[Projecto] Ratax VapoXeon

Ratax

Power Member
Boas pessoal!

Pois é... lá devem estar vocês a pensar: "Lá está o gajo noutro projecto. Mas porque será que faz as cenas e não as experimenta?"

Epá, dá-me um gozo tremendo fazer deste tipo de coisas. Mas desta vez vai ser utilizado mal esteja acabado. O chiller (o outro projecto) também vai trabalhar dentro de pouco tempo ;)

Bem, vamos ao que interessa.
Já recebi a Vapochill PE que comprei no ebay. A coisa não correu muito bem pois o gajo tratou isto como a m"#$da. Mas como era para modificar de qualquer maneira, não há problema.

Liguei-a e sem load chegou aos -32ºC com uma PAPST no condensador.

A intenção é colocar-lhe dois evaporadores e ter os meus dois Xeon's fresquinhos.
Numa primeira fase vou utilizar o compressor de origem porque quero ter a máquina ligada 24/7 e não queria assustar-me com a conta da luz (já agora, alguém tem um estudo prático acerca do consumo de uma vapo/prommie 220v ligada 24/7?).
Já sei que as temperaturas não vão ser nada de especial, mas serão no entanto melhor que os coolers a ar, espero eu :D .

Tenho já cá os evaporadores e as linhas de sucção também, bem como o drier de 40gr e outro condensador assim pequenino :) .

A caixa vai levar com uma pintura nova, aproveitando o pintor que lá tenho a fazer uns arranjos numas máquinas ;)

Agora, gostava de receber opiniões vossas.

Devo mudar já o compressor de uma vez e não pensar mais nisso, ou acham que já vou ter uma "performance" consideravel para aquilo que quero? Se sim, qual o compressor que aconselham de maneira a não ter que modificar a caixa e a isto ficar assim "silencioso"?

Devo juntar ao sistema mais um condensador (num total de 2)?

Tenho cá uma fonte Meanwell 12v. Como a poderei ligar ao compressor, de forma à Enermax ficar apenas para a board e restantes?
Pensei em ligar os dois fios (que dão corrente ao compressor) que saem do chillcontrol ao relé da Meanwell e então as saídas da Meanwell ao compressor. Assim quando o chillcontrol ligasse o compressor, estaria no fundo a ligar a Meanwell (através da activação do seu relé) que alimentaria então o compressor. Estou errado?

Nos próximos dias ponho aqui fotos de tudo.

EDIT: Esqueci-me de dizer. É para ser carregada com r404a, mas tenho visto que há alguns problemas. Poderei no entanto considerar comprar algum r507, que pelos vistos funciona melhor que o r404a neste compressor.
 
Última edição:
Obrigado MJRL, mas o Ricky não diz lá o que fez em concreto. Sei que mudou o compressor para um de 220v, mas não sei mais nada.
Ando a ver se o apanho no msn :)

Não quero fazer um chiller porque tenho já cá os evaporadores e tudo o resto.
Gosto mais do direct-die cooling do que dos chillers. E o chiller ainda tinha mais a bomba e tinha de comprar ou fazer os waterblocks.
Isto vai ser um projecto direct-die de certeza. Posso é depois implementar um chiller junto, para arrefecer outros componentes.
Vou talvez receber um maciço redondo de delrin 100x300mm, que certamente dará um óptimo depósito para outro projecto ;)
 
Desculpa a curiosidade mas por quanto te ficou isso no ebay ?

Cada vez mais tenho a pancada de meter frio nisto :P
 
Ficou por 356euros já com portes, mas foi um pack de material:

Vapochill PE com Intel socket kit
Fonte ATX 550W fan 120mm (Até é jeitozita 3.3v 32A - 5v 40A - 12v 24A)
Gravador de DVD's +-8X IDE
Leitor DVD Pioneer SCSI slot-in
Placa SCSI PCI
Teclado Wireless Logitech
Rato wireless
GamePad USB
 
duplo evaporador num compressor a pilhas?... com um condensador de barby? :D

nunca fiz nenhum duplo evaporador, não posso adientar muito, mas digo-te ja k essa maravilha mal aguenta um nortwood stock a -10ºc

a regra de um duplo evaporador é: lixado de calibrar e afinar, compressor que suque um BOM vacuo, um BOM condensador. quanto ao gaz, duvido k o compressor/condensador/fonte aguente as pressões k r404a/r507 deve funcionar nesse sistema

vai postando avanço :)

edit: tava a pensar: so vais aproveitar a caixa disso? ja tens os evaps e pensas trocar o compressor e tens outro condensador ou li mal

depois leio melhor, tou com pressa :D
 
Última edição:
dual4.jpg


MachII GT w/ Dual Chilly1 evaps

Mais info aqui - http://www.extremeprometeia.com/forum/showthread.php?t=1741

Nada que o nosso Ricky não faça bem melhor ;)
 
faz-se, o problema é que a mach2 faz quase -90 nos dispplays errantes qando ta modada... aki faz -41 -45 em cada... e esses tb teem erro ve-se no screen que o programa da mach2 mostra la os -40 e pouco...

sou um pouco contra duplo evaporador, talvez mude de ideias um dia que monte um, quando alguem me pedir :)

um abraço
 
OK, OK, eu vou comprar um compressor à homem master :D

Vou tirar a vapochill PE inteirinha assim como está.
Já agora, alguém a quer comprar? Uma Vapochill PE stand-alone?

Quando comprei a vapo, não tinha ainda pensado nela para arrefecer os xeon's, a ideia surgiu depois.
Como não tenho muito tempo, vou já de uma vez fazer o sistema como deve ser.
Tenho cá um condensador que não fica nada atrás dos que o chilly1 utiliza nos seus single-stage.
Só não sei se coloco dois condensadores ou ajudo 1 colocando um bom bocado de tubo em espiral.

Bem, de uma maneira ou de outra isto vai trabalhar!
 
Bem, aqui vão umas imagens para ir aguçando o apetite à malta :)

Condensador que vou utilizar, de modo a caber na caixa da Vapochill PE:




Linhas de sucção e evaporadores. Tudo testado e sem fugas...



Modificação que vou fazer dentro da caixa para ver se o compressor não fica a espreitar cá para fora :).
Aqui tb podem ver o compressor que cá tenho de 1/2cv para r12. Vamos lá ver se ele, com uma mudazinha de óleo também, tem pedalada para aguentar o r404a...

 
Bem, o compressor já cá está.
Comprei um Embraco de 1/3cv de baixa pressão para r134a (FFI 12 HBK) (claro que vai levar com r404a...).
Mais logo posto aqui umas fotos.

Podem entretanto ver mais info AQUI
 
Última edição:
Back
Topo