.NET, Visual Studio.NET e Visual Basic .NET ?

Tecnoboy

Power Member
Pessoal, vou dar Visual Basic.NET a uma cadeira este ano, já dei VB à uns anos atrás, embora já não me lembre de nada... :S

Alguem me poderia explicar melhor o que é isto da plataforma .NET da Micro$oft, o que é o Visual Studio e tambem quais as diferenças entre VB.NET e para que foi criado ?

Desde já o meu obrigado a quem puder ajudar :)
 
O visual studio e todo o pacote de linguagens de programacao da microsoft... no caso do .net contem entre outras o c# .net, o vb .net, asp.net...

A diferenca de vb .net para vb n e mta, ker dizer... a nivel de programacao nota-se alguma, pois e tudo mto mais controlado, ja n da para fazer umas brincadeiras para fugir as regras como no vb6...

Em relacao a plataforma .net... imagina programares em c# e usares os mmo runtime files do que eu q programo em vb .net ... ai esta o framework em accao...
 
boas,

o objectivo da framework .NET é teres programas escritos em qualquer linguagem a correr em cima de sistemas da M$...

imagina que tás a fazer uma típica web application com o modelo de 3 camadas...podes ter a 1a camada feita em J# e JSP's, a 2a camada em C# e a 3a camada em lisp :)
 
Bem malta, eu agradeço-vos as explicações e acredito que tenham muita boa vontade em explicar, eu é que apesar de saber algumas coisas de programação, não estou tão por dentro do "jargão" assim como vocês, por isso se pudessem traduzir isso para linguagem comum agradecia. ;)
Thanks.

Cumprimentos
 
Tecnoboy disse:
Bem malta, eu agradeço-vos as explicações e acredito que tenham muita boa vontade em explicar, eu é que apesar de saber algumas coisas de programação, não estou tão por dentro do "jargão" assim como vocês, por isso se pudessem traduzir isso para linguagem comum agradecia. ;)
Thanks.

Cumprimentos

ok, sorry...o exemplo que queria dar era: imagina que tens um programa que podes dividir em 3 módulos distintos...com o .NET podes fazer um módulo na linguagem A, outro na linguagem B e outro na linguagem C que é tudo integrado facilmente de forma a correr sobre uma plataforma microsoft...

like...o java é optimo porque é portável graças à JVM (java virtual machine)...fazes o código java numa máquina com win e podes portá-lo para linux ou Mac que continua a funcionar na mesma (1 linguagem - várias plataformas)...o .NET é "o contrário"...fazes código em qualquer linguagem suportada mas tens é de correr o código em máquinas com windows (várias linguagens - uma plataforma)

espero ter ajudado :)
 
fap disse:
like...o java é optimo porque é portável graças à JVM (java virtual machine)...fazes o código java numa máquina com win e podes portá-lo para linux ou Mac que continua a funcionar na mesma (1 linguagem - várias plataformas)...o .NET é "o contrário"...fazes código em qualquer linguagem suportada mas tens é de correr o código em máquinas com windows (várias linguagens - uma plataforma)

espero ter ajudado :)

Boas, lamento mas discordo da tua "explicação".
O .Net é uma tentativa de unificar o dev em várias linguagens numa plataforma (tal como mencionaste) <b>que também contém uma Virtual Machine </b>, tal como o java. Independentemente de fazeres código C#,VB.Net ou J#,Perl.net , Python.Net, a compilação deste é genérica numa linguagem comum, identica ao byte code do java, que posteriormente é interpretada e executada pela VM da framework.net.

Também discordo de as apps em .net só correrem em windows. como a plataforma é "aberta", e a sua especificação CLR , já existem ports da plataforma para outros SO, tais como linux http://www.mono-project.com/about/index.html.

Quanto ao Java, do it once run it everywhere.... não é bem assim, grande parte do código que fazes em linguagens com VM é portavel, mas sempre que fazes referências/chamadas na programação a aspectos especificos do sistema (Windows GDI, SO Threads, Linux Xfree, etc) este deixa de ser portavel, logo não existe nenhuma linguagem que garanta 100% de portabilidade, o mesmo se passa com o .NET.

Em última análise, o .Net é uma cópia de mts tecnologias/estruturas e filosofias que já existem à algum tempo no mundo ( A maior parte opensource), só que foi implementada pelo gigante microsoft :wow:

O VB.Net não é mais que a evolução do VB6 para uma linguagem orientada ao paradigma OOP (Objectos), pessoalmente não gosto de VB ou VB.NET , embora pense que a evolução foi uma melhoria ao que existia em VB6 :puke:
 
inginheiiro disse:
Também discordo de as apps em .net só correrem em windows. como a plataforma é "aberta", e a sua especificação CLR , já existem ports da plataforma para outros SO...
Só para clarificar melhor o assunto, o que é aberto é o standard/especificação/norma do .net e não o código. Quer dizer que quem quiser fazer uma implementação da plataforma .net pode fazer usando, como é óbvio, o standard da microsoft.
 
inginheiiro disse:
Boas, lamento mas discordo da tua "explicação".
O .Net é uma tentativa de unificar o dev em várias linguagens numa plataforma (tal como mencionaste) <b>que também contém uma Virtual Machine </b>, tal como o java. Independentemente de fazeres código C#,VB.Net ou J#,Perl.net , Python.Net, a compilação deste é genérica numa linguagem comum, identica ao byte code do java, que posteriormente é interpretada e executada pela VM da framework.net.

eu sei, mas acho que para uma pessoa que disse que não percebia muito do assunto a explicação que dei era plausível e minimamente correcta :) não queria era baralhar

Também discordo de as apps em .net só correrem em windows. como a plataforma é "aberta", e a sua especificação CLR , já existem ports da plataforma para outros SO, tais como linux http://www.mono-project.com/about/index.html.

sim, e também tens o ROTOR...mas o objectivo do .NET era correres as coisas em windows...


Quanto ao Java, do it once run it everywhere.... não é bem assim, grande parte do código que fazes em linguagens com VM é portavel, mas sempre que fazes referências/chamadas na programação a aspectos especificos do sistema (Windows GDI, SO Threads, Linux Xfree, etc) este deixa de ser portavel, logo não existe nenhuma linguagem que garanta 100% de portabilidade, o mesmo se passa com o .NET.

epah o rapaz pediu uma explicação simplificada, achas que se for falar nessas coisas todas ajudava? eu sei disso, já trabalhei com ambas as linguagens várias vezes, já tive SO, etc ;) mas mais uma vez também sabes que o objectivo do JAVA era essencialmente a portabilidade

Em última análise, o .Net é uma cópia de mts tecnologias/estruturas e filosofias que já existem à algum tempo no mundo ( A maior parte opensource), só que foi implementada pelo gigante microsoft :wow:

as usual :D a 1ª vez que mexi em C# por exº achei uma cópia escabrosa do java :D

mas não é nada a que a microsoft não nos tenha já habituado
 
sim, é a norma/especificação CLR que é "aberta". (atenção ás " são mt importantes :D )

Se existirem pessoas para além do Miguel de Icaza ( Ximian Boss project mono) que tenham interesse em portar a plataforma, terão que o fazer segundo o standard da m$, e se não o fizerem podem sempre ser processado até ao tutano pelo BILL Portas pois embora a norma seja aberta, está tudo registado no notário lá da terra :o .

A verdade é que o .NET não traz nada de novo ao mundo, tudo que fazes na plataforma já era possivel fazer em java ou perl ou php ou c++ ou python ou ...

mas enfim... já estou a "ser desviado" do tópico do post, correndo o risco de cair numa discusão de qual é melhor e pq, que nunca resulta num concenso das partes envolvidas...
 
inginheiiro disse:
A verdade é que o .NET não traz nada de novo ao mundo, tudo que fazes na plataforma já era possivel fazer em java ou perl ou php ou c++ ou python ou ...

Bem, olhando dessa perspectiva, tambem podes sempre dizer que tudo o que fazes com qualquer outra linguagem podes fazê-lo com assembly, o tempo de desenvolvimento e as dores de cabeça é que aumentam ;)
É claro que quem olha para java (como linguagem) e para c#, vê que c# é muito parecido (cópia ;)) com java. O mesmo se pode dizer, em termos de plataforma/tecnologia, sobre Java vs .NET.
O que me parece é que o .NET beneficiou da experiência de Java e melhorou algumas coisas quando fez o .NET á semelhança de Java. Como por exemplo quando tens que alterar alguma coisa num javabean tens que reiniciar o servidor (pelo menos segundo as minhas experiencias ;)).
Sempre achei que o que fazia falta a java éra um bom IDE, sebem que o Eclipse/WebSphere não seja nada mau, quando se tem que fazer aplicações com janelinhas tipo windows é que a coisa se torna complicada. Tambem há sempre a questão daqueles wizards (tão habituais na MS) que simplificam tarefas que de outra forma se tornariam repetitivas, chatas e consumidoras de tempo precioso (nota: tanto em java Eclipse/WebSphere como em .NET VS.NET 2003 se pode construir novos paineis/wizards para simplificar tarefas de desenvolvimento). Em termos de IDE, na minha opinião é claro, o VS.NET2003 leva vantagem sobre java com Eclipse/WebSphere.
E se estiverem a pensar que o ambiente de desenvolvimento não deveria contar para a escolha da linguagem/tecnologia a utilizar no desenvolvimento de um projecto, tentem se lembrar que no caso de ser um projecto profissional tudo o que implica tempo/dinheiro tem, geralmente, maior grau de importância.É claro que se fôr um projecto académico as razões de escolha da linguagem/plataforma/técnologia mudam, geralmente para o purismo.
 
NoMercy disse:
Bem, olhando dessa perspectiva, tambem podes sempre dizer que tudo o que fazes com qualquer outra linguagem podes fazê-lo com assembly, o tempo de desenvolvimento e as dores de cabeça é que aumentam ;)
É claro que quem olha para java (como linguagem) e para c#, vê que c# é muito parecido (cópia ;)) com java. O mesmo se pode dizer, em termos de plataforma/tecnologia, sobre Java vs .NET.
O que me parece é que o .NET beneficiou da experiência de Java e melhorou algumas coisas quando fez o .NET á semelhança de Java. Como por exemplo quando tens que alterar alguma coisa num javabean tens que reiniciar o servidor (pelo menos segundo as minhas experiencias ;)).
Sempre achei que o que fazia falta a java éra um bom IDE, sebem que o Eclipse/WebSphere não seja nada mau, quando se tem que fazer aplicações com janelinhas tipo windows é que a coisa se torna complicada. Tambem há sempre a questão daqueles wizards (tão habituais na MS) que simplificam tarefas que de outra forma se tornariam repetitivas, cha IDtas e consumidoras de tempo precioso (nota: tanto em java Eclipse/WebSphere como em .NET VS.NET 2003 se pode construir novos paineis/wizards para simplificar tarefas de desenvolvimento). Em termos de IDE, na minha opinião é claro, o VS.NET2003 leva vantagem sobre java com Eclipse/WebSphere.
E se estiverem a pensar que o ambiente de desenvolvimento não deveria contar para a escolha da linguagem/tecnologia a utilizar no desenvolvimento de um projecto, tentem se lembrar que no caso de ser um projecto profissional tudo o que implica tempo/dinheiro tem, geralmente, maior grau de importância.É claro que se fôr um projecto académico as razões de escolha da linguagem/plataforma/técnologia mudam, geralmente para o purismo.

Em termos de IDE's para Java eu tenho usado IntelliJ IDEA 4.5 e tou mto satisfeito. Tmb tens o NetBeans ou o Borland JBuilderX e ambos teem mtas funções e são mto completos.

Quanto às vantagens que o C# possa ter em relação ao Java essa diferença foi reduzida com a versão 1.5 do J2SE (ou 5.0...). Agora teremos que esperar pela resposta da M$... :D

BTW, ouvi alguém ai a falar do Python... Daquilo que tenho experimentado tou satisfeito :) O prob é que pareçe que a linguagem não é muito documentada... Vou tentar resolver isso com a compra do livro "Python Bible" que me disseram que era bastante bom e completo :)
 
Última edição:
AwakE disse:
A vantagem no preço então é brutal....também só faltava que fosse pior....
Lol, ok, entre Eclipse e VS.NET sim, tens razão.
Quanto a uma suite de Websphere vs VS.NET já não é bem assim, especialmente se vier com a catrefada de "ferramentas" da ex-Rational (comprada pela IBM). Além do mais, no que diz respeito ao âmbito profissional, o custo da "ferramenta" é rateado pelos projectos que com ela se desenvolvem.
É claro que quando fiz o comentário não falei sobre escalabilidade, nºs de transacções simultâneas, etc.. etc.. (isto no caso de plataforma como servidor).
Há muita coisa a ter em conta (e muitos pontos de vista tambem) ao escolher uma plataforma para os sistemas que vamos desenvolver.
 
/me recebeu hoje no correio o DVD do Visual Studio 2005 Enterprise Edition que tinha encomendado à Microsoft
/me quando tiver tempo vai testar para ver as diferenças ;)


cumps
 
RavenMaster disse:
/me recebeu hoje no correio o DVD do Visual Studio 2005 Enterprise Edition que tinha encomendado à Microsoft
/me quando tiver tempo vai testar para ver as diferenças ;)


cumps
Mas o 2005 já saiu? ou és beta tester?
Que eu saiba o vs.net 2005 ainda está em fase de testes (beta).
 
RavenMaster disse:
/me recebeu hoje no correio o DVD do Visual Studio 2005 Enterprise Edition que tinha encomendado à Microsoft
/me quando tiver tempo vai testar para ver as diferenças ;)


cumps

Já ia dizer que és um gajo cheio da cheta, isso não deve ser nada baratinho.........
 
Boas...

Eu estou num curso profissional e to a dar vb .NET 2005 alguem m pode dar dicas pa entender a materia?? E' q eu n pecebo nd... S souberem tp uns sites pa m ajudar mandem pf...

Bigado

CuMpZ
 
Back
Topo