AMD Athlon XP 2600+ Overclock

»Apocalypse«

Folding Member
Bem pessoal... eu sou novo nestas andanças e precisava da vossa ajuda... Desde k o meu primo conseguiu meter um Athlon xp 1800 a dar 2000MHz eu fiquei curioso por saber até onde poderia levar o overclock do meu cpu sem destabilizar o sistema... e como... é que eu já tenho computadores desde os 5 anos mas isso não faz de mim um génio da eletrónica e de hardware... Eu tenho um Athlon XP 2600+ e uma mobo A7V8X-X da asus... recebeu um prémio de melhor relação qualidade/preço mas para fazer overclock na sei se é a mais adequada... além que eu tenho Aircooling e não o posso levar muito longe apesar de ter o maximo de vents que a minha caixa permite (3) além da vent da fonte (1), do exaustor e do cooler do cpu (termaltake polo 735) que é quase meio kilo de cobre... Se alguém me puder ajudar a fazer o overclock e a dizer os passos eu agradecia muito. Eu vou pôr indicar o hardware primário que constitui o meu computador no caso de isso fazer alguma diferença 512 DDR PC333 da Tniwmos e Ati radeon 9600 128.

Ah... e parabéns ao Ricky pelo recorde de overclock :D
 
Bem vindo ao forum TechZone.... Bits & Bytes a reinar :D

Deves em primeiro lugar arranjar 2 softwares que te vão dar imenso jeito.... um deles é o CPU-Z e o outro é o Motherboard Monitor 5 (mais conhecido por MBM5)...

O primeiro vai dar-te a conhecer as entranhas do pc e velocidades praticadas pelos diversos periferios tais como velocidade total, das memorias, timmings e afins...

O MBM5 vai dar-te a noção de quando tens k desligar o pc devido às altas temperaturas....

Depois irás ter de mexer mto na bios.... aumentar fsb e diminuir o multiplicador sem mexer no vcore...só mexes no vcore kdo sentires instabilidade...aumentando aos poucos...

Agora é só ires testando e melhorando....

[[]]
 
Boas, também tenho algum interesse neste topico pois queria levar mais além o meu Athlon xp 2700+ , ora saquei o CPU-Z e verifiquei que a memoria está a trabalhar a 166Mhz em vez de estar a 200Mhz, e que o FSB do processador também está a 166Mhz. Ora a minha duvida é a seguinte. Se eu meter o FSB do processador a 200Mhz, a velocidade das memorias também passa automaticamente para 200Mhz ? Aproveitando-as assim ao máximo?

;)
 
Sparks -> não deves aulentar o fsb para 200 de uma só vez! penso que o correcto é irea aumentado o fsb um pouco de cada vez (tipo 2mhz) e executar alguns stress tests ou uns jogos "pesados" e veres de isso se aguenta estável.

Quanto a voltagens não posso dizer nada pq nunca fiz grandes OCs e nunca as alterei.


SwimmerBoy -> nunca percebi essa cena de se baixar o multiplicador p subir o fsb, qual é a razão p se fazer isso?
 
Mas estive a ver na BIOS e só tenho as opções de 133Mhz, 166Mhz e 200Mhz no FSB. Também achei que uma mudança de 166Mhz(21xxMhz) para 200Mhz(2600Mhz) seria um bocado drástica e então não o fiz, mas como posso eu controlar melhor a velocidade disto ?

A não ser que eu vá aumentando o multiplicador até chegar aos 2600Mhz e se se verificar que tenho o sistema estavel então sim mudava o FSB e voltava a por o multiplicador em default(13x).
 
Sparks disse:
Mas estive a ver na BIOS e só tenho as opções de 133Mhz, 166Mhz e 200Mhz no FSB. Também achei que uma mudança de 166Mhz(21xxMhz) para 200Mhz(2600Mhz) seria um bocado drástica e então não o fiz, mas como posso eu controlar melhor a velocidade disto ?

A não ser que eu vá aumentando o multiplicador até chegar aos 2600Mhz e se se verificar que tenho o sistema estavel então sim mudava o FSB e voltava a por o multiplicador em default(13x).
Na bios tens esses valores em automatico mas de certeza k tens uma opção para subir 1 a 1.....

APRENDAM... Multiplicador nunca se aumenta...só se diminui.....

O FSB é k NUNCA se diminui e tenta-se aumentar sempre....

Sempre com o vcore minimo para estar estavel....

[[]]
 
Quase a iniciar OC

Já tenho os dois programas... e já percebi a utilidade deles... mas tipo, pelo sim pelo não eu gostava que alguém me tivesse a indicar os passos um por um, mesmo eu tendo aqui um manual de OC acho que é melhor ter alguém que me dê uma resposta mais imediata a qq duvida que tenha do que um bocado de papel que está limitado ao que lá está escrito... já tenho o CPU-Z e vou dizer como está td agora...:002:

Temp do cpu 43ºC
Temp da mobo 36ºC

Voltagem (do cpu se n me engano) 1,680 v
Multiplier a 11.5x
FSB a 165.7 MHz
bus speed de 331.4 MHz

Começo por aumentar o quê? umas décimas mt pequenas da voltagem do cpu ou o FSB?
pelo k tive a ler n convém aumentar o multiplier...
 
SwimmerBoy disse:
Na bios tens esses valores em automatico mas de certeza k tens uma opção para subir 1 a 1.....

APRENDAM... Multiplicador nunca se aumenta...só se diminui.....

O FSB é k NUNCA se diminui e tenta-se aumentar sempre....

Sempre com o vcore minimo para estar estavel....

[[]]
Le o k já escrevi....

Começa por aumentar o FSB...kdo chegar ao ponto de instabilidade, aumentas um pouco e testas a estabilidade... e assim por diante...
 
Bem eu n sou nenhum genio do overclocking( gosto de ver mas raramente mexo)!

Podes aumentar o multiplicador e por por exemplo 11x200 o q vai dar uma velocidade perto de 2200mhz mas normalmente mexendo no multiplicador o sistema fica mais instavel(comigo e assim mas n sei se e assim para tds)

o q normalmente se ve em multiplicadores e baixar estes para se poder aumentar mais o FSB por ex:

Tem o multi a 10 e o FSB a 200. isto vai dar 2000mhz! se baixarem o multi para 9x200 vai dar 1800!

mas colocando o multi a 9 e o FSB a 223 vai dar aprox 2007mhz! ok e quase a mesma velocidade q com o multi a 10 mas a diferença e q agora tem 223 de FSB!

Como o FSB e a velocidade de comunicação entre o cpu e as memorias quanto maior for essa velocidade melhor vai ser o desempenho de ambos! por isso e q e smp importante ter umas boas memorias!

Ha q ter tb cuidado com o AGP e PCI lock, pois em MB q nao o tenham ao aumentarmos o FSB tb estamos a aumentar o bus AGP e PCI o q nao e mto boa ideia pois vai tornar o sistema instavel.

Ha aqui no forum mts posts sobre overclocking e podem começar com uma pesquisa! eu na pesco muito disso portanto se alguem quiser corrigir o meu post estejam a vontade :x2:
 
Última edição:
Back
Topo