Plasma vs LCD

underworld

Power Member
Boas ppl, pretendo comprar uma big TV muito brevemente e estou indeciso entre os plasmas e os lcds

À partida estava a pensar em comprar um plasma pois devem estar aí a baixar de preço para os 400 contos. os que gostei mais foram os novos sony wega, têm 1 design muito fixe

Por outro lado, dizem que os LCDs têm melhor qualidade de imagem (apesar de serem muito mais caros para igual dimensão). Apesar disso as imagens que tenho visto de LCDs parecem sempre um pouco pixelizadas não sei porquê

O uso é essencialmente para ver TV/DVD.

Entretanto um primo meu comprou um LCD Sony 32", vou ver se vou lá ver 1 movie para comprovar as diferenças
 
Tafinho disse:
Atenção que os ecrans de plasma têm uma duração de vida limitada.

Isso n era nos antigos tafinho, tipo tinha de se abrir e mudar n sei o q regularmente? Ou os plasmas mm hoje em dia duram pouco...e já agora...pouco é em média qtos anos?

Thnakx
 
Tafinho disse:
São de retroprojecção.
Têm pouca luminosidade, contraste e definição. Não gosto e são caras.
Isso e o que costuma haver nos cafes e bares alem de as vezes haver projectores

Essas TV's sao uma grande ***** na minha opiniao

Os LCD's e os Plasmas tb nao me parecem grande coisa grande comparados com os CRT's em custo, luminosidade, contraste, movimento. Um CRT plano 100 Hz de 81 cm 16/9 custa uns 200 cts se tanto. Como nao vejo televisao na despensa e tenho a televisao sempre no mesmo sitio o peso e o tamanho nao me aborrecem muito
 
Vejam lá se não precisam de *carregar* o Plasma a cada 2000 horas.

Na minha opinião a qualidade dos plasmas e lcd's ainda deixam algo a desejar para TV de grandes dimensões. Se optares por plasmas vê os Fujitsu e os Pionner. Há grandes diferenças de qualidade entre as várias marcas.
 
Actualmente já existem LCDs de grandes dimensões (falo em 32" e 37") com muito boa qualidade de imagem. Estou a falar por exemplo dos modelos PixelPlus da Philips(32PF9976 creio eu) e dos Sony com Wega Engine(KLV-32M1 por exemplo). Vejam um destes LCDs a trabalhar com uma fonte de vídeo e de preferência com o DVD de demonstração da Sony Wega e Philips PixelPlus(há que ver um TV em todo o seu potencial :p )!!!

Mas generalizando, um LCD tem pior qualidade de imagem que um plasma (como já foi referido, nota-se mais a pixelização). Num plasma conseguimos ter um pixel preto mesmo ao lado de um pixel branco(causando contornos quase perfeitos e bem separados, com maior limpeza de imagem), enquanto que num LCD existe sempre uma zona em que a imagem está "borrada".

Um LCD por seu lado tem a vantagem de ter uma durabilidade superior. Um plasma de ultima geração(falo por exemplo do LG RZ-42PX11) já tem um tempo de vida útil de 60 mil horas (5 horas a fungar por dia ainda dá para mais de 10 anos). Actualmente poucas são as pessoas que tem um TV durante 10 anos. De qualquer maneira, um plasma pode ser carregado com gás(creio que isto ainda pode ser feito), mas daqui a 10 anos, certamente mais vale comprar um plasma novo por 200cts talvez e com muito melhor qualidade que os actuais!

Se tens pouco mais de 4 mil euros para gastar, nesse caso compra um Pioneer 435 e não se fala mais nisso :009:

Não se esqueçam que um CRT/LCD/Plasma/Retroprojector/Projector deve ser visualizado a cerca de 3 a 4 vezes o tamanho da sua diagonal...

Se puder ajudar em mais alguma coisa... :D

EDIT - Para quem pensa que todos os retroprojectores são uma *****, vejam os Sony Wega 42"/50"/60"SX300 :007:

EDIT2 - Por enquanto, a melhor imagem ainda é a de um bom CRT :cool:
 
Última edição:
Estava a olhar para esta troca de ideias assim com algum interesse, mas com o tiagottx a colocar em cima da mesa os modelos q ando a ver, fiquei LOGO lixado :D

A minha dúvida é praticamente igual à do underworld, e comecei por ver plasmas.
É quase unanime q a Pioneer está um pouco à frente da concorrência e comecei por ver o PDP-43MXE1 (Será igual ao q dizes tiagottx?).

Depois começa a porcaria da confusão...
Há adeptos do LCD, há adeptos do Plasma e resposta certa não há.

Assim comecei a ver LCD's para comparar.
O Sony KLV-32M1 em preto é algo fabuloso, e a imagem mto boa.

Se ainda fossem do mesmo tamanho, podia-se decidir com base no preço, mas não :P

O LCD vai para os 88cm e o Plasma para lá dos 100.

Vi q és um entendido tiago, esclareceste-me uma série de questões, mas é impossivel encontrar a melhor escolha...

Se quiseres continuar a dar mais umas dicas.... força :)

SW
 
Para facilitar as coisas, tens principalmente de ver a que distância vais ver o ecran!

Se essa distância for lá para os 4 metros, aí vai para um plasma, pois 32" tornam-se pequenas (também tens o Sony 42M1 por 3 mil e poucos euros, ou o mais económico LG 42PX11).

Se estiveres mais perto dos 3 metros, então vai para o LCD Sony 32M1 ou para o Philips (senão ficas a ver nitidamente os pixeis num plasma de 42") :)

Se houver alguma dúvida em concreto, mandem-na, pois pode ser que eu possa ajudar :)
 
O teu edit2 já me baralhou de novo :D:D:D

No fundo isto é tudo mto bonitinho, mas n há nada como um bom ( e muito mais barato ) CRT, certo?

Então dá lá 2 ou 3 crt's para eu comparar ;)

Thanks

SW
 
Sinceramente, TV's só mesmo CRT. Por enquanto claro.

A qualidade de imagem LCD anda demasiado longe da do CRT. Os plasmas têm de ser vistos caso a caso, porque existem uns bons, outros do pior. Alguns até com problemas tão básicos que só dá vontade de esperar para a tecnologia amadurecer.
 
underworld disse:
Por outro lado, dizem que os LCDs têm melhor qualidade de imagem (apesar de serem muito mais caros para igual dimensão)

Por acaso até costuma ser o inverso, na minha opiniao. Melhor contraste, reproducao de cores, sem arrastamento...etc...mas tambem tem os seus defeitos.


Flyer disse:
Isso n era nos antigos tafinho, tipo tinha de se abrir e mudar n sei o q regularmente? Ou os plasmas mm hoje em dia duram pouco...e já agora...pouco é em média qtos anos?

Thnakx

Isso nao é bem verdade. Qualquer plasma vai "morrendo" pouco a pouco, se bem que no inicio o efeito pode ser desprezado por ser infimo...a certa altura comeca a ser notorio (estamos a falar de anos, varios anos...)

O que pode até ser verdade é que os mais recentes tem um tempo de vida maior, mas continua a ser limitado.

Quanto a se abrir para mudar o gas ou seja o que for, é um mito urbano.
A partir do momento em que a parte que contém o gas é selado, nunca mais devera ser aberto. Ou melhor...a ser aberto nao sera com certeza com a ideia de voltar a ser usado...



timber disse:
Isso e o que costuma haver nos cafes e bares alem de as vezes haver projectores

Essas TV's sao uma grande ***** na minha opiniao

Os LCD's e os Plasmas tb nao me parecem grande coisa grande comparados com os CRT's em custo, luminosidade, contraste, movimento. Um CRT plano 100 Hz de 81 cm 16/9 custa uns 200 cts se tanto. Como nao vejo televisao na despensa e tenho a televisao sempre no mesmo sitio o peso e o tamanho nao me aborrecem muito

Normalmente os retroprojectores dos cafes e bares sao CRT. Os defeitos que apontam aos retroprojectores sao reais...mas nos DLP ja levaram um grande avanco.

Tar a comparar LCD/plasma com CRT, é o mesmo que comparar os LCD e CRT para PC.

Os primeiros nao chegam a qualidade dos 2os, mas as vantagens dos 1os fazem com que sejam cada vez mais populares e evoluam cada vez mais.

De qualquer forma...a partir de certo tamanho, acho que CRT esta fora de questao (42" anyone??)
Xpirit disse:
Vejam lá se não precisam de *carregar* o Plasma a cada 2000 horas.

tiagottx disse:
De qualquer maneira, um plasma pode ser carregado com gás(creio que isto ainda pode ser feito), mas daqui a 10 anos, certamente mais vale comprar um plasma novo por 200cts talvez e com muito melhor qualidade que os actuais!

:rolleyes: :rolleyes:

Olhem que nao...


Ja falaram ai da distancia a que vai ficar do dito cujo, tudo bem.
Quanto a ficarem a ver pixeis...depende da resolucao, da fonte, bla bla.
A questao esta no campo de visao e no conforto de quem olha para o televisor.
Se tiveres perto de mais vais passar a vida com os olhos de um lado para o outro, se tiveres longe perdes impacto e as tantas nao ves patavina das legendas.


Recomendacoes da minha parte...

- Comprem resolucoes de gente e nao tipo 852x480. Sonhem com o dia em que teremos HDTV!!
- DVI ou HDMI, obrigatorio.
- Racio Contraste, quanto mais melhor...mas nao se fiem totalmente nos numeros, porque cada um mede um bocado como quer e logo "produz" o numero que mais convem.
- Pensem na possibilidade de usar um HTPC como fonte de video. 1:1 pixel mapping e interface digital fazem maravilhas a um Plasma/LCD.
- Se forem para um HTPC evitem displays de pixeis sem serem quadrados, (Tipo plasmas de ecra ALIS da Hitachi, com resolucao 1024x1024)
- Nao deixem o televisor ligado muito tempo, senao arriscam-se a provocarem burn-in...e nao vao querer isso, acreditem.
- Nao se fiem na conversa de vendedor
- Nao julquem apenas por akilo que virem em lojas. Maior parte dos ecras em grandes superficies estao tao mal ligados que parece que puseram miudos de 10anos a brincar com ligacoes e cabos.
 
Última edição:
Não se esqueçam do progressive scan. :D Se não tem ponham de lado.
Cuidado com as resoluções. Comprem em função do HDTV caso contrário arriscam-se a mudar de TV daqui a 3 anos.
 
Xpirit disse:
Não se esqueçam do progressive scan. :D Se não tem ponham de lado.
Cuidado com as resoluções. Comprem em função do HDTV caso contrário arriscam-se a mudar de TV daqui a 3 anos.

Falando de Plasma ou LCD estamos logicamente a falar de progressive scan.
Nem faz sentido falar do oposto..
 
timber disse:
Esse Sony KE-42M1 com um preço de 600 cts ate que esta bastante razovel. Isso ja começa a ser opçao.

2872€ + 55€ despesas envio aqui:

http://pt.*****.com/*****/product.do?action=getProductDetail&product=3628

Se bem que no guia dos plasmas (ver link post acima) dão a melhor nota a 1 panasonic que até é bem barato

É só porque o design deste sony rula
 
Ok pronto €2927 e nao 600 contos

Epa eu nao trocava design por qualidade de imagem a nao ser que fosse diferenças minimas e o o Panasonic fosse cor de burro quando foge. Mas sao opçoes e cada um tem as suas.
 
Back
Topo