Instalação Fresca

MayaUser

Power Member
Boas, decidi escrever um guia do q normalmente faço quando tenho a penosa tarefa de instalar o sistema de novo.

Em primeiro lugar, este texto pretender indicar, o minímo de software necessário em cada computador, tendo em conta a ausência de jogos e actividades profissionais, que envolvem software expecifíco, apenas as funcionalidades básicas e consequente ligação à Internet.

Em primeiro lugar os programas off-line:

Microsoft Office Microsoft

Antivirus - Pessoalmente utilizo o Norton Antivirus, incluido com o Norton Systemworks 2002, da Sysmantec, além do antivirus vêm outras aplicações de gestão do sistema que ficam ao critério de cada um instalar.
Além do Norton, apenas confio, mas não uso o da McAfee

Som - Winamp A versão 3 já saiu...

Winzip ,WinAce e WinRAR também dão jeito.

Visto que seja qual for o sistema (neste caso windows) intalarem, é obrigatório correr o WindowsUpdate pois buracos pra tapar não faltam...

de resto como base penso q está tudo, quem se lembrar de algo q acrescente....

Agora pra net:

Antes de mais como coisas pra sacar num faltam convém saber a quantas se vai e pra isso uso um programa chamado Netcount q serve pra contar o tragefo feito (banda larga claro)

FireWall - há muitas mas uso a ZoneAlarm

mIRC

Quicktime

Com isto o minímo está feito... quem tiver pensado em algo indispensavel (para uma instalação miníma) é só carregar em Reply...

mais uma vez aviso que isto é o q faço a nivel de aplicações, é claro q tem de se actualizar drivers e outras operações, q n abrangem o objectivo deste post
 
Firewall

Qual é a firewall q aconselham??

já agora podiam dizer de onde puxaram...

Tem alguma influência negativa por exemplo nos jogos online?

Obrigado..
 
Oi pessoal, acho q se esqueceram do mais importante...
Antes de começar a instalar o SO, quem vai montar um computador novo ou queira fazer uma limpeza total no seu computador tem que primeiro fazer uma partição nova (esta parte não é necessária para quem já tem feita a partição) e depóis fazer a formatação.

Para a partição eu costumo utilizar a tradicional diskette de arranque d qualquer Windows utilizando o comando "fdisk" ou bem utilizo o Partition Magic que é muito bom!!!

Depóis é que é a formatação com a diskette de arranque com o comando "format x:", donde x é unidade do disco a formatar, ou também pode ser feita com o Partition Magic.

Tem se ter em conta o tipo de partição que queremos, tipo FAT16, FAT32 ou NTFS.... talvés para o Windows NT/2000/XP é aconselhado o NTFS.

Logo é que se começa a instalar o windows.


Espero ter sido útil.
 
Re: Firewall

Originally posted by jdma
Qual é a firewall q aconselham??

já agora podiam dizer de onde puxaram...

Tem alguma influência negativa por exemplo nos jogos online?

Obrigado..


Pessoalmente eu uso o Norton Firewall 2003 (Norton Internet Security). Não é a melhor firewal, mas também está longe de ser a pior. Quanto à influência sobre os jogos, desde q a saibas configurar, não irá te afectar em nada (ok, sempre consome um pouco de memória e um pouco do cpu, mas eh tão pouco q eh ridiculo mencionar isso)! Podes arranjar o cd do Norton Internet Security 2003 em qualquer loja de informática (ou junto do "amigo" :D mais próximo) ou então sacar da net, ftp, ou usar o Kazza.
 
Outras coisas a instalar são:

Fan speed, Sandra sisoft, 3d mark, power strip, ut, mohaa, power dvd, flask...........

São tudo coisas essenciais para mim:P

fiquem bem!
 
penso k p/ usar o ghost o melhor é fazer 1 instalação nova, e fazer os updates, mas não meter drivers... provavelmente qd se fizer a reposição já sairam novos e mts vezes não é fácil retirar os antigos!

nas minhas instalações, depois do wxp, vem o windows update, depois drivers e office.

anti - virus - EZArmor da CA - rápido, pequeno e não chateia!!! e é à pala legalmente e c/ Firewall integrada. updates diários de +/- 1 MB!
Adaware e spybot tb uso... um complementa o outro.
DAP - evito usar, é só spyware e pop-ups...
p/ formatar pode-se usar o cd do xp, ele faz fdisk e format. aviso: não formatem discos com FAT32 que o XP só deixa formatar c/ NTFS -vai dar asneira, mais cedo ou mais tarde!!!
o Partition Magic tb é costume dar pbs, e tb aconselho a fazerem uma formatação completa qd compram discos novos!!! demora, mas é mais seguro!
eu já o fiz nos meus 2 X 160 GB... :zzz :zzz
 
ruymoreira disse:
penso k p/ usar o ghost o melhor é fazer 1 instalação nova, e fazer os updates, mas não meter drivers... provavelmente qd se fizer a reposição já sairam novos e mts vezes não é fácil retirar os antigos!

Nunca ouviste falar do SYSPREP? ;) :D :P
 
Acho que se esqueceram de uma coisa!

Qual o sistema Operativo a instalar?
Linux?Qual distribuição?
Windows?Qual versão?
 
Tive ontem a penosa tarefa de instalar tudo de novo, por esta ordem :

- Formatar completamente o disco em NTFS
- Instalar o SO XP
- Instalar o XP SP 1
- Instalar drivers da placa de rede wireless, para aceder à NET
- Fazer Windows Update para tapar buracos e não só
- Instalar o Wireless update rollup package da Microsoft
- Instalar os últimos drivers da placa gráfica
- Instalar os Unified Drivers da Nvidia para a minha board
- Instalar o Office XP
- Instalar os drivers da impressora
- Instalar o Nero, o Clone CD, o Paint Shop Pro, WinRAR
- Instalar Macromedia Studio MX 2004
- Instalar o Macromedia Director

Ainda falta instalar o anti-vírus, e mais alguns programetas

Uma tarefa que começou às 17H e acabou às 00:00 H
 
Back
Topo