ppl vamos la acordar!!!!!

crazyIV

I fold therefore I AM
tenho estado a ler os post, quer daqui, como de outros sites, em outros paises... e fico sempre com a mm ideia...
pq nao fazer um "super comp." q esteja sempre a foldar? :(
as pessoas tem q se aperceber, q nao estamos aqui a falar de informatica, nem de benchs, mas sim de uma doença, q ataca qq pessoa seja qual for o seu estrato social... :(
penso q nao seria difiçil toda a gente contribuir....
sei lá...15€ para ser socio (joia), mais 5€ por mes...bolas, se vamos ao cinema gastamos bem mais...
vejo aqui ppl a gastar (eu estou incluido), em graficas e mob e cpus, quase um ordenado (ou as vezes mais ate), so para ter o ultimo grito, por isso nao me digam q nao têm 5€ por mes... :rolleyes:
vi num forum australiano, o ppl q da vai para uma "hall of fame", sei la... era capaz de ser uma forma...por todos os nomes do ppl q folda, e depois por a frente se devem ou nao...
acho q ja nao devo ser o 1º com esta ideia....mas como ainda nao vi nada... :confused:
e se for um dos 10 de Portugal a dar €€ nao me importo...o q conta é a intençao!!
se a pessoa (ou grupo), q vierem a ficar com esta responsabilidade, fugirem para o hawai, com o "papel", boa viagem, pois nos fizemos o nosso dever, serao eles q tera q "prestar" contas mais tarde... :o
acho q existe aqui ppl, q deve conseguir peças mais baratas, (ou ate trab. numa loja de informatica)... alias e pq nao pedir ajuda a uma loja?
sei lá.... é so um pensamento... mas q temos q fazer alguma coisa, isso é a unica certeza!!!
desculpem la o "testamento", mas estou farto de ver €€ mal gasto a nivel de comp. :rolleyes:

vamso la a acordar, e fazer algo de util!!! :009:
 
É muito bonito isto do ajudar a uma causa. Mas a meu ver estás a ir por caminhos extremistas. Em vez de contribuires com dinheiro, podias (por exemplo) apresentar o projecto à tua escola para por o folding por detrás dos seus computadores; ou ir convencendo amigos e familiares a participar no projecto...

Além do mais, uma das particularidades do Folding@Home é que trata-se de um projecto onde não há dinheiro nem a entrar nem a sair. Foi criado por uma Universidade sem quaiquer propósitos económicos para o público em geral.

E não é por termos um super-computador que chegaremos mais depressa à descoberta duma cura duma certa doença. Trata-se de um caso altamente improbabilístico. A minha conclusão é que continua a foldar como podes que eu também o faço. ;)
 
Alph disse:
É muito bonito isto do ajudar a uma causa. Mas a meu ver estás a ir por caminhos extremistas. Em vez de contribuires com dinheiro, podias (por exemplo) apresentar o projecto à tua escola para por o folding por detrás dos seus computadores; ou ir convencendo amigos e familiares a participar no projecto...

Além do mais, uma das particularidades do Folding@Home é que trata-se de um projecto onde não há dinheiro nem a entrar nem a sair. Foi criado por uma Universidade sem quaiquer propósitos económicos para o público em geral.

E não é por termos um super-computador que chegaremos mais depressa à descoberta duma cura duma certa doença. Trata-se de um caso altamente improbabilístico. A minha conclusão é que continua a foldar como podes que eu também o faço. ;)


bem, ja sou pai de familia...ja nao ando na escola:)
mas trab. e ja meti alguns colegas meus a foldar ;)
só disse o q penso, pq é o q algumas teams fazem la fora...
ja q ha tanto €€ mal gasto, pelo menos q fosse aproveitado, uma vez na vida... :rolleyes:
mas pode ser q tenhas razao.... é sempre melhor comprar uma data de graficas "xpto", do q gastar nem q seja 1€ nisto :rolleyes:
 
Excelente post crazyIV:)

A questão é esta.
Mesmo que tenhamos um super-computador faz mais sentido espalhar a palavra e tentar com que cada vez mais pessoas adiram ao projecto. Repara que um super-computador agora é um mini computador daqui a uns tempos. Há pessoal que tem espaço, que tem recursos e faz farms. Metem muitos pcs só para o folding mas a questão é sempre a mesma. É preciso ter condições. O calor dissipado é enorme, a conta da luz tb. A seguir deveria-se era pensar em ter um cluster e com isso era preciso saber de Linux.
A minha luta neste momento é que as pessoas não deitem WUs fora. Esse é um problema que atrasa o trabalho do pessoal no Folding at Home. Os projectos são dependentes uns dos outros e por cada WU que não chega há um atraso.
Mas voltando ao hardware o que nós podemos fazer é escolher o nosso hardware tendo em vista a utilização que vamos fazer dele e acrescentar a isso como é que ele se portará no Folding:)

Aliás ainda hoje reparei que na review do Hothardware dos novos P4 eles usaram o Folding para meter o pc em full load. No techreport isso é frequente. Eles têm uma equipa muito potente e assim vão divulgando o projecto.

Esperemos que com esta wake up call juntemos mais pessoas à causa. Isso é muito importante mesmo. A seguir o que poderemos fazer é trocar alguma peça de hardware que tenhamos a mais para que alguem com um pc que não está a funcar porque lhe falta algum componente o possa colocar a foldar. Que dizem?
 
Ideia

E' preciso ter calma crazyIV não acredito k o Alph keira dizer k mais vale gastar 500€ numa gráfica XPTO k dar 5€ para ajudar o Folding... Ele como outros pensam k caso divulguemos mais o projecto se ganha mais (pois temos mais máquinas a trabalhar para nós) k se dermos um X por mês para comprar uma máquina para Foldar...

Pralém do mais, comprar um super-computador ? Epah muitos de nós temos processadores "bons" e ram +/- (axo k e' o principal para o folding) mas se formos a ver a 5€ cada um (caso fossemos 20 a aceitar a ideia) eram 100€, coisa k não da' para o processador sequer quanto mais para ram/board/fonte... Daí o metodo de divulgação talvez seja melhor k o contribuir €...

O ideal seria ambos mas vais ver k e' complicado...
 
O metro

O Metro e' mais rápido k eu a escrever talvez :P

Offtopic:
@Metro meti hj o meu AMD a foldar again... A correr num LiveCD e tudo, sem disco... Espero k as Wu's não se stressem por ficar na RAM...
 
sorry

God_Lx disse:
E' preciso ter calma crazyIV não acredito k o Alph keira dizer k mais vale gastar 500€ numa gráfica XPTO k dar 5€ para ajudar o Folding... Ele como outros pensam k caso divulguemos mais o projecto se ganha mais (pois temos mais máquinas a trabalhar para nós) k se dermos um X por mês para comprar uma máquina para Foldar...

Pralém do mais, comprar um super-computador ? Epah muitos de nós temos processadores "bons" e ram +/- (axo k e' o principal para o folding) mas se formos a ver a 5€ cada um (caso fossemos 20 a aceitar a ideia) eram 100€, coisa k não da' para o processador sequer quanto mais para ram/board/fonte... Daí o metodo de divulgação talvez seja melhor k o contribuir €...

O ideal seria ambos mas vais ver k e' complicado...

nao estou stressado com ninguem...a minha ideia era a ultima frase q disses-te!!
"ideall seria ambos!!"
foi so uma ideia...se fui muito "rispido", peço desculpas, pq nao é a minha intençao... o q eu gostaria de ver, era muita gente a pensar o mm...
pelos vistos, existe diferença entre o q eu "quero", e o q "pode ser"...paciencia... :'(
nao estou zangado com ninguem, e nem quero q estejam comigo!! :x2:
(mas quando vi aquilo q fazem la fora....pq nao nos tb? :D )

edit:
Metro: e entao pq nao isso de um "cluster"... nao sei o q é:D....mas parece ser bom...
em relaçao ao linux, deve haver ppl q saiba lidar com isso:)

Cumps!
 
Última edição:
Linux

Ja' disse 'a uns tempos e volto a dizer, se precisarem de alguma coisa de Linux... Perguntem k eu explico-vos, clusters tb n e' problema... Faltam e' as máquinas claro :P

Quanto 'a tua ideia crazyIV ja' pensaste nos numeros ? e' complicado comprar bom hardware para foldar quando muitos/alguns de nós andam a juntar € para comprar hardware para nós mesmos... Somos muitos e' verdade, mas duvido k todos kizessem contribuir... 50x10 era bom... 10€ 50 pessoas... Agora o complicado e' 50 pessoas contribuirem :P e sitio onde por a máquina etc etc... era mt complicado na minha opinião...
 
crazyIV:
Não tinha visto o teu post antes de eu ter respondido.
Já respondo aqui daqui a bocado com calma;)
 
crazyIV disse:
bem, ja sou pai de familia...ja nao ando na escola:)
Hehe foi só um exemplo. ;)
crazyIV disse:
mas pode ser q tenhas razao.... é sempre melhor comprar uma data de graficas "xpto", do q gastar nem q seja 1€ nisto :rolleyes:
É claro que não foi isso que eu disse. Não que não se deva contribuir com dinheiro para a causa, mas que tal não favorecia nem a equipa, nem o projecto assim como iria contra um dos princípios do projecto: o da não capitalização.
 
O meu PC está ligado 24/7 para o F@H e Emule. :D

Bem uma contribuição de 5€ não está mal pensada mas há que saber como é que vai ser a coisa. Digamos 100 membros activos a multiplicar por 5 dá 10.000€, suficiente para um mini-superpc.

Bem 2 PC's com Dual-Xeons com 1GB RAM servem para começar! :D

Mas isso sou eu! ;)
 
Peço desculpa por só agora estar a responder.

A ideia de termos uma farm anda à muito tempo na minha cabeça. Mas é dificil de concretizar.
Aproveitando a ideia do crazyIV talvez faça mais sentido ter pcs sem serem topos de gama mas sim pcs baratos sempre a foldar do que fazer um pc muito bom e caro.

A farm que já aquilo foi colocada várias vezes foi feita com AMD 2100+, com uma grafica o mais barato possivel e foi tudo colocado em cluster. O primeiro problema que ele teve foi o calor. Aquilo estava na empresa dele e tiveram que aumentar a potência do ar condicionado. De seguida é preciso saber muito de Linux para meter aquilo a funcionar e depois para resolver algum problema que possa ocorrer. Penso que o God-Lx saberá explicar isto melhor do que eu.

Eu tenho uma meia surpresa guardada pq queria que fosse uma surpresa mas faz sentido colocar aqui porque vem a propósito.

Além do papel fundamental que o forum tem desempenhado precisamos de uma página melhor. E a surpresa é que dentro de algum tempo a página vai ficar com um toque muito profissional em que depois fica a faltar mudar o texto e aproveitar muitissimo melhor o que temos. Passo a explicar-me melhor.

A minha ideia é termos na página uma pagina de entrada onde vamos colocando noticias, tipo portal e em que se consiga ter tudo o que temos mas mais apelativo, mais organizado e acima de tudo mais conciso para que qq pessoa em 5 minutos saiba o que é o Folding, o que é o Portugal@Folding e como é que pode fazer parte da equipa.

Se conseguirmos ter isto desta forma a seguir trata-se de passar a palavra. De colocarmos a página em rodapé dos mails que mandamos por exemplo etc etc.

Tb queria que tivessemos uns autocolantes que pudessemos colocar no carro por exemplo para que a mensagem passe.
Se cpnseguirmos divulgar mais a equipa ela vai continuar a crescer e aumentaremos o nosso contributo.

Uma coisa que me tem dado imenso gozo tem siso a ajuda brutal que todos têm dado aos mais variados níveis e nos mais variados momentos. E tem acima de tudo avido sempre alguem que aparece na altura certa a ajudar.

Fazendo um pequeno historial é assim:

Primeiro apareceu o JGAlmieda que fez o embrião da pagina que temos. O Voodoo fez umas assinaturas pouco tempo depois. Um amigo meu fez a página que temos ( a primeira versão ) depois o efac foi fazendo várias alterações.
Muitos mais fizeram tutoriais. O greven fez a assinartura actual sendo o código php do Alph e estão alojadas pelo Voodoo.
Estão a ver onde quero chegar.

Com a página o estigma vai dar o seu contributo. Vai ser um contributo ímpar pq nos vai permitir pensar na melhoria da mesma a um nivel que eu nunca imaginei. Já tem dado com o hosting da página na disponibilidade para aturar aqui o chato que não percebe nada do assunto e ainda vai ter o trabalho de nos colocar aquilo tudo bonito.

Resumindo se por um lado percebo o crazyIV a 300% e partilho a vontade dele de termos um ou mais mega pcs a foldar para a equipa por outro penso em preparar o terreno para crescermos mais e depois ver se reunimos as condições para realmente termos uma ou mais farms. Imaginem que alguem tem o espaço e a disponibilidade para poder ter um conjunto de pcs numa sala a foldar.
Eo podia ter por aqui mais um pc mas o dinheiro não dá para tudo e vai demorar algum tempo até o conseguir. Mas lá irei:)
Venham dai mais respostas que eu estou a achar esta discussão muito interessante:)
 
crazyIV disse:
nao estou stressado com ninguem...
foi so uma ideia...se fui muito "rispido", peço desculpas, pq nao é a minha intençao... o q eu gostaria de ver, era muita gente a pensar o mm...
pelos vistos, existe diferença entre o q eu "quero", e o q "pode ser"...paciencia... :'(
nao estou zangado com ninguem, e nem quero q estejam comigo!! :x2:


Cumps!

ja aqui disse, e volto a dizer nao estou zangado , e nem disse com intençao aquilo das graficas...
Alph- nao foi directamente para ti.... se pensas-te isso as minhas desculpas, outra vez...:)
foi para quem faz isso...incluindo eu...se eu troquei 4x de comp. o ano passado, e gastei uma pipa de €€, pq nao gastar nem q fosse 1% aqui? :(
era isso q eu queria dizer...;)

Cumps!
 
Pessoal, eu pessoalmente já tinha pensado na ideia do Crazy.. e concordo com ela. Pode ser díficil, até mm QUAZE impossível...

Mas temos o quaze..seria assim tão mau tentar?

Eu vejo isso do ponto de vista que o Metro já me levou a crer ser o dele: não querer meter dinheiro "nisto". Mas afinal não é o que cada um de nós fazems individualmente?Muitos temos um PC para jogar, trabalhos..e usamos também o folding (é o meu caso). Mas também vejo aqui pessoas que tem o PC's só a foldar e em vez de os venderem e ganhar algum com isso, continuam a tê-lo para esse efeito. O dinheiro está grandemente metido nisto.

Não sei se consegui expor a minha ideia..mas agora vou jantar e jà volto à carga.. :p
 
ElectricFox disse:
O meu PC está ligado 24/7 para o F@H e Emule. :D

Bem uma contribuição de 5€ não está mal pensada mas há que saber como é que vai ser a coisa. Digamos 100 membros activos a multiplicar por 5 dá 10.000€, suficiente para um mini-superpc.

Bem 2 PC's com Dual-Xeons com 1GB RAM servem para começar! :D

Mas isso sou eu! ;)

Amigo ElectricFox:
Faz lá melhor essas contas:D
5€ X 100 = 500€.... Dá para uma maquina sim senhor mas não um Dual Xenon;)
 
crazyIV disse:
ja aqui disse, e volto a dizer nao estou zangado , e nem disse com intençao aquilo das graficas...
Alph- nao foi directamente para ti.... se pensas-te isso as minhas desculpas, outra vez...:)
foi para quem faz isso...incluindo eu...se eu troquei 4x de comp. o ano passado, e gastei uma pipa de €€, pq nao gastar nem q fosse 1% aqui? :(
era isso q eu queria dizer...;)

Cumps!

Conheço o Alph pessoalmente e o crazyIV aqui do forum à muito tempo. Percebi o que os dois quiseram dizer e nunca me passou pela cabeça que houvesse nalgum dos dois alguma possibilidade de estarem com uma intenção menos positiva.


Dazkarieh disse:
Pessoal, eu pessoalmente já tinha pensado na ideia do Crazy.. e concordo com ela. Pode ser díficil, até mm QUAZE impossível...

Mas temos o quaze..seria assim tão mau tentar?

Eu vejo isso do ponto de vista que o Metro já me levou a crer ser o dele: não querer meter dinheiro "nisto". Mas afinal não é o que cada um de nós fazems individualmente?Muitos temos um PC para jogar, trabalhos..e usamos também o folding (é o meu caso). Mas também vejo aqui pessoas que tem o PC's só a foldar e em vez de os venderem e ganhar algum com isso, continuam a tê-lo para esse efeito. O dinheiro está grandemente metido nisto.

Não sei se consegui expor a minha ideia..mas agora vou jantar e jà volto à carga.. :p

Podemos sempre tentar, claro. Mas como disse o impacto é pequeno e penso que devemos explorar primeiro divulgar mais a equipa.
A minha ideia é muito simples. É minha convicção que isto é para fazer nos tempos livres de cada um e nunca me passou pela cabeça de pedir o que quer que seja a ninguem.
A unica despesa que se teve até hoje foi o dominio e o hosting da página. E isso eu consigo pagar.
Pedir algo às pessoas nunca o farei. Não faz sentido para mim. Nem nunca me sentiria bem a fazê-lo. É a minha forma de estar.
 
Podemos sempre tentar, claro. Mas como disse o impacto é pequeno e penso que devemos explorar primeiro divulgar mais a equipa.
A minha ideia é muito simples. É minha convicção que isto é para fazer nos tempos livres de cada um e nunca me passou pela cabeça de pedir o que quer que seja a ninguem.
A unica despesa que se teve até hoje foi o dominio e o hosting da página. E isso eu consigo pagar.
Pedir algo às pessoas nunca o farei. Não faz sentido para mim. Nem nunca me sentiria bem a fazê-lo. É a minha forma de estar.

Exactamente o que disse. Sempre me pareceu ser essa a tua convicção e estou plenamente de acordo com ela :) Agora eu desde já me disponho a, dentro das minhas possibilidades, a tentar avançar num processo desses.

BTW, ontem conheci pessoalmente o administrador do forum Hypersphere. Neste momento eles teem uma team do SETI, mas estive-lhe a falar do projecto e ele pareceu muito interessado. Ele próprio tem 3 PC's e teem mais 7 ou 8 users. Em principio, mesmo que não seja muito, mais algum acrescimo virá por essa parte.

Ahhh.. kero só acrescentar que a divulgação e a aderencia de novos membros deverá ser sempre a nossa PRIMEIRA prioridade! O que não quer dizer que não pensemos noutras coisas.. :)
 
Metro disse:
...A unica despesa que se teve até hoje foi o dominio e o hosting da página. E isso eu consigo pagar.
Pedir algo às pessoas nunca o farei. Não faz sentido para mim. Nem nunca me sentiria bem a fazê-lo. É a minha forma de estar.

ok nao peças entao...
diz so quanto é...
pode ser q alguem te queira ajudar...nem q seja so 5€;)
nao é difiçil ou é? dizer o quanto gastas...afinal é só partilhar a informaçao dos gastos, com todos nós ;)
depois se alguem dá ou nao.... isso ja é outra historia...

Cumps!
 
Metro disse:
(...)
A unica despesa que se teve até hoje foi o dominio e o hosting da página. E isso eu consigo pagar.
Pedir algo às pessoas nunca o farei. Não faz sentido para mim. Nem nunca me sentiria bem a fazê-lo. É a minha forma de estar.
Se precisarem de hosting, podem contar comigo ;)
Posso "doar" uma conta ao P@F (conta sem limitações) ;)

Quanto à ideia do crazyIV... de inicio provavelmente irá ter um impacto insignificativo em termos de realização de WUs... mas será um ponto de partida pk mostrará ao "povo" deste "novo" país (eleições :P) o que é o P@H ;)

Concordo com o Metro, é mais facil pedir a um amigo que faça parte do P@F do que lhe pedir 5€ para o projecto...

De qualquer das formas, poderão contar comigo tanto para o alojamento da página como para a concretização da ideia inicial.

Fiquem bem ;)
 
Back
Topo