Longhorn VMware mais rápido que XP real !!

blastarr

Power Member
Isto promete.
No seguimento da instalação no Ubuntu (thanks, Metro), decidi ver como se comporta o Longhorn no VMware 5...
Qual não é o meu espanto qd vejo a instalação ficar completa em menos de 10 minutos (o XP não emulado demora entre 15 e 30 minutos, dependendo de ter ou não Raid 0) e, após a instalação do VMtools, ver o interface com a skin habitual do windows correr tão suave como a do XP real !!
O WinFS, como podem ver na shot, está a funcionar bem (pode-se desligar, pois há quem tenha problemas com memory leaks), tal como a net e o som.

Para uma alpha preview com quase um ano diria que está muito bom, esperemos pela próxima build, na WinHEC do fim deste mês ;)

 
Pois, Raid 0 com mais discos ou Norton Ghost e Raptors, tb posso fazer isso. :P

Isto n é uma thread para vangloriar o q eu ou tu temos, mas sim para demonstrar que o Longhorn é rapidíssimo mesmo numa early alpha emulada dentro do XP SP2.
 
Última edição:
Tenta instalar a alpha do LH numa maquina real. É mesmo muito rapido.

Não sei se essa build tem aqueles efeitos 3d activados, mas se tiver, abre o .vmx da VM com o notepad e espeta-lhe isto:

Código:
mks.enable3d = TRUE
svga.vramSize = 67108864
vmmouse.present = FALSE

Ficas com suporte direct3d e ainda podes correr um 3dmark. :D

Se te der problemas no LH, tira estas linhas.
 
Estás a falar do Aero ? sim, tenho, mas n dá para screenshots (acho q é alguma leak, pois aquilo bloqueia) e aínda está com baixa resolução, notam-se alguns aliasings e texture pop-ups nas barras.
Qd conseguir resolver, meto mais pics.

Recordo q esta build tem um ano...
 
Reparem como ele detecta o processador correctamente...
A RAM tb é bem detectada (aloquei metade da ram para esta VM)
Não sei se será apenas a string, ou o VMware consegue aproveitar algo mais do que o x86 básico (sei q a mboard emulada é baseada no i440BX, já tive uma real e sei q é um bom chipset)

nota: activar o aero envolve algum tweaking com o ficheiro sbctl.exe

 
Última edição:
E vocês ainda nem sequer tocaram na ponta do iceberg ....

Imaginem só um OS deployment system, hardware independent (ou seja, não limitado a uma HAL :eek: ) e WinPE com suporte VB LDAP e WMI (jazus)

OEMs e Enterprise Sysbuilders estão já todos de olho no Kit OPK do LH e no Virtual PC 2005 para os deployments em massa... (eu incluído :D )
 
Soem as trompetas...:



4151 3Dmarks !!!!
Isto é mais do que conseguia numa GF4 Ti4200 de 64mb com um athlon xp 1800+ palomino em default !!!

Isto num sistema host completamente em default (sem OC) e cheio de tralha, correndo numa alpha com um ano de idade de um SO q aínda não existe, emulada numa máquina virtual, renderizado numa placa gráfica virtual...

Estou RENDIDO.
 
Última edição:
blastarr disse:
Pois, Raid 0 com mais discos ou Norton Ghost e Raptors, tb posso fazer isso. :P

Isto n é uma thread para vangloriar o q eu ou tu temos, mas sim para demonstrar que o Longhorn é rapidíssimo mesmo numa early alpha emulada dentro do XP SP2.

por acaso, aqui leva 6 minutos a instalar o winxp sp1 de CD para um disco SATA 7200rpm :)

quanto ao longhorn, nao ia ser necessario "material" de ultima geração? mesmo em graficas etc.?
 
Eu estou a falar de instalação do SP2, com drivers e optimizações do SO, claro.
Se for uma instalação básica tb é num instante.
 
kazuza disse:
E vocês ainda nem sequer tocaram na ponta do iceberg ....

Imaginem só um OS deployment system, hardware independent (ou seja, não limitado a uma HAL :eek: ) e WinPE com suporte VB LDAP e WMI (jazus)

OEMs e Enterprise Sysbuilders estão já todos de olho no Kit OPK do LH e no Virtual PC 2005 para os deployments em massa... (eu incluído :D )


Eu prefiro demorar mais 10 mins a montar cada máquina, para depois não perder 10horas de volta dela.
 
Depois de mais uma experiencia com o Longhorn, desta vez emulado numa VM, estou em crer que o WGF será antes de mais, uma nova forma de programar os drivers das gráficas e menos o aproveitamento de capacidades n existentes no hardware SM2.0/3.0 existente hoje.
Isto para melhorar a estabilidade do SO e criar menos dependencias do mesmo em relação à "shell".
Uma espécie de evolução semelhante ao vídeo, que evoluiu do VFW para o WDM.
Isto é só uma suposição, claro.
 
Última edição:
Excelentes noticias.

blastarr:
Como culpado por teres descoberto o VMware devo avisar que isso é altamente viciante e que vais começar a ter sintomas como nervosismo, formigueiro nos dedos e insónias que só vais resolver com a instalação de mais uma distro ou mais uma voltinha nalgum SO que instalas-te. :D
O VMware 5 dá inclusivamente para fazer vídeos para demonstração:)
Não sei se já tinhas descoberto isso. Eu ainda não fiz isso mas é uma função nova da versão 5 muito util mesmo para tirar duvidas ou para mostrar algo.
 
:001: Sim, eu sei, e gravar em formato avi. ;)

Para além do Ubuntu e do CM10 já estou a instalar uma nova versão do Mandrake (10), e devo instalar uma versão do xp sp1 ou do 2000 para ver se corro o max payne 1 sem precisar do maldito patch da remedy q só estraga mais do q cura ;)

I'm hooked.

Qd saírem os dual-core... bem, aí é q vai ser correr satisfatóriamente VM's em simultaneo, talvez consiga correr o 3Dmark2001 no longhorn ao mesmo tempo q corro o max payne 1 num xp ou 2000...
 
Última edição:
Isso e' muito bonito nos vossos AMD64 3200+ e por aí a fora... Agora tentem la' instalar isso por exemplo num P4 Williamete a 1.7Ghz ou num Celeron@2400Mhz e depois digam-me qq coisa... (Ja' não falo nos CPU's abaixo de 1Ghz) Eu tive a infeliz ideia de instalar isso (Várias builds até dado k sou beta tester) em vários PC's... E demorei desde 15/20minutos num Prescott 3Ghz a mais de 8horas (SIM 8HORAS) num Celeron 667... Num Celeron a 2400Mhz ainda demorou pelo menos duas horas e qq coisa...

Nunca instalei numa VM, pode ser k seja mais rápido, mas realmente em CPU's recentes e' bastante rápido...
 
Talvez o VMware tenha optimizações para AMD64, numa das pics q postei acima, ele reconheceu correctamente o CPU mesmo "dentro" da máquina virtual.
AMD64 n é só mais memória mapeada, é tb o duplicar dos General Purpose Registers (tipo pipelines numa gráfica, grosso modo) disponíveis para as aplicações.
O código de 64bits ocupa mais espaço e dilui um pouco essa vantagem, mas notam-se melhorias mesmo assim.
 
Back
Topo