[LINUX]MEPIS - Distro excelente para principiantes como eu

Metro

Benevolent Dictator For Life
Staff
Nas minhas experiências com LINUX encontrei mais uma distro que achei interessantissima.
Porque perguntam vocês?

1º- É uma distro baseada em Debian, logo usa o maginifico apt-get para fazer upgrade da distro e para instalar programas.

2º A ultima versão da distro é um CD. O SuSE são 5 e já me fartei de andar à volta com as dependencias:(

3º Usa o KDE. Muitos gostaram do Gnome. Se for esse o caso dia 20 sai a versão final do Ubuntu que tb é basado em debian e usa o Gnome 2.8.

Pessoalmente sinto-me mais confortável com o KDE. No entanto, tb gostei do Gnome. Vou andar entre estas duas distros até me decidir por qual optar:)

Instalação

A instalação é facilima. O CD é um live CD, logo como já sabem todos é arrancar a partir do CD e podem logo ficar a brincar. Se tiverem uma rede por DHCP muito provavelmente ficam logo com net a funcionar e tudo. Isto para quem tem netcabo. ADSL é aquela base, mas a distro tem suporte para ADSL mas não faço ideia se funciona bem ou não pq não tenho hipotese de experimentar.

O ecra que têm quando arrancam com o live CD começa por ser este.

kdm.jpg


Aqui já não me recordo mas escolhem demo e a pass é demo. Penso que se escolherem root a pass é root.

Depois disso temos o KDE em todo o seu explendor

user_default_desktop.jpg


Outra

livecd_menus.jpg


Com uns programas abertos e umas alterações

My%20Desktop%20Toolkits.jpg


System Center

livecd_sysCenter.jpg



Se quiserem instalar vão a Instalation Center e é só seguir os passos

livecd_installCenter1.jpg


Têm o qparted (é capaz de estar mal escrito) para fazerem as partições se quiserem ou então podem usar o disco todo.
Recomendo vivamente que arranjem um disco velho de uns 4 GB por exemplo, não precisam de mais para brincarem com Linux. Assim não estragam nada.

Normalmente em Linux estão habituados a que as coisas se façam por consola. Esta é a parte em que os gurus me vão saltar em cima e dizer que realmente o poder do Linux está na consola mas como eu sou um principiante a consola é muito complicada.

Para isso nesta dsitro têm o Kpackage que mais não é do que um GUI do apt-get. Trocando isto por miudos quer dizer que temos ali a papinha toda feita. Primeiro faz-se apt-get update e depois apt-get upgrade. Cuidado que são 200MB de updates que vão ter que descarregar.

Como todos sabem o apt-get tem entre muitas vantagens resolver as dependencias entre os vários pacotes. Isso depois de usarem o suse vão ver que é maravilhoso:)

Espero ter aguçado o apetite.

Para melhorar um pouco este tópico pedia ao pessoa que percebe mais de Linux para colocar aqui alguns aspectos particulares do apt-get e de debian que considerem importantes.

Download
Têm aqui os links:
http://www.mepis.org/book/view/1462
Descarreguem a ultima versão que é a SimplyMEPIS2004.03

Cantinho da distro no site da distrowatch
http://distrowatch.com/table.php?distribution=mepis
 
Última edição:
Adicionei mais umas pics ao primeiro post.
Se alguem quiser acrescentar algo diga.
Tento arrumar tudo no primeiro post.
Vou ver se meto uma cunha a ver se arranjamos forma de meter as threads sobre as várias distros num sticky para quando alguem quiser experimentar alguma não tenha que andar a fazer searchs:)
 
Última edição:
A instalação é facilima. O CD é um live CD, logo como já sabem todos é arrancar a partir do CD e podem logo ficar a brincar. Se tiverem uma rede por DHCP muito provavelmente ficam logo com net a funcionar e tudo. Isto para quem tem netcabo. ADSL é aquela base, mas a distro tem suporte para ADSL mas não faço ideia se funciona bem ou não pq não tenho hipotese de experimentar.
Isso é relativo :P eu tenho ADSL e tenho tanta facilidade em por a net a funcionar como quem tenha por Cabo, isto pq eu tenho um router adsl e para os pcs, o processo de PPPoE é transparente ;)

Quanto à distro parece ser porreirita mas eu agora não me convém muito ter linux ... 12º ano e vou dar VB por isso não da mt jeito :P
 
Depois de andar dois dias à turra e à massa com o gentoo e com o vida linux é bom estar de volta:)
Live CD a funcar em dois minutos. 2 ou três retoques. Iniciar instalação e nos 8 minutos que demorou estar a navegar na net minimizando para ir acompanhando a evolução é realmente um sonho.

Um pormenor importante.
Há um erro nos mirrors que tem que ser editado um deles.
A informação está aqui:
http://mepislovers.com/modules/newbb/viewtopic.php?topic_id=1943&forum=9
Se não alterarem isto tem sempre um erro quando fazem apt-get update

Para facilitar ainda mais as coisas vejam estes super, mega, ultra tutoriais.
está lá a papinha toda feita com printscreens.
http://www.mepislovers.com/guide/

Amanha passo isto para o primeiro post da thread:) e acrescento mais umas coisitas que me lembre.

Já agora ninguem mete uma cunha no IST para eles passarem a ser mirror do Mepis.
Era bom. É que não conheço distro mais facil de usar.
 
Pelos vistos alguem meteu uma cunha no IST porque o Mepis já pode ser sacado por lá.
Trafego nacional portanto:)

http://darkstar.ist.utl.pt/
Depois coloco o link directo.
Estou neste momento a sacar uma distro de lá mas está a dar erro a página.
 
Thx pela ajuda metro! :) Já tou a sacar aqui no ist pelo darkstar. Está a sacar a 800KB/s ! :D Vai demorar 10 min para os 700 Megas! :D
 
greven disse:
Já tou a sacar aqui no ist pelo darkstar. Está a sacar a 800KB/s ! :D Vai demorar 10 min para os 700 Megas! :D

Isso é que já me parece um abuso:x2:
Estamos cá sempre para ajudar





No que souber

Por falar nisso estou no Mepis com o Firefox com a skin Nkia 2.0 extreme. Very nice.
 
so uma questao n00b...
qual a razao de existir tantos distros diferentes? porque nao poderia apenas existir uma versao... normal...?!
e o que varia entre os distros sem ser o aspecto visual que é o que dá logo para ver de diferente...
ainda so usei o caixa magica e gostei... ainda nao instalei mais nenhum porque sempre tive esta duvida.. e hoje deu-me na cabeça de vir perguntar....
 
Simplesmente por é open souce. O código fonte está disponivel e as pessoas podem pegar nele e fazer o que quiserem. Por isso é que as pessoas pegam no kernel (que é o núcleo do Linux) e depois constroem uma distribuição. Fazem-na ao seu gosto e à sua necessidade.
Mas à diferenças entre as distribuições na forma como se instala e integram os programas. E ai tens RPMs; o portage; o apt-get que são os mais conehcidos. Iso é diferente e os problemas tb são diferentes. O mais simples e que menos porblemas dá é na minha opinião o apt-get (do portage não falo pq primeiro que uses tens que instala gentoo e isso não é para todos).
Basicamente é isto. Depois quando ganhas o gosto a isto sai uma distribuição nova e apetece-te experimentar. No emu caso estou como distro mesmo o Mpeis mas no outro disco vão saltando distros sempre que saco uma nova:)
 
Eu sakei agora o MEPIS e o YOPER para experimentar nas ferias.
Depois vejo com qual fico, ou se volto pra Gentoo ou Slack,

Para portatil qual aconselham ?

O meu problem com mepis e Yoper é mais o KDE ... prefiro o Gnome k é mais leve e mais rapido ... mas pronto ... outra solução é o Fluxbox k tb curto.
 
Alph disse:
Sabes que vou experimentar não sabes :x2:

Mas continua a chatear-me passar mais tempo a compilar do que a usar a distro:D (É a melhor boca que conheço para atacar os gentoo lovers. hehe) joking:)
O Mepis instalo em 8 minutos.

Madril disse:
Eu sakei agora o MEPIS e o YOPER para experimentar nas ferias.
Depois vejo com qual fico, ou se volto pra Gentoo ou Slack,

Para portatil qual aconselham ?

O meu problem com mepis e Yoper é mais o KDE ... prefiro o Gnome k é mais leve e mais rapido ... mas pronto ... outra solução é o Fluxbox k tb curto.
O Yoper é ultra mega rápido. Fiquei muito impressionado. Mas rapidamente arrnajei problemas com as actualizações. É possivel que seja da minha net que está muito lenta (a netcabo vem cá dia 28 ver isso) o servidor deles tm andado com problemas tb. Mas estão no bom caminho.

O Mepis a melhor coisa é que funciona e pronto.

Para portatil de tudo o que ouço é o SuSE 9.2. Mas eu experimentava o Mepis primeiro. Sò por ser baseado em debian:)
 
Madril disse:
Eu sakei agora o MEPIS e o YOPER para experimentar nas ferias.
Depois vejo com qual fico, ou se volto pra Gentoo ou Slack,

Para portatil qual aconselham ?

O meu problem com mepis e Yoper é mais o KDE ... prefiro o Gnome k é mais leve e mais rapido ... mas pronto ... outra solução é o Fluxbox k tb curto.


Para portátil? Gentoo, claro. Bem instalado/compilado é cerca de 30% mais rápido que qualquer outra distribuição (incluíndo o Yopper)

Instalei recentemente o Suse 9.2 e confesso que gostei da simplicidade a instalar e de ter *tudo* a funcionar (inclui wireless a/b/g) com o kernel 2.6.8, udev ntrl, etc. . A única coisa chata foi ter ficado com uma instalação KDE 30% mais lenta. De resto, cinco estrelas. Há apenas uns problemazitos com o driver da nvidia mas resolve-se facilmente.

Para gajos que querem de facto *aprender* a mexer no linux e que não queiram passar a vida a instalar distros... Gentoo. A boca que os gentoosistas passam muito tempo a compilar só pode vir de Microsoftes que não sabem o que é multitasking. Ninguém é obrigado a ficar a olhar para uma shell a correr um emerge. :D Já para instalar distros um gajo é obrigado a olhar para o monitor e carregar enter-enter.
 
Gentoo para portatel rende :)

Só tem o senão de ter que compilar as coisas... perde-se muito tempo... quer dizer.. como eu começo da stage 1, leva bastante tempo (Pentium M 1.3Ghz).
Ja agora, alguem sabe como direccionar o output do emerge para um ficheiro ?

tentei emerge balbla >> teste.txt, mas não aparece a info que me interessa no teste.txt, é pq ha pacotes que têm aqueles avisos ou recomendações e se fizer emerge a uns 100 pacotes.. ou faço 1 a 1 ou então nem reparo que é que diz la e dps dá bosta.

Ja agora, para terminar o offtopic, sabem se o programa dhcpcd vai actualizando sozinho o ip automaticamente ou tenho que meter no crontab para ir correndo o dhcpcd de tempos a tempos?

PS. É so para nao abrir topicos à bruta.
PS2. O fluxbox tb é uma grande ajuda para "acelerar" o portatil. :) e é bonito ehe.
 
Xpirit disse:
Para portátil? Gentoo, claro. Bem instalado/compilado é cerca de 30% mais rápido que qualquer outra distribuição (incluíndo o Yopper)

Instalei recentemente o Suse 9.2 e confesso que gostei da simplicidade a instalar e de ter *tudo* a funcionar (inclui wireless a/b/g) com o kernel 2.6.8, udev ntrl, etc. . A única coisa chata foi ter ficado com uma instalação KDE 30% mais lenta. De resto, cinco estrelas. Há apenas uns problemazitos com o driver da nvidia mas resolve-se facilmente.

Para gajos que querem de facto *aprender* a mexer no linux e que não queiram passar a vida a instalar distros... Gentoo. A boca que os gentoosistas passam muito tempo a compilar só pode vir de Microsoftes que não sabem o que é multitasking. Ninguém é obrigado a ficar a olhar para uma shell a correr um emerge. :D Já para instalar distros um gajo é obrigado a olhar para o monitor e carregar enter-enter.
Saiu um portatil da HP que trasia o SuSE penso que 9.1 instalado de raiz. Foi para esse portatil que eles tiveram que desenvolver as coisinhas todas para que corresse bem. Desde ai sempre que vejo falar em portateis fala-se no SuSE.

Mais uma vez chamo a atenção de que nem todas as pessoas tm background de informática e que Linux não é facil e muito menos gentoo. E para aprender não basta ter vontade. Demora tempo e por vezes escolhemos caminhos errados o que às vezes só confunde.
Pelo que li o Yoper é pouco mais lento do que gentoo.
Se gentoo se quiser generalizar tem que ser mais facil de instalar. Disso não tenho duvidas.
 
Back
Topo