A pedido de muitas familias...LINUX!!

SwimmerBoy

Folding Member
ardoRIC disse:
Primeiro de tudo: se escolheram o Fedora Core (ou algum redhat) vao ter problemas... Devido a politicas seguidas pela empresa que distribui estas distribuicoes de Linux (a RedHat, Inc) nao terão suporte para ntfs nos kerneis oficiais, nem terao nenhuma maneira de ouvir ficheiros mp3...

eh facil resolver...

Source http://www.mjmwired.net/resources/mjm-fedora-fc2.shtml

http://tettnang.freshrpms.net/rpm.html?id=296

Get:
xmms-mp3-1.2.10-2.2.p.1.fc2.fr.i386.rpm

Run:
rpm -ivh xmms-mp3-1.2.10-2.2.p.1.fc2.fr.i386.rpm

Run xmms:
Options > Preferences > Audio I/O Plugins
MPEG Layer 1/2/3 Placeholder Plugin [lib_rhmp3.so]
==> Uncheck [ ] Enable Plugin
Apply

e pronto... assim ja poderão ouvir os vossos mp3 em linux, enquanto trabalham usando o xmms (clone do Winamp)

'aaah... mas eu tenho os mp3 eh na outra particao do windows e nao me parece que a consiga ver no linux'...

Isto acontece porque muito provavelmente estás a usar o windows XP com o sistema de ficheiros NTFS (e fazes muito bem, ja que FAT eh uma ... treta). Devido à questionavel legalidade que o uso do modulo de NTFS no kernel poe (o Billy pode nao gostar) a RedHat decidiu que os kerneis deles nao viriam com esse modulo compilado ...

'mas entao nao posso ver as minhas particoes do windows neste linux?'

Sim, podes... para isso, diriges-te à pagina oficial do modulo de ntfs para linux http://linux-ntfs.sourceforge.net/ segues o Menu 'NTFS RPMs: Instructions' e segues os passinhos todos que lá estão descritos... eh simples!

Agora... para 'montares' as particoes que tens de windows vais ter de alterar um ficheirinho chamado /etc/fstab e nele vais dizer ao Linux que tem aquelas particoes e onde as queres ver na arvore do sistema de ficheiros.

primeiro tens de descobrir onde está a tua particao... para isso fazes

Código:
fdisk -l /dev/hdX

onde X eh 'a' 'b' 'c' ou 'd' dependendo se o disco onde tens as particoes é
a -> Primary Master
b -> Primary Slave
c -> Secondary Master
d -> Secondary Slave

no meu caso o disco eh Primary Master, e aparece uma coisa do genero:
Código:
# fdisk -l /dev/hda

Disk /dev/hda: 80.0 GB, 80026361856 bytes
255 heads, 63 sectors/track, 9729 cylinders
Units = cylinders of 16065 * 512 = 8225280 bytes

   Device Boot      Start         End      Blocks   Id  System
/dev/hda1   *           1        1305    10482381    7  HPFS/NTFS
/dev/hda2            1306        9730    67668331+   f  W95 Ext'd (LBA)
/dev/hda5            1306        3916    20972826    7  HPFS/NTFS
/dev/hda6            3917        5190    10233373+  83  Linux
/dev/hda7            5191        5320     1044193+  82  Linux swap
/dev/hda8            9171        9730     4492687+  83  Linux
/dev/hda9            5321        9170    30925093+  83  Linux

o que nos interessa sao aquelas que no System tem HPFS/NTFS portanto são essas que vao usar.

editando o fstab hão-de encontrar uma data de linhas que provavelmente nao sabem o que significam... se fizerem
Código:
man fstab
tem uma descrição mais detalhada...

no exemplo que vou dar vou mostrar como ter a primeira particao (supostamente a C: do windows) pronta a ser usada...
Acrescenta-se no /etc/fstab a linha

Código:
/dev/hda1       /mnt/win_c      ntfs    ro,utf8,noexec,umask=0  0       0

cria-se a directoria /mnt/win_c

Código:
mkdir -p /mnt/win_c

e 'monta-se' a particao

Código:
mount /mnt/win_c

com esta configuracao, da proxima vez que iniciares o linux ela já se encontrará montada e nao terás de fazer mais nada...

Outro problema que se poe eh o uso de discos flash conhecidos mais usualmente por 'pen's ...

terás de dizer ao sistema o que raio eh isso que queres montar no /mnt/usb isso faz-se adicionando outra linha ao fstab com a seguinte forma

Código:
/dev/sda1     /mnt/usb   auto     user,noauto,umask=0   0    0

Código:
mount /mnt/usb

nao te esquecas de quando acabares de fazer o que tens a fazer na pen fazeres

Código:
umount /mnt/usb

de forma a actualizar os dados na pen...

a partir de agora, poderás usar a pen à vontade :)

Deixo aqui, ja agora a sugestao do uso de Mandrake para os iniciados já que eh uma distribuicao que pode nao colocar tantos problemas para este tipo de coisas como a Fedora Core.
[/code]

Espero k sirva de ajuda ao ppl daqui!!

Sim, "roubei" de outro forum...mas Henckel...ele tá referenciado no quote!!!
 
Última edição:
Ena..., já andas a consultar o forum de LEI da nossa faculdade :P o teu departamento não tem destas coisas, é? :P

btw, ainda bem k meteste isto, tava a pensar em fazer o mesmo, mas bem k podias ter metido o nick do autor..., o ardoRIC merece ser referenciado pelo menos :x2:

um abraço HecKel
 
Back
Topo