Evaristo - um bixo com 7 cabeças

dporem

Power Member
boas

eu ate a pouco tempo tentei instalar um programa xamado evaristo(versao 2.1) em linux atraves do tutorial desponiblizado no site do fabricante MEMÓRIA PERSISTENTE e correu td muito bem ate xegar à parte de fazer ./evaristo.sh e isto so me fazer "JDBC: Setting driver JDBC to default" e ñ faz mais nada, kuando devia arrancar a aplicacao.

ja tenhu o java e o postgree instalado

ajudem me please...
 
Última edição:
Deves ter de instalar qq coisa relacionada com as bases de dados isso na faq está (ou estava lá). A mim tb me aconteceu. Depois instalei o que pedia e resolveu.
:( pena que depois nunca funcionou por qq coisa idiota. Depois deixei de lado.
Eu instalei no MDK 10. Agora em Ubunto não sei como instalar isso mas os "mestres" daqui podem ajudar.


EDIT: Tentei instalar isto no Ubunto 5 mas creio que como mão tem o postgresql dicidi instala-lo. fiz o download mas acontece que após o ./configure pede o "gmake". já procurei e dá-me o Gnu make e isso tenho instalado.
Help....
 
Última edição:
Deves ter de configurar o driver de ligação à bd à pata, para ele saber a que tipo de bd te tás a ligar (oracle, mysql, postgresql, etc).
Just my guess, mas nunca experimentei o evaristo por isso ...
 
evaristo ja rula :) o bixo tinha mesmo 7 cabeças...
e agora para melhorar o unico utilizador ke nao abre o programa é o m16e ke eles pedem para ser criado.. de resto, root e os outros acedem na boa... enfim funciona.. vou fazer mais uns testes...
 
obrigado PsychoactivE, mas o objectivo é ser em linux, para ser completamente livre.

acrobat explica ai como fizeste, eu ja passei akele erro, agora aparece me "FATAL: IDENT authentication failed for user "m16e""", tou farto de pensar e procurar e ainda ñ xeguei a nenhuma conclusao...
 
dporem disse:
obrigado PsychoactivE, mas o objectivo é ser em linux, para ser completamente livre.

acrobat explica ai como fizeste, eu ja passei akele erro, agora aparece me "FATAL: IDENT authentication failed for user "m16e""", tou farto de pensar e procurar e ainda ñ xeguei a nenhuma conclusao...

Pois eu estou na primeira fase jdbc..... e dá erro nas linhas do script 32,33,34 e 37 :(

Ajuda precisa-se.
 
sigam este tutorial:
http://pcguia.xl.pt/pcg/0305/linux/100.shtml

e claro o tuturial e as faqs em:
http://www.memoriapersistente.pt/opensource/mp-biz/
(eu segui os dois)

Tenham em atenção que os outputs do script sao guardados em /home/user/tmp, num ficheiro .log , assim sendo a listagem dos erros vai pra lá, por isso a maior de voces pensa ke para no mesmo sitio mas como o scripts é grande e a unica coisa ke manda para o ecran é :"seting jdbc driver to default", parece ke o problema é do jdbc. No entanto pode nao ser...
assim sendo :

1- instalar o java (www.sun.com)
2- instalar o postgree(http://www.postgresql.org/)
3- instalar o jdbc(http://jdbc.postgresql.org/)

No tutorial da pcguia tenham em atenção a criação do utilizador no postgres e a base de dados do utilizador ke criaram no mesmo
depois disto e de seguirem os tutoriais vao ao script "evaristo.sh" e confirmem isto:

JDBC_DRIVER=/usr/share/java/postgresql-jdbc3.jar (vejam se o ficheiro jar ta mesmo lá e se os user têm premissoes pra o executar)

e isto:
EXT_JAR_DIR=/usr/java/jre1.5.0_02/bin/java verifikem ke a path está correcta



depois disto e ke me lembre a unica coisa ke falha é ke o m16e(utilizador ke eles pedem pra criar ) nao consegue aceder ao prog e berra como a vocês todos, o ke eu faço é correr o prog como root ou melhor ainda , com o meu user normal...



espero ter ajudado...

offtopic: dporem: olha ke ficas na rua... :D
 
Última edição:
acrobat fiz td o k tens no tutorial e isto ainda na funca...

offtopic: acrobat es tu k ñ dormes em casa a maior parte dos dias, ñ eu
 
Ola PsychoactivE, será que poderias dizer como é que fizeste para o por a funcionar em Win XP.
Sei que é um pouco offtopic mas como o tema está a ser discutido aqui...

Obrigado pela ajuda
 
Isto não funciona :004: .
aqui está o problema:
Exception in thread "main" java.lang.NoClassDefFoundError: while resolving class: com.m16e.mpbiz.MpBiz
at java.lang.ClassLoader.resolveClass0(java.lang.Class) (/usr/lib/libgcj.so.4.0.0)
at java.lang.Class.initializeClass() (/usr/lib/libgcj.so.4.0.0)
at java.lang.Class.forName(java.lang.String, boolean, java.lang.ClassLoader) (/usr/lib/libgcj.so.4.0.0)
at java.lang.Class.forName(java.lang.String) (/usr/lib/libgcj.so.4.0.0)
at gnu.gcj.runtime.FirstThread.run() (/usr/lib/libgcj.so.4.0.0)
at _Jv_ThreadRun(java.lang.Thread) (/usr/lib/libgcj.so.4.0.0)
at _Jv_RunMain(java.lang.Class, byte const, int, byte const, boolean) (/usr/lib/libgcj.so.4.0.0)
at __libc_start_main (/lib/tls/i686/cmov/libc-2.3.2.so)
Caused by: java.lang.ClassNotFoundException: org.xml.sax.SAXException not found in [file:./, file:./i18n/, file:/usr/share/java/postgresql-8.0-311-jdbc3.jar, file:/usr/local/m16e/evaristo-v2r1/lib/m16e-free-tools-v0r13.jar, file:/usr/local/m16e/evaristo-v2r1/lib/evaristo-v2r1.jar, file:/usr/local/m16e/evaristo-v2r1/lib/classes/, file:/usr/local/m16e/evaristo-v2r1/lib/datavision-0.8.1.jar, file:/usr/share/java/jre1.5.0_02/bin/java/jruby.jar, file:/usr/share/java/jre1.5.0_02/bin/java/MinML2.jar, core:/]
at java.net.URLClassLoader.findClass(java.lang.String) (/usr/lib/libgcj.so.4.0.0)
at gnu.gcj.runtime.VMClassLoader.findClass(java.lang.String) (/usr/lib/libgcj.so.4.0.0)
at java.lang.ClassLoader.loadClass(java.lang.String, boolean) (/usr/lib/libgcj.so.4.0.0)
at _Jv_FindClass(_Jv_Utf8Const, java.lang.ClassLoader) (/usr/lib/libgcj.so.4.0.0)
at _Jv_PrepareCompiledClass(java.lang.Class) (/usr/lib/libgcj.so.4.0.0)
at java.lang.ClassLoader.linkClass0(java.lang.Class) (/usr/lib/libgcj.so.4.0.0)
at java.lang.ClassLoader.resolveClass0(java.lang.Class) (/usr/lib/libgcj.so.4.0.0)
...7 more

Penso que instalei o java bem e fiz direitinho o que dizia na páqina deles mas agora não o encontra.
Podem ajudar.

thanx
 
Back
Topo