Ajuda - Literatura de C++

Shakawkaw

Suspenso
Estou a ver a minha vida a andar para trás... :(
Como mudei este ano de curso para informática estou com o curriculo completamente fragmentado estando inscrito em 2 cadeiras de 3º ano com muitas a ficarem para trás...
A questão é que por pressões de empresas, estas duas cadeiras serão dadas este semestre com uma certa dose de C++. Em nenhuma delas vamos dar C++, mas sim usar C++ nos projectos. Numa das cadeiras (Engenharia de Software) o professor das práticas tentou dar um resumo de C++ em 2 horas, mas enquanto fez paralelismos com C ainda fui apanhando (esta eu sei) mas depois começou a faze-los com Java e já não pesquei nada (este não sei).

Após este palavreado todo a simples questão é que preciso de aprender C++ em pouco tempo, tendo bases de C mas sem bases nenhumas de linguagens OO. Era bom uns tutoriais na net, e gostaria de arranjar um livro que fosse muito bom (tipo o que o "C Programming Language" é para o C).

Que aconselham?

Thx

P.S. - O palavreado todo em cima é muito um desabafo... tou mesmo na m**** com isto e com 6 cadeiras dificeis para fazer este semestre... :(
 
  • The C++ Programming Language (3rd edition), Bjarne
    Stroustrup, 1997.

O "melhor" livro que por ai anda, (mas não o compro por ser em english e nesta altura do campeonato não vale a pena :sad: ) escrito pelo próprio criador da linguagem, tem + de 1000 páginas :wow:

  • Programação com Classes em C++, …, 2003.
Eu tenho este, é em português, É excelente e é de autoria pelo meu professor de Prog. 1 e Prog. 2, Pedro Guerreiro, FCT - U. Nova De Lisboa, se quizer posso te arranjar este livro (existem pilhas à venda aqui na FCT) :001:
  • STL Tutorial and Reference Guide, David Musser, Gillmer
    Derge, Atul Saini, 2001.
  • Introduction to Algorithms, Thomas H. Cormen, Charles E.
    Leiserson, Ronald L. Rivest, Clifford Stein, 2001.
  • Object-Oriented Software Construction, Bertrand Meyer,
    1997.
  • Elementos de Programação com C, ..., 2001.

Os outros são mais desconhecidos, mas fica aqui mesmo a listagem:001:

espero ter ajudado :)

o professor das práticas tentou dar um resumo de C++ em 2 horas

fdz... já tive 2 horas de teoria de P2 e só deu-se uma "gota dágua" :wow:
P.S. - O palavreado todo em cima é muito um desabafo... tou mesmo na m**** com isto e com 6 cadeiras dificeis para fazer este semestre...

Como eu compreendo-te, tenho "apenas" 4 cadeiras, mas dificeis a mesma, e ainda com 5 horas por dia queimados em viagens :die: pois é não vamos nos ver muito a matar no FragLider :(
 
Última edição:
Shakawkaw, estás tramado :P com tão pouco tempo para aprender c++ e saltas logo para projectos com Eng. software á mistura.
O unico livro que tinha aqui em casa era um em Português dum professor do ist.
Vou ver se tenho algures aqui para casa tutorials ou livros em formato digital.
Já agora, não andavas á procura de livros de c++ na bertrand ou ***** do forum almada este fim de semana?
 
destr0yer disse:
* Programação com Classes em C++, …, 2003.

Eu tenho este, é em português, É excelente e é de autoria pelo meu professor de Prog. 1 e Prog. 2, Pedro Guerreiro, FCT - U. Nova De Lisboa, se quizer posso te arranjar este livro (existem pilhas à venda aqui na FCT
Eu não aconselho esse livro, não gosto nem um bocado dele. Só o tenho em casa porque a única bibliografia que se podia levar para o exame era o livro dele, e não podiam ser em fotocópias, tinha de ser o original.
 
Obrigadão a todos pela ajuda... :D

destr0yer disse:
Como eu compreendo-te, tenho "apenas" 4 cadeiras, mas dificeis a mesma, e ainda com 5 horas por dia queimados em viagens :die: pois é não vamos nos ver muito a matar no FragLider :(

Pois, eu também perco um bom tempo em viagens e sei o exaustivo que é, e só demoro ai 2h30, imagino como deve ser para ti... :(
quanto à fraglider por enquanto está mesmo posta de parte totalmente... pode ser que quando voltarmos já não tenham os servers tão lagados... ;)


NoMercy disse:
Shakawkaw, estás tramado :P com tão pouco tempo para aprender c++ e saltas logo para projectos com Eng. software á mistura.

Pois, eu sei... já estive a ver e apesar de me parecer uma cadeira muito interessante vai ser muito complicada. Ainda para mais com as outras: AMI, AMIII, MD, IA, ASA e ES... :S

NoMercy disse:
Vou ver se tenho algures aqui para casa tutorials ou livros em formato digital.
Já agora, não andavas á procura de livros de c++ na bertrand ou ***** do forum almada este fim de semana?

Não, não era eu... preferi perguntar primeiro a quem soubesse para não me enganar... :D


Nazgulled disse:
http://www.cprogramming.com/ - Do melhor que há para C++... ;) Se tiveres problemas, usa os forums deles.

Parece muito bom... este fds já tenho com que me "entreter"... thanks... ;)

De qualquer maneira se souberem mais ou arranjarem acetatos ou materiais de apoio postem aqui sff. Quanto mais alternativas melhor... :D

mais uma vez, obrigadão pela ajuda

[[[]]]
 
Aconselho o Thinking In C++ do Bruce Eckell. Podes obter uma cópia electrónica aqui.

Acho-o bastante bom mesmo para quem não perceba nada de OOP. Foca mais a linguagem e os conceitos OOP do que as bibliotecas standard do C++ .
 
O do heckell é muito bom.
O do Pedro Guerreiro nao ensina muito programaçao com classes e a resolver problemas com prog por objectos, ensina a usar as classes que o homem fez.... nao gostei nada do livro...
 
Thinking In C++ e o Thinking in Java do Bruce Eckell são os melhores livros sobre programação com objs que já vi. Aconselho mto mto mto.. foram feitos durante mto tempo e estão super documentados.
 
genecom disse:
Thinking In C++ e o Thinking in Java do Bruce Eckell são os melhores livros sobre programação com objs que já vi. Aconselho mto mto mto.. foram feitos durante mto tempo e estão super documentados.

Tens toda a razão.
Se bem que o the c++ programming language complementa muito bem o do eckel.
Mas n há dúvidas que o gajo sabe explicar linguagens OO :D

Quanto aos livros da FCA, são todos a mm m**** já o Linguagem C, do Damas é uma palhaçada autêntica
 
Back
Topo