Guia Reparar um Leitor de CDROM / DVD ou Gravador!!! - Fotos inside

DeepSnoozer

Banido
Disclaimer:

Não me responsabilizo por qualquer tipo de Danos causados nos vossos aparelhos.
Contudo se seguir á risca os meus conselhos e as minhas advertências não deverão ter qualquer tipo de problema :p

Thnks Chip ;)




Ora aqui temos o nosso CDROM, neste caso um Combo DVD e Gravador de Cd's.


Para começar, temos que ter a tray aberta, podemos abrir de duas formas.
A primeira: podemos tirar o CDROM do nosso computador com a bandeja aberta ou...
Temos um orificio de emergencia para os cd's encravados lá dentro, basta meter um Clip e ela abre sem esforço...



Debaixo da unidade temos 4 Parafusos, isto pode mudar de Unidade para unidade (de marca para marca), mas geralmente é sempre assim..., tiramos os parafusos com a chave indicada, temos que ter cuidado para nao os danificar...





Temos então o plastico frontal que contem o botão de eject e mais 2 ou 3 coisas..., este plastico sai pressionando umas patilhas de plástico que temos em cima e nos lados da unidade, ela sai sem nenhum esforço..




Ao chegar ao fim da tray ela encrava na tampa que diz "DVD" no meu caso tambem diz Liteon que é a marca do meu Gravador de CD's.



Para tirar esta tampa basta pressionala para Cima, ela sai , é uma tampa de encaixe.


Agora já podemos retirar o plastico sem problemas.



O Resto da unidade esta preso por uns ganhos de plastico á tampa superior, noutas unidades têm um parafuso... voçês têm que descobrir como se separa a tampa de cima do aparelho em si...




Aqui temos a carcaça do CDROM..., podemos ver as 2 rails por onde a lente anda para traz e para a frente..., a tray de plastico completamente aberta, o motor e o apoio por onde aquele buraco do CD encaixa...






A Bandeja (Tray) nao sai se puxarmos, ela tem um travão para evitar que ao ejectarmos o CD caia a Tray no chao eh eh eh, para isso basta pressionar as patilhas de plastico para o sentido correcto e de seguida ela sai...



Agora temos espaço suficiente para nos mexermos..., esta é a lente, vêm o quanto suja está? apesar de estar assim tão suja ela fuciona ... mesmo assim podemos limpala...


No topo do motor econtramos o apoio do CD, este terá que tar limpo tambem...


Para verificarmos se o motor está em bom estado e não está empenado, podemos puxala ligeiramente para cima, e rodala de um lado para o outro, podemos sentir se está tudo bem preso e se roda sem problemas.



Vamos então limpar a lente, usamos um cotonete sem qualquer tipo de abrasivos ou alcool, podemos pressioanr com força para a frente e para traz... a lente está solta, presa apenas por uns apoios magneticos, em funcionamento a lente anda para a frente e para traz, para Focar no CD, porisso é que ela está ligeiramente solta.


Aqui temos as engrenagem que fazem a tray andar para traz e para a frente..., no meu caso nao estão assim muito sujas, mas convem limpar visto que vamos limpar o cdrom todo...



Esta parte é muito imporante... depois de termos o nosso cdrom limpo podemos verificar que existe umas engrenagem que puxam o apoio da lente e do motor para cima e para baixo..., temos que as meter na posição para baixo, e só ai é que podemos meter a Tray para dentro...


A tray entra normalmente sem problemas, podemos ouvir um "click" das presilhas a encaixarem bem...


Podemos entao meter a tray toda para dentro. e verificamos que o motor e a lente sobem, nesse caso a tray prende e nao volta a sair, podemos pressionar o mecanismo assinalado com um "O Vermelho" nas fotos acima, para libertar de novo a gaveta se assim o desejarmos...


Podemos montar o aparelho á tampa superior, fazendo o movimento inverso...,


nao esqueçendo dos promenores (isto é muito importante).


depois montamos a tampa de baixo... e metemos os parafusos


Encaixamos a tampa da frente, sem qualquer problemas...


E Voila temos o nosso cdrom pronto e sem sobrar uma unica peça...






Ah ah, enganei-vos, falta só a tampa da frente, abrimos o CDROM ou usando um CLIP ou usando a energia do vosso computador, e encaixamos a tampa, ela encaixa de cima para baixo, deslisando... e sem qualquer esforço...


E agora sim, um CDROM limpo e de boa saúde.
 
Última edição pelo moderador:
Ja agora peço desculpa os erros, mas é k sao 3 da manha e eu tava so mm a postar aqui enquanto isto gravava um dvdzito...

só quero dizer k estou mto orgulhoso desta limpeza, só n compreendo porque é que nao fiz isto antes...
 
obrigado por partilhares essa experiência e "tutorial", fizeste isso com um gravador SL ou DL? (não sei se os 2 são iguais por dentro, duvido).
 
tenho aqui um leitor de cd rom que ás vezes le e outras não, como é que faço para ele funconar normalmente? se alguém tiver solução sff :D
 
Ja agora eu tambem tenho um problema com o meu gravador de cds da samsung que e a drive quando esta sem cds a porta não abre empanca como se tivesse alguma coisa a prende-la so a cacetada e que ela abre mas se tiver um cd la dentro ja abre bem.
Se alguem me poder ajudar agradecia porque ele ja esta assim a +- 2 anos :sad:

Fiquem bem ;)
 
bomb disse:
Ja agora eu tambem tenho um problema com o meu gravador de cds da samsung que e a drive quando esta sem cds a porta não abre empanca como se tivesse alguma coisa a prende-la so a cacetada e que ela abre mas se tiver um cd la dentro ja abre bem.
Se alguem me poder ajudar agradecia porque ele ja esta assim a +- 2 anos :sad:

Fiquem bem ;)

segue o meu tuturial
 
Uma sugestão:

inclui um disclaimer no início do tutorial a indormar que ao fazer isto se pode danificar irremediavelmente o gravador e como tal o utilizador deve assumir toda a responsabilidade por qualquer dano causado.
 
é mesmo verdade...90% dos leitores\gravadores avariados que ja me passaram pelas maos...arranjei os a todos dando uma limpeza aqui e ali e montando tudo novamente :D
 
axo que o meu leitor d DVD está a precisar que eu lhe faça isso, cada vez que coloco lá um cd ou dvd ele automaticamente volta a sair!!!!
 
Boas ppl preciso de ajuda não consigo tirar a gaveta do meu samsung o sistema de encaixe e diferente do que esta nas fotografias, se alguem me poder ajudar agradecia ;)
 
Back
Topo