Programação de Jogos

KammutierSpule

Power Member
Oias a todos...

Isto nao é uma espécie de publicidade é mais uma espécie de informação.

Em portugal.. tb se fazem jogos :)
mas nao muitos pessoas :(

mas o que eu queria divulgar é se alguem aqui neste forum gostaria de programar jogos ou coisas gráficas
que se achegassem ao #coderspt e ao #gamedev
é lá que costuma tar ppl relacionado com game development

ficam aqui tb alguns links que podem ser interessantes...


http://www.truedimensions.net
http://extravaganzateam.planetaclix.pt
http://www.inercia.org/
http://www.g-lords.com/


Se tiverem dúvidas ...
ou até outra ideia qualquer digam...

xauz
 
Última edição pelo moderador:
Fazer jogos no nosso pais é perda de tempo. Como um hobi é interessante. Eu já fiz um jogo com + alguns grandas malucos e foi muito divertido. Ninguem tinha ilusões de conseguir vender aquilo por isso não houve muitos problemas quando nenhuma editora quis arriscar a vende-lo no nosso pais.
 
Originally posted by alcoolyte
Fazer jogos no nosso pais é perda de tempo. Como um hobi é interessante. Eu já fiz um jogo com + alguns grandas malucos e foi muito divertido. Ninguem tinha ilusões de conseguir vender aquilo por isso não houve muitos problemas quando nenhuma editora quis arriscar a vende-lo no nosso pais.

Então... podemos vê-lo? :)
 
Não porque parte dele já foi apagado do disco, o resto tinha de ser adaptado e dava muito trabalho.

Estou a pensar adaptá-lo para java3d mas agora não tenho tempo. Depois nas ferias vou ver se arranjo tempo para fazer alguma coisa.

Aceitam-se ajudas não remuneradas. ;) Ou voces só pensam em jogar, e fazer nada. :D
 
perda de tempo

será mesmo perda de tempo....
... então diz-me onde é que o ppl que só joga jogos ganha tempo... que eu nao estou a ver bem....

programar jogos é umas das áreas mais dificeis de programação...
se há pessoas que programam ''jogos'' por hobie e divertem-se tanto como jogar um jogo... então nao é perda de tempo... au menos estão a aprender alguma coisa util.. que podera ser precisa alguma vez....

... talvez em portugal.. seja ainda dificil fazer jogos comerciais... mas como portugal está sempre atrazado nao sei quantos anos em relação ao rsto do mundo.. segundo os politicos... é bom que nos comecemos a preparar para fazer alguns joguitos.. pk já passaram muitos anos desde que os primeiros jogos comerciais começaram a ser feito...

bye ppl
 
"programar jogos é umas das áreas mais dificeis de programação...
se há pessoas que programam ''jogos'' por hobie e divertem-se tanto como jogar um jogo... então nao é perda de tempo... au menos estão a aprender alguma coisa util.. que podera ser precisa alguma vez.... "


Mais difícil... talvez, mas de certeza que é muito diversificada:
  • Computação Gráfica
  • Inteligência Artificial
  • Simulação fisíca
  • Optimizações de código (implica conhecer em certo grau a arquitectura, sobretudo nas consolas)
  • programação em geral
  • Algoritmos
  • etc.. (talvez :D)
Também acho que vale a pena, quanto mais não seja com o que aprendes com isso :001:
 
É perda de tempo.

Só mesmo por gozo pq para vender o melhor é fazerem o jogo em english e mandar um mail para uma das editoras americanas. Depois quem sabe, pode ser que um dia apareça em Portugal.

Ou então usar o sistema do Quake1 e do Doom. Lançar um primeiro episodio de graça e vender depois por download e cartão de crédito.

O nosso pais não é assim tão atrasado, o problema é que somos um país pequeno demais para se fazer jogos só para aqui.

O problema está na capacidade das editoras portuguesas de lançar um produto com as exigencias de um jogo de computador, como voces já devem ter entendido é uma coisa bastante complicada ;)

Senão é assim mostrem-me demos de jogos de computador feitos por Portugueses, com alguma qualidade que rivalize com os outros jogos.
 
Oias .. concordo contigo em alguns aspectos.. realmente PT não é um país em que tu possas fazer Jogos Exclusivamente em PT....
mas tb ninguem te obriga a fazer exclusivamente em PT :) ... se os jogos fossem só para vender em PT então... realmente.. teriam de ser os tais jogos didáticos... a lá Porto Editora.. para ter algum lucro.. mas mesmo assim nao sei se os ''normais'' tb venderiam...

Fazer jogos para o estranjeiro tb é dificil... e já não falo para consolas.. que é o piorio
no entanto tb temos de ver a questão de patrocínio....
caso não saibam.. o programa 3d Studio Max.. usado para modelar 3d custa mais de 400 contos.. (e nao sei quanto em euros :) e antes de mandar jogos a uma editora é bom se calhar ter as coisas +- bem reguladas ... se bem que há tb editoras que se encarregam dos custos todos do projecto... claro que o lucro final para a equipa :))) vai andar muito proximo do nada ....

Há outras possiblidades.. Há editoras online... que vendem os teus jogos... cerca de 2000$ cada um no maximo para ai... e estas aceitam praticamente todos os tipos de jogos.. desde Pongs a Tetris a 3d...

para finalizar .. em PT temos alguns jogos a serem desenvolvidos como ja tinha dito... ... os screen shots ficam mais para adiante....

(esperem por uma demos nos CD's das revistas nos próximos tempos :)))

byeee
 
Uma vez ouvi falar de um jogo português em 3D ao estilo de GTA, até vi uma imagem de um boneco num carro perto do Marquês de Pombal. Sim era mesmo em Lisboa, meteram a cidade em 3D num jogo.

Mas já vi isso á muito tempo a não me lembro do nome nem encontro informação sobre isso em lado nenhum, portanto só posso pensar que era mentira e a imagem era montagem. Pensando bem, se os Portugueses conseguissem fazer um jogo assim como o GTA isso era logo novidade MUNDIAL :) ou pelo menos bastante divulgado.

Será que alguem tambem viu ou ouviu falar disso? Ou será que eu fui enganado? :(
 
Eu acho que a melhor maneira de fazer um jogo, digo eu isto sem experiência nenhuma atenção, é fazê-lo em inglês e depois divulga-lo. Possivelmente primeiro uma beta free e depois a versão completa pelo Steam, por exemplo. Se alguma vez me metesse no negócio, eu faria assim. Tudo online.
 
Eu acho que a melhor maneira de fazer um jogo, digo eu isto sem experiência nenhuma atenção, é fazê-lo em inglês e depois divulga-lo. Possivelmente primeiro uma beta free e depois a versão completa pelo Steam, por exemplo. Se alguma vez me metesse no negócio, eu faria assim. Tudo online.


Apesar de programação ser uma area em informatica que menos aprecio, tenho em mente que se, se continuar a pensar que em portugal nao dá, e dificil, bla bla bla... nunca se vai a lado nenhum, para se ter uma coisa... as pessoas teem de se mexer, de lutar por ela... e nao esperar que apareça... 1º podia-se ir fazendo algo, como hobbie e sem pressas, depois inovando...

alem disso para se desenvolver uma game, nao e so programacao... á a parte tb mto importante, a parte grafica... e outras... e nessas ja me interresso.

A ideia que tenho em Mente é Criar "um jogo" que tivesse conectividade há internet (ou seja, entre outras coisas ia ser necessario um servidor , mas acho que isso era o menos) mas isso ja era uma maneira de divulgacao... Nem que se desemvolve-se um game tipo Race online ... (estilo players Vs players) quem ganhase, ganhava "Gito" que podia gastar a equipar o seu bolide... Bem acho que pelo menos dei a minha opiniao e ideia... Se ouve-se programadores interressados e ou pessoas interressadas... devo estar a sonhar, mas se nunca se tentar nada, acho que é pior ainda... o youtube nasceu do nada e agora e o que... a microsoft... etc etc...

PS: Detesto jogos java ou algo do tipo... acho que isso e mm a portugues... pouco trabalho, e nada de inovador... se, se vai fazer uma coisa.. que ela seja inovadora... senao esta-se sempre atras dos outros!


PS: Agora nao me recordo do link, mas sei e li um jogo criado em portugal, era de estrategia (estilo Age Of Empires) mas na epoca medieval, e ate foi comercializado, quando me lembrar do link ou perg ao meu prof eu meto aqui ^^
 
Última edição:
Há um Portugues que ta a trabalhar na Crytek (ou esteve..) que fez uma demo mt porreira.. nao me recordo o nome mas foi na altura em que saiu o Far Cry... mas o que eu queria relembrar com isto é que se pode ganhar a vida com isso... é preciso é que se seja bom o suficiente para isso, e claro.. nao pensar negativamente como um Portugues...
 
Há um Portugues que ta a trabalhar na Crytek (ou esteve..) que fez uma demo mt porreira.. nao me recordo o nome mas foi na altura em que saiu o Far Cry... mas o que eu queria relembrar com isto é que se pode ganhar a vida com isso... é preciso é que se seja bom o suficiente para isso, e claro.. nao pensar negativamente como um Portugues...

.
.. nao pensar negativamente como um Portugues...

pois e o post deste membro aqui em baixo revela tudo isso... é mesmo a portugues ler post, nao se interressar, nao querer saber, nao dar a sua opiniao, mas ter que dizer alguma coisa,mesmo que nao seja nada de jeito, e que nada tenha haver com o tema em questão...

?
Mas que desenterranço brutal foi este?
 
Quem estiver interessado nisso pode começar com um projecto Open Source e depois logo se vê onde vai parar, até pode ser que alguém lhe pegue se o Projecto tiver qualidade ou até mesmo pegar no pessoal que trabalha nesse projecto. Há por exemplo o SourceForge que é uma grande comunidade de open source e tem lá bastantes exemplos disto mesmo...
 
ainda hj houve uma conferencia no IST sobre as empresas de jogos em portugal...

pelo que percebi, assim de uma maneira generalizada até ha algumas empresas em portugal a dar bons passos no sentido do desenvolvimento de jogos...sao empresas cuja idade ronda o ano e meio, 2 anos e trabalham mais na onda dos casual games...mas nao devem dizer que nao ha, em portugal e que ainda nao se criaram as condiçoes pa se desenvolverem harcore games (entenda-se aquilo a que chamamos "jogos no verdadeiro sentido da palavra")...
 
Acho que o maior sucesso nacional em termos de jogos deve ter sido o Paradise Café no spectrum, um jogo "Pimba".

A Ydreams desenvolveu um jogo para tlm muito mediatizado, em que o jogo decorria de acordo com a localização geografica do tlm.
 
Programação jogos!?

Boas, Procuro possiveis progamadores/as de jogos, estilo MMORPG! Possuo conceitos novos e ideias para um jogo, mas ainda sou iniciante na programação! fiquem bem.
 
Como esperas fazer um MMORPG se ainda és iniciante em programação? Quando muito fazes uma história, um sistema de pontos para as skills, health points, money, mas coisas muito básicas! Tipo linha de comandos! A não ser que sejas o criador e pagues aos tais "programadores/as de jogos" para te fazerem o jogo :D!

Thread desenterrada...again...
 
Back
Topo