Samsung e Microsoft apresentam Disco Hibrido

greven

Folding Artist
A hybrid memory system, combining a hard drive and flash memory, has been demonstrated by Samsung and Microsoft. The aim is to combine the fast read/write access times of NAND flash with the storage capacity of a rotating hard drive. By using the 1Gbit flash as a cache for the hard drive, the drive does not need to spin continuously. When the write buffer is full, the drive is spun up and data written to magnetic storage.

Boot up times can also be reduced, claimed the firms, by using the flash as a boot buffer during shut-down. Microsoft calls the device a hybrid hard drive (HHD). It is designed to work with Longhorn, the next generation of Windows. "Hybrid drive architecture... is an advancement that will improve the performance and reliability of any computer using the Windows Longhorn operating system," said Tom Phillips, general manager of Microsoft's Windows group.

News: electronicsweekly


Por acaso já tinha pensado numa cena semelhante, num hibrido. A ideia é excelente! Agora que as memórias flash começam a baixar de preço cada vez mais é uma excelente altura para introduzir este HHD. Vai ser optimo reduzir os tempos de login, shutdown, acessos constantes ao disco! :)
 
Ao preço que aínda está a memória flash, não sei se será bem aceite pelo mercado.
Talvez daqui a uns anitos.
A ideia é boa, mas de boas intenções está o inferno cheio, já dizia o ditado.
 
blastarr disse:
Ao preço que aínda está a memória flash, não sei se será bem aceite pelo mercado.
Talvez daqui a uns anitos.
A ideia é boa, mas de boas intenções está o inferno cheio, já dizia o ditado.

Não concordo. Memória flash já não está assim tão cara. Já vi 1GB a 70 euros. Tendo em conta que o fabricante produz em massa para os discos não sai ao preço que se vende cá fora. Ainda por cima o que são mais 50 euros num disco por causa do flash quando se dá balúrdios por discos como os Raptor que se calhar em comparação com uma tecnologia destas ficam muito atrás em termos de performance?

@Feitigueiro:

Eles não dizem lá que o disco será só para o Longhorn, é dito que será suportado com o Longhorn, é claro que todos os outros sistemas iram suportar o mesmo, não tinha lógica ser suportado unicamente pelo próximo windows, digo eu...
 
Outra inovação seria um sistema de restore na board com flash drive, para os casos em que o disco não arranca ou apresenta problemas...

;)
 
acredito que haja algum ganho a a nivel de desempenho. mas não me parece que seja uma perola tecnologica, e que resolva o problema do disco rigido limitar muito os sistemas actuais...
talvez a solução passe por tudo flash, com o decrescimo do preço/gb desta tecnologia... varias vantagens: mais velocidade, mais fiabilidade, mais silencio, maior resistencia a impactos, maior portabilidade... parece-me a solução 'facil'
ha soluções mais complicadas envolvendo memorias holográficas...
isto do discozito a rodar, nunca vai permitir mais que acesso sequencial, pode é ser muito rápido, mas nunca poderá acompanhar a crescente capacidade de absorver informação do resto do sistema.

e depois, ya, este disco não é feito para um SO, apenas se pode adequar bem às exigencias deste...
 
Última edição:
Eu ate acho uma grande ideia!

um buffer nm que seja de 128( n e ao preço de 1G mas bem mais do q temos agora) ja era uma enorme mais valia!

um disco por ser o unico componente mecanico de um pc( nao contando com o CD/DVD) esta sujeito a um grande stress e a possiveis falhas! se conseguirmos reduzir o acesso a este completando com flash( maior velocidade de acesso) era uma grande melhoria usando tecnologia corrente!
 
Por mim, tudo o que tivesse partes móveis num pc podia desaparecer.
Aínda estou à espera do armazenamento holográfico em drives feitas à base de proteínas especiais, que eu li que estava a ser desenvolvido pela IBM...em 1996 :mad:
 
Existe uma razão para ainda não termos discos só com memória flash, volatilidade. Tens um erro na alimentação ou vai-se o power e tudo o vento levou.

Existem discos com memórias SDRAM, mas são caros e não se ganha grande coisa para o risco que se corre a nível de segurança dos dados. Pode ser que com PCIex a coisa fique melhor...
 
ptzs disse:
Existe uma razão para ainda não termos discos só com memória flash, volatilidade. Tens um erro na alimentação ou vai-se o power e tudo o vento levou.

Existem discos com memórias SDRAM, mas são caros e não se ganha grande coisa para o risco que se corre a nível de segurança dos dados. Pode ser que com PCIex a coisa fique melhor...

eh pah, os cartões flash que usas nas maquinas fotográficas mantêm a informação...
tu podes tirar os cartões da maquina e pô-los onde quiseres, que a informação aguenta-se lá.
eu pelo menos uso compact flash e a informação aguenta-se...
 
Excelente noticia, já devia era estar no mercado.
Eu preferia 1 Disco só de Flash para o OS / Swap / program files de uns 10GB
Mas este será o 1 passo.

Tb já vi discos de Ram, têm uma pilha pra manter os dados quando desligas o PC.
E claro tb podes sempre pegar em 40€ e comprar uma UPS.
Mas como eu nunca desligo o pc isso n e problema. :D
Um dia ainda perco a cabeça 1 compro 1, deixa os Dimms de 1gb ficarem baratos….

Venham eles, e rápido, já aki têm 1 cliente. :009:
 
Melhor opção era eliminar quer a DRAM, quer a flashROM e substituir tudo por FRAM (Ferroelectric RAM), muito melhor e não perde os dados com falhas de energia.
 
Samsung e Microsoft desenvolvem HD híbrido

"A Samsung e a Microsoft criaram uma tecnologia que promete reduzir o
consumo e evitar problemas físicos em discos rígidos destinados a notebooks. O Hybrid Hard Drive integra uma memória flash que vai armazenando os dados até seu limite, antes de enviá-los, de uma única vez, ao HD. Assim, o disco rígido seria menos acionado, reduzindo o consumo em até 10%. Problemas causados por movimentos durante a gravação também se tornariam mais raros.

As empresas demonstraram um protótipo com 128 MB de memória flash, esta semana, durante a conferência para engenheiros de hardware da Microsoft (WinHEC). A previsão é de que a tecnologia seja lançada no final de 2006 com o esperado Windows Longhorn. A Samsung admitiu que os HDs híbridos custarão mais que os normais, mas garantiu que a diferença será compensada pela redução dos custos de manutenção e do consumo."

fonte
 
bastante bom, por exemplo para DivX decoding por exemplo, basta meter uma fracção do conteudo nessa cache e o disco pode ficar sem ser acedido por uns 15 a 30 minutos. também pareçe ser perfeito para aumentar a autonomia da bateria dos portáteis
 
Feiticeiro disse:
Estarem a desenhar hardware apenas para um determinado SO acho uma estupidez.

LOL ... e que tal estarem a adaptar software e hardware em simultâneo! A questão é que, provávelmente, a Micro$oft e a Samsung aliaram-se para tirarem partido de recursos de cada lado contrário.

Anyway... acho a ideia um espectáculo e estou bastante contente por finalmente esticarem a corda mais um bocadinho... já que SATA não foi assim tão grande mudança, senão no barulho.

Cumps a todos.
 
Back
Topo