Rede no XP

recherche

Power Member
Bom dia a todos:
Preciso da vossa Ajuda, é que ainda não me deitei e parece que não vai ser tão cedo.
quero ligar dois computadores em Rede, mas por mais que tente não consigo
tenho as placas Realtek instaladas cabo colocado até aqui está tudo ok.
o Sistemas operativos nos dois PCs é o Xp Pro com a única diferença de que o que esta sempre ligado á net está com o SP2 enquanto o outro que raramente o ligo está com o SP1. tenho a ligação assim:
no computador 1 - a Netcabo liga por uma Rj45 á motherboard. E neste computador 1 instalei uma Realtek.
No computador 2 instalei outra Realtek, liguei as duas através do cabo.
A partir daqui não sei fazer mais nada :(
não vou descrever aqui a quantidade de vezes que já cliquei no "Configurar uma rede de peq............" Assim como já alterei endereços IP e Máscaras no TCP/IP, em qualquer uma das placas.
Já por 2 vezes consegui que os 2 computadores partilhassem a internet, mas o que eu quero mesmo é que eles troquem ficheiros entre eles, e a internet (no computador 2 ) de vez em quando.
Pergunto pois a algum de voçês se conheçe alguma maneira de configurar isto, ou algumas pag. de internet, Tutoriais etc.
Eu já li umas quantas e já deito rede pelos cabelos.
Obrigado a todos
 
Tens que ter um cabo de rede crossover, senão não funciona

Depois no MyComputer de cada computador :

Escolher o nome da máquina : por exemplo DESKTOP no computador 1 e NOTEBOOK no computador 2.

No MyComputer também, dás um nome ao WORKGROUP que poderá ser por exemplo MSHOME e deve ser absolutamente idêntico no computador 1 e 2.

Reiniciar os PCs, depois ambos deverão partilhar uma rede MSHOME

é muito simples
 
problema comum 1: o cabo não é crossover
problema comum 2: o cabo está mal ligado
problema comum 3: o cabo tá lixado -> tenta com outro cabo
problema comum 4: tás a definir mal os endereços ip e as netmask's

coloca aqui as info's que tás a por nos pc's
 
cá vai a descrição

No computador 1
em Ligações de rede, tenho:
Ligação de área local, Ligado, Partilhado Sis 900-Based PCI...

este tem o cabo directo vindo do modem NetCabo
Nas Propriedades em TCP/IP [Protocolo ...] está .
(Obter Automaticamente 1 endereço IP)
em Avançadas, Partilha de ligação á internet (2 tópicos)
permitir a outros utilizadores de rede .....
ambos assinalados.

Ainda no Computador 1
em ligações de rede, tenho:
Ligação de Area Local 3, Ligado, realtek RTL.....
em Propriedades desta placa em TCP/IP ....
tenho . Utilizar o seguinte endereço IP
Endereço IP 192.168.0.1
Mascara de sub-rede 255.255.255.0

No Computador 2

Em Ligações de Rede
Ligação de Area Local 2, Activado, Realtek RTL....
Propriedades desta Placa/ligação, Propriedades TCP/IP.....
Utilizar o seguinte endereço IP 192.168.0.2
Mascara de Sub-Rede 255.255.255.0

Obrigado a todos
 
está colocado

Não tinha conhecimento dessa, mas fiz tal como disses-te.
ainda assim continuo sem ter partilha tanto de net como de ficheiros
obrigado Dekker.
 
Nome w workgroup

Computador 1
nome completo do computador OGRANDE
grupo de trabalho CASA

Computador 2
nome completo do computador SULLIVAN
grupo de trabalho CASA
 
vais ao computador 1 e no "dos" fazes "ipconfig /all"
em seguida vês os endereços DNS (da netcabo)

depois vais ao computador 2 e inseres tb os endereços de DNS

segundo o ke me apercebi, configurações dessas à lá pata, tens de pôr tudo... senao na consegues aceder ;)

penso ke so falta mesmo é configurares o DNS no computador 2 :P

EDIT: se for só para partilhar a net, o nome do workgroup é irrelevante. só seria necessário se tb keres partilhar ficheiros entre as duas máquinas.
 
Última edição:
Tenta fazer isto :

Desliga a ficha do modem com o computador 1
Desliga o cabo que liga os 2 computadores

Vai ao CONTROL-PANEL, SYSTEM e apaga todos os drivers relacionados com a REDE (da Realtek e do MODEM), faz isto nos 2 computadores. Portanto apagar todos os drivers.

Desligar os computadores e antes de ligar, certifica-te que as placas de rede estão bem encaixadas. Tira e volta a colocá-las.

Conecta o cabo crossover entre os 2 PCs, e ligas 1 computador de cada vez e verifica se ele detecta a placa de rede Realtek e instala novamente os drivers.

Certifica-te que não tens nenhum FIREWALL instalado em nenhum dos PC's, se tiveres desactiva-o por enquanto. Porque pode bloquear tudo. <------ MUITO IMPORTANTE !!!!

Define o mesmo WORKGROUP para ambos os PCs e designações diferentes para Computer Name. Define os IP's como estavam anteriormente.

Vai ao Explorador e na raiz (do disco C, D, ou outro) de cada PC faz a partilha total dos ficheiros

Reinicia ambos os PC's, em princípio a partilha de ficheiros deveria funcionar, depois tentar-se-ia avançar com a internet

===================
Eu digo isto porque eu em casa tenho uma rede Wireless com partilha de ficheiros, impressoras e todos os outros recursos entre 3 computadores. Quis acrescentar à rede um portátil e este recusava-se a entrar e reconhecer os outros PC's. Apaguei todos os drivers de rede no Portátil no SYSTEM, fui buscar os drivers mais recentes à internet e reinstalei-os. ET VOILÀ !!! tudo a funcionar
 
Última edição:
quase a 100%

Obrigado Delta , obrigado Bob Marley e todos os outros, fiz tudo o que foram dizendo, faltava a parte do DNS de que o BOB MARLEY falou, está configurado tenho net nos dois PCs , e consigo ter acesso
no computador 1 aos ficheiros do computador 2 , VIVA
agora estava a tentar aceder a ficheiros do computador 1 no computador 2
Sabem o que é que me aconteçe quando quero Partilhar uma pasta qualquer do computador 1 ?

Ocorreu Um Erro ao Tentar Partilhar (nome da pasta). O Serviço de Servidor Não Foi Iniciado.
A Partilha de Recurso Não Foi Criada Neste Momento.

mas afinal o que é isto de (Serviço de Servidor) ?
 
mas não era por não teres o DNS configurado que não conseguias aceder às máquinas...
209154.gif
 
Pois Fap

Pois concerteza que não, FAP
não fosse a tua ajuda e a dos quantos ajudaram, acho que desistia, isto estava tudo mal configurado !
muito obrigado
 
recherche disse:
Ocorreu Um Erro ao Tentar Partilhar (nome da pasta). O Serviço de Servidor Não Foi Iniciado.
A Partilha de Recurso Não Foi Criada Neste Momento.

mas afinal o que é isto de (Serviço de Servidor) ?

É o serviço que permite a um computador 'servir' recursos.

Vai à linha de comandos e escreve net start server :)
 
Back
Topo