4x Sata Raid 0 somente 115mb/s?

Fric

Power Member
Bem, comprei uma lanparty nforce2 propositadamente para fazer raid 0 usando 4 discos.

Infelizmente as velocidades estao a deixar um pouco a desejar...

Aqui ta o resultado do hdtach:
hdtach.JPG


E aqui o do sandra:
raid.JPG



Nota.se bem no hdtach q existe algo a limitar o speed dos discos pois um grafico normal deste programa e' uma curva descendente, algo tipo isto:
32360.gif



Estou a usar a ultima bios oficial da board e os ultimos drivers da controladora sata.

A controladora sata e' uma Silicon Image 3114.

O tamanho dos clusters e' de 32.

Tenho a certeza q selecionei raid 0 usando os 4 discos...

Os resultados esperados eram de 165mb/s pois foi este o resultado q um colega obteve com discos exactamente iguais numa controladora promise. Ele experimentou tb na controladora onboard, uma da intel penso eu (ichr5 qq coisa assim) e obteve speeds na ordem dos 163mb/s. O resto do sistema e' equivalente em termos de desempenho.

Sera q a controladora usada na DFI tem algum problema? alguma limitacao? Qual a solucao para ter velocidades mais elevadas?


Obrigado desde ja
 
Bus pci a limitar?

Pelo que sei o bandwidth das pci é partilhado. O que é que tens mais a correr nas pci?
Por exemplo as ich5R não correm no bus pci (penso eu).

Ps - Tens os ultimos drivers da Sil?
 
Nas pci nao tenho mais nada, somente a grafica em AGP.

Tenho os ultimos drivers q estao disponiveis na pagina da DFI sobre a controladora raid

Obrigado
 
Pois Fric realmente algo d mal se passa ai, no meu entender penso q tens razao e a controladora q tas a usar estate a limitar os mb/s, pk tipo no grafico do HD Tach a linha mantemse sempre constante e n desce (dum valor alto para um mais baixo) como seria d esperar.

Deixo aki uma pic do HD Tach feito ao meu RAID 0 (Discos usados na Sig)

hdtach.JPG


Tou a usar a controladora ich5r da p4c800-e deluxe...

Para resolveres isso, so imagino q seja alguma opcao na bios da controladora da tua board ou ate na propria bios da board q esteja a limitar tua performance, ou entao tas a necessitar duma actualizacao a nivel d bios da controladora.
 
Pois, a ultima bios ja eu tenho, pelo menos a ultima lancada em conjunto com uma bios para a DFI. Acabei agora de instalar os drivers novos mesmo do site da silicon image, vou rebotar e ver se a performance aumentou.

Ja digo qq coisa.
 
Na minha altura na havia disso ... a anterior a essa é de novembro do ano passado ...

Pa ... googla a ver se encontras problemas similares ...
 
Podes ou não ter um problema mas isso soa-me a limitação do BUS.

de qualquer modo eu não me preocupava muito com as velocidades sequenciais; elas pouco ou nada afectam a velocidade real (aleatória), sobretudo se não estiveres a fazer edição e/ou captura de video.

nota que o HD-Tach sempre foi um utilitário muito mau para avaliar a performance RAID; o Sandra então é uma nódoa.
 
FRic desculpa o OT, mas aproveito a tua thread a falar de raid0 para colocar uma questão ke me tem chateado ultimamente....

eu tenho 2 maxtor sata 120 em raid0, com 3 partições. um dia se resolver mudar a board por um modelo diferente perco o set de raid??? ou seja tenho de criar novo raid0, criar de novo as partições , perder todos os dados ke lah estão ????
ou ao mudar os discos para a nova crontroladora, o raid está na mesma activo com as partições e todos os dados, limitando-me apenas se for preciso a instalar de novo o sistema operativo????

desde já o meu obrigado e mais uma vez desculpa o OT.
 
JMRR disse:
FRic desculpa o OT, mas aproveito a tua thread a falar de raid0 para colocar uma questão ke me tem chateado ultimamente....

eu tenho 2 maxtor sata 120 em raid0, com 3 partições. um dia se resolver mudar a board por um modelo diferente perco o set de raid??? ou seja tenho de criar novo raid0, criar de novo as partições , perder todos os dados ke lah estão ????
ou ao mudar os discos para a nova crontroladora, o raid está na mesma activo com as partições e todos os dados, limitando-me apenas se for preciso a instalar de novo o sistema operativo????

desde já o meu obrigado e mais uma vez desculpa o OT.


novo controlador raid (board nova) = puff
backup de pelo menos 120Gb, não obrigado.
este é um dos motivos que me levou a não optar por raid, entre outros mais fortes.



Madril disse:
Aproveitando a deixa, dá para ter Dual Boot (WinXP + SlackWare 10.0) com Raid0 ?


claro!
 
4x Raid 0 n será 1 pouco exagero pra as actuais controladoras SATA ?
isto sou so eu a pensar claro :P

mas d facto deve ser mm limite,pois como ves o Punisher consegue resultados teoricos mt semelhantes...
 
Tenta aumentar um pouco a velocidade do PCI pra veres o k acontece...se os valores subirem e se mantiverem ''em linha recta'' é pk a controladora sata te está mesmo a limitar...

Eu tentava outra bios...há por aí nos forums umas enhanced raid bios é uma questão de testares... ;)
 
E onde tao essas bios knap? da la link directo, se bonzinho :P

Epa, exagerado ou nao... e' onde se tem maiores beneficios hoje em dia e' no aumento do speed dos discos pois e' de la q parte toda a informacao... Quando enches a memoria, ou seja, quando fazes load de um jogo, de um programa, do proprio windows toda a informacao q esta na ram parte do disco... por isso convem teres discos rapidos... De q serve ter mems a 4gb/s se na realidade de nada te serve uma vez q os discos sao terrivelmente lentos?

Bem, so me resta mesmo experimentar essas bios moddadas para raid 0.
 
PuNiShEr disse:
Tou a usar a controladora ich5r da p4c800-e deluxe...

Salvo o erro o ich5r não passa pelo BUS PCI de forma que te é possível fazer até 256MB/S para a northbridge, porque de resto está limitada aos 70MB/s nos VIA antigos, 95MB/s nos Intel antigos, e 128MB/s nos AMD, nvidia, intel e VIA recentes.
 
Ta bem... tou lixado sendo assim...

De qq maneira tenho-vos a dizer q os valores de escrita duplicaram :) comparativamente com raid 0 usando somente 2 discos. Ja n me sinto tao triste com este facto.


Se alguem ainda tiver mais alguma ideia fico a aguardar solucoes, mas infelizmente parece mesmo q o q me esta a barrar e' sem duvida o bus do pci...


Obrigado e aguardo mais comentarios/sugestoes
 
Ya, concordo que 4 discos sobrecarregam ao limite o barramento... :rolleyes:

Testes a 3 dos discos diferentes que tenho por aqui :

36GB Raptor
htach_36_raptor.JPG


250GB WD JB
htach_250GB_WD_JB250.JPG


RAID0 2x80GB SATA
htach_160_raid0_2x80.JPG
 
Back
Topo