new chiller, for sale if you like it

|RickY|

OC Legend
projecto.JPG

aspecto:
cubo com 30x28 por 25cm de altura, com uma fan de 120 a tirar ar
silencioso, caixa de alumínio mandada fazer apenas com uns furos para o ar quente sair,
um display de temperatura digital, uma "rolha em cima para encher reservatório" e 2 ligações de wc um de entrada e outro de saída.
O objectivo é substituir o radiador e o reservatório de um sistema de wc arrefecendo a agua a temperaturas negativas
a temperatura da agua pode ainda ser regulada com um termostato, vc escolhe a temp da agua, se quiser 5ºc é simples e não faz condensação, se quiser benchar mete no maximo :)

tecnicamente:
vai ter um reservatório com 0.5l, um compressor danfoss de 1/6hp, display de temperatura digital, botão on/off e uma fan de 120'' a retirar o ar
apenas tem um fio para ligar á corrente de 220v e um botão para regular a temperatura desejada na agua, em principio um regulador para a fan

pacote de venda:
chiller,
manual de utilização,
guia de isolamento
materiais necessários para isolamento dos tubos de wc e do bloco

Garantia:
ainda a definir, mas em principio 3 anos de garantia a tudo menos ao compressor, esse terá a garantia dada pela marca, ainda não sei ao certo quanto tempo

versões disponiveis:

Preço:
por alto, cerca de 290E a versão completa, em breve pensa-se numa versão simples, apenas com o chiller sem displays etc k ficará bastante mais barata

como é logico isto é so supor, vamos acabar este 1º chiller e ver como fica e se alguem o quer :D

|Ricky| & Bonjour
 
bom, parte mecanica finalizada: 5minutos para ir da temp ambiente aos -30ºc
e atinge facilmente -40 no metanol

umas piczitas ainda em prototipo, a caixa é para breve
geral211.JPG

geral22.JPG

geral23.JPG


EDIT:

teste da 1ª beta-chilla apenas para o ppl da techzone ir sabendo do andamento:

p4 3.0c @ 4ghz 1.8v (não é o maximo estavel, mas foi so mm para dar um bom calor)
asus p4c800

idle: -38ºc
loops de 3dmark2001: -28ºc 30min de loops
boinc a correr 30min (muita carga mesmo) -26ºc

digamos k não foge muito das temps reais de uma promy de origem tá muito bom mesmo, ainda vai ser melhorado, espero ganhar uns grauzitos, ainda tem de ser testadas varias medidas de capillares

para os interessados em ter pouca temperatura para uso diário, com o termostato regulado para os 0ºc o compressor pára nos 0ºc e demora uns 10min ou mais com boinc ligado a voltar aos 5ºc depois em +-2 min volta a atingir os 0ºc, se for para usar a 5ºc o compressor mal funciona ou seja silencio absoluto

tá a ter muito muito muito boa performançe para um micro chiller
 
Última edição:
Go for it Clockers!

Aqui fala o satisfeito dono de 1 chiller made bye the team Ricky & Bonjas!

Espero que mais se juntem à companhia!

Abraços

Jorge Lopes
 
Aconselho a todos vivamente a encomenda de unidades da RickyChillher :009:

Não é todos os dias que se pode ter um chiller made by Ricky - The Master of Cooling, himself :P
 
Pedro Rocha disse:
Aconselho a todos vivamente a encomenda de unidades da RickyChillher :009:

Não é todos os dias que se pode ter um chiller made by Ricky - The Master of Cooling, himself :P

É mesmo isso ou "chefe" Rocha!

Digo-vos que pelo preço que eles pedem compensa imenso, pois faz as mesmas temps que uma prommy de origem e custa 1 terço do preço, penso! É só fazer as contas! :-D

Como podem ver pela minha sig, tenho o [email protected] / Core:1.7v @ -35º [24/7], o que muita gente so consegue com prommys! :wow:

Abraços

Jorge Lopes
 
jll disse:
É mesmo isso ou "chefe" Rocha!

Digo-vos que pelo preço que eles pedem compensa imenso, pois faz as mesmas temps que uma prommy de origem e custa 1 terço do preço, penso! É só fazer as contas! :-D

Como podem ver pela minha sig, tenho o [email protected] / Core:1.7v @ -35º [24/7], o que muita gente so consegue com prommys! :wow:

Abraços

Jorge Lopes

Com uma inegável vantagem sobre a Prometeia, dá para referigerar ao mesmo tempo o CPU, a Gráfica e o NB :cool:

É aproveitar enquanto estão ao preço de lançamento, para o que faz está um penchincha :x2:

E há ainda algo que não se devem esquecer, o suporte além de muito melhor é garantido e muito mais à mão, os nossos rapazes de Setúbal estão sempre prontos a ajudar :-D
 
hmmm...só uma questão...isso no maximo provoca condensação certo? e o q é q se pode fazer quanto a isso?
cumps & keep up the good work :D
 
isolar, como disse no 1º post o pack leva o material e um mini guia que vou escrever sobre isolamento :)

para quem não se quer preocupar com isso pode sempre por a 2ºc ou isso k não ha grande crise :D ou a -10 pois o isolamento de -10 é bastante mais simples :D

mas isolar não é um bixo de 7 cabeças, digamos k tem apenas duas :D
 
como sempre, mt bom aspecto, ricky ;)
kdo for grande kero ser como tu em vez de andar aki feito dumbass a fazer as cenas ah la guetto :x2:

se for agora ao concerto dos rammstein no pav atlantico dou-te uma apitadela e passo por setubal pa dar uma espreitadela :007:



btw, tenho recomendado a algumas pessoas k kerem k eu lhes faça chillers k falem contigo pk agr no 12ºano n tenho mt tempo para dedicar ao phase-change... espero k n te importes :)
 
Última edição:
ja te tinha dito k se comercializares isto, vai ter saida ;)

abre mas eh uma empresa!! :P

talvez meta wc so para tere um chiller e nao ter uma prommy... :004:

abraço e boa sorte
 
Vou começar a meter ums trocos de parte :D

Ja ando com vontade de arranjar um chiller ha muito tempo, mas faltam-me os conhecimentos e as ferramentas para construir um, e a´ venda nao existe nada semelhante... como eu devem haver muitos, de maneira que julgo que o teu projecto vai encontrar muitos interesados :009:

2 perguntas !
-Vais construir os chillers por encomenda?
-Na versao light do chiller, se no futuro quiser meter um display digital, posso fazer isto facilmente?
(tenho aqui um termetro digital com rele', para usar em camaras frigorificas :004: )


ps:Uma sujestao. Porque nao fazer uma caixa como as das prometeias, que de para meter por baixo do pc!!
 
Ricky&Bonjour: Apenas uma palavra como já te tinha dito no MSN: Excelente (a ideia e a construção)

Só 2 sugestões:

1- Que tal um modelo com bomba incorporada para quem quiser gastar mais uns trocos?

2- Faz tambem uns vasilhames com "mistura" de líquido anti-congelante para vender. O pessoal vai precisar disso com essas temps.

E claro umas caixas à maneira.....

Continua o excelente trabalho...
 
ojdr2001 disse:
Ricky&Bonjour: Apenas uma palavra como já te tinha dito no MSN: Excelente (a ideia e a construção)

Só 2 sugestões:

1- Que tal um modelo com bomba incorporada para quem quiser gastar mais uns trocos?

2- Faz tambem uns vasilhames com "mistura" de líquido anti-congelante para vender. O pessoal vai precisar disso com essas temps.

E claro umas caixas à maneira.....

Continua o excelente trabalho...


Subscrevo.
Outra questão é se uma bomba de 12V - a aquastream por exemplo - e qualqueres blocos servem.
Basicamente tenho essa duvida metódica.
Parabéns Ricky e Bonjour pela iniciativa.
Eu não quero mas quando vejo isso fico logo a fazer contas à vida:D
 
Metro disse:
Subscrevo.
Outra questão é se uma bomba de 12V - a aquastream por exemplo - e qualqueres blocos servem.
Basicamente tenho essa duvida metódica.
Parabéns Ricky e Bonjour pela iniciativa.
Eu não quero mas quando vejo isso fico logo a fazer contas à vida:D

Bombas como a aquastream, e tubagem 6/8 só servem para restringir o fluxo, uma vez que quem usa metanol vai ter a agua mais espessa, viscosa, se é assim que pode dizer, assim de 12v o que me ocorre é a HPPS ou as bombas da alphacool, outra coisa que podia vir no kit era bloco homemade se houver tempo para isso, pois o projecto é GENIAL...
|R| & B só não bê quem não bê.... :lol: :lol:

Cumps mad
 
doTTed disse:
Vou começar a meter ums trocos de parte :D

Ja ando com vontade de arranjar um chiller ha muito tempo, mas faltam-me os conhecimentos e as ferramentas para construir um, e a´ venda nao existe nada semelhante... como eu devem haver muitos, de maneira que julgo que o teu projecto vai encontrar muitos interesados :009:

2 perguntas !
-Vais construir os chillers por encomenda?
-Na versao light do chiller, se no futuro quiser meter um display digital, posso fazer isto facilmente?
(tenho aqui um termetro digital com rele', para usar em camaras frigorificas :004: )


ps:Uma sujestao. Porque nao fazer uma caixa como as das prometeias, que de para meter por baixo do pc!!

da na boa para pores esse teu display :)

a ideia é ter 1 ou 2 em stock e se alguem quiser compra :D



quanto a bombas la dentro, a ideia é mesmo ser pekeno e barato :P com bomba era mais 30E pelo menos e ocupava mais uma boa teka

pode-se fazer um kit ja com bloco e bomba e tudo, mas isso da mais trabalho :P logo se vê
 
Boas pessoal :)

Respondendo a um de cada vez;

doTTed:
A ideia deste 1º foi ver se funcionava como deve ser e se era viavel de ser feito, e caso a aceitação fosse boa seguir para uma fase de venda.
Respondendo à tua 2ª pergunta, ao vendermos o chiller, vai ser como um producto completo, pronto a usar, com respectiva garantia, logo qualquer alteração posterior invalidará naturalmente a garantia por nós oferecida, como deves compreender ;)
3º: a ideia de fazer uma caixa 'prometeia-like' surgiu, mas devido à questão do espaço decidimos abandona-la. Mas poderá voltar a ser opção numa versão futura. Esta será, como disse ontem ao RickY, a versão 0.9 :P

ojdr2001:
Esta versão que fizemos como disse em cima é uma versão de teste, apenas para estudo e exposição. Isto significa que numa versão final (estamos a pensar em fazer duas ou três) numa versão base apenas incluirá apenas e só a parte mecanica, ou seja, o chiller sem controlo de temperatura, sem display, mais mais basico possivel; numa versão mais avançada uma coisa mais semelhante com esta, já com controlo de temperatura, display, e mais uma coisa ou outra, e ainda uma 3ª versão com tudo o que a anterior tem, mas ainda incluindo um bloco home-made optimizado para este sistema, e eventualmente uma bomba de água, para quem não tiver já um sistema de WC e queira adoptar este nosso sistema ;)
Quanto ao liquido a utilizar, acho que vamos apenas sugerir qual a melhor opção, que penso que recairá sobre o anti-congelante, mas cada um poderá utilizar a combinação que desejar (só água [é capaz de não ser grande ideia :P], água+metanol, metanol puro, anti-congelante, etc). :)

Erbium:
Como o RickY disse, isto é apenas uma referencia para aquilo que poderá vir a ser um producto, chamemos-lhe uma 'beta sample' hehe :) Lê o que escrevi direcionado ao ojdr2001 e tira as tuas próprias conclusões :)

Metro :
A questão que colocas é pertinente, mas de resposta ambigua. Isto é, a bomba usada pode ser qualquer uma, desde que tenha força suficiente e de preferencia que possa ser submerssivel, devido ao factor 'condensação'. A questão do bloco é mais complicada ainda, isto porque muitos dos blocos vendidos para WC têm resultados mediocres ou mesmo muito mais quando usados num chiller. Temos o exemplo da fase de desenvolvimento do chiller do jll, usamos um bloco todo XPTO, supostamente dos melhores para WC (A1-Cooling ou coisa do género) que ainda custou uns valentes trocos, e sabes o que acabou por acontecer com ele? Foi literalmente parar ao lixo no fim da mesma tarde. O que acontece é que os blocos que são vendidos nas lojas têm como finalidade a água à temperatura ambiente, e são feitos tambem para terem algum bom aspecto. Ou seja, coberturas em acrilico, canais muito estreitos, etc. O que aconteceu com o bloco que referi anteriormente foi que devido ao design interno do mesmo, este era muito muito bom com um WC simples, mas com um chiller o fluxo de água simplesmente não corria. A bomba estava em extremo esforço, e do outro lado saiam apenas algumas gotas.
Naturalmente que quem quiser utilizar esta opção, poderá faze-lo, apenas não a recomendamos. :)

Espero ter respondido a tudo.

Cumps! :D
 
Para bomba o ideal seria uma Hidrol por ser pequena e potente. Submersa, com a vibração dela ajudava a mexer o liquido no deposito.

Estou a espera de uma unidade para review! Mexe-te Ricky! ;)
 
Back
Topo