UPS...'s

Madril

1st Folding then Sex
Bem ... Tou realmente a ficar preocupado... Agora nesta casa ligam-se os aquecedores e a porcaria da luz vai abaixo ... e isto que na tenho o meu pc ligado (está no estaleiro). Mas tenho o meu querido FileServer que na quero que vá para os anjinhos.

Pelo que tou a ver k preciso de duas UPS's:

UPS1:

Tbird 1200 --> seguramente vai sofrer um upgrade até ao fim do ano
3 discos agora ... mas há de ter bastantes mais...
No monitor
Router ADSL 3com
Switch Conceptronics
AP Linksys


UPS2:

Em teoria vai ter A64 overclockadão
2 discos max
fonte 460w
6800Ultra (em principio)
Prometeia
CRT 19" e se calhar lá mais pra frente TFT 17" em conjunto


Tenho um bocado de medo das Mustek e NGS ... Deveria ter este medo ?

Que ups's aconselham ?


Tks
 
Eu tenho uma Mustek 600VA, e já me salvou muita vez... cá em casa é a mesma coisa, forno e aquecedor ligado lá vai a corrente... a ultima vez tava no meio de uma formatação... grr
Em todo o caso recomendo, pelo menos para o servidor que parece não puxar demais. Para o principal acho que deves apostar numa de melhor qualidade, que dê mais garantias, ainda para mais com uma prommy... ;)
 
Vocês não tem problema nenhum, nem o problema é da EDP ou isso. Tem simplesmente uma potência contratada muito baixa.

Peçam para aumentar a potência contratada (com o ligeiro aumento na taxa de potência naturalmente). Isso até pode ser alterado manualmente geralmente no corpo do diferencial mas o aparelho está selado e é suposto continuar assim. É como os bps max na net. Podem sacar o que quizerem mas a velocidade tem limite (neste caso a "velocidade" de consumo de energia).

Abram o quadro, olhem para o aparelho maior que lá está e vejam uma pequena janelinha plástica que deve ter visível um valor em amperes. Qual é?
 
São algo de jeito ? ... tipo ... tenho tta confiança nessas como nas Mustek ... a unica marca que conheço bem e sei que na são más são as APC ... mas se vcs disserem o contrário ... até me podem convencer :D

Experiencias pessoais anyone ?


timber ... fui lá ah bokado e só vi lá um 30 ...
 
Aqui no work já tive uma APC de 1000VA com 3 computadores ligados.
2 deles tinham monitor de 20" e o outro tinha um monitor de 14".
 
Provavelmente é um 30 sim.
Quer dizer que tens 6900 VA (6,9 KVA) de potência contratada ou seja podes consumir no máxima (com um factor de potência unitário) 6900 W ou 6,9 KW
Um aquecedor a óleo pequeno facilmente gasta 1500 W a 3000 W
Não me parece uma valor muito alto para uma casa familiar.
Dentro de consumidor de baixa tensão (o normal) ainda podes passar isso ate 20,70 KVA (ou seja 90 A no aparelho que consultaste). O proximo escalao é 10,35 KVA (ou seja 45 A) e terias de pagar mais ~€6 por mes.
Diz-me so uma coisa quando ligas varios aparelhos e o quadro dispara depois consegues voltar a ligar de novo com os mesmos aparelhos que provocaram o disparo ou tens de desligar qualquer coisa para fazer a religação?
 
Se vai abaixo novamente as UPS não te vão resolver o problema.
Eu perguntei isso porque variados aparelhos no arranque pedem uma corrente superior a nominal. Os motores por ex a corrente de arranque pode chegar a ser umas 5 vezes da corrente nominal. E um transitorio rapido mas podera chegar para provocar o disparo. Este comportamento depende bastante do aparelho.
Provavelmente quando consegues, consegues porque determinado aparelho ja esta em situação estacionaria (no motor ja esta estacionario mesmo tendo sido desligado porque as bobines ja estao magnetizadas do caso anterior e a corrente transitoria neste caso provem da corrente de magnetização, os transformadores sao mais ou menos parecidos) e portanto nao provoca o disparo.
Agora repara uma aumento da taxa de potencia da ~€72 a mais num ano (com o tarifario de 2005). As UPS nao sei bem quanto tempo duram por causa das baterias e sao bem mais caras. Um aumento da potencia instalada resolve-te isso de vez mas nao tens a segurança da UPS. A UPS da segurança mas nao te resolve o problema se estiveres a ultrapassar a tua potencia contratada.
Agora so tens que decidir.
 
Última edição:
O engraçado é que a luz só vai abaixo no inverno com os aquecedores :P
Já disse isso aos meus pais e eles tb tão a pensar em aumentar a potencia ... mas mesmo assim com esse aumento tb gostaria de ter a UPS para proteger as coisas :P
 
Isso é perfeitamente natural. Os aquecedores são elementos que consomem bastante energia. Se reparares uma aquecedor tipico e uma resistencia electrica gigante desenhada para estragar o maximo de energia na forma de calor.

Costumas ter cortes de abastecimento ai? Ja agora moras onde? Posso mandar uns mails a umas pessoas e indagar acerca da qualidade da rede distribuição na tua zona.
 
Isso e bem abastecido. Alias qualquer zona em torno de Lisboa tem rede de boa qualidade e com bastante capacidade de recurso.
Essa zona alias esta em vias de melhorar mais (nao posso alongar-me muito sobre isso).
Tens de ser tu a decidir se 1 ou 2 cortes e aceitavel em relação ao custo das UPS's.
 
Tens 2 maneiras.
Ligas para a EDP-Distribuição e pedes para a aumentar a taxa de potencia dos actuais 3,45 kVA (15 A) para o escalão seguinte. Eles vão lá mudam isso e cobram um extra todos os meses por teres mudado de escalão (no teu caso mais €2,2). Se consultares a tua actual factura podes la ver essa parcela.
O segundo método é cortares os selos que envolvem o aparelho (o interruptor ou disjuntor diferencial conforme) e tu mudares isso. E muito simples e rapido. Quando alguem for medir o contador seras brutalmente multado em nao imagino quanto. Se conseguires de alguma maneira replicar os selos estas a vontade desde que mudes o valor de volta antes das leituras. Segundo sei a EDP e muito metodica em casos de fraude. Com a taxa de potencia alterada vais poder consumir mais por isso e natural que o teu consumo medio aumente. Eles vao detectar e isso e vao dar a volta a isso ate te apanharem. O metodo mais catita que ja vi foi um tipo que fez um furo com um berbequim de relojoeiro no corpo do contador num sitio nao visivil e metia acuçar nas engrenagens para contar mais lento.
 
lol... acucar???

Bom, acho que vou começar a falar com os meus pais para aumentar o escalão... eles nunca aceitariam essa "brincadeira" da minha parte...
Já agora, a maior questão cá em casa é ligar um aquecedor de 2000W enquanto o forno está ligado (não sei a potencia deste), passando para o escalão seguinte resolvo o problema?
 
Bem a tua potência contratada é de 3450 VA actualmente. Se o aquecedor tiver um factor de potencia unitario (que e o caso ideal e pouco provavel) consome 2000 VA (provavelmente e ligeiramente mais). Tendo em conta que o forno basicamente é outro aquecedor talvez com uns 1000 VA não é muito dificil de perceber que a coisa esta a ficar curta nao e?
Nao te garanto que resolvas o problema porque nao sei o que tens em casa nem por que margem e que estas a violar a potencia contratada mas no escalao seguinte (20 A) ficas com 4600 VA (ja agora é a tensao nominal 230 V * 20 A) que ja oferece uma boa margem em relação ao valor actual
No site da EDP-Distribuição podes consultar melhor as varias tarifas.
 
Já ficamos +- sensibilizados com essa parte e por isso agradeço-te pela ajuda neste aspecto, timber.

Agora gostaria de saber que ups's aconselham para as minhas perguntas no 1º post.

Tks.
 
Minhas experiencias. Tinha uma APC BK500 EI mas fazia barulho a mais e tinha um defeito que sempre que eu ligava a UPS, o pc ligava tb. Isso era chato... depois comprei uma MGE Pulsar Ellipse e só tenho a falar bem. É silenciosa, nunca me deu problemas e num dia em que eu estava no trabalho aflito pois o tempo estava péssimo, muita trovoada, chuva, falhas de energia, cheguei a casa pensando ter o pc em baixo, e nao é q para minha surpresa estava tudo bombando a 100%? :cool: Minha mae até me veio dizer que a UPS fartou-se de emitir bips sempre q um relampago surgia no ceu.. ehehe.. vá lá, a UPS safou-me de boa...
 
Back
Topo