Folding Report 15-01-2005

Metro

Benevolent Dictator For Life
Staff
Olá a todos.
Vamos directamente para o primeiro relatório do ano.:)

Temos aumentado a nossa produção e têm entrado mais pessoas para a equipa.

As boas-vindas ao avieira e ao Blueangelman mais conhecido por o maior postadordebabesdomundoearredores :x2:

O Cruzeta o manuel_afm eo Dekker andam cheios de gás e a Team_Loja21.com tb não está nada mal.
É só continuarmos a melhorar cada vez mais:)

Os tutoriais sobre como instalar e configurar os modos gráficos e consola estão feitos à espera de correcção de todos vós. Pode ter-me escapado alguma coisa.
http://www.techzonept.com/showthread.php?t=51014
http://www.techzonept.com/showthread.php?t=50940

Para os que ainda não estão no grupo do Folding e queiram entrar vejam o que tem que fazer aqui:
http://www.techzonept.com/showthread.php?t=50957
é muito facil.

Sempre que mudem de custom user title avisem-me para eu trocar. Vi agora o Sadino e já mudei. É o Mais recente Folding Member. Deixou de ser Newbie:)

O efac abriu uma thread onde vamos ter o material para poderem fazer downloads. Com calma vou adixionando coisas.
Podem alojar neste site tal como eu fiz:
http://www.imageshack.us/
É muito facil mesmo. Depois eu posso copiar para o primeiro link e organizar.
http://www.techzonept.com/showthread.php?t=50947

Tenho mais umas ideias para colocar em prática, nomeadamente dar uma vista de olhos nos artigos publicados pelo pessoal do Folding para dar uma ideia dos resultados que eles vão obtendo. Parece-me que isso é importante para afastarmos de vez o fantasma da United Devices. Algumas pessoas ainda fazem confusão entre os projectos. Queria ver se davamos aqui mais feedback sobre o que o Folding@Home vai conseguindo.

Há a thread do Forum Folding@Home para rever, mas tem que ser em inglês. Vou pedir uma ajuda aqui:)

A questão de colocar um Forum na página que seria sempre acessório ao Techzone esbarra com as questões de segurança. Sinceramente estou cada vez mais a pensar que é uma má ideia por causa dos problemas que tem havido ultimamente com os foruns. Abriria uma grvae falha que não faz sentido.

Descobri mais uma apresentação engraçada que eventualmente poderia estar ao alcance de alguem aqui da equipa fazer uma coisa parecida para a nossa. Pegando nos nossos nicks.
O link da apresentação nova é este:
http://www.marturia.net/offsite/sudhian.html
É da equipa Shudian. É a equipa do MarkF. O "dono" desta farm

Rack_DownView_25.jpg


Link da thread: http://forums.sudhian.com/messagevi...MVIEWTMP=Linear

Só por curiosidade vejam o mod que ele fez a um barebone da shuttle:D

PanelOn_Small.jpg

Sim é um ecrã mesmo.:)

O artigo está escrito por outra pessoa mas o mod e já agora a namorada é dele. :lol:
Link da review: http://www.sfftech.com/showdocs.cfm?aid=266

Como sabem no dia 24 é dia de abrirmos o champanhe. Fazemos um ano nestas andanças.

Quem se oferece para ir escrevendo uns relatórios?




Calma:D Não é preciso oferecerem-se todos de uma vez. Um de cada vez sff;)
Vamos fazer a coisa de vem enquando. De quinze em quinze dias se conseguirmos:)
Um abraço a todos.
Keep Folding.
Metro
 
/15/2005 First results from Folding@Home cancer project published. We have been studying the p53 tumor surpressor and our first results have recently been published. To our knowledge, this is the first peer-reviewed results from a distributed computing project related to cancer. Thanks to the continued support of FAH donors, this is will be just the first of many cancer related works that will come from FAH.

The nature of our results can best be described in our paper. However, here's a brief summary of our results. Roughly half of all known cancers result from mutations in p53. Our first work in the cancer area examines the tetramerization domain of p53. We predict how p53 folds and in doing so, we can predict which amino acid mutations would be relevant. When compared with experiments, our predictions have appeared to agree with experiment and give a new interpretation to existing data.
http://www.sciencedirect.com/scienc...serid=10&md5=0dab1a5dbe88480377f647bf9c9b61b5
Boas noticias :)

_zZz_

edit:

metro,assim que acabar a minha época de exames (12 fev)nao me importo de traduzir algumas páginas de ingles para portugues. Se precisares avisa;)
 
ja agora..porque e que nao fazem um "modulo" para o hiv-sida ou assim do genero?...penso que e uma doença bem mais mortal que o cancro e afins...
 
FELiYCORA disse:
so 1 pergunta: porque o Folding@Home e nao o UD ou o Find-a-drug??

só por curiosidade ;)

Como sabes o UD teve uns porblemas pq a determinada altura os resultados foram vendidos. A escolha do projecto baseou-se na sua importância e em ter a certeza (não há certezas absolutas como é obvio) que era um projecto não lucrativo, em que os resultados seriam disponibilizados a toda a comunidade científica.
Como podes ver pelo link do _zZz_ é isso que acontece. E tens muitos mais aqui:
http://www.stanford.edu/group/pandegroup/folding/papers.html

Na altura em que começamos com o Folding não ouvi falar muito do Find-a-drug (nem sei se já existia confesso). Mas se deres uma voltinha pelo site vais ver isto:

169 equipas, no folding à mais de 30000.
Curiosamente eles usam TINKER. Se vierem o folding usa Gromacs e Tinker.
O que eles estudam é na mesma proteinas. A diferença é que agrupam as coisas por doenças coisa que no Folding não fazem. Mas já lá vamos:)


Cooling disse:
ja agora..porque e que nao fazem um "modulo" para o hiv-sida ou assim do genero?...penso que e uma doença bem mais mortal que o cancro e afins...

Essa ideia não é correcta. Aproveitando uma info do Find-a-Drug já te respondo:)

In developing countries, the death rate from Malaria of over 1,000,000 people per year is 3 times that as from HIV/AIDS.

A SIDA é um problema terrivel mas não é o maior problema que temos. Diria-te que se pudesse escolher entre irradicar a SIDA e a Malária não tinha qq duvidas. Preferia a Malária. Se quiserem depois podemos desenvolver mais estas coisas mas com tempo.


FELiYCORA disse:
pois o Find-A-Drug tem varios modulos, incluindo o HIV

Voltando ao inicio:)
Deixa-me dar um exeemplo muito simples relacionado com a SIDA haver se dá para perceber.

No nosso sanh«gue temos globulos vermelhos, globulos brancos, plaquetas, etc.
Os globulos brancos são responsáveis por nos defenderem das agressões. São o nosso exercito. Num exercito há vários tipos de tropas. Comandos, paraquedistas, fuzileiros etc. Os globulos brancos tb são constituidos por vários elementos. Uns são os linfócitos CD4. Ora o virus da sida adora estes gaijos. Imagina uma fechadura e uma chave. A chave tem que ser a certa para encaixar naquela fechadura senão não serve. O virus é mesmo á medida dos CD4 e então o que faz é juntar-se a eles e infecta-los. Uma das formas de combater a SIDA é arranjares algo que se ligue aos CD4 antes do virus da SIDA. Se ele andar a vaguear no sangue e não infectar os CD4 não acontece nada. Ora o que tu precisas é de alguma coisa que se ligue lá antes do virus.
Acabei de te dizer como actuam alguns farmacos que os doentes com SIDA tomam:)
Para isso tu precisas de conhecer as proteinas, saber como elas se formam, como elas se enrrolam ( precisas de sar o tamanho da fechadura para arranjares a chave certa.
O projecto Find a Drug faz isso mas o Folding já o faz à muito tempo. No Folding@Home tb se combate a SIDA não temso é as coisas organizadas por projectos como no Find a drug. Diria que o principio do Find a drug é o mesmo que o Folding@Home já tem á muito tempo, mas com uma diferença.

Quotes do Find a drug

Who funds Find-a-Drug?
At present, Find-a-Drug is funded by Treweren Consultants (the developers of the THINK software). In the future, we expect some revenue from partners who will fund some of the research and royalties from discoveries.

Ups :rolleyes:

Who benefits from the projects?
Find-a-Drug operates on a not for profit basis. This means that all revenues (including any royalties from the sales of any resulting drugs) in excess of costs will be donated to research.

Melhorou um pouco:)

Who controls what happens to the results?
When there is an external partner, the partner is responsible for deciding which molecules to make and test.

Não gostei outra vez. Quem me diz que essa escolha é feita pelo bem das pessoas e não pelo prjecto que dá mais lucro. Os medicamentos contra a malária nunca vão dar muito dinheiro. A incidencia da malária é maior em paises sub-desenvolvidos. Não têm dinheiro nem para comer....

Agora vê isto:

What does the software do?
The Find-a-Drug software downloads a job consisting of a protein target and a set of 100 molecules from the server. When your PC is otherwise idle, it generates about 100 derivatives for each molecule giving a total of 10,100 molecules. The software then generates all the possible shapes or conformations of each molecule and determines whether it can interact favourably with the receptor in the protein target.

É isso que já fazemos no Folding@Home.
Mas concordo numa coisa. Se mudassemos para o Find -a- Drug rapidamente chegariamos ao top 100, provavelmente bem mais do que isso mas não acreditaria em metade do que acredito nem teriamos a guerra que temos no Folding@Home.

Depois e como estamos num forum de informática vê os nomes que estão na lista:)
http://folding.extremeoverclocking.com/team_list.php?s=
Vê quantos sites é que já visitamos da lista.

Não os vamos deixar sozinhos pois não?:D
Keeeeeeeeeeeeeppppppppppppppppppppp Folding.
Um abraço
Metro
 
Cruzeta disse:
Metro,

E achas que o FAH pode ajudar na procura de uma cura para a PAF?
Cumps

A PAF (poleineuropatia amiloidotica familiar) conhecida vulgarmente por doença dos pezinhos é devida a uma variante anormal da transtiterritina em que a Valina é substituida na posição 30 por Metionina.
O que se passa é que um aminoácido é substituida por outro. Não sei responder o que os estudos poderão fazer aqui. O melhor tratamento actual é o transplante de figado mas está longe de ser um tratamento perfeito. Vejo mais a engenharia genética a poder fazer alguma coisa. Se o estudo das proteinas pode melhorar isso veremos. Ajuda a perceber melhor todo o mecanismo de certeza. Não acredito que esteja para breve nem pouco mais ou menos mas espero que sim obviamente.
O que as pessoas podem fazer aqui é não continuarem a transmitir a doença. É possivel pelo aconselhamento genético antes de engravidar e no caso dos homes é possivel colher esperma, seleccionar os espermatozoides sem a doença e fazer fecundação medicamente assistida. Isso é uma excelente medida preventiva para resolver a situação.
Infelizmente acho que ainda não é totalmente comparticipado (pelo menos não era). Nem vou dizer o que acho disso como imaginam.
 
Metro disse:
A PAF (poleineuropatia amiloidotica familiar) conhecida vulgarmente por doença dos pezinhos é devida a uma variante anormal da transtiterritina em que a Valina é substituida na posição 30 por Metionina.
O que se passa é que um aminoácido é substituida por outro. Não sei responder o que os estudos poderão fazer aqui. O melhor tratamento actual é o transplante de figado mas está longe de ser um tratamento perfeito. Vejo mais a engenharia genética a poder fazer alguma coisa. Se o estudo das proteinas pode melhorar isso veremos. Ajuda a perceber melhor todo o mecanismo de certeza. Não acredito que esteja para breve nem pouco mais ou menos mas espero que sim obviamente.
O que as pessoas podem fazer aqui é não continuarem a transmitir a doença. É possivel pelo aconselhamento genético antes de engravidar e no caso dos homes é possivel colher esperma, seleccionar os espermatozoides sem a doença e fazer fecundação medicamente assistida. Isso é uma excelente medida preventiva para resolver a situação.
Infelizmente acho que ainda não é totalmente comparticipado (pelo menos não era). Nem vou dizer o que acho disso como imaginam.

Um transplante nunca é perfeito, pelo menos é o que eu acho mas neste caso é, para já, a única solução já que impede o desenvolvimento da doença. Obviamente que existem os perigos inerentes a um transplante (a rejeição por exemplo) mas entre isso e ficar inutilizado numa cadeira de rodas num espaço muito curto de tempo, acho que os portadores preferem tentar do que esperar... Não sei se a terapia génica está a ter resultados mas acho que era por aí que a solução passaria...
Também não sei se já é comparticipado... Pelo menos os medicamentos para portadores de PAF são a custo zero. Há um par de anos atrás, esse tratamento de selecção de espermatozóides saudáveis custava cerca de 900 contos na clínica do Dr. Alfredo Barros e, pelas notícias que tive, ainda muito poucos bebés nasceram por esse método.
Cumps
 
Cruzeta disse:
Um transplante nunca é perfeito, pelo menos é o que eu acho mas neste caso é, para já, a única solução já que impede o desenvolvimento da doença. Obviamente que existem os perigos inerentes a um transplante (a rejeição por exemplo) mas entre isso e ficar inutilizado numa cadeira de rodas num espaço muito curto de tempo, acho que os portadores preferem tentar do que esperar... Não sei se a terapia génica está a ter resultados mas acho que era por aí que a solução passaria...
Também não sei se já é comparticipado... Pelo menos os medicamentos para portadores de PAF são a custo zero. Há um par de anos atrás, esse tratamento de selecção de espermatozóides saudáveis custava cerca de 900 contos na clínica do Dr. Alfredo Barros e, pelas notícias que tive, ainda muito poucos bebés nasceram por esse método.
Cumps

Claro que sim. Mas não é o tratamento perfeito. Foi só isso que quis dizer.

Em relação ao preço tb foi esse o preço que me disseram que custava. Espero que as coisas já estejam diferentes. Conheci um caso em que esse método foi usado.

As pessoas com PAF têm 100% de comparticipação em medicamentos.
 
tamos em 123º. no entanto vamos ser passados pelo G4TechTV e por mais alguns mas temos mts pra passar a frente com produtividades mais baixas. continuem a foldar.

ja enviei as minhas 2 primeiras WUs :D
 
Nós aumentamos imenso a nossa produção nas ultimas semanas. Mas as outras equipas tb não estão paradas. Temos que continuar.
Vêm ai mais reforços a caminho:D
 
Metro disse:
Nós aumentamos imenso a nossa produção nas ultimas semanas. Mas as outras equipas tb não estão paradas. Temos que continuar.
Vêm ai mais reforços a caminho:D
Metro,

Conta lá à gente o q sabes!! Eu tenho-me fartado de bulir e já fiz hoje uma WU num pc sem net que consegui enviar sem nenhum prob!!
Também eu estou extremamente satisfeito com a nossa produção! Muito mesmo.. agora é continuar
Cumps
 
Cruzeta disse:
Metro,

Conta lá à gente o q sabes!! Eu tenho-me fartado de bulir e já fiz hoje uma WU num pc sem net que consegui enviar sem nenhum prob!!
Também eu estou extremamente satisfeito com a nossa produção! Muito mesmo.. agora é continuar
Cumps

Penso que brevemente vamos ter mais duas pessoas a entrar na equipa. Duas pessoas aqui do forum que vão trazer mais umas alguns pcs. É só mesmo isso.

Tenho visto que tens dado forte e feio. Great stuff.
Espero que o pessoal que entrou que fique com o bichinho como nós temos e que não pare.
Esse é o problema de todas as equipas. È manter o que fazem.
Lembro-me de termos passado a equipa do OcUK e eles agora começaram a dar-lhe outra vez.
É uma questão de continuarmos sempre.
Keep Folding:)
 
Metro,

A minha mulher é jornalista.. Para já, trabalha numa pequena rádio mas tenho um amigo que trabalha na TVI. Isto era porreiro se algum dia uma estação de televisão fizesse uma reportagem sobre este método de computação distribuída. Acho que iríamos conseguir angariar muitos membros. Por isso, se tiveres informação, em português, e tudo condensado numa só página e não em vários locais, posso enviar um e-mail a esse meu amigo e pode ser que tenhamos sorte... Obviamento que tu, Metro, terias que ser o nosso rosto :x2:
Abraço
 
Cruzeta disse:
Metro,

A minha mulher é jornalista.. Para já, trabalha numa pequena rádio mas tenho um amigo que trabalha na TVI. Isto era porreiro se algum dia uma estação de televisão fizesse uma reportagem sobre este método de computação distribuída. Acho que iríamos conseguir angariar muitos membros. Por isso, se tiveres informação, em português, e tudo condensado numa só página e não em vários locais, posso enviar um e-mail a esse meu amigo e pode ser que tenhamos sorte... Obviamento que tu, Metro, terias que ser o nosso rosto :x2:
Abraço

Tenho algumas ideias:)
A primeira é realmente conseguirmos ter um site melhor com a info toda bem estruturada. Depois de termos esse cartão de visita pode pensar-se em mais coisas.
O programa que acho que tem mais a haver é o 2010 na RTP2.
As coisas vão-se conseguindo fazer devagar. Tudo o que se conseguir é bom. E por mim sempre foi a minha postura quero mais é que todos participem. Eu sou apenas mais um elemnto da equipa. Nunca quis ser mais do que isso.
Fico imensamente contente quando vejo o pessoal a fazer coisas em prol da equipa. Adorei o tutorial que o FELiYCORA fez ontem. Ele só entrou à meia duzia de dias na equipa e já deu um excelnete contributo. Mas muitos mais exemplos há. O aumento de pontos que conseguimos nas ultimas semanas devem-se exclusivamente a vós não a mim que mantenho a minha produção.

Não queria estar a dizer nomes mas tem havido vários elemntos que têm sido fantásticos e sem nunca terem tido nada em troca. O efac fez parte do site e várias brincadeiras com o photoshop. O logo que temos foi feito por ele. O ElectricFox fez uns skins fantásticos para o EMIII (a ver se os recupero), o JGAlmeida tb fez a FAQ. O NeoToPower é um resistente desde o inicio do Folding e por ai fora.
Para a semana a ver se faço aqui uma resenha da luta de um ano de equipa:)

Resumindo é só continuar a construir uma equipa maior e melhor. Todos os contributos são bem-vindos.
Quanto menor for o impacto da minha produção na equipa é sinal que cada vez ela está maior.
E isso é que interessa:)
 
Metro disse:
Tenho algumas ideias:)

O programa que acho que tem mais a haver é o 2010 na RTP2.
As coisas vão-se conseguindo fazer devagar.

Mas se isto for divulgado na TVI dá muito mais impacto do que no canal 2 :rolleyes:. Vê o caso dos hackers que foram intrevistados pela TVI, muita gente viu e ficou intimidada com aquela cena dos cartões de crédito etc, agora imagina falarem de uma grande causa como esta!

Eu cá continuarei a foldar :x2:
 
one2one disse:
Mas se isto for divulgado na TVI dá muito mais impacto do que no canal 2 :rolleyes:. Vê o caso dos hackers que foram intrevistados pela TVI, muita gente viu e ficou intimidada com aquela cena dos cartões de crédito etc, agora imagina falarem de uma grande causa como esta!

Eu cá continuarei a foldar :x2:

Isto vai por passos :) Tivemos agora a magnifica contribuição do Bits&Bytes e futuramente outras virão...

De momento, estamos a tentar melhorar as condições para os novos users..melhorar as faq's, tornar as coisas mais simples..

Mas que venham ideias k é delas que precisasmos :)

Um grande abraço e ... keep folding :)
 
Back
Topo