[LINUX] SuSE 9.2

Metro

Benevolent Dictator For Life
Staff
Mais um lançamento e mais uma distro.
Provavelmente a definitiva por estes lados para já.
Depois do Mepis com o qual estou muito satisfeito ou não seja baseado em debian eis que estava escrito que tinha que dar uma voltinha no SuSE 9.2.

Basicamente o problema do SuSE é as rpms e as dependencias.
Mas com algum cuidado a coisa vai alem de que já consegui instalar o apt-get:)

Um site que têm que conhecer é este:

http://packman.links2linux.org/

Mas vamos por partes e vamos dar uma maozinha ao pessoal que como eu quer ter net, ver divx e afins.

Vejamos o que instalei e como:)


1º Façam os updates que estão nos ftps da propria SuSE. Já todos estamos habituados a um bom serviço da SuSE nesse campo.
Para os que não sabem o SuSE watcher dá uma preicosa ajuda.
Fazem tudo numa janela toda bonita pq eu como todos os principiantes temos medo dessa coisa que se chama consola.

Depois disso feito instalei os seguintes programas e deixo aqui a ordem em que foram isntaladas as rpms no caso dos programas com mais do que uma rpm.


APT-GET


Aqui fazer um parêntises para dizer que ainda não instalei nada com o apt-get pq imagino que ainda não haja pacotes feitos para SuSE. Esta versão saiu à poucos dias pelo que é preciso esperar a ver o que acontece.
Não tenho nehum erro quando faço apt-get update e de seguida apt-get dist-upgrade.

Deixo para os entendidos a correcção de alguma asneira que eu diga por aqui.
As criticas destritivas dão ban directo:D Joking naturalmente:)

ftp://ftp.gwdg.de/pub/linux/suse/apt/SuSE/9.2-i386/RPMS.suser-rbos/

Aqui têm quatro rpms.
Instalam primeiro a terceira rpm e de seguida podem isntalar a 1ª; 2ª e a ultima.
Ficam com o apt-get instalado.

Mplayer

É o unico leitor onde consigo ver divx portanto...

http://packman.links2linux.org/?action=128

Como estou num P4 fiz download das rpms que têm o b) atrás.
A ordem de instalação é:
1º lame-3.96.1-pm.1.i686.rpm (Lame)
2º w32codec-all-20040916-0.pm.0.i386.rpm (Win32-Codecs)
3º MPlayer-1.0pre5-pm.2.i686.rpm

Ficam com o icon que depois podem colocar na barra em Start - Multimedia - Video Player

Firefox
O firefox está nos CDs de instalação

Thunderbird

ftp://ftp.gwdg.de/pub/linux/suse/apt/SuSE/9.2-i386/RPMS.suse-projects/

MozillaThunderbird-0.9-0.1.i586.rpm


aMSN

ftp://ftp.gwdg.de/pub/linux/suse/apt/SuSE/9.2-i386/RPMS.suser-gbv/

amsn-0.93-0.gbv.3.noarch.rpm

Depois acrescento mais qq coisa.

Gostava de instalar o superkaramba mas ainda não sei fazer.

Como todos sabem gosto de tutoriais.
Se quiserem dar uma ajudinha aqui com o SuSE a corrigir ou a acrescentar digam.
 
Última edição:
Tenho finalmente o SuSE funcional.

O apt-get funciona se bem ainda com uns problemas por eu ser um guru obviamente.

Instalei o superkaramba mas ainda não tenho nenhuma das brincadeiras que ele permite fazer.

Saquei daqui: http://ftp.gwdg.de/pub/linux/misc/s...amba/superkaramba-0.34-2suse92.kde33.i686.rpm

O site merece uma vista: http://linux01.gwdg.de/~pbleser/

o folding tb já está a funcionar.
Basicamente faço tudo porque decorei.
Descarrego o executável daqui:
http://www.stanford.edu/group/pandegroup/folding/download.html

Guardo no desktop.
A seguir eu escolhi colocar o programa aqui:
/home/metro/folding/folding1

No meu caso como tenho um P4 com HT corro duas vezes o programa. Portanto tenho outra pasta mas isso agora não interessa.
Copio para lá o executável. Clico com o botão direito do rato e altero as propriedades todas para ler e escrever.
A seguir abro uma consola e escrevo
cd /home/metro/folding/folding1
por baixo escrevo ./XXXXXXXXXXX
o XXXXX é o nome do executável.
A saber ./FAH502-Linux.exe
Ele abre e depois é só meter o nick que usam e a seguir no nº da equipa colocam 35271
As outras opções são faceis de perceber.
Sempre que querem fechar o programa fazem Ctl+C e depois para colocarem a andar fazem os passos acima descritos.
Para já vou aqui na minha luta com o Linux e em particular com o SuSE.
Se encontrarem algum erro ou alguma forma mais correcta de explicarem o que fiz não se inibam. Estou a aprender:)


Editado:
Meti o firefox do cd e eis a minha surpresa:)

metro@suse:~> su
Password:
suse:/home/metro # apt-get update
Get:1 ftp://mirrors.mathematik.uni-bielefeld.de SuSE/9.2-i386 release [4451B]
Get:2 ftp://ftp.gwdg.de SuSE/9.2-i386 release [4457B]
Fetched 8908B in 1m18s (113B/s)
Hit ftp://mirrors.mathematik.uni-bielefeld.de SuSE/9.2-i386/update pkglist
Hit ftp://mirrors.mathematik.uni-bielefeld.de SuSE/9.2-i386/update release
Hit ftp://mirrors.mathematik.uni-bielefeld.de SuSE/9.2-i386/security pkglist
Hit ftp://mirrors.mathematik.uni-bielefeld.de SuSE/9.2-i386/security release
Get:1 ftp://ftp.gwdg.de SuSE/9.2-i386/update pkglist [169kB]
Get:2 ftp://ftp.gwdg.de SuSE/9.2-i386/update release [131B]
Get:3 ftp://ftp.gwdg.de SuSE/9.2-i386/security pkglist [53.0kB]
Get:4 ftp://ftp.gwdg.de SuSE/9.2-i386/security release [133B]
Fetched 222kB in 1m59s (1863B/s)
Reading Package Lists... Done
Building Dependency Tree... Done
suse:/home/metro # apt-get dist-upgrade
Reading Package Lists... Done
Building Dependency Tree... Done
Calculating Upgrade... Done
The following packages will be upgraded
MozillaFirefox freeradius kaffeine xorg-x11-server
4 upgraded, 0 newly installed, 0 removed and 0 not upgraded.
Need to get 14.1MB of archives.
After unpacking 314B disk space will be freed.
Do you want to continue? [Y/n]

Fantástico não? :x2:
 
Última edição:
Deixei de usar o Suse, pois não sei porque, agora não consigo instalar os drivers da ATI, o que já consegui fazer. Não reconhece o make. Good luck.
 
Feiticiero:
Como já uma vez disse nem quero ouvir falar em ATI para Linux.
Eu sou um principiante como sabes portanto nada de coisas dificeis. Lá virá o tempo.
Tenho uma Geforce 5200 neste pc logo não tenho problemas. No entanto, não consegui activar o 3D mesmo instalando os drivers da NVIDIA que estão no site do SuSE.
Mas tb não me faz diferença.
Os divx estão a funcionar bem. Tenho quase tudo o que tenho em Windows e fundamentalmente tudo para o meu dia a dia a funcionar.
Nunca tinha prestado grande atenção a esta coisa dos desktops mas é muito funcional. Acho que me habituo depressa:)

Não sei pq não consigo meter o amsn (a janela do log in dos contactos minimizado no system tray. Continua sempre como janela minimizada.
Se alguem conseguir ajudar...

Edit:
Tb não consigo que os links colocados no msn abram no firefox.
Tenho que estar sempre a copiar e a colar o link:(
De resto....:D
 
Última edição:
Tanto quanto sei (sou novato na coisa mas uso o suse) tens que iniciar o suse com a opção init3, na linha de comandos corres o SaX2 e ai concegues activar a aceleração 3d reinicias e tas a jogar :D (pelo menos foi o que fiz para a minha ti4200).
Cumps.
 
Eu já conseguir colocar uma vez a aceleração 3D a funcionar bem com os drivers da ATI, e desta vez fiz exactamente como das outras vezes, e não funciona.
Metro, tens instalado algo como o "dvddecrypter" e o "dvdshrink" na tua distro?
 
Tafinho disse:
Metro, tenta usar o Gaim.

Numa pesquisa que aqui fiz não oncontrei nenhuma RPM.
O apt-get tn não me dá nenhum resultado.
Mudei para o Kopete que é o default do SuSE. Vamos ver como se porta.
Li umas coisas que estava muito melhor do que as anteriores versões.
Depois dou feedback.

diablos disse:
Tanto quanto sei (sou novato na coisa mas uso o suse) tens que iniciar o suse com a opção init3, na linha de comandos corres o SaX2 e ai concegues activar a aceleração 3d reinicias e tas a jogar :D (pelo menos foi o que fiz para a minha ti4200).
Cumps.

Muita areia para a minha camioneta:)
Não faço ideia como se faz isso.
O 3D não é importante para mim. Acho que não me vou meter com ele:)
Mas obrigado pela sugestão.

Edit:
Não sei se isto de misturar apt-get com rpms vai dar bom resultado a longo prazo. Mas a ver vamos.
Para já o repositório de pacotes do apt-get (será assim que se diz?) é só de SuSE portanto imagino que não haja problemas.
 
Feiticeiro disse:
Eu já conseguir colocar uma vez a aceleração 3D a funcionar bem com os drivers da ATI, e desta vez fiz exactamente como das outras vezes, e não funciona.
Metro, tens instalado algo como o "dvddecrypter" e o "dvdshrink" na tua distro?


Tenho que ver isso.
Divx vejo na boa:)

Para já vejo o Grip http://www.nostatic.org/grip/
Mas só serve para cds audio.
Se descobrir alguma coisa depois aviso:)
 
Tafinho disse:
Metro, tenta usar o Gaim.

Acabadinho de instalar.
Estava no 2º CD do SuSE.
Tanto tempo à procura dele pela net.
Para já faz tudinho o que preciso.
Mais um problema resolvido.

Quanto às base de dados. Nada que eu consiga utilizar.

O Rekall diz isto:
Rekall is a database front-end, somewhat in the style of MicroSoft® Access(tm). However, Rekall is not itself a database, and does not include a database.
Basicamente só fiquei confuso.


Feiticeiro:
Encontrei este tutorial: http://www.bunkus.org/dvdripping4linux/single/
Não me parece nada facil. Mas olha que da versão anterior para esta do SuSE já se vê mais qq coisita no campo da Multimédia. O problema é sempre o mesmo. Repara que o Mplayer não é totalmente legal. Os codecs não são. O engraçado é que para ler matrosca em windows tinha um programa à parte e aqui com o Mplayer lê na boa:)
Mas até prova em contrário para ripar DVDs será melhor continuar no Windows:)

Chateia-me é que a ver divx por vezes isto congela por breves instantes.
Estou num P4 3.1Ghz com 512MB de RAM.
A correr o costume pois claro. CPU a 100% sempre. Mas não sei se será disso. Falta de RAM tb duvido apesar da gestão ser bem diferente do Windows.
Isso fica para os proximos episódios.


Para terminar só uma curiosidade.
Andava aqui a navegar nos menus quando descubro um programa cujo icon é uma caneca e que se chama The Tea Cooker.
Fiquei curioso e lá fui ver o que era pq pessoalmente adoro chá.
Basicamente aquilo tem o nome de vários chás. Podem-se acrescentar os que se desejarem e tem o tempo que o saquinho deve estar na agua quente:D. Activa-se e passado o tempo definido aparece uma janela a dizer que o chá está pronto. :x2:

Digam que não é de sonho :lol:
 
Metro disse:
Quanto às base de dados. Nada que eu consiga utilizar.

O Rekall diz isto:
Rekall is a database front-end, somewhat in the style of MicroSoft® Access(tm). However, Rekall is not itself a database, and does not include a database
Basicamente só fiquei confuso.

O rekall é apenas o ambiente gráfico para uma base de dados. Instalas aquilo, e podes usar o Rekall com MySQL, Posgres, yada yada yada.

Isto vem na linha do Linux de fazer as coisas como deve ser. Nem rekall é uma base de dados, nem o access é...
 
Tafinho disse:
Isto vem na linha do Linux de fazer as coisas como deve ser. Nem rekall é uma base de dados, nem o access é...
Para o que Access pretende ser faz o serviço ou não faz? Pronto diz lá qual é o pecado fatal do Access e que o torna um desperdicio de bytes em disco...

Quem quer uma base de dados a serio usa o SQL Server e pronto. E sim é pago....mas tb tens o MSDE que não é (tem limite de 2Gb mas...)
 
AwakE disse:
Para o que Access pretende ser faz o serviço ou não faz? Pronto diz lá qual é o pecado fatal do Access e que o torna um desperdicio de bytes em disco...

Quem quer uma base de dados a serio usa o SQL Server e pronto. E sim é pago....mas tb tens o MSDE que não é (tem limite de 2Gb mas...)

Neste caso tens logo acesso à base de dados a sério.
Instalas o rekall e o mysql e estás a andar.
 
Tafinho disse:
Neste caso tens logo acesso à base de dados a sério.
Instalas o rekall e o mysql e estás a andar.
Obvio. Não foi isso que eu perguntei....perguntei qual o defeito que ves no Access que o torne um desperdicio de espaço no disco. O Access (quer queiras quer não) tb é uma base de dados né... (tendo em conta o target).
 
AwakE disse:
Obvio. Não foi isso que eu perguntei....perguntei qual o defeito que ves no Access que o torne um desperdicio de espaço no disco.

Porque não respeita nenhum dos requerimentos de uma base de dados,

ACID.

Atomicidade
Consistencia
Isolamento
mas respeita o D.

Isso não suporta transacções, nem SQL...

Parece um interface gráfico para um ficheiro de dados.
 
Tafinho disse:
Parece um interface gráfico para um ficheiro de dados.
Basicamente, mas isso não impede que as pessoas gostem de trabalhar com o programa. O meu cota gosta muito daquilo. Que uso lhe dá não sei...mas trabalha bastante com Access e nunca se queixou.

Só trabalho com SQL Server, por isso....na sei...
 
Andam "praqui": 'Ahh, instalei isto, intalei aquilo...' e não imaginam a inveja q eu tenho de vocês... :(
Eu só não deitei ao lixo o winxp pro pq sou praticamente obrigado a usá-lo...
E ora isto "pqê"? Simples, eu explico... pq tenho q andar com redes wireless's "praqui" e com redes wireless "prácolá" e claro comprei uma rede wireless daquelas "escagafónicas" por usb duma marca bem desconhecida. :S
Ou seja... instalei já duas versões para ver se alguma detectava a placa e... nada. :(

Ora dêem uma vista d'olhos nesta desgraça:

COR-WLUSB2GTST: 802.11g USB2.0 Pen Stype Adapter:
WLUSB2GTST.def.jpg


Ou seja... nada feito estou destinado a apodrecer neste pedaço de SO mais cheio de bugs q'eu sei lá... :(

Epá se alguem tiver o mesmo problema e já o tenha resolvido... agradecia MESMO muito que me ajudassem. :)
 
Eu instalei o SuSE 9.2 no portatil, mas tou lixado porque nao consigo encontrar os drivers para, ou quase nada... :S
Se alguem ja instalou isto num portatil e conseguiu instalar uma ATI Mobility 9700 e a Intel PRO/Wireless 2200 por exemplo podia dar aqui uma ajudinha...

Queria mesmo por isto a funcionar, mas utilizar o SuSE com uma resolucao de 640x480 nao e muito agrdavel a vista, e sem internet muito menos agradavel se torna...

Ja googlei um bocado mas fiquei um bocado baralhado com o que encontrei...

Obgado a todos pela ajuda.
 
Para a intel axo que basta fazer modprobe ipw2200 de seguida corres o dhcp-cd, ati axo que é complicado ja vi várias pessoas queixarem se disso.
Cumps.
 
Back
Topo