[DUVIDA] Diferenças entre Windows 2003 Server's

Nabais

Power Member
Boas!

Tenho uma duvida. Gostaria de saber a diferença entre o Windows 2003 Server, e o Windows 2003 Small Business Server. Na empresa onde trabalho queremos comprar um deles, mas primeiro queríamos saber qual compensa. Basicamente vamos ter 3 ou 4 clients, e 1 server, com esse windows...

Alem das diferenças, se alguem me souber dizer 2 ou 3 sitios onde comprar cada um deles, e os melhores preços, agradecia imenso :)

Obrigado
 
Nas lojas nao sei, mas ha varios sites que vendem isso...

as perguntas mantêm-se... quem souber sff ajude que necessito de uma resposta semi urgente...
 
podes tratar com a microsoft ou um partner deles! mas em lojas duvido q encontres!

O SBS e uma versao mais simples do Server 2003 mas com o Exchange( para servidor de mail) ja incluido! traz por defeito 5 licenças.

A vantagem deste e q por menos € trazes o Server 2003 e o Exchange e permite terem na empresa um servidor de mail. Quanto as diferenças, ate agora ainda nao vi quais sao mas se deres um saltinho ao site da microsoft e capaz de ter la.

P.S. As licencas para o SBS sao mais caras do q para o Server 2003 porque ja trazem tb a licença para o Exchange
 
Kain disse:
E se quiser continuar por ca so tenho é que mamar com elas BY ARS

O q e q querias dizer por elas

:002: O Pipes com as gaijas é que não é que isto aqui é só bombeiros. :002:

Eram as RULEZ do forum :lol:
 
Por acaso no site na MS não vi informação muito especifica em relação às diferenças da versão normal para a SB, mas se tens o problema estudado e sabes os requisitos que pretendes, é so ver se as caracteristicas te satisfazem.

Já agora, dizes que tás com semi-urgencia. Isto não é uma daquelas decisões a ser bem pensada?
 
Pois... tenho que pensar bem, mas com alguma rapidez :D

Então dizem que que o SBS é mais caro do que o 2003... nós queriamos por o server 2003 (não necessitamos do exchange para nada) num pc, para 3 ou 4 clientes.... que aconselham?

Outra coisa, dá para instalar em vários pc's para uso de cada um, ou cada pc tem que ter o seu windows (seja 2003 ou nao) ?

Obrigado :)
 
Acho que a questão é, tu precisas mesmo do Win 2003? Se queres montar um dominio, o Linux tb serve como controlador, não conheco é as suas funcionalidade porque nunca mexi com ele para esse propósito.

Em relação aos PCs da tua empresa tu não vais instalar o Win2003 em todos os PCs. O Win2003 é o servidor de dominio, e os outros PCs têm instalado o Windows normal, seja XP, 2000 ou NT.


Eu não sou propriamente o gajo mais apropriado para te responder a isto, porque não bem a minha area. Um gajo como o Kazuza deve saber mais. Manda-lhe uma PM se quiseres tirar alguma duvida que acho que ele percebe dessas cenas (especialmente win2003).

Aqui a empresa usa Win2003, mas eu nem consigo contar o número de PCs que tão dentro do meu dominio....
 
Sim AwakE, essa é desde o inicio a minha ideia, o Windows 2003 fica no server, o resto com 2k ou xp...

Ja percebi que o SBS é tipo um pack, com mais cenas do que o windows 2003 server...

Isso do Linux, nao vale a pena sequer pensar nisso... Tem mesmo que ser windows, devido ao software especifico....


Uma coisa que ainda nao percebi: Existem versões do Windows 2003 server que dizem "5 Clients". Isso refere-se a que é capaz de gerir o pc e 5 clientes, ou que dá para instalar em 5 pc's, ou outra coisa?

Obrigado :)
 
isso dos clients quer dizer q da para ligar ao servidor 5 pc´s ou utilizadores conforme for a licença!

tens 2 tipos:

Por pc em q ele conta o nº de pcs ligados podendo ter cada pc mais do q um utilizador( tipo postos de consulta num armazem) ou por utilizador em q so podes ter um certo nº de utilizadores ligado ao servidor

Se realmente n queres o exchange para nada(mail interno ou externo) en vai para um 2003 server normal!

P.S. : como o Awake disse o Server e para tar instalado no servidor os restantes tem de ter o seu proprio OS(XP, 2000 ou NT) mas atençao pk se for o XP tem de ser o PRO pq o Home (segundo o q li) n da para ligar a um dominio!

P.S.(2) Awake se quiseres saber as makinas q tens no dominio basta fazer um Search no Active Directory! la podes ver utilizadores, makinas, impressoras(desde q publicadas no Active Directory) etc
 
Nabais disse:
Isso do Linux, nao vale a pena sequer pensar nisso... Tem mesmo que ser windows, devido ao software especifico....

Pois, eu não sabia se tinhas de correr algum software M$ related no servidor. Se esse é o caso então realmente nao tens grande escolha.

P.S.(2) Awake se quiseres saber as makinas q tens no dominio basta fazer um Search no Active Directory! la podes ver utilizadores, makinas, impressoras(desde q publicadas no Active Directory) etc

Eu sei. :) O que eu quis dizer foi que eles eram demasiados para eu os conseguir contar, não era que não os visse :D. Acho que até tão lá computadores e impressoras dos lados da ex-jugoslávia.

Nem imagino a conta M$ da firma ao fim do mês.
 
normalmente os contratos desse genero e por 3 anos!(axo eu)!
Imagino e o preço das coms...
Mas o q e q vcs fazem ai para terem postos nesse lado?
 
Kain disse:
normalmente os contratos desse genero e por 3 anos!(axo eu)!
Imagino e o preço das coms...
Mas o q e q vcs fazem ai para terem postos nesse lado?

A firma é global e deve ser uma opção estratégica ter tudo ligado não sei..., hei-de perguntar aos chefoes :D. Mas dá jeito, por exemplo a semana passada tivemos a testar uma solução ligados a um servidor da firma em inglaterra. Ainda bem que tava dentro da rede, porque senão havia certas complicações.

Também há uma grande partilha de informação sensivel por isso é bom aquilo tar tudo ligado.

O número de computadores é impressionante. Tem imensos subdominios e cada dominio uma catrefada de computadores.
 
Na minha empresa arranjamos o windows 2003 server , temos uma rede pequena com ums 10 pc's constantementes ligados , a uma base de dados no servidor!!!

Posso estar a dizer uma enorme barbaridade, mas para mim a licença do 2003 foi um completo desperdicio de €€€ , um pc normal com o xp ou o windows 2000 , fazia o mesmo que o servidor esta fazer(e era muito mais facil de configurar, e resolver os problemas :sad: )... por isso ve-la se ganhas mesmo alguma coisa em investir no 2003 !!!
 
doTTed: Por isso é que fiz o comentario, se ele tinha pensado bem no que ia fazer, já que a rede só tem 4 a 5 PCs, uma solução de workgroup não seria inviável.

Mas ele é que sabe para que servirá o servidor.
 
Nabais disse:
Uma coisa que ainda nao percebi: Existem versões do Windows 2003 server que dizem "5 Clients". Isso refere-se a que é capaz de gerir o pc e 5 clientes, ou que dá para instalar em 5 pc's, ou outra coisa?

Obrigado :)

QUer dizer que podes ter 5 pc's a validarem-se nesse servidor. Se precisares de mais tens de comprar mais CAL's
 
Ora bem, o objectivo é ter um PC, que será tambem para uso normal, mas que irá conter uma base de dados (para o software Primavera), para os outros 3 pc's acederem a essa base de dados. Apenas isso.

Que me aconselham? :)

PS:
-gonx_me, o que são CAL's ?
-doTTed, que farias nessa rede? Punhas 2000 em todos?

Obrigado a todos pelas respostas até agora :)
 
É assim, eu não sei qual a base de dados que o Primavera requere porque eu não conheço o software...a partir daí é lixado tar a dar conselhos.

O SQL Server 2000 Standard Edition só funciona no Win2003, na dá po XP. A Personal Edition funcemina, mas a M$ na vende a personal...bitches. Há software que também não se dá mal com o MSDE, e esse até é a borlix, mas já mais ranhoso...

Se precisas mesmo do SQL Server acho que não tens grande hipotese, mas a versão Standard do Win2003 (e mm do Small Business) não traz o SQL por isso tem cuidado. Tem de ser adquirido à parte. Só o Small Business Premium é que traz o SQL, mas também tem o Exchange que não te interessa.
 
CAL = Computer Acess Licence (http://www.microsoft.com/resources/sam/lic_cal.mspx)

Bem, se só queres ter no max 3 pessoas ao mesmo tempo na Primavera, o MSDE chega na boa. Tenho essa solução numa das empresas que ajudo e dá na boa. Tu se é só para isso nem precisas do server. Basta um dos pc's ter as bases de dados. Se é recomendável? NÃO!

Nessa empresa comprei 2000server e o resto w2000 pro.
Compra 1 pc para fazer de server, se não tiveres dinheiro p 1 Compaq ou HP, usa 1 pc mais fraquito (em performance) e põe-o só a fazer de server.
Um aviso, TEM UMA UNIDADE DE BACKUP!
 
Bem n sei o q o soft da primavera necessita! nos tivemos de investir num 2003 pk o nosso software requre autenticação pelo dominio. mas uma coisa garanto: com a M$ qnt mais a rede crescer no futuro mais tens de pagar
 
Back
Topo