
		);
	}
	else
	{
		$userinfos = array();
	}
	$inforum = array();

	while ($loggedin = $DB_site->fetch_array($forumusers))
	{
		$userid = $loggedin['userid'];
		if (!$userid)
		{	// Guest
			$numberguest++;
			$inforum["$loggedin[inforum]"]++;
		}
		else if (empty($userinfos["$userid"]) OR ($userinfos["$userid"]['lastactivity'] < $loggedin['lastactivity']))
		{
			$userinfos["$userid"] = $loggedin;
		}
	}

	foreach($userinfos AS $userid => $loggedin)
	{
		$numberregistered++;
		if ($userid != $bbuserinfo['userid'])
		{
			$inforum["$loggedin[inforum]"]++;
		}
		$loggedin['musername'] = fetch_musername($loggedin);

		if (fetch_online_status($loggedin))
		{
			$numbervisible++;
			eval('$activeusers .= ", ' . fetch_template('forumhome_loggedinuser') . '";');
		}
	}

	// memory saving
	unset($userinfos, $loggedin);

	$activeusers = substr($activeusers , 2); // get rid of initial comma

	$DB_site->free_result($loggedins);

	$totalonline = $numberregistered + $numberguest;
	$numberinvisible = $numberregistered - $numbervisible;

	// ### MAX LOGGEDIN USERS ################################
	$maxusers = unserialize($datastore['maxloggedin']);
	if (intval($maxusers['maxonline']) <= $totalonline)
	{
		$maxusers['maxonline'] = $totalonline;
		$maxusers['maxonlinedate'] = TIMENOW;
		build_datastore('maxloggedin', serialize($maxusers));
	}

	$recordusers = $maxusers['maxonline'];
	$recorddate = vbdate($vboptions['dateformat'], $maxusers['maxonlinedate'], true);
	$recordtime = vbdate($vboptions['timeformat'], $maxusers['maxonlinedate']);

	$show['loggedinusers'] = true;
}
else
{
	$show['loggedinusers'] = false;
}
:D

não pretendo deste modo desmotivar-vos, é só para vos dar uma ideia
desde que projectem bem o forum e pensem em tudo como deve ser, o resto é só codar ;)
 
de forma alguma desmotivados!!! :D:D:D já agora......esse bocado de código que deste faz.....(?)

ah, também gostei dakela parte do "o resto é só codar"...tem a sua piada

thanks

portem-se
 
Forum. Como se faz?

Boas eu queria fazer um forum, mas não sei porque, mas ainda não consegui arranjar um programa para o fazer.
Alguém me pode arranjar um site aonde eu possa fazer download de um programa para eu fazer um forum?
 
freewares tens vários..., além do que o korning te disse tb recomendo o SMF e mais uns quantos que o google certamente não se importará de te dizer :p

Depois tens uns freewares que são uma autêntica porcaria (que não vou referir sites para não fazer contra-publicidade) e outros mesmo muito bons, caso do VBulletin usado aqui no nosso fórum :)

abraços, HecKel
 
BraBo disse:
Tu assim só consegues ver o html, não consegues ver o scripting que anda por trás do fórum, ou seja, não vês o que ele faz, apenas imaginas o que possa fazer. Acho que não é isso que tu queres...



Meses?!... Anos?!... Acho que não. Eu não conheço a ferramenta do forum do Techzone, apenas de nome. Até tenho lá em casa, mas nunca cheguei a ver o código, apenas o tirei da net como muitas outras coisas que nunca cheguei a usar, mas pelo que me é permitido ver deste lado, e as funções que mais rápido saltam à vista, acho que apenas demorará umas duas ou três semanas a fazer de raiz (a tempo inteiro). É claro que não estou a incluir nenhum painel de administração que possa ter por trás a correr...

Pelo que vejo, o forum é bastante simples (e isto não quer dizer que seja mau). Uma coisa para ter sucesso pode apenas precisar de uma necessidade, de uma ideia inicial, de um público alvo "grande", e da realização final, ou seja, não precisa de um grau de dificuldade ao nível da NASA pois pode até ser de simples execução.

Mas isso é o que eu acho...
Deves estar a gozar não?

Fazer o frontend de um forum (só por si), para já, leva mais de três semanas sem problema nenhum. Depois, e aí é que está a parte complicada, tens que fazer a parte administrativa toda, o que leva quase o dobro do tempo. DEPOIS, tens que andar à caça de bugs, tens que torná-lo seguro, protegido, fiável, rápido, optimizado, agradável de leitura, eficiente, e mais uns quantos adjectivos assim bonitos. Desculpa-me là mas em três semanas não fazes isto de certeza absoluta. Além disso seria preciso um gajo que conheça o PHP e o MySQL (no caso de serem as linguagens escolhidas) na ponta dos dedos, o que não acredito ser o caso do nosso amigo criador do tópico.

Não será preciso dizer qual é a reputação e a dimensão do vBulletin, pois não?
 
Back
Topo