MSI K8N Neo2 [CLUB]

Ratax

Power Member
Pois é pessoal, comprei uma MSI K8N Neo2 Platinum para fazer par ao meu novo A64 3500+ de 90nm (Winchester). Devo ter este material cá já na próxima semana (segunda-feira talvez).
Não era para comprar a board porque quero uma NForce4 ou uma K8T890 com PCI-E, mas como a coisa está demorada, decidi brincar um pouco com isto.

Este tópico servirá para trocarmos informação acerca desta mobo de forma a conseguirmos ultrapassar os problemas que forem surgindo...

Então cá vai o que reuni até agora:

Acesso na bios às hidden features
Carregar [shift+F2] e depois [alt+F3]


OCZ DDR Booster e Dual Channel
Colocar os dois stcks de memória nos dois slots mais próximos do CPU (slots 1 e 2) e o DDR Booster no slot mais distante (slot 4)


Conseguir PCI Lock
Configurar na bios o AGP para 67Mhz para conseguir que a board faça PCI Lock

SATA e PCI Lock
Esta board tem 4 conectores SATA, mas apenas os conectores 3 e 4 que estão junto ao CPU é que têm PCI Lock. Os conectores 1 e 2 não têm.


ATI/Nvidia speedup
Esta opção encontra-se acedendo às hidden features (explicado em cima) e, quando está ligado, permite que a board faça por ela própria um ligeiro overlocking à gráfica quando esta faz trabalho de 3D. Tenham portanto em conta que quando estiverem a jogar ou a benchar a gráfica pode não estar nos valores que vocês pensam que estará. Fica ao critério de cada um activar/desactivar...


K8N Neo2 e Vapochill/Prometeia
Têm havido várias situações de problemas com esta board e os sitemas vapo ou prommi (quando usado um winchester, principalmente). Vou pesquisar mais um pouco sobre isto, porque o pessoal contorna o problema um pouco cada um á sua maneira....
Penso que uma das coisas a experimentar se o sistema não ligar é ligar uma fan ao conector cpu-fan. Veremos o desenrolar disto...
Eu tenho uma Vapo LS e depois direi algo mais sobre isto...

Quanto a mod's, mais tarde colocarei mais info sobre isso. Quem tem OCZ DDR Booster não terá que ter grandes preocupações... Também não sei se necessitaremos de vcore mod para cpu's winchester. Se não estou em erro, a board consegue 1,85v de vcore o que, pelo que tenho visto, é suficiente para estes CPU's.

Estejam à vontade para contribuir qualitativamente nesta thread! ;)


Isto são tudo informações que apanhei nos fóruns do extremesystems, e ainda não experimentei nenhuma destas situações. Tudo o que fizerem é por vossa conta e risco...
 
As minhas cenas também já chegaram...
Para já, nada de problemas quer com as Mushkin PC3500 BH5, nem com as OCZ PC3500EB (ambos os kits de 2x256Mb).
OCZ DDR Booster também funciona!
Isto com a Bios 1.3B6

Processador:
ADA3500DIK4BI
CBBFD 0437WPEW

Chipset:
Q42069.1 0410A2
S TAIWAN

Logo á noite deve saltar tudo para a Vapo LS... aí é que devem chegar as dores de cabeça...

MadOnion: "pinch off"... desculpa... ainda queres isso?
 
Ratax tás me a confundir com o um gajo da ***** que não sou eu.

Até agora a board parece estavel, amanha testo mais a fundo, mas com tudo em default os discos em raid0 e do dia a dia tive 43s, o sistema é:
A64 3500+
K8N NEO 2 platinium
1gb mushkin level2 V2

Vou testando mais daqui a bocado ou amanha, e edito o post.

UPDATE:
Eu tinha o dual channel desligado, e ao ligar obtive 38s no superPI e 6125mb/s no sandra memory.
Nas mesmas condições que o score anterior, antes de começar a fazer overclock tenho que desligar o seagate sata que está no sata1 pois lá não faz lock :002:

Cumps mad
 
Última edição:
MadOnion disse:
Ratax tás me a confundir com o um gajo da ***** que não sou eu.

Até agora a board parece estavel, amanha testo mais a fundo, mas com tudo em default os discos em raid0 e do dia a dia tive 43s, o sistema é:
A64 3500+
K8N NEO 2 platinium
1gb mushkin level2 V2

Vou testando mais daqui a bocado ou amanha, e edito o post.

UPDATE:
Eu tinha o dual channel desligado, e ao ligar obtive 38s no superPI e 6125mb/s no sandra memory.
Nas mesmas condições que o score anterior, antes de começar a fazer overclock tenho que desligar o seagate sata que está no sata1 pois lá não faz lock :002:

Cumps mad


Hehe, pois confundi... Ainda me dei conta à tarde, mas fiquei sem net...

Com tudo em default tive 37sec no superpi...
 
Novos testes, agora com screenshots.
Eu tiro na boa 37s e até mais, mas foi conforme isto veio parar às minhas mãos, com o disco de dia a dia, e a falar com o pessoal no irc, foi ligar o programa e po-lo a correr, assim como os benchs que se seguem:

cpu_sandra.JPG

PI.JPG

hdd_sandra.JPG

mem_sandra.JPG


Isto tudo a default, melhores dias ou horas virão :001:
 
VoRtAn_MaDgE disse:
Como se porta isso na vapo Ratax :) ???

Também eu queria saber...
Estou atulado em trabalho e não pude tratar disso hoje. Oxalá tenha novidades amanhã...

Quanto ao chipset, que é da semana 10, já vi pessoal comentar que não deverá conseguir passar dos 260-280 HTT a 1:1. Os que são das semanas acima da 18 conseguem os 300... Poderá haver alguma excepção à regra?
:D
 
teardr0p disse:
Madonion q cooling tas a usar? Temps disso?

As temps se queres que te diga não faço ideia, uma vez que a bios mostra 40 e tal graus, e é mentira pois estas boards n lêm bem as temps.
Quanto ao cooling é um XP90 e uma noiseblocker de 92mm.
Hoje mais à tardinha dependendo da aula do código, faço mais testes.
 
Ratax disse:
Também eu queria saber...
Estou atulado em trabalho e não pude tratar disso hoje. Oxalá tenha novidades amanhã...

Quanto ao chipset, que é da semana 10, já vi pessoal comentar que não deverá conseguir passar dos 260-280 HTT a 1:1. Os que são das semanas acima da 18 conseguem os 300... Poderá haver alguma excepção à regra?
:D


Como consegues saber isto man ?
Tb tenho uma msi mas agora nao tenho tempo para nada e tenho de fazer o update á bios para a mais recente :D

cumps
 
Ninguem tem problemas de crashes com esta board?? mesmo estando a default tenho alguns breaks assim do nada, e só vão lá com reset.
Não sei se serão das mems, elas são umas mushkin v2 level2 kit de 1gb e estão com os timings 2-2-2-6 1T enable, isto tudo a 200fsb :004:
 
|-joker-| disse:
Como consegues saber isto man ?
Tb tenho uma msi mas agora nao tenho tempo para nada e tenho de fazer o update á bios para a mais recente :D

cumps

LOL, q fizeste a giga??

tira o cooler do nb e vê, tipo assim:

nf3ultra.jpg
 
Uma curiosidade para quem tem a board... a vossa veio com dissipadores nos mosfet's do power? Tenho visto imagens da board, com uns dissipadores que pareciam que seriam de origem, mas a minha não trouxe (podem ver-se parte de dois na pic que o CyberOps postou...

Bem, está tudo preparado para ir para a Vapo...
vcore mod (vamos lá ver se está correcto), sensores de temperatura (cpu e chipset) para ligar à vapo, heatsinks nos mosfet's (menos nos que ficam atrás da board...), grabber no mosfet para ler voltagem das mem's (para comparar resultados), vaselina, silicone grease (oxalá seja tipo dielectric-grease), neoprene e afins...

O contacto do dissipador com o chipset é miserável...a superfície não é plana.

Posto fotos de tudo depois do jantar.

Fiquem bem!
 
A giga Vou :D
Agora o que tá a dar é mm Msi :D
Não sei , mas os mans que fizeram os layout desta board deviam andar com os corn0s a arder :S
Amanha tenho teste por isso nao deve dar para testar como deve ser hoje , so amanha á tarde é que vou começar a brincar como deve ser com isto .
Para começar , ultima bios , e testar com o booster para ver se esta board gosta das minhas bh5 , se Gostar :D ui ui :D
A unica coisa que queria saber e se tb me dava 2550 em default voltage como a giga dava , mas tb se der 2540 é na boa :D
Para já se fizer algum mod é mm o vio :D
Amanha virão os testes :D

É verdade a64 3500+ a 2550 default vcore :D , so na Loja da minha Sig :D
 
E agora as prometidas fotos...

Os sensores de temperatura que mandei vir da asetek, para ligar à controladora da minha Vapo LS:
tempsense.JPG


O grabber para fazer o vcore mod prontinho:
grabbermod_.JPG


Close-up do vcore mod (será que é assim??? logo se verá):
vcoremod_.JPG


O pot do vcore mod:
vcoremod2_.JPG


O grabber colocado para medir o vdimm (para testes comparativos):
vddr_.JPG


Por fim... a menina pronta para o inferno:
k8nneo2plat54g_.JPG


Não fiz o mod para o vdimm pois vou utilizar o DDR Booster.
Vamos lá colocar isto na Vapo LS :004:
 
Bem, lá pus tudo na vapochill hoje...

Primeira tentativa e tudo parecia bem, à excepção do rato e teclado que teimavam em não funcionar em PS2. Foi só colocar em USB e tudo OK.
Uns reboots depois, para ver se estava tudo bem mesmo e então depois instalei o software da Vapo.
Não sei porquê, mas depois disto (coincidência ou não) o sistema crasha no post (depois do post relativo à memória e antes da detecção dos discos)...

->Tenho uma fan ligada ao header para o CPU Fan, just in case...
->Tirei os sensores que, apesar de terem sido comprados na asetek, curiosamente parecem não querer funcionar com a Vapo LS...
->Tirei os grabbers do vcore mod, porque não está a funcionar. Ainda tenho de ver como é isso...
->Tirei fora a pilha (não consigo chegar ao jumper com a placa wireless no slot :) ) e voltei a colocá-la no sítio...

O mesmo problema...
Alguma ideia?
 
|RickY| disse:
por acaso não meteste as sondas entre o cpu e o evaporador e entre o chipset e o cooler pois não? é k pareçe nas pics

É capaz de ser pressãozita a mais, não? :die:
Obrigado Ricky... possivelmente estraguei dois sensores, mas o problema não é daí...

Vejam isto:
http://www.xtremesystems.org/forums/showthread.php?p=594202&posted=1#post594202

Winchester's e frio...só alguns, pelo que parece...

Deixou de funcionar porque tinha a vapo programada para ligar o sistema aos -10ºC, e depois de instalar o software, programei-a para ligar aos -30ºC...
Frio a mais e o bicho já nem liga. Oxalá alguém desencante uma solução para isto...
 
Back
Topo