Google duplica capacidade de armazenamento do Gmail que continua em beta

RavenMaster

Power Member
"O Google decidiu comemorar a passagem do primeiro aniversário de existência do Gmail duplicando a capacidade de armazenamento das suas caixas de correio para os 2 GB. O serviço continuará oficialmente em versão beta e o acesso ao mesmo reservado apenas a “convidados” - ao contrário do que se chegou a especular nas últimas semanas.

Os responsáveis do Google recusaram-se a precisar quando é que o estatuto de versão experimental do Gmail poderá mudar, mas confirmaram que pretendem manter uma versão gratuita do serviço, embora o acesso pago também seja uma opção.

Entretanto, os utilizadores do Gmail poderão continuar a usufruir da larga capacidade de armazenamento das suas caixas de correio que ainda poderá vir a ser maior. "O nosso objectivo é fazer com que o armazenamento deixe de ser um problema para os nossos utilizadores", afirmou Marissa Mayer, directora da área de produtos Web de consumo no Google, citada pela Associated Press.

Quando o Google apresentou o Gmail, os seus principais rivais Yahoo e Microsoft ofereciam apenas 4 megabytes e 2 megabytes de capacidade de armazenamento, respectivamente. Entretanto as capacidades das caixas de correio do Yahoo Mail e do Hotmail aumentaram para os 250 MB.

Já na semana passada, e antecipando-se à presumível disponibilização do Gmail em regime geral, o Yahoo fez saber que os utilizadores do seu serviço de correio electrónico poderiam usufruir, gratuitamente, de 1 GB de capacidade para guardarem as suas mensagens e todos os ficheiros anexos a partir do dia de hoje (ver Notícias Relacionadas).

Tanto o Yahoo como a Microsoft disponibilizam 2 GB de capacidade aos utilizadores mediante uma subscrição anual de 20 dólares. "

fonte
 
destr0yer disse:
2 GB é bué :wow:

Eu não sei de onde eles tiram o guito para compra de tantos discos rígidos!

Apesar de eles te darem 2 GB de quota, não quer dizer que tenham condições para suportar-los se todos os users tiverem a quota cheia, o que certamente nunca vai acontecer ;)

Ninguém te impede de criares um serviço idêntico ao Gmail, dares 5 GB de quota, grátis, teres 100 users activos e só teres um disco de 40 GB, quando na realidade para conseguires suportar os 5 GB (para cada user) tinhas que ter discos com uma capacidade total de 500 GB, o que dúvido que fosses ter.

Isto é tudo um pouco psicologico. "Ena pá, tenho 2 GB de quota no e-mail!"

De qualquer maneira, não quero dizer com isto que o Gmail não tem capacidade para supotar os 2 GB a cada user, mas é só o meu ponto de vista.

Um abraço :)
 
Última edição:
destr0yer disse:
2 GB é bué :wow:

Eu não sei de onde eles tiram o guito para compra de tantos discos rígidos!

Há cerca de 4 anos que têm capacidade para garantir esses 2GB a cada cliente actual. E provavelmente continuarão a ter essa garantia quando lançarem o serviço.

Por curiosidade, as vossas caixas de correio estão replicadas em 5 locais diferentes.
 
Tafinho disse:
Há cerca de 4 anos que têm capacidade para garantir esses 2GB a cada cliente actual. E provavelmente continuarão a ter essa garantia quando lançarem o serviço.

Por curiosidade, as vossas caixas de correio estão replicadas em 5 locais diferentes.

5 locais?? isso significa q na pratica, uma conta de 2Gb esta a ocupar 10Gb??
(nao sera mt??.)
 
rds.. uma conta de 2gB nao quer dizer que tenha 2 Gigas... ;)

é uma questao de cotas,logo nao implica ocupar 10 gigas :P
_zZz_
 
rds disse:
5 locais?? isso significa q na pratica, uma conta de 2Gb esta a ocupar 10Gb??
(nao sera mt??.)

não estás sintonizado na escala correcta. Quando se menciona o Google tem que se ajustar a escala em 4 zeros.
 
o gmail tem um sistema de indexamento de msgs mega à frente...do genéro...imaginem mails duma mailing list...há n gajos a receber isso...o gmail não armazena n cópias, armazena cópia de uma e através de mecanismos marados mete uma espécie de ponteiros nas vossas inboxes para essa msg...assim consegue poupar grande espaço...quem diz este truque diz outros que devem haver
 
Eu ando a tentar encher as minhas mailbox's do gmail :P
Uma tem cerca de 300MB de mail e a outra tem 71MB :S
AGora com 2GB vai lá vai :\ tenho q arranjar outra fonte de emails :)
 
fap disse:
o gmail tem um sistema de indexamento de msgs mega à frente...do genéro...imaginem mails duma mailing list...há n gajos a receber isso...o gmail não armazena n cópias, armazena cópia de uma e através de mecanismos marados mete uma espécie de ponteiros nas vossas inboxes para essa msg...assim consegue poupar grande espaço...quem diz este truque diz outros que devem haver

ora ai ta uma coisa q desconhecia.....quer dizer, qd o ppl faz foward, nao esta a mandar a msg, mas sim a mandar um ponteiro (qd é de gmail, pa gmail)..isso é mta bem pensado... :)

Tafinho, fiquei na mma!?!? quer dizer, qd falamos de google, temos que pensar a uma escala maior, tipo, ca (em portugal) ter 100 computadores, pa eles é pco, que devem ter pra ai umas dezenas de milhares, mas o porquê de guardar a msg em 5 locais distintos??pk teem mt espaco, e querem ocupa.lo? nao faz mt sentido...se fosse 3 vezes, ainda percebia (tipo backup do backup, perfeitamente aceitavel, agora backup, do backup do backup e do backup, é que nao percebo...)
ps: espero nao tar a ser chato, mas gostava de perceber um pco mais sobre isto
 
Vi isto no Osnews:

Google: A Behind-the-Scenes Look
http://www.uwtv.org/programs/displayevent.asp?rid=2459

É a apresentação de uma pessoa do Google de como é que funciona aquela "máquina".

Fala de varios aspectos. Hardware, GFS, replicação, de como funciona a pesquiva, os varios produtos do google, de como estão organizados os trabalhadores, etc.

No slide do GFS, diz que cada "chunk" está replicado em 3 maquinas. Não usam Raid nos discos.

Interessante, que a nivel de hardware, há pouca redundancia. Por exemplo, os servidores não têm fontes redundantes e quando eles construiam os proprios servers, cada 4 computadores estavam ligados a uma unica fonte. Não usam Raid nos discos.
A falha de um server é um acontecimento insignificante.

Não faço mais spoilers. Vale a pena ver.
 
Última edição:
Back
Topo