[LINUX] VIDALINUX - Gentoo para os newbies

Metro

Benevolent Dictator For Life
Staff
Já tinha experimentado esta distro mas ainda em beta.
Saiu a versão 1.0.1 e finalmente deixou de ter um bug com os P4. A versão para P4 funcionou à pirmeira no meu hardware. Reconheceu a gráfica onboard pelo que desta vez a coisa correu bem:)

Isto depois de uma tentativa de instalar Debian que demorou 18 horas mas que acabou num ecrã cinzento apenas com o ponteiro do rato a funcionar bem. Mas adiante.

O Vidalinux é uma distro feita por um gaijo de Porto Rico e que basicamente usa o ANACONDA na instalação.
Quem alguma vez instalou RedHat vai sentir-se em casa.

Para terem uma ideia da distro têm aqui um slideshow de uma versão beta.
Tenho que vos dizer que o desktop é relamente muito bonito com umas cores e umas letras muito agradáveis.

Slideshow: http://shots.osdir.com/slideshows/slideshow.php?release=30&slide=1

ftp internacional: ftp://139.62.4.142/ Escolham a versão compilada para o vosso hardware:)

Para fazerem a actualização da distro em vez de ser o apt-get o Gentoo tem o Porthole. O kernel é o 2.6 e o X é o Gnome 2.6.

Estou a fazer um emerge, vamos ver no que dá:) É tudo feito através do GUI nada de linha de comandos.

Para já tenho o problema da resolução que só tenho até 1024X756 a 85Hz.

Perguntas para os entendidos:
- Qual a diferença entre o Gentoo e o VidaLinux?
- Comandos importantes no Gentoo. Quando isto acabar o emerge logo dou mais uma voltinha e pesquiso mais qq coisa:)

Adicionei mais esta distro à thread que está em sticky.
Se alguem usar alguma distro que ainda não esteja lá colocada é favor fazer uma thread e eu adiciona.:)
 
Última edição:
Muito bonito mesmo!!! Grande post.

Já tinha ouvido falar, mas nunca me tinha dado ao trabalho de experimentar ;). Uso Gentoo, mas não sei mesmo as diferenças entre esse e o Vida. Deve ser apenas o tentar aproximar o complicado ao user ;). Pelos vistos está um óptimo trabalho!

Aqui tens uns links de Gentoo sobre o Portage e outros bastante úteis:

Portage Features
Working with Portage
USE Flags

Ainda... qual aplicação GUI usa o VidaLinux para fazer emerge? É que eu tenho uma muita ranhosa em Java :(.

Abraço!
 
THE PORTHOLE PORTAGE FRONTEND :X2:

È muito semelhante ao synaptic do debian.
Para já e como seria de prever ainda não acabou de compilar tudo. Escusado será dizer que se achava os informáticos todos doidos ainda piorou um pouco mais, porque nunca vi tanta linha de texto.

Vou ver esses links:)

Já agora como poderia parar isto e continuar passado algum tempo? Só espero não ultrapassar o meu limite de tráfego :S

Se sobreviver a isto depois coloco uma pic do Porthole.
Não consigo descrever é a qualidade do desktop ao melhor estilo do Mac. Lindo mesmo. Mais do que o SuSE devo dizer.

Nada como o google:)

http://porthole.sourceforge.net/screenshots/porthole-0.3-lila.png
http://porthole.sourceforge.net/screenshots/porthole-0.1-1.png
http://porthole.sourceforge.net/screenshots/porthole-0.1-r1.png
http://porthole.sourceforge.net/screenshots/porthole-0.1-r1-industrial.png
http://porthole.sourceforge.net/screenshots/porthole-0.1-r1-search.png


Edit:

Está tudo no site :lol:

appportage.jpg


As cores são mesmo vivas.
 
Última edição:
Metro disse:
Perguntas para os entendidos:
- Qual a diferença entre o Gentoo e o VidaLinux?
- Comandos importantes no Gentoo. Quando isto acabar o emerge logo dou mais uma voltinha e pesquiso mais qq coisa:)

1.a pergunta: a diferença é apenas no instalador. O que o portoriquenho se lembrou foi de fazer uma adaptação do anaconda para o ppl poder instalar o Gentoo sem se preocupar em seguir o **maravilhoso** guia de instalação de Gentoo. Mas no fim, ficas exactamente com Gentoo, apenas com a ligeira diferença de o instalador ser exageradamente limitado a nível de opções de instalação (isto é, gramas com ext3 ou ext2 à la FC ou RH não porque ext2 ou 3 seja melhor que outro sist. de ficheiros - estou a lembrar-me, não sei, de reiserfs? - mas porque o Anaconda foi feito pela RH).

2.a pergunta: Que eu me lembre, os únicos comandos «de gentoo» são o emerge (parecido com o apt-get install), emerge --sync (apt-get update), env-update (já não me lembro o que este faz, mas acho que é para veres os conflitos dos ficheiros de config, depois de actualizares um pacote), genkernel (ajuda a compilar o kernel), e o rc-update (este achei uma belíssima ideia) que te permite adicionar/remover cenas do rc.


Mas o taf é quem te pode dar uma ajudazinha nisso (é a distro favorita dele, já faz algum tempo). Eu por mim, fico-me com Slackware para serv. e Suse ou Mepis para desktop. Detestei usar Gentoo, não por ser difícil, mas pq tem de compilar tudo e mais umas botas (o que leva tempo, muito tempo... demasiado tempo.) A grande vantagem de Gentoo, para mim, é o Portage: tens lá quase td o que é software, e quase sempre On the bleeding edge.
 
Só espero não ter passado os limites internacionais com a brincadeira.
Meti nun disco de 6GB só para ver como era e aprender.
Espero que no proximo ano tal como prometido o gentoo passe a ter um instaler.
Tb estou como tu quanto ao usar o Mepis ou o SuSE. São duas excelentes opções e mexo-me bastante melhor com essas duas distros.
Nem vou dizer o tempo que perdi a descobrir como seleccionava os programas para instalar:( Habituado ao synaptic não estava a ver como era com o Porthole.

Pelo que acabei de ver no forum deles é capaz de ser preciso fazer umas alterações aqui e ali por o pessoal do gentoo se lembrar de alterar as coisas.
Mas a distro está excelente e não me canso de dizer muito apelativa visualmente.

Esta coisa de compilar realmente é de doidos mas como para passar do XP para o Linux é só clicar duas vezes em pause e depois 1 para o XP e 4 para o Linux não me preocupa muito:D

Quanto ao software disponivel penso que as distros baseadas em debian estão ao mesmo nivel que o gentoo. Mas posso estar enganado.
 
Metro disse:
Espero que no proximo ano tal como prometido o gentoo passe a ter um instaler.
Olha, aí está uma novidade para mim. Acho estranho, porque a maior parte do pessoal que usa gentoo queria a instalação tal como está.

Metro disse:
Nem vou dizer o tempo que perdi a descobrir como seleccionava os programas para instalar:( Habituado ao synaptic não estava a ver como era com o Porthole.
Eu não costumo usar muito guis para instalar cenas (excepção feita ao Suse e o seu Yast). Mesmo no mepis, a maior parte das vezes uso apt-get numa consola.

Metro disse:
Quanto ao software disponivel penso que as distros baseadas em debian estão ao mesmo nivel que o gentoo. Mas posso estar enganado.
Estás mesmo enganado. No que toca a repositórios, não conheço nada mais abrangente e mais actualizado que Gentoo. Nem mesmo debian.
 
urban disse:
Olha, aí está uma novidade para mim. Acho estranho, porque a maior parte do pessoal que usa gentoo queria a instalação tal como está.

Ainda hoje escrevi isso. O pessoal perde a razão porque assim perde uma enorme quantidade de utilizadores:(
Estou mesmo curioso para ver a proxima versão do Gentoo.
Vê isto:D

The latest issue of Gentoo Weekly Newsletter, as well as this earlier story on ZDNet provide some interesting information about the upcoming release of Gentoo Linux, scheduled for the first quarter of 2005. Among them, the users (and potential users) of the most popular source-based distribution will be pleased to learn that Gentoo will finally default to kernel 2.6 on all architectures, the Gentoo live CD will serve as a full desktop operating system (not just an installation CD), and it will, for the first time, include an automated graphical installer. These are highly radical changes that will take some effort to implement, but it is nice to see that the developers are listening to their users and are going ahead with providing some of the most often requested features.

The move to kernel 2.6 is hardly a surprise. Gentoo has included this kernel since it was released in late 2003, but due to hardware compatibility issues the developers have refrained from recommending it for general use. The situation has much improved now that the new kernel version has seen nine updates and it has already become the default kernel on several architectures, including PPC and all 64-bit platforms. The release of Gentoo Linux 2005 will mean that the 2.4 kernel will enter a "maintenance mode" and all users will be encouraged to upgrade to 2.6

The full Gentoo live CD is a more interesting new feature, especially because there will be two variants - x86 and AMD64 editions. This would make Gentoo the first full live CD for the AMD64 platform. Besides, it is always a pleasure to be able to test drive a distribution and ensure that there are no compatibility issues before committing to a hard disk install; this is even more true in the case of a source-based distribution where installing a complete workstation might take several days. As for the graphical Gentoo installer, details are still sketchy and it is not clear whether the planned installer will make the system installation less tedious than the present step-by-step process. What it will make easier, however, is the deployment of Gentoo on several machines - through a set of scripts, much like Red Hat/Fedora's kickstart.

Of course, these are still early days, but if all of the above-mentioned features are implemented as planned, they would make Gentoo Linux more acceptable to a much wider audience than the current highly technical nature of the distribution. We have already seen some interesting innovations coming from Gentoo (e.g. the PPC64 port) in recent months and it looks like the developers have more ambitious tricks up their sleeves. If they continue this way, Gentoo Linux might just turn out to be the most exciting project of 2005!

Muita coisa boa e juntinha. Vai ser excelente sem duvida.

urban disse:
Eu não costumo usar muito guis para instalar cenas (excepção feita ao Suse e o seu Yast). Mesmo no mepis, a maior parte das vezes uso apt-get numa consola.

O problema são pessoas como eu que só sabem usar windows e mal. Esses precisam de GUIs.

urban disse:
Estás mesmo enganado. No que toca a repositórios, não conheço nada mais abrangente e mais actualizado que Gentoo. Nem mesmo debian.

Pensava que debian estaria ao mesmo nivel. Sempre a aprender:)

Acabei de instalar o firefox. Demorou eternidades:P
Os drivers da nvidia deu erro. Isso é que é chato pq assim só tenho 1024X756 a 85Hz. Nada que me desanime:)
 
Madril disse:
Metro .... eu tb nunca tinha mexido em CLI's dp do MSDOS e gentoo se seguires o handbook instala-se bem.

MS-DOS? O que é isso?:D
Eu bem digo, ninguem me ouve:)

O bom é que a próxima versão do gentoo vai ser mais à minha medida.

Mais duas coisas:

Para quem tem limites o porthole tem um defeito. Não diz quanto é que está a sacar. Diz lá o numero em k/b o que para mim é uma enorme confusão.

Para terem uma ideia para instalar o Mozilla thunderbird o gentoo compilou mais de 20000 linhas de texto.
É de doidos.
Mas hoje o Mepis vai abaixo e passa o Vidalinux para principal.

O Tafinho é que não sei onde anda para me vir dizer os comandos do gentoo:D
Vou passar para a linha de comandos porque visualmente sei melhor o que se está a passar. Aliás... dá apenas de diferente a velocidade a que está a sacar e fico com a impressão que seja mais rápido de resto o Porthole está um sonho. Os limites, os limites de download é que são uma chatice.

Editado:
Pedia uma ajudinha para instalar os drivers da nvidia.
Fiz emerge nvidia-kernel e não correu bem:(
Agora não sei como posso desfazer isso e como é que se instala. É que queria ter 1280X1024 a 100Hz e assim só tenho 1024X756 a 85Hz. É só por isso.
 
Edita o /etc/make.conf e acrescenta ou modifica para:

SYNC=rsync://ftp.rnl.ist.utl.pt/gentoo-portage
GENTOO_MIRRORS="ftp://ftp.rnl.ist.utl.pt/gentoo/"

Acho que também existe um comando para selecionar um mirror oficial. Será mirrorselect(?)

Quanto a ter que andar sempre a compilar, dava para acrescentar um repositorio no make.conf (não sei qual é o parametro), depois "emerge -g xxxxx" e ele instalava o binario já compilado.
Alguem que saiba mais de gentoo que diga alguma coisa e corrija se tiver dito algo de errado.
 
Última edição:
Como diaria o caganamata:

Metes-me tanto nojo:D
E logo dual desktop. Cão com pulgas é o que tu és.

Estou a acabar a WU no Mepis para começar tudo outra vez mas desta vez num disco de 7200 rpm. Eu tenho paciencia:)

Alph:
Já viste o Porthole? Que tal? É muito porreiro.
 
Hehe - acabei d emergir! Tava a dar umas chatiçes pq n tenho Gnome metido nisto. Mesmo muito bom! O que eu tinha era o Portagemaster, feito em Java. Mesmo muito feio! :D
 
Metro disse:
Pedia uma ajudinha para instalar os drivers da nvidia.
Fiz emerge nvidia-kernel e não correu bem:(
Agora não sei como posso desfazer isso e como é que se instala. É que queria ter 1280X1024 a 100Hz e assim só tenho 1024X756 a 85Hz. É só por isso.

Qual é o kernel? Tens UDEV ? Tens xfree ou xorg?
Posta o xconfig e o log do x.
 
Xpirit:
O kernel é o 2.4 quase de certeza.
Não sei ver essas coisas todas que perguntas.

Alph:
Fiz emerge nvidia-kernel que foi o que li no site do vidalinux. Deu erro. Depois no porthole vi o nvidia-glx. No Mepis é só necessário fazer apt-get update mvidia-glx.
A minha ideia é aprender para instalar no disco novo.
Para já perguntava o seguinte:

emerge --sync - sincroniza a arvore dos packages (a ideia é pelo menos esta:)
emerge upgrade - faz o upgrade tal como diz.
emerge XXXX - em que XXXXX é o nome do pacote que queremos instalar.

Alguem confirma a info do Nemesis sobre a selecção do FTP nacional. Isso era excelente.
Amanha volto à carga com a distro. Estou só a acabar uma coisa no Mepis:)
 
Em gentoo é a mesma coisa: emerge nvidia-glx instala-te o kernel e o glx, visto que o 1º é dependência do 2º. Curte

A info do Nemesis é certíssima. Eu uso os mirrors do IST - é sacagem nacional a 120 kbps :D. (http://darkstar.ist.utl.pt/gentoo/distfiles/).

Quanto ao emerge,

  • emerge sync - Sincroniza a arvore seguindo o mirror de rsync (falado pelo Nemesis)
  • emerge update - Num faz nada :D
  • emerge XXXX - Instala a versão mais recente de XXXX de acordo com a árvore local
  • emerge -u world - Actualiza-te todas as aplicações do sistema
  • emerge -pv XXXX - Faz um emerge de teste (-p --pretend) e com verbose (-v), mostrando dependências e tamanhos de pacotes - O que convém fazer sempre antes de instalar qualquer app.
Para mais dúvidas Wiki com elas!
 
2 novidades....... más

1º Mais uma vez lá tentei instalar o gentoo. Desta vez com uma placa de rede PCI.
Tudo muito certinho até à parte de escolher um mirror nacional, sacar o stage 3. Estava confiante mas nem tanto para começar de um stage inferior.:)
Saquei o stage todinho, sai do browser e depois fix o tar -xvjpf stage3-pentium4-2004.3.tar.bz2
Conclusão. Deu um erro de falta de espaço no disco.
Fiz as partições como estão no manual que está online, ou seja 3 partições a de boot; a de swap e a do root.
Será que tinha que dizer qual era a partição para ele descomprimir? Não está nada no manual a dizer o que quer que seja.
Fiquei ai.
Se tiverem alguma sugestão posso tentar a voltar a instalar um dia destes.

2º Decidi instalar o vidalinux agora num disco de 7200 rpm.
Tudo 5 estrelas. comecei por fazer um emerge --sinc e já é a quarta vez que me dá erro:(

Primeiro em linha de comandos e agora no porthole.

Não percebo:(

Isto do mirror que lhe apetece. Ainda não fiz mirrorselect.
 
bem tenho andado a exprimentar esta distro e ta mto fixe!

E xtremamente facil de instalar e o porthole portage e espetacular!

So tenho e um problema: a mira resolução ta em 1280x768 mas fixa a 60hz o q e mto mau!

existe alguma maneira de alterar isto?
 
Back
Topo