Ubuntu

kidloco

Power Member
Bem...lá desencantei um G4 a mais aqui no trabalho, e enfiei-lhe o Ubuntu optimizado para power PC. Nao pesco nada de linux, por isso creio que esta seja a distribuiçao ideal pra começar (não existe Mepis para *****). Já lhe enfiei o Vlc:

$ sudo -s
$ password do nosso user (passamos a ser root assim)
$ cd /etc/apt
$ gedit sources.list
$ (tirei os dois servidores que estavam comentados...os que estao no site do vlc dao erro)
$ save
$ apt-get update
$ apt-get install gnome-vlc libdvdcss2
$ vlc

Ficam aqui 2 imagens do Ubuntu (no G4).

screenshot5nx.png


screenshot12ls.png


ps: algora é instalar o flash/java player...vai ser uma guerra :lol:

Qto a performance...bem mais rapida a maquina agora...o OpenOffice works like a breeze...com o osX borrava-se toda a maquina :die:
 
Excelente:)

Não deve ser não:)
O flash e o Java já devem vir incluidos.
Instalar o que quer que seja é ultra mega facil:)
Procura ai pelo synaptic:)

Pelo que vejo já dominas a consola. Pelo synaptic é ainda mais facil.
Não tem nada que enganar:)
 
O Mepis vem com isso tudo de raíz...o ubuntu nao...nem mp3 sequer. Ja andei pelo Synaptic e nao acho o flashplayer...ver o que descubro amanha kdo tiver um tempinho no trabalho.

Já testei o Mepis num pc, mas apesar deste Ubuntu nao vir com a papinha toda feita, acho que prefiro o Ubuntu...nem que seja pelo simples facto de ser gnome ... odeio kde, nao sei bem pk :P
 
o Java e o Flash não vem incluidos no Ubuntu porque não são Software Livre mas sim software proprietario

vendo pelos sites tanto da Macromedia como da Sun não existe versão de nenhum dos dois programas para Linux PPC (apenas x86)

aqui está uma boa razão para dizer NÃO ao software proprietario
 
Última edição:
Pois...em PPC nao dá:

root@ubuntu:/home/cyber/Desktop/install_flash_player_7_linux # ./flashplayer-installer

ERROR: Your architecture, \'ppc\', is not supported by the
Macromedia Flash Player installer.

root@ubuntu:/home/cyber/Desktop/install_flash_player_7_linux #

ps: shit :(
 
Não sei se conhecem o Mac OS X mas é uma distribuição sobre BSD com o melhor GUI do mercado. Suporta quase tudo o que existe para Linux sobre Carbon, Cocoa ou X11. :D PAra além disso tem muito software comercial. :D
 
Sim....e vai lá meter o osX num G4 350 a funcionar a 1/3 da velocidade que eu tenho agora no Ubuntu :)

ps: passo o dia todo no osX...convem sair um bocado dos eixos de x em kdo ;)
 
Última edição:
Entao anda cá usar um Beige G3/266 com X :P
Para mudar ou uso OS9 no work ou windoze (blark) em casa junto com X no beige e no PB G4/500 :D
E o finder do X não é bem dos melhores se bem que é "pesado" :S
O OS9 voa onde o X teima em arrastar-se :(
 
Nao sei porque...
é mais simples de configurar e de arranjar.
Queixo-me é da lentidao do X.
Para o X ter um desempenho equiparavel a um G3/233 com OS 9 (atenção que estou a falar no uso do proprio finder) precisas de um Mac potente.
Como ainda não chegou o iMac G5 20" (graças à magnifica interlog/Apple IMC Portugal/Lojapple) e o unico mac "digno" de usar X que experimentei foi um eMac G4/1250 (já que o PM G5 que a Lojapple tinha em exposição quando apareceram os G5s era um G5/1600 com apenas 256MB de RAM que cada vez que fazia uma coisa qq aquilo raspava o disco todo...(resposta da lojapple à minha pergunta de a maquina ter só 256MB: "para quê ter RAM parada se a posso vender?" ))

Para alem de que, o X é uma evolução do OpenStep e o OpenStep bulia em maquinas Motorola 68K (MC68040) a 33Mhz... Hoje passamos dos 2GHz e temos um OS mais lento que antigamente...
 
É muito fixe esse iMac mas eu preferia um de 20'' com mais resolução e de outra cor. ;) Assim um cinza/alumínio tipo os novos TFT's e o novo Mac mini.
 
Nao queiras comparar a performance de um G5 com um G4 :) é que um iMac destes anda a par de um PowerMac...só perdendo em tarefas onde sao mesmo necessários os 2 processadores: video professional/3d.
 
greven disse:
Não há uma distro parecido com o mepis mas que usa o Gnome? Eu acho que há...

Da pra por gnome no Mepis...e essa dist que falas é esta...sao bem similares: debian based e a papinha já vem toda feita :D O problema do Mepis é que não existe pra ***** (PPC)...como tal, prefiro me ambientar já ao ubuntu, pois e "multi-plataforma" e poderei sempre instala-lo, seja em PPC, Amd 64 ou Intel.
 
Ubuntu de facto, anda a surpreender.
Já há muita gente a usar esta distro, o que não deixa de ser interessante, uma vez que as distros baseadas em debian costumam ser preteridas em função do próprio debian.
Vamos lá ver se isto cresce :D
 
xtr3me disse:
as distros baseadas em debian costumam ser preteridas em função do próprio debian.
Vamos lá ver se isto cresce :D

Tenho ideia que é ao contrário. Mas posso estar errado. É que debian é dificil de instalar. Estou a lembrar-me várias distros baseadas em debian muito faceis de instalar.
 
Já agora...umas imagens do Synaptic e do processo de instalaçao do aMSN (por ex) para a malta ver que nem precisa de linha de comandos.

screenshot6xh.png


screenshot14us.png


screenshot28qn.png


screenshot37gw.png


screenshot49jl.png


screenshot52me.png


screenshot61ra.png


screenshot71tn.png


screenshot85rp.png



Como veem..mais fácil que isto e impossivel...o que mais me agrada no Ubuntu é o facto de ele procurar os pacotes pela plataforma que usamos (nao sei se todas as dists debian fazem isso com o apt-get)...era por isso que ele nao me encontrava o flashplayer Metro.

Pra instalar na consola era só:

$ sudo -s
$ apt-get update
$ apt-get install amsn

e depois sacar todas library's que faltassem.

ps: loving Ubuntu :D
 
Metro disse:
Tenho ideia que é ao contrário. Mas posso estar errado. É que debian é dificil de instalar. Estou a lembrar-me várias distros baseadas em debian muito faceis de instalar.

O installer de debian veio mudar isso tudo, o que fez com que montes de pessoal tenha voltado ao "one and only" :D
 
gnu disse:
o Java e o Flash não vem incluidos no Ubuntu porque não são Software Livre mas sim software proprietario

vendo pelos sites tanto da Macromedia como da Sun não existe versão de nenhum dos dois programas para Linux PPC (apenas x86)

aqui está uma boa razão para dizer NÃO ao software proprietario

Eu tinha a ideia de que um programa para linux tanto funcionava num linux para pc como para ppc , como por exemplo o opem ofice
 
Back
Topo