garantia...

Conspiracy

Power Member
Viva,
ontem tive uma conversa com dois amigos meus acerca de garantias de um computador.
ou seja, se um gajo for a uma loja kalker e comprar um computador dizendo k ker este e akele componente, sendo montado por eles, e no caso de eles colocarem um dakeles selos manhosos a lacrar a caixa, se por acaso um dia, e ainda dentro do periodo de garantia abrir a caixa para por exemplo colocar uma placa kalker (tipo expansão de usb ou outra) a garantia vai ao ar, caso um dia mais tarde tiver um prob kalker e ele repararem k "violei" o selo k colocaram n caixa?? eles podem fazer isso? penso k não tem esse direito, até porke temos todo o direito de usufruir dos componentes k compramos na sua totalidade!!!!

o k irá contar é a garantia de cada peça individualmente certo?

Posso estár redondamente enganado (por isso perguntar aki) mas na minha opiniao uma loja k tente fazer algo do tipo é loja para não colocar lá os pés....

axo k o unico caso em que isso possa vir a acontecer seria comprar um computador xpto tipo da compaq ou algo mas mesmo assim tenho as minhas duvidas quanto á perca da garantia po ter aberto o pc para o limpar, colocar uma placa kalker ou algo assim.

isto tudo partindo do principio k ao colocar a dita n queimamos tudo... :P

agradeço a paciência!!!
 
A garantia de um equipamento é de 2 anos.

Essa questão é dubia, porque se compraste várias peças e pediste um serviço de montagem dessas peças, então o que vigora é a garantia de cada componente, e a unica coisa que eles podem fazer é negar-se á responsabilidade de o computador deixar de funcionar por teres mexido lá dentro.

Exemplo: Mexeste nas peças lá dentro, o computador deixou de arranvar devido a uma placa mal encaixada! Quando lá vais, e como o selo está quebrado, significa que "violaste" o serviço prestado , como tal eles não são responsáveis pelo mau funcionamento, e para voltarem a encaixar a placa podem cobrar taxa de serviço. caso seja avaria em algum componente, a garantia cobre.

Mas no caso de adquirires um computador deles, algo pré-feito, o que estás a adquirir é o equipamento: computador e não várias pecinhas que o compõem! A garania é do produto final e não dos seus componentes individuais. Se tiveres um problema, e o selo de garantia estiver quebrado (desde que as condições de garantia refiram isso) perdes a garantia do produto final!

Imagina uma televisão ou outro equipamento qualquer. cada componente tem garantia individual, mas a tua garantia é do produto final! Se abrires esse produto ao meio ....

Não me estou a apoiar em nenhuma lei, apenas em senso comum!
 
Moral da história, compra as peças individualmente, se tiveres algum problema com uma peça levas a peça à loja. Assim não tens problemas com essa cena ridícula de selarem uma caixa para obrigar um gajo que não queira perder a garantia a levar o pc à loja e cobrarem-lhe tipo 15 euros para montar RAM.
 
@NQ

Sem dúvida, é isso k sempre fiz e sempre farei... (menos no portatil :P mas tb n ando a mexer nele)


@avantix

talvez tenha sido muito radical na minha posição, mas mesmo no caso de ser um pré feito axo indecente kererem restringir-nos na utilização do que adquirimos... até porque caso façamos algo de errado e mandarmos um componente pa sucata, perdemos a garantia tanto no pré feito como no por peças... é como já disseram, obrigar a recorrer a loja sempre que se keira meter algo lá dentro nem k sweja o raio da ram...

mas prontos, tb se pode ter outro ponto de vista, o do vendedor k n tá para ter chatices com ppl k mexe e estraga...

enfim...não será facil haver apenas uma razão...

se alguem tiver o ponto de vista legal coloque-o
 
conspiracy disse:
@NQ


se alguem tiver o ponto de vista legal coloque-o

Eu acho que se o fabricante não permite o acesso ao interior da máquina, está no seu direito de o fazer. Se abrires qualquer electrodoméstico ficas sem garantia. Num PC é a mesma coisa.

Não é por acaso que existem, placas de TV USB, Discos USB, placas de SOm USB CDRWUSB, DVD R USB...
 
ya, nunca tinha pensado nisso dessa maneira
sempre associei ao facto de kem compra isso ter mais k 1 pc onde usar e dar-lhe jeito andar com isso atras para onde for...
 
conspiracy disse:
ya, nunca tinha pensado nisso dessa maneira
sempre associei ao facto de kem compra isso ter mais k 1 pc onde usar e dar-lhe jeito andar com isso atras para onde for...

De facto os maiores compradores desse material até são pessoas que penssam que o PC deles não dá para abrir (conheço 2 ou 3 casos...) Outras sabem da existência da garantia e preferem comprar USB.
 
LeeMan disse:
Eu acho que se o fabricante não permite o acesso ao interior da máquina, está no seu direito de o fazer. Se abrires qualquer electrodoméstico ficas sem garantia. Num PC é a mesma coisa.

Não é por acaso que existem, placas de TV USB, Discos USB, placas de SOm USB CDRWUSB, DVD R USB...

Tb ha placas scsi USB, controladoras sata USB, graficas Nvidia/ATI USB....
Desculpa lá mas isso nao é assim

um electrodomestico é comprado como uma unica peça. Se um condensador se baba se o tubo cinescopio se avaria vai para arranjar, nao é uma coisa que se encontre a pontapés numa loja de electronica ou na Worten e que tu compres e substituis

Um computador é uma peça como um todo feito por peças individuais que encontras nas lojas e que montas tu.

As garantias nao cobram má utilizacao dos productos. Se tu compras uma dimm ddr e enfias num slot sdr, e queimas a culpa é tua.

é como o avantix diz, garantia acaba é como um todo, se tiras o selo tens as peças individuais da loja ou do fabricante extendida. Se utilizas mal, temos pena. Para isso é que as lojas devem ter BONS tecnicos de RMA e afins
 
Última edição:
Não, nem toda a gente monta o seu próprio PC, para a maioria das pessoas um computador é um peça completa. A maioria das pessoas não sabe que memória tem o PC q gráfica tem nem NADA.
Tens aí 10% da população (ou menos) que entende o que são componentes de um PC. O resto da malta está-se nas tintas para isso. Uns preocupam-se com a velocidade do processador e outros querem ecrans planos...

Portanto para a grande maioria das pessoa é, de facto, um risco abrir um computador (até para nós :D ) daí a existência dessas garantias.

Sabes Jfbbms eu não sou técnico de computadores nem especialista na área. Mas tenho noção que, ainda assim, as pessoas q andam neste fórum, são uma minoria em 10000000 de habitantes deste país.

O teu conceito de computador é legítimo apenas para uma minoria... :)
 
Mas atenção ... Aquilo que eu disse, é a minha maneira de pensar, por isso quando compro material em lojas, procuro não só o preço mas todo o serviço que vem associado a essa compra!

Os locais que uso para aquisição de material informático, geralmente não são os mais baratos... mas com tanta chatice que tenho de lidar no dia a dia, prefiro comprar um pacote de serviços para alem do equipamento apenas!

Procura por lojas que não metam selos de garantia, e que tenhas conhecimento que as politicas de RMA são aceitáveis.

Não deve existir uma unica loja no mundo que não tenha 1 cliente insatisfeito por problemas com material adquirido... o que se deve fazer é perceber no meio dos problemas, para que lado pende a razão, e tentar chegar a um entendimento!

Mas para teres uma ideia legal disto, aconselho-te a escreveres uma cartinha para a Deco ou algo parecido para ver o que eles dizem!
 
avantix disse:
Procura por lojas que não metam selos de garantia, e que tenhas conhecimento que as politicas de RMA são aceitáveis.

axo que é a frase que resume tudo

@leeman, eu sei que o numero de pessoas que percebe bem de pcs sao poucas, e qeu algumas dao uns toques mas tu podes comprar um pc na vobis e depois se precisares de algo falas com o teu visinho de baixo que percebe de informatica ou que dá uns toques. Normalmente os "putos" tao mais a vontade com informatica que os mais velhos.

Axo que é mais liberdade de escolha

Eu por acaso as vezes pedem x ou Y mesmo para nao terem que ir a um tecnico "especializado" e pagar 15 ou 20 euros por mao de obra quando eu ( (in)felizmente ) faço de graça
 
Back
Topo