Controladora Raid 0 NFORCE 4 [Bench's inside]

Fric

Power Member
Como alguns se devem recordar eu andava com problemas a nivel dos discos, principalmente nas velocidades sempre abaixo do teoricamente calculado.

O q se passava e' q tinha 4 discos em raid 0 e estava limitado aos 100mb/s, n passava dali usando a controladora da Sil Image 3114 da minha antiga dfi lanparty. Depois de mts mails enviar e de mt perguntar la cheguei a conclusao q o q me tava a limitar nao era a controladora mas sim o barramento onde ela estava ligada (pci bus).

Aqui ta a thread:
http://www.techzonept.com/showthread.php?t=41163


Apos alguma reflexao decidi entao esperar por uma controladora embutida no chipset onde n tem limitacoes de velocidade. Li sobre nforce 3 mas este so tinha 2 portas sata embutidas, o chipset da intel ich5r tb tinha o mm problema, somente 2 portas sata...

Ate q saiu o nforce 4, com 4 portas sata embutidas sem a limitacao do pci. Comprei a primeira board q ficou desponivel, uma asus a8n sli dlx (tou contente com ela em praticamente todos os aspectos) e pronto.


Agora aqui vos deixo com um benchmark do speed q tenho nos discos:

benchdiscojpg8jk.jpg



O sistema ficou extremamente mais rapido em todos os aspectos. O processo de instalacao do windows demora cerca de 10 minutos, os loads dos jogos sao praticamente instantaneos, tudo tudo mt mais rapido.


Bem, para concluir, se alguem quiser melhorar o sistema n e' com a mudanca de umas memorias ddr400 para umas ddr500 (ou ate mm para umas ddr600) q vai notar grande diferença pois os ganhos em termos de percentagem sao na ordem dos 20%. Usando um sistema raid os gajos sao de cerca de 90% por cada disco q se usa!!! No meu caso o ganho foi de 360%!!!

E' de salientar ainda q existe uma conjuntura a' volta do raid 0 q e' mt perigoso pq se podem perder os dados. Ja uso raid 0 a imenso tempo (mais de 3 anos) e nunca tive qq tipo de perca de dados, e' tudo expeculacoes sem fundamento. Para os mais medrosos ha a possibilidade de raid 5 q tem parte do speed do raid 0 e permite a recuperacao dos dados no caso de um disco ir a vida.


Recomendo vivamente esta controladora raid nforce 4 ate mesmo usando somente 2 discos conseguem um incremento elevadissimo na performance da vossa maquina.


Por fim os discos usados foram 4 hitachi sata de 80gb cada um.


Fiquem bem
 
:002: Realmente esse teste está de mais :p , belo speed ainda por cima com discos de apenas 80gb, sem faço a ideia se for com o disco da maxtor que tem 16mg de cache.
 
Porra Fric até que enfim uma "review" de jeito! :D
Eu já ando desconfiado que os bottlenecks nos sistemas actuais são os discos rígidos mecânicos, e tenho andado cada vez mais numa solução Raid 3.
Os meus parabéns, ajudaste-me numa grande dúvida existencial! :)

@Artisite
Qual é o disco que tem 16 MB de cache? :confused:

Edit: @Fric
Quando instalaste o Windows XP tiveste que instalar alguns drivers para pôr isso em Raid ou como é que foi?
 
@Fric - que resultados tens com 2 discos apenas?

Já agora explica como foi o processo inicial de configuração :)

E já agora uns comentários acerca de melhorias em aplicações reais ;)
 
Zealot disse:
Porra Fric até que enfim uma "review" de jeito! :D
Eu já ando desconfiado que os bottlenecks nos sistemas actuais são os discos rígidos mecânicos, e tenho andado cada vez mais numa solução Raid 3.
Os meus parabéns, ajudaste-me numa grande dúvida existencial! :)

@Artisite
Qual é o disco que tem 16 MB de cache? :confused:

Edit: @Fric
Quando instalaste o Windows XP tiveste que instalar alguns drivers para pôr isso em Raid ou como é que foi?

1º tens que entrar na SATA Bios e defenir que tipo de Raid( 1; 0; 0+1;etc) queres, para ele formar o Raid-set.

Depois ao instalar o windows carregas F6 e metes uma disket com os drivers do sata/Raid.

É extremamente simples :D
 
Fric disse:
E' de salientar ainda q existe uma conjuntura a' volta do raid 0 q e' mt perigoso pq se podem perder os dados. Ja uso raid 0 a imenso tempo (mais de 3 anos) e nunca tive qq tipo de perca de dados, e' tudo expeculacoes sem fundamento.


Não são especulações sem fundamento.
O que acontece é que é 4x mais provável perderes um desses 4 discos que se perderes apenas um, e quando perderes apenas um dos discos perdes todos os dados de TODOS os discos.
 
Estava apensar no mesmo que o tafinho disse.
A tua afirmação é baseado em nunca se te ter avariado nenhum disco. Certo? É que se tivesse tinha acontecido o que o Tafinho disse.
Mas dá que pensar esses scores sem duvida. Instalar o XP em 10 minutos muito bom. Eu no meu P4 a 3750Mhz demoro muito mais. Tenho que rever a minha politica de discos. Ai tenho tenho:)
 
O meu sistema anda lerdo... por causa dos discos...

Tenho uma DFI lanparty, mas não tenho condições de ter 4x em raid 0, nem 2 :(

Mas é algo que tou ver se trato, mas vou ver discos SATA2 e/ou com NQC... :P

Mas é o que eu digo, 4x raid 0 na SIL 3114 é completamente inutil... o bus pci limita tudo!
Fico a pensar 4x raptor 74 gb raid 0 :P
 
Tafinho disse:
Não são especulações sem fundamento.
O que acontece é que é 4x mais provável perderes um desses 4 discos que se perderes apenas um, e quando perderes apenas um dos discos perdes todos os dados de TODOS os discos.
Ora ai está...

se um disco arder, os dados dos outros 3 tb ardem (os dados, não os discos)

Acho mais pratico e seguro dual raid 0 2x ou 2 discos em raid 0 para sistema e jogos e os outros 2 sozinhos para storage, documentos... Pode ter um pouco menos de performance, mas ganha-se alguma segurança... a não ser que meta 4x raid 0 ou 5 para sistema utilizando discos pequenos (ex raptor de 36 gb) e 2 discos grandes para storage e documentos, mas ai é preciso lixar notas...

Neste campo eu uso um IDE 200 GB para storage e um 120 SATA pro sistema, progs e jogos que já tive ideia de comprar outro para raid 0, mas acho mais pratico desfazer-me deste e comprar 2 novos pelo menos com NQC e se for SATA2 melhor (A ideia de juntar um disco novo com um já usado não me agrada :confused: )
 
Última edição:
Eu n me impressiono por estes números, simplesmente pelo facto de serem de um bench sintético, no caso dos HDD vêem-se ganhos enormes nos teste sintéticos mas dps nas aplicações reais a diferença e mínima. :confused:

O raid tb ja me passou pela cabeça infelizmente os testes que vi de 2 HDD em raid 0 apontam ganhos minúsculos em aplicações Desktop.
Neste caso São 4 HDD como tal os ganhos poderão ser maiores.
Para mim so testes como Windows / games load, compactação de files >1GB ( com a taxa de compressão no mínimo ) criação de Hash de files, etc. me convencem pk e neste que o utilizador nota diferença.

Axo o unico avanço palpável será o aparecimento de Fash drives. Com pc híbridos com 1 Flash SATA de 8GB para os OS e PR e um HDD 1TB silencioso. ;)

Mas em todo o caso obrigado por partilhares o teste.


Rudzer disse:
Discos SATA2 ainda vais ter que esperar um bocado... :/

Tanto do Seagate 7200.8 como o Hitachi 7K500 têm 3Gb/s SataII e estão disponíveis.
 
Os Maxtor DiamondMax 10 também já são NCQ, e SataII.

16mg de cahce são nos discos de 200gb, 250gb e 300gb.

A performam-se do de 300gb seguindo alguns testes está muito próximo do raptor 74gb e um deles chega bem a ultrupaçar o raptor. E semprer são mais Gb.
 
artsite SATA2 não é so NCQ acho que realmente sata2 ainda não há hdds no mercado apenas alguns discos que partilham specs que fazem parte do standart sata2 .
 
Zar0n disse:
Eu n me impressiono por estes números, simplesmente pelo facto de serem de um bench sintético, no caso dos HDD vêem-se ganhos enormes nos teste sintéticos mas dps nas aplicações reais a diferença e mínima. :confused:

O raid tb ja me passou pela cabeça infelizmente os testes que vi de 2 HDD em raid 0 apontam ganhos minúsculos em aplicações Desktop.
Neste caso São 4 HDD como tal os ganhos poderão ser maiores.
Para mim so testes como Windows / games load, compactação de files >1GB ( com a taxa de compressão no mínimo ) criação de Hash de files, etc. me convencem pk e neste que o utilizador nota diferença.

Axo o unico avanço palpável será o aparecimento de Fash drives. Com pc híbridos com 1 Flash SATA de 8GB para os OS e PR e um HDD 1TB silencioso. ;)

Mas em todo o caso obrigado por partilhares o teste.




Tanto do Seagate 7200.8 como o Hitachi 7K500 têm 3Gb/s SataII e estão disponíveis.

Ganhos minusculos em aplicaçoes desktop?
Tas muito enganado.

Nao sei que tipo de uso fazes ao pc, mas a diferença nao é grande, é abismal!
Mas é abismal em TUDO. O windows entra de gás. Os loads dos jogos sao muito + rapidos, compactar/descompactar files é muito + rapido e o + importante de tudo, o PC ganha um capacidade multitarefa muito, mas mesmo muito maior.

Tu numa soluçao single disk, fazes qualquer coisa que puxe pelo disco e o pc ja nao se mexe, simplesmente nem quase uma pagina do explorer abres. Em Raid isso nunca, mas nunca acontece.

És capaz de tar a descompactar um file (p ex. um ISO de DVD), a copiar cenas pro disco, a abrir e fechar pastas; abrir um clip de filme a meio; a navegar na net (lol até parece exagero, mas nao é!) e notas que a quebra de performance de tar a fazer todas essas coisas ao mesmo tempo nao é muito grande!

Eu até geralmente tenho uma ocupaçao de ram (sem ir pra jogos) por volta dos 500/600 megas á vontade.

Eu tou a falar em Raid 0 com 2 discos recentes e de 120gb, mas ligado ao silicon image da board.
Imagino como serao 4 ligados a uma Nforce 4 :D
Lindo..... é so eu fazer um upgarde de pc, pra ir pra 3/4 discos em Raid 0 :D

Quanto a poder vir a ter problemas, isso é + histórias para afastar o people de uma cena com muito potencial!
Inda nao conheci ninguem que tenha tido problemas!! Eu proprio até agora inda nao tive nada...... :x2:

Mudem pra Raid 0; A sério.
Vale muito a pena. Foi do melhor que eu pus no meu pc :cool:
 
Última edição:
Back
Topo