1ª Máquina Digital:Já comprei

Colmarino

Power Member
Quero comprar uma máquina fotográfica digital:

-Por causa das férias;
-Nunca tive;

-Quero qualidade de imagem (Ter MP elevado n é sinónimo de ter qualidade ?!)
-Zoom óptico, (digam-me, para vocês qual é o verdadeiro objectivo de ter muito zoom);
-Orçamento até 400€;
-Tamanho/peso não é problema;
-Não importa ser a pilhas (por ser mais fácil adquirir em caso de emergência "no meio de nenhures");
-Memória (lá terei de comprar depois um stick grandito);
-Focagem manual (se tiver melhor, pode ser que me faça amador);

Andei a ver a Fuji FinePix S7000, tá a um preço convidativo no ***** tendo em conta o seu preço há uns meses atrás, mas acho que já será demasiada areia pro meu camião.

nfim, não me lembro assim de mais nada para acrescentar, digam de vossa justiça. :)

O meu obrigado,
 
Última edição:
olha, eu comprei há coisa de 1 semana uma sony DSC-W1 com 5.1 Mp e estou muito contente com ela, exelente qualidade de fotos e um ecrân grande tambem, o que ñ estou a gostar muito é do tempo que as pilhas duram, da-me prai para tirar uma 10 fotos e pronto tenho que recarregar, mas de resto está optima, e o preco tambem ñ esteve mau.
 
Isotic disse:
...o que ñ estou a gostar muito é do tempo que as pilhas duram, da-me prai para tirar uma 10 fotos e pronto tenho que recarregar...
épá, mas isso é péssimo :( Ainda há pouco vi um tópico de alguém a queixar-se do mesmo, e a opinião geral era de que talvez a máquina (n sei já qual era) estivesse avariada. Ou ainda de que as pilhas utilizadas não seriam as adequadas às especificações de alimentação da máquina.
De certeza que isso das 10 fotos é normal? ...não pode ser....é demasiado frustrante..
 
Eu tenho uma Sony DSC-V1 e não tenho razões nenhumas de queixa, é uma máquina impecável e na minha opinião melhor que a W1 (principalmente se o tamanho não é importante, a V1 é um pouco maior que a W1). E é uma máquina excelente caso queiras aprender mais sobre fotografia, caso contrário também tem um modo automático bom.

Quanto à W1 não sei mas uma bateria da V1 dá para cerca de 80 fotos até teres de recarregar, mas isso também depende do modo como a usas (muita utilização do flash e zoom por exemplo diminui o tempo de vida). Uma bateria dá para desenrascar bem, mas o ideal é ter 2 ou 3 baterias.

Se quizeres mais informações um site excelente é o www.dpreview.com, lá tens reviews boas e detalhadas de praticamente todas as máquinas, e um forum muito activo com muita informação.
 
PsychoactivE disse:
Se quizeres mais informações um site excelente é o www.dpreview.com, lá tens reviews boas e detalhadas de praticamente todas as máquinas, e um forum muito activo com muita informação.
Exactamente ;) vou lá assim que me surge uma nova opção, e ando pelos comentários dos próprios utlizadores.
Tanto a W1 como a V1 agradam-me. Venham mais opções :)
 
Olympus 765 uz - zoom óptico espectacular ( 10x) ; bateria com boa duração; preço atrativo ( ***** ) e qualidade fotográfica sem reparos. Alia automático em diversos cenários com possibilidade de actuação manual ou semi-manual e com possibilidade de gravar ajustes por nós preferidos. Fotografia em movimento de muito boa qualidade para o tipo de máquina .
É só 4.0 mas , como já deves ter visto , qq resolução de 3.0 já aguenta até ao formato A4 o que , para o vulgar utilizador , é mais do que bom. A verdade é que mesmo as grandes marcas agora apostam em melhorias técnicas e menos em pixels pq estaes já são demais para as encomendas.
 
Para não me alargar muito com as explicações, vou dar directamente a minha escolha!

1 - Vai lá buscar a Fuji 7000 ;) ou vê também a Canon PowerShot S1 IS(10x optical zoom);

2 - Opta pelas pilhas recarregáveis (AA Ni-MH), pelas razões que mencionaste e outras mais. Na minha Fuji 602z tiro 300 fotos com 4xAA(2100mAh Hi-MH cada AA);

3 - Zoom óptico é SEMPRE benvindo! 3x é melhor que nada, 6x é bom, 10x ou 12x já chega! Mais que isso torna-se "complicado";

4 - Areia demais para o teu camião? Nada disso! A máquina também tem modo automático para quem AINDA não sabe usar os modos manuais. É uma questão de tempo até aprenderes :)

5 - Boas fotos ;)
 
Pra já, obrigado a todos pelas boas dicas :)

Tou tentado em comprar a Fuji S7000, mas..chiça...quando um gajo tá a um click de validar a compra fica um bocado nervoso a vê-lo ir-se assim embora...510€ na *****. Já agora, eles aceitam pagamento com cartão de crédito :wow: "Visa-Electron"...ou seja, posso pagar com o meu cartãozinho de multibanco? Ou é outra éspecie de cartão?

E ainda tá outra coisa, é que o sticks de memória decentes custam os olhos da cara...ou seja, o valor desta aquisição sobre por aí acima :(
 
Na minha opinião não vás pela Fuji. Para já, não me agrada a ideia de por vezes publicitarem máquinas com mais megapixeis do que têm (por causa do Super CCD que é uma treta). No caso da S7000, na ***** diz que tem 12 megapixeis quando são interpolados, na realidade a máquina tem 6 megapixeis. Vê as reviews da www.dpreview.com, a Sony V1 bate a da Fuji em qualidade de imagem e não só (apesar de ter menos 1 megapixel, mas isso mal faz diferença). E é mais barata, resta-te alguns trocos para cartões de memória e etc... ;)
 
E agora que vejo melhor há várias outras vantagens na máquina da Sony, ISO 100, 200, 400, 800 (a da Fuji é só 160 (!), 200, 400), velocidade mínima de 30s, da Fuji só 3s! Isso mal dá para tirar fotos decentes à noite! A Sony também tem modo infra-vermelho e focagem com laser para focar no escuro. Essa Fuji é uma treta usa os "12" megapixeis e zoom optico 6x (e zoom digital que não serve para nada) para publicitar a máquina mas o resto deixa muito a desejar, se fosse a mim fugia dela como o diabo da cruz ;)
 
PsychoactivE, obrigado pelos conselhos, é disso mesmo que preciso de saber, desses pequenos grandes pormenores. Sendo assim e enquanto não houver outras hipóteses, vou estudar a V1.
 
Ya, se fosse a mim acho que ainda escolhia a V1. Há 7 meses atrás quando a comprei fiz uma pesquisa detalhada de reviews e opiniões e cheguei à conclusão que a V1 era a melhor máquina pelo preço. Não estou informado sobre novas máquinas que possam ter aparecido entretado, a não ser das da Sony, e da Sony continuo a preferir a V1.
 
Nessas maquinas de sensor pequeno algum ISO acima de 400 e inutil
Ve o teste do dpreview. Se o ISO 160 da Fuji for comparavel ao ISO 100 da Sony em ruido e igual ao litro.
As sony's usam memory stick que sao umas trampa
Ve as aberturas maximas da lente que isso e importante (sao o f stop pequenos)
Ve tb a Canon G5 ou a Nikon 5400 por exemplo. E capaz de te interessar.
 
PsychoactivE compraste-a pela net? É que ando a ver no ebay, mas não me parece que compense. Muito provavelmente vou comprar pela ***** e os acessórios, aí sim, procuro no ebay.
Tive a comparar três cameras no www.dpreview.com: A V1, a DSC-P100 e a Fuji S7000, e os pontos sobre qualidade de imagem da V1 como li em alguns comentários, mais a boa definição de fotos no escuro são bons factores a ter em conta. Pena não ter o Red-yey filter, e mais um pouco de Zoom tele (T) (óptico).

Tava a ver que não aparecias Timber ;) sendo assim, vou meter-me a fundo na análise destas várias máquinas. Tenho de compreender minimamente a influência destes pormenores dentro do que eu penso que pretendo(sim, porque afinal vê-se que ainda não sei o que quero)

Como ainda tenho assuntos pendentes que me ocupam bastante tempo, não devo proceder à compra senão no final do mês. Mas venham mais detalhes que é isso que interessa.
 
Última edição:
Eu paguei pela *****, por transferência bancária. Também dá por cartão de crédito, mas por multibanco acho que não.

Realmente o abertura máxima é importante, é um pequeno senão da V1, que tem f 2.8, a Fuji S7000 também é f2.8. Se encontrares uma com f 2.0 é melhor, mas f 2,8 também não é nada de grave a meu ver. O zoom óptico realmente podia ter mais, mas apesar de ser fixe é algo que para mim não é essencial, 4x é suficiente para a grande maioria das ocasiões. E sempre podes tentar comprar o adaptador para zoom da Sony que o aumenta para 6.8x.

Se quizeres tirar fotos com flash de boa qualidade a V1 tem suporte para ligares um flash na hot-shoe que tem comunicação com a máquina, e isso poderá ser um factor importante.

E como eu já disse tem infra-vermelhos que dá para focar melhor no escuro, tirar fotos no escuro sem flash ou poderá ser a única forma de filmar no escuro. Tem a focagem a laser que dá _muito_ jeito para focar no escuro, caso contrário as fotos tiradas com pouca luminosidade (mesmo com flash) saiem desfocadas.

A qualidade de imagem sem ser no escuro também é muito boa, basta ver reviews e imagens para confirmar isso. O _único_ pequeno problema que esta máquina às vezes tem é o "color balance", que no modo automático às vezes tem a tendência a criar fotos um pouco azuladas quando esta céu nebulado, mas isso corrige-se manualmente ou até no photoshop ou paint shop pro.
 
PsychoactivE disse:
Realmente o abertura máxima é importante, é um pequeno senão da V1, que tem f 2.8, a Fuji S7000 também é f2.8. Se encontrares uma com f 2.0 é melhor, mas f 2,8 também não é nada de grave a meu ver. O zoom óptico realmente podia ter mais, mas apesar de ser fixe é algo que para mim não é essencial, 4x é suficiente para a grande maioria das ocasiões. E sempre podes tentar comprar o adaptador para zoom da Sony que o aumenta para 6.8x..

2 detalhes:

1. convém ler nas letrinha pequenas qual é a abertura em tele, porque nas máquinas compactas é comum ver-se F2 de abertura mas f3 ou f4 em tele de abertura.

2. O adaptador corta pelo menos 2 ou 3 stops de luz, de forma que não é uma alternativa viável.
 
Tafinho disse:
2 detalhes:

1. convém ler nas letrinha pequenas qual é a abertura em tele, porque nas máquinas compactas é comum ver-se F2 de abertura mas f3 ou f4 em tele de abertura.

2. O adaptador corta pelo menos 2 ou 3 stops de luz, de forma que não é uma alternativa viável.

O que o adaptador corta não é +- o que a abertura fecharia caso a máquina tivesse esse zoom? Eu não sei, estou só a perguntar...

A abertura da V1 em tele é f4, o que realmente poderá ser incómodo em dias nebulados ou quando há pouca luminosidade.
 
Esse teu problema do "azulado" chamasse balanço de brancos e resolvesse facilmente de duas maneiras. Ou fazes um WB custom em cada situação (se a maquina permitir WB custom) ou disparas em RAW (se a maquina tb permitir). Eu prefiro largamente em RAW. Fica perfeito, da menos trabalho e e mais flexivel. No ACR (conversor de RAW do PS CS) ou lhe das uma referencia ou das o valor da temperatura de cor em Kelvin. Se a maquina nao permite nenhum dos dois considero isso um serio defeito. Tb nao comprava uma maquina sem RAW mas isso sou eu.
Esses adaptadores tb vao por vezes ao "sharpness" da lente. De qualquer modo se as distancias focais fornecidas pela lente satisfazerem e na boa. Senao mais vale ler bem as capacidades do adaptador ou entao estudar outro aparelho. Nessas maquinas e importante ter F's baixos nao tanto pela quantidade de luz necessaria (F4 da na boa para fotografar na rua a luz do dia) mas pela dificuldade de controlar a profundidade de campo com sensores pequenos
 
Back
Topo