Plasma vs TFT

SwimmerBoy

Folding Member
Ainda há pouco, um amigo meu perguntou-me se eu sabia a diferença entre televisores de plasma e de tft...

Fiquei sem lhe saber responder, mas fiquei curioso...

Será que alguma alma caridosa me podia explicar as diferenças?! Vantagens e desvantagens?!

[[]]
 
SwimmerBoy disse:
Ainda há pouco, um amigo meu perguntou-me se eu sabia a diferença entre televisores de plasma e de tft...

Fiquei sem lhe saber responder, mas fiquei curioso...

Será que alguma alma caridosa me podia explicar as diferenças?! Vantagens e desvantagens?!

[[]]

hmmm... plasma não tem arrastamento é de resposta muito rapida, mas não é feito para imagens paradas. se meteres um ecrã de plasma com imagens paradas ele queima essa imagem na tela e nunca mais sai.

TFT tem o célebre arrastamento que já está a ser resolvido, e por norma as matrizes das telas têm menos polegadas, lida bem com imagens paradas e começa já a lidar bem com movimento.

ecrãs CRT têm um tempo de vida estimado em 55 anos salvo erro, os de TFT 40 anos e os de plasma... bem muito menos comparativamente.

Os ecrãs TFT também conseguem ter mais dot pitch, e as cores não são tão vivas como nos ecrãs de plasma, isso está a ser contornado claro.

em suma... eu jamais comprarei um ecrã de plasma enquanto o problema da imagem parada queimada na tela não fôr resolvido.

a propria sony abandonou o ano passado o fabrico de ecrãs destes para se focar nos LCD's
 
Logo, supostamente é preferivel actualmente ter um televisor TFT que um plasma....

E a nivel de preços, kais são os mais caros?!
 
SwimmerBoy disse:
Logo, supostamente é preferivel actualmente ter um televisor TFT que um plasma....

E a nivel de preços, kais são os mais caros?!

Os de plasma são mais cáros. mas também costumam ter mais polegadas

isso de queimar as imagens na tela... é muito dificil de aconteçer com um show de tv sempre a andar são presisas muitas horas com a mesma imagem para queimar, ainda assim, eu não confio.

mas realmente plasma não se recomenda para os menus dos videojogos e os "pauses" dos mesmos, para os menus dos leitores de dvd e coisas "paradas"

mas supostamente se houverem cuidados nunca queima (eu não confio muito nisso, mas...)
 
na minha opiniao

o plasma ganha na qualidade de imagem, devido ao contraste e ao tempo de resposta, mas tem uma serie de contras, como o exemplo que o I_Eat_All deu, o de poder queimar imagens na tela, entre outras nao à plasmas pequenos, eh tudo para mais de 1 metro, e os pixels veem-se bastante ao perto, tambem consome mais energia que o lcd.
Mas o lcd nao fica ah frente, alem do problema de tempo de resposta (que axo k jah nao existe) tambem ha a do contraste e a simulaçao do preto que pode deixar mt boa gente triste, para ver DVDs é exelente mas em televisao deixa muito a desejar (imagem muito atraz do plasma) tendo em conta que se paga uma pipa pra ter um lcd.. os pixels queimados sao outro problema mas a esperança de vida eh o doubro dum plasma 50 mil horas vs 25 mil.

um lcd com o mesmo tamanho de um plasma eh carissimo, o plasma fica mais em conta, mas axo um lcd de 74cm com um preço bastante acessivel, se for possivel exprimentem ambas as tecnologias, tecnologias diferentes gostos diferentes.

se tiverem a ponderar comprar um televisor, xprimentem bem os LCDs em "TV mode" e nao soh em dvd, jah apanhei algumas desilusoes.

espero nao fugir mt à realidade
(ando a pensar comprar um lcd de 74cm)
(nao xatem com os erros grrrrr)

favas
 
SwimmerBoy disse:
Logo, supostamente é preferivel actualmente ter um televisor TFT que um plasma....

E a nivel de preços, kais são os mais caros?!
Para televisão continuo a apreciar mais Plasma, mas é claro que para computador só se deve utilizar TFT's pela razões já descritas.
Já vi filmes e T.V tanto em Plasma como em TFT e prefiro os Plasma.
Claro que isto é tudo muito relativo pois depende da qualidade dos mesmos, tanto existem Plasmas mauzinhos como TFT's mauzinhos.
O principal problema do Plasma é mesmo o queimar da imagem.
 
O Toms teve penso que dois artigos muito informativos.

Plasma não obrigado:)

Vou ver se os encontro e meto aqui.
Vale mesmo a pena ler.

Edit:

http://www20.graphics.tomshardware.com/display/20050309/index.html

Vão ter umas surpresas.:)


Oled Sony KD-65A1
Processador AVM60 Anthem
Power Amp Emotiva XPA GEN3
Colunas Frontais Focal Aria 936
Coluna Central Focal Aria CC900
Colunas Surround Focal IW 1002be
Subwoofer SVS PB16-Ultra

XBOX1/XBOX360

Klipsch R14-SA



SVS Prime Elevation

Sony CDP670 | Denon TU215RD | S.M.S.L. Q5 Pro -> Wharfedale Diamond 220

Denon AVRX-2400

SMSL Q5Pro

Oled Panasonic 55FZ800
Receiver Sony STR DN1080
Colunas Frontais B&W 684
Coluna Central CC6 S2 (Para trocar)
Colunas Surrond 686
Colunas Atmos SVS Prime Elevation
Subwoofer SVS PB1000
MediaPlayer Himedia Q10PRO

Stereo:
Amplificador Rotel RA-12
Leitor CD Rega Apollo
Reprodutor Alta resolução FIIO X5 III (Para trocar)

Ainda:
PS4 PRO
Phones HyperX Cloud II ligados a um mixamp pois o a PS4 não se dá bem com a impedancia dos phones.
Com o mixamp é outra loiça

Estou satisfeitissimo com o sistema e o Oled é simplesmente brutal

SVS SB16 ou um JL Fathom

Onkyo RZ730, 2 Monitor Audio Apex A10 para FL e FR, 1 Monitor Audio Silver RSLCR para Center e um sub SVS SB12-NSD

cabo DCSk 2x4mm² na Amazon

Monitor Audio Bronze 2

QA 7000i

Pionner VSX-1021-K

Denon POA-3200 Denon POA3200 e fazer o comparativo com o Denon AVR 4311 sozinho e como POA3200

Sony TA-N55ES

Rotel RB-970BX

DAC Beresford Caiman SEG

LG OLED 55C7V
Goldenear Supercinema 3d Array XL
SVS SB-2000
Denon AVR-X1400H
Logitech Harmony Elite Remote
PS4 Pro

Silver RX6

a título de curiosidade, quando mudei do Yamaha RS-700 (que fazia de power) para o power Primare A30.2, a diferença foi enorme. Mudou tudo, para melhor. Muito melhor.
difícil voltar a trás...

o Pré era o mesmo. o Sony EP9 ES a fazer de DAC ao PC.

Samsung 55 KS7000
Sony DN-1050
MA Bronze 2
MA Bronze Central
Speaker Cable: Qed 79 2.5mm / Van Damme 4mm (na gaveta)
HDMI Cable: Audioquest pearl
Amlogic S905X a Correr Libreelec
Custom NAS com 40TB de multimédia

• Denon AVR4311 + Denon POA-3200 - é igual ao litro, a amplificação do 4311 não fica atrás do 3200 (o que só mostra a competência do 4311, já que o 3200 é um power de qualidade mais do que confirmada).
• Audiolab 8000A - perde para o 4311. Só na entrada de Phono é que os resultados são melhores no Audiolab, de resto o Denon leva a melhor!
• DAC/PRE Beresford Cayman SEG + Denon POA-3200 - este conjunto faz as Silver 8 cantar de outra forma, diga-se que a diferença não é da noite para o dia. Mas está lá.

Os pés são os SoundStyle Z2

MISSION 780SE


4x Monitor Audio Studio 20SE
Monitor Audio CC150
Marantz 7009
OPPO 95
SVS SB-2000
Tela DIY formato cinemascope, diagonal de 132''
Panasonic PT-AE8000

Este SVS SB 16 da uma alegria aos sistema que nem imaginas

SVS PB1000

SVS (SB2000)

Já agora, vou colocar as Q acoustic 3010 num quarto, para uma utilização nao mt constante.

Que acham do

Nobsound NS Pro Hifi DSP 100w ( 50wx50w) para alimentação das mesmas?

Será mais para utilização bluetooth

FONESTAR STV638N

Auralex Mopad


TV: Samsung PN60E550
Som: Laterais - Monitor Audio MR4, Central - Monitor Audio MRC, Traseiras - Monitor Audio MR2, Subwoofer - BK Gemini II
AVR: Pioneer VSX-521-K
Entretenimento: PS4, Nvidia Shield.

Klipsch R-115SW


Colunas Qacoutics 3010,3020,3090


LG Oled 55C7V
Q Acoustics Q 3010i + Q 3060 + Q 3090i


Optoma HD142X

WHARFEDALE DX1 SE (Subwoofer, Central, Surround e em breve In Ceiling)
QACCOUSTICS 2030 (Frontais)

- TV Samsung UE49MU6505

- Leitor DVD Philips DVP2800

- Amplificador Yamaha RX-V371 HD

- Colunas Yamaha 5.1 NS-P285 / Sub activo

- Telefone Siemens Gigaset A160

- Modem Zon Hub Wireless

- WebCam Microsoft HD-3000


- Apple TV


SVS pb13-ultra

LG 55C7

PANASONIC TX-55EZ950E

TV LG Oled A7 55
Pioneer Vsx 531
Ps4 Slim
Mi Box
Amiko Hd 8150 Satelite
Colunas: Jbl Studio 230
Frontal: Jbl Studio 235c
Satelites Wharfedale Diamond 10 SR

TV - LG OLED 55B7V
Amplificador - Pioneer VSX-819H
Leitor Blu Ray - Pioneer DBP-150
Leitor DVD - Sony DVP-S725D

Colunas - Monitor Audio MR4,MRC,MR2
 
Última edição:
Mesmo após leitura do artigo que só me veio confirmar algumas opiniões ,continuaria ,no estado actual das coisas ,a apostar num Plasma como televisão.
 
E porque é que as pessoas se habituaram a deixar de fora os CRT? :) Maior fiabilidade, menor preço, nenhum arrastamento, boa qualidade de imagem, não queima imagens na tela (confesso que desconhecia esta!)...... maravilha :D
 
Strakata disse:
E porque é que as pessoas se habituaram a deixar de fora os CRT? :) Maior fiabilidade, menor preço, nenhum arrastamento, boa qualidade de imagem, não queima imagens na tela (confesso que desconhecia esta!)...... maravilha :D
True.
Mas são cá uns monos....:D
 
Atenção que se está a falar de televisões e não de monitores! O único problema dos CRT é mesmo serem grandes (e quem tem dinheiro para comprar um Plasma/TFT também tem uma casa suficientemente grande para acomodar um CRT ;) ) mas acima de tudo o facto de não serem novidade.
 
Strakata disse:
Maior fiabilidade, menor preço, nenhum arrastamento, boa qualidade de imagem, não queima imagens na tela (confesso que desconhecia esta!)...... maravilha :D

Certo, errado, certo, certo, errado.
De facto têm melhor fiabilidade, actualmente é mais barato produzir um tft ( enquanto ñ despacharem os stocks os preços ñ vão baixar... há que fazer render o peixe), qualidade de imagem, fiabilidade de cores imbativel e tempos inferiores a 1ms mas a imagem de facto tb queima..... já me passou um crt de 19" pelas mãos onde estvam marcados os contornos das janelas do programa.... vinha de um helpdesk.... até se lia o que estava lá escrito.
 
Desculpa lá mas se fosse regra os CRT sofrerem desse problema de imagem queimada então 90% dos monitores do mundo tinham a barra de tarefas e um "Iniciar"/"Start" gravados em baixo. Não é isso que acontece.

Quanto ao preço, o que me interessa é o preço a que eu compro os aparelhos e não o preço a que eles são produzidos. Assim sendo, vou ali à Worten e um TFT/Plasma custa os olhos da cara quando comparado com um CRT de tamanho equivalente. Bem.... comparar Plasmas com CRTs é complicado porque as dimensões do 1º quase começam onde acabam as dimensões do outro. Mas com TFTs a diferença ainda é mais que óbvia.
 
grandenaboverde disse:
tou a pensar comprar um TFT mesmo por isso, cada vez tou pior dos olhos.. :(
Acredita que os teus olhos nunca mais serão os mesmos ;)

A melhor compra que alguma vez farás (não sei se está bem escrito).
 
Bas ppl.

Acedita ke é verdade, acerca de 1 ano comprei um tft sony 17" e para já não o troco por nada. :009:
Já existem bons tft's a excelentes preços.
Existem crt's ke tb não são maus, é certo.

Cumps
 
Taf.... em uso comum claro que ñ ficam marcados. Mas tipo estar um monitor 8h por dia sempre com a imagem fixa, tipo... bancos. Epá, ñ há crt que resista por muito bom que seja. E quanto ao preço.... enquanto ñ despacharem os stocks existentes nunca vais ver tfts mais baratos que crts, aliás, eu ñ falei em compra... falei em fabrico ;)
 
E os fabricantes que vendem TFTs e não CRTs (LG?), porque é que não baixam preços se não têm stocks de CRTs? Felizmente o mercado é bastante concorrencial por isso se alguém estivesse a fazer preços inflacionados rapidamente passava a vender 0.

Quanto aos CRTs ficarem ou não com a imagem queimada, acho que não deves pegar num ou noutro monitor em concreto e generalizar a toda a tecnologia CRT.




PS: Mas isto já é muito offtopic, apenas falei nos CRT porque às vezes a malta tende a esquecer que eles ainda são a melhor alternativa para vários casos :)
 
Back
Topo