IDE para JAVA

Youp ... Saca lá do ftp.rnl.ist.utl.pt

Se não gostares tens o NetBeans da Sun ...


Surely o Taf vai dizer o KDevelop ... :P
 
E vantagens e desvantagens de cada um? Acho que é uma das mais importantes questões que se colocam a um programador open-style. ;) E como é chato a meio da viagem é melhor escolher bem.
 
o eclipse domina fortemente...o seu único problema é se estiveres a desenvolver aplicações usando tomcat e ant e correres o ant dentro do eclipse...isso ajuda muito aos "out of memory errors" já dados pelo tomcat

mas gosto muito do eclipse :)
 
Epá, há 3 horas que ando a mexer no eclipse e parece que já domino isto. É um IDE fantástico. Programar assim dá gosto. Vamos lá ver que defeitos encontro nisto.
 
Eclipse (principalmente a versão da Red Hat que está preparada para utilizar implementações de Java livres)

KDevelop (IDE do KDE)

Monodevelop (IDE do Mono, mas para quem não sabe o Mono também compila código para byte code de Java)

JDDE (ambiente de desenvolvimento de Java para o EMACS)
 
Extensão Eclipse

Existe um plug-in muito bom para o Eclipse, chama-se MyEclipse e entre outras coisas faz a integração com o Tomcat e permite fazer debug a JSP.
Aconselho a dar uma olhadela (custa 30 dolares, mas vale bem a pena)
Podes sempre instalar dezenas de plug-ins freeware que têm quase todas as funcionalidades do MyEclipse, mas este tem tudo integrado.

http://www.myeclipseide.com
 
Pessoal como é que se trabalha com o plugin da consola do jedit.
Faço cd nomedodiretório como faço no cmd do windows mas o jedit não me vai para o directório.
Alguem sabe como é que isto funcemina?
 
ok esqueçam, já está reslvido a consola do jedit "não gosta" de pastas com espaços. De resto funciona tal e qual o cmd do windows?


p.s. Se algum moderador quiser apagar este post tá à vontade :D
 
Novos IDE's

Boas ppl
Por um lado uma ajudinha a escolher o melhor IDE de java e por outro vamos reactualizar as escolhas de um IDE:)

É que eu procuro um IDE com certeza funcionalidades:
- editor de JSP em WYSIWYG
- integração com JSF e Struts
- claro k de preferencia um free.
- recursos consumidos: qt menor melhor

Opcoes que conheço:
- Eclipse : O mais conhecido e escolha de muitos, e pelos varios plugins um dos mais completos
- MyEclipse (plugin do Eclipse) : Tem tudo, menos free. Tirando o $ seria a minha preferencia
- BEA Workshop (plugin do Eclipse) : idem idem aspas aspas, bastante facil de utilizar
- EXADEL Studio (outro plugin do Eclipse) : Nao o axei tao bom qt os outros dois anteriores, tb not free
- SweetDEV (+ um plugin do eclipse) : Pareceu-me com o BEA, talvez pk vêm os dois do NitroX...mas nao me pareceu tao bom qt o BEA
- JCreator : Bastante simples e pequeno, mas por isso mm falta-lhe as funcionalidades que quero
- JDeveloper : Gente conceituada aconselharam-me este, mm em deterimento do eclipse e ao experimentar, realmente é bastante completo e ainda por cima é gratis. Mas cm nao ha solucoes perfeitas: é da oracle e portanto consome recursos que é uma coisa parva.
- NetBeans : Axo k passou a ser uma implementacao do eclipse, ja com muita coisa incluida no entanto a unica coisa k nao consegui encontrar foi um WYSIWYG de JSP (mas axo li algures k tem :() de resto tem tudo o k preciso.
- Jbuilder : Pareceu-me ter as funcionalidades, mas muito pouco user friendly e paga-se $ por isso:P

Bem e isto foram as minhas exploracoes nos ultimos dias...
O k é k acham melhor ou é o preferido? existem outras solucoes?
 
netbeans != eclipse + plugin

O Netbeans é a versão livre do Java Studio que é desenvolvido pela Sun, na minha opinião e apesar de não programar muito em java é a melhor opção. Mas é claro que o Eclipse é sempre uma alternativa a ter em conta.
 
Na universidade de Coimbra -> Eng. Informatica usamos o GEL.

É um IDE normal/simples aconselhavel a qq um, pq para a resoluçao de problemas a diferença esta na nossa cabecinha e na capacidade de resolver problemas e nao no compilador ou IDE usado ;)
 
DJ_PAPA disse:
Na universidade de Coimbra -> Eng. Informatica usamos o GEL.

É um IDE normal/simples aconselhavel a qq um, pq para a resoluçao de problemas a diferença esta na nossa cabecinha e na capacidade de resolver problemas e nao no compilador ou IDE usado ;)


Sim a solucao esta na cabeça e ng diz o contrario, mas eu ja nao tou na univ e portanto os projectos passaram a ter ficheiros e mais ficheiros de codigo. Portanto se o IDE me ajudar a escrever codigo ainda bem.
Por exemplo se conheceres Struts, sabes como fazer as acções e forwarding no struts-config.xml mas evitas escreve-lo pois é tudo igual e muito enfadonho. Em alternativa é teres um editor design em k bastas criares caixas e setas para o mesmo fim. Para alem do trabalho xato tb ganhas no tempo k nao perdes.
 
Nessas partes pode dar jeito, mas o nucleo/questao central prende-se sempre com a resoluçao do problema. Depois do problema resolvido, essas partes sao as mais faceis.
É uma questao de acelerar o processo extra resoluçao do problema.
 
Back
Topo