noob em linux, alguem da uma maozinha?

fish

Power Member
boas

apos andar um dia inteiro as voltas com isto consegui instalar e "bootar" o slackware. o problema e k so me aparece o modo texto, o k para mim, um utilizador de longa data do windows faz confusao. n devia aparecer um interface grafico (neste caso o kde)? como fazer para arrancar o kde a partir da consola? sera k m esqueci de algum pacote essencial? (instalei num disco de 1GB por isso foi uma instalacao muito selectiva..)

se alguem poder ajudar......

obrigado desde ja
 
fish disse:
boas

apos andar um dia inteiro as voltas com isto consegui instalar e "bootar" o slackware.

para o 1º contacto com o linux, usar Slackware é extremamente arriscado...
Talvez experimentar uma distro mais user friendly seria mais aconselhado, como o Mandrake...

PS. experimenta fazer "startx"
 
Errrmmm

Estás com o 10?
Acabei de o instalar no meu portátil, e apesar de ter rato na consola, e esta estar a 1024x768, ambiente gráfico é pró tecto...

A única maneira que tenho de chamar o ambiente gráfico e se fizer

telinit 4, e aí dá-me erro de dependências (tenho que ver isto melhor..)

startx, xf86cfg, xf86config, xfree86config não fazem nada...

Weird...

Experimenta fazer o que disse o Tafinho (startx), e vê se obténs alguma mensagem de erro, e trabalha a partir daí...
 
kazuza disse:
startx, xf86cfg, xf86config, xfree86config não fazem nada...

Weird...

Experimenta fazer o que disse o Tafinho (startx), e vê se obténs alguma mensagem de erro, e trabalha a partir daí...

Eles não se mudaram para o xorg? (xorgconfig)
 
Eu ca instalei o Slackware 10, fiz startx e arrancou bem o Gnome (escolhi o Gnome na instalação...)!

Os unicos defeitos que tinha era a placa de som (que ja instalei), não detectava a wheel do rato (que ja corrigi), e no Gnome não deixava pôr a mais do que 61 Hz (resolvi instalando os drivers da NVIDIA).

Agora tou a ver se configuro a rede local, a nivel de partilha entre os pc's, que ta a dar uns probs, devido ao samba. Tenho 3 pc's ligados a um router, ligado a um cable modem (WAN), e não consigo partilhar para o Linux e do Linux, apesar dos pc's em windows encontrarem o Linux, e vice-versa... Não tenho tido muito tempo para resolver isso.....

Experimenta fazer um dos comandos referidos pelo kazuza (não me recordo qual comando exactamente), para re-definir qual o X que vai arrancar (Gnome, KDE, fluxbox, etc...

Outra coisa, acho que para aprender não se deve pôr uma distribuição tipo Mandrake, mas sim uma tipo Slackware, pois ao instalar o Mandrake tem-se a papinha toda feita, tudo com shortcuts e isso, nada por instalar, etc... acho que exageradamente tudo por fazer, como "linux from scratch" também é um abuso, mas tudo feito não tem piada..." :D

Para aprender aconselho Slackware vivamente :)
 
tens que configurar o X.org para teres modo grafico
tenta xorgsetup e depois de seguida "xorgcfg -textmode"
depois é correr startx pra iniciar o modo gráfico
qualquer problema que encontres diz :cool:
 
Xpirit disse:
Não concordo.

É melhor a Debian ou o Gentoo. É mais fácil obter ajuda.


Não posso afirmar nem contradizer, pois nunca sequer usei nenhuma dessas 2 distros.... no entanto uso slack 10 e conheço varias pessoas e sitios onde arranjar ajuda, caso precise... (que até são bastantes vezes :lol:)

É possível que tenhas razão... ou não... ;)
 
Yahoo!!

snapshot1.JPG


bem foi uma verdadeira odisseia, mas la consegui por isto a funcionar.
a principio foi como o kazuza disse, nenhum dakeles comandos funcionava, apenas e xorgsetup e mm assim n aparecia nada. kdo fazia telinit ele tentava mudar para modo grafico mas dava erro tb...

bem fui descobrir come k se instalavam pacotes pk devia ter deixado algum de fora na instalacao, assim foi intalei outra vez todos os pacotes do X e assim os comandos ja funcionavam.

Mas isto era so o principio, depois de ter conseguido configurar o X usando "xorgcfg -textmode" (o outro setup n dava nada...) descobri k o KDE tb dava problema de depencias. la fui eu outra vez instalar os packs do KDE e as Libs. Desta vez fikei com o disco 99% ocupado (é de 1 GB...) e axo k tenho cerca de 10MB livres... 8o

bom depois tive meia hora as voltas pra tentar por akilo numa resolucao decente, pois tinha iniciado akilo a cores de 8 bits pra ter a certeza k arrancava, configurei pra 24 bits e depois ja n arrancava outra vez.. fiz config outra vez e ele substituiu o ficheiro, bla bla bla, e la deu outra vez.

bom ja consegui o basico o meu proximo passo e por net, vamos la ver se e desta k ponho o Alcatel 330 a bombar...

Já agora, disseram k esta distro era ma para kem tava a dar os primeiros passos pk era muito hardcore e k devia experimentar uma mais user-friendly, mas a verdade de user-friendly ja tou farto do windows, axo k foi por isso k resolvi experimentar um SO alternativo. Claro k deu muito trabalho, mas foi tb extremamente divertido. se me dessem uma distro k fizesse a papinha toda axo k n tinha gostado tanto....

Bem so me resta agradecer a todos pk sem a vossa ajuda n tinha feito metade do k fiz :003: :003:

muito e muito obrigado[[[[[[[]]]]]]]]]]]]]
 
Fish estás de parabéns. Vejo que aprendeste alguma coisinha comigo :x2:

Bem pessoal eu sou novo nisto (linux) e queria que me dessem algumas opiniões sobre qual a melhor distro para começar a aprender a mexer em linux. Pelo que eu tenho visto, os comandos sao praticamente todos iguais em todas as distros (se estiver enganado corrijam-me por favor) e que so varia em termos de estetica, organizacao e distros com mais opções que outras. Estive a experimentar o Knoppix 3.6 e pareceu-me "bonitinho" mas não sei vale alguma coisa. Detectou-me tudo, até internet. O unico problema que me apareceu foi ao correr um mp3 ter encravado esse programa e n conseguir ouvir a musica. Deixem ai os vossos posts pa me ajudarem se for possivel. Obrigado!

Cumps
Guilherme
 
Gu!LhAx disse:
Fish estás de parabéns. Vejo que aprendeste alguma coisinha comigo :x2:

Bem pessoal eu sou novo nisto (linux) e queria que me dessem algumas opiniões sobre qual a melhor distro para começar a aprender a mexer em linux.

Como deves imaginar ninguem se entende quanto á melhor.

Vê este site:

http://distrowatch.com/

Tens muito por onde escolher.

Eu posso dar-te as minhas escolhas pessoais até ao momento.

Distro com KDE por defeito:
SuSE 9.1. Ansioso para que saia a versão 9.2

Distro com Gnome como default:
Ubuntu
 
Back
Topo