Slackware - Tópico Geral

Metro

Benevolent Dictator For Life
Staff
Estava escrito que tinha que experimentar o Slackware 10.
Como considero que o Linux tem uma curva de aprendizagem grande tive que me render à evidencia e ir devagarinho. Para ja RH9, depois SuSE 9.0; MDK10; SuSE 9.1 e agora Slackware 10.

As primeiras impressões são mistas:D
Mais dificil de instalar do que qualquer uma das distros que falei, mas muuuuuiiiito mais facil do que Gentoo que ainda não consegui e que para já fica a arrefecer.
Penso que a instalação poderia ser mais facil, nomeadamente haver uma opção de efectuar as partições de uma forma default para os casos em que se pretende usar o disco todo para o slack.
Podia ter mais um ou outro interface gráfico.
Como a opinião geral acerca do YaST do SuSE é tão positiva e a Novel decidiu torna-la livre (recordar que o YaST é um dos motivos porque o SuSE é a pagar) pode ser que um dia destes todas as distribuições sejam assim.
A outra queixa é o swaret. Aquilo parece ser tão bom e não faz parte do slack (pelo menos eu não o encontrei). Se viesse já instalado era excelente. Os updates são mesmo fáceis. Mas para o utilizador comum ter aquilo em modo grafico é no minimo mais chamativo.


LINKS ÚTEIS
Mirrors nacionais:
https://ftp.rnl.tecnico.ulisboa.pt/pub/slackware/


INSTALAÇÃO
http://www.bitbenderforums.com/vb22/showthread.php?postid=311808
http://www.bitbenderforums.com/vb22/showthread.php?postid=313121

The Unofficial Revised Slackware Book Project
http://slackbook.lizella.net/

TUTORIAL PARA LILO DUAL BOOT NO SLACKWARE presented by gnu
http://www.interacesso.pt/~ia-mariapinto/slack-lilo.htm

PACOTES PARA O SLACKWARE
http://www.linuxpackages.net


COMANDOS
startx - Inicia <!--StartFragment -->o interface gráfico, neste caso o X.org juntamente com o window manager que tenha sido escolhido (gnome, fluxbox...)
<!--StartFragment -->cd - <!--StartFragment -->igual ao dos mas em vez de cd.. é cd ..
cp - copy
<!--StartFragment -->df -m - mostra a utilização do disco em megabytes, dai o -m
<!--StartFragment -->halt - desligar o pc
"less" e "cat" - servem para ver fixeiros de texto sem os editar
<!--StartFragment -->#less /proc/cpuinfo - informação sobre o cpu
<!--StartFragment -->ls - é igual ao dir
ln -s - para criar um link simbolico,
<!--StartFragment -->#lspci - informação sobre placas no bus agp e pci e sobre os controladores usb
mv - move
pkgtool - dá para alterar o windows manager entre muitas outras coisas. Só acessivel como root
<!--StartFragment -->/proc - <!--StartFragment -->é uma directoria virtual criada em tempo real sobre informações de hardware exprimentem explora-la
<!--StartFragment -->rm -r /nome_da_directoria<!--StartFragment --> - remove directorias e tudo que esteja por traz delas o -r significa recursivo "rm" simples serve para apagar ficheiros
shutdown -h now - desligar o pc
shutdown -r now - fazer restart
su - alternar para root
<!--StartFragment -->top - mostra informações sobre a memoria e cpu usados.

Todos os comandos por ordem alfabética
http://www.linuxdevcenter.com/linux/cmd/


Série de artigos sobre o uso do slack como desktop. Estão feitos para o slack 9.1 mas o principal é igual.
Penso que serão seis artigos no total:

1º - http://www.ofb.biz/modules.php?name...article&sid=315
2º - http://www.ofb.biz/modules.php?name...article&sid=317

REVIEW

http://www.ilug-cal.org/slackrev/slackware10-review.html


Pedia a todos os que quisessem para dar uma ajuda e corrigir o que está errado neste post.
Vamos tentar criar um tutorial mais ou menos organizado. Façam quote deste post e corrijam o que acharem melhor e depois eu vou alterando aqui para irmos melhorando isto.
 
rato com wheel -> #joe /etc/X11/xorg.conf
/xorg.conf/
Section "InputDevice"

Identifier "Mouse1"
Driver "mouse"
Option "Protocol" "IMPS/2"
Option "Device" "/dev/psaux"
Option "Emulate3Button" "off"
Option "Buttons" "5"
Option "ZAxisMapping" "4 5"
Option "Resolution" "256"
EndSection
/xorg.conf/
para salvar ctrl K+X
o ^ indica a tecla ctrl como vais reparar no ecra
podes mudar a resolução para a do teu rato, se não der deixa tar a 256

para desligar tens de fazer
#modprobe apm <- para carregar o driver do APM
#halt
ou então
#shutdown -h now
se tiveres escolhido o kernel com acpi (e a board suportar o acpi correctamente) não precisas do driver apm
o método seguro é apm ..

edit : podes adicionar o #modprobe apm ao fixeiro /etc/rc.d/rc.S que é como o "startup" do slackware ... n adiciones é o #halt :lol:
 
Última edição:
quanto á cena do xorg.conf
Option "Device" "/dev/psaux" <- é /dev/mouse
Option "Protocol" "IMPS/2" <- se não der tenta PS/2
 
não precizas de nenhum allias para desligar
escreve só "halt" e vais ver que funciona
se tiveres no gnome até o podes fazer com um click

para pores o XFCE é só ires ao pkgtool e mudares o windows manager la no setup e depois fazer "startx"
 
Estou a tentar organizar a thread para poder ser uma ajuda a quem quiser meter-se no slack.

Tentei concentrar as coisas na primeira thread para ser mais facil de encontrar o mais importante. Pedia ao gnu e a todos os que quisessem que fossem dando mais dicas e sugestões. Vamos tentar que isto sirva para o maior numero de pessoas possivel:)

Dito isto vamos aos problemas que tenho:
- Como root o window manager que tenho é o KDE como metro estou com o XFCE e não consigo alterar aquilo. Volta sempre a aparecer o XFCE.
Estou a fazer assim
Abro uma consola:
depois...
su
password (escrevo a password do root)
pkgtool
abre o menu
escolho SETUP; depois mudar o windows manager (para seleccionar isto têm que clicar na tecla dos espaços) e depois altero para KDE.
Saio; reinicio e continuo sempre no XFCE
O que estou a fazer de errado?
Como posso aceder ao control center no XFCE para alterar o teclado e afins?
Não consigo perceber o XFCE.
Depois já experimento outros window manager quando descobrir como alternar entre eles:(
De salientar que acho esta distro boa para aprender porque tenho mais variedade do que no SuSE por exemplo. Tem KDE; Gnome; XFCE e mais uns quantos que depois adiciono aqui.

Logo à noite vou actualizar o slack.
Entretanto pedia tb para adicionarem mais comandos que se usam em Linux. Para os principiantes acho muito útil.
 
Consigo alterar o window manager mas só para o root.
Como se faz para os users normais :rolleyes:
Agora vou dar uma voltinha no gnome:D
 
se não fores root não tens acesso ao #pkgtool mas podes usar o scipt que é chamado pelo pkgtool manualmente
é só escrever #xwmconfig <- para mudar o windows manager

mais uns comandos uteis
#lspci <- informação sobre placas no bus agp e pci e sobre os controladores usb
#less /proc/cpuinfo <- informação sobre o cpu
o comando "less" e "cat" servem para ver fixeiros de texto sem os editar
a directoria /proc é uma directoria virtual criada em tempo real sobre informações de hardware exprimentem explorala

rm -r /nome_da_directoria <- remove directorias e tudo que esteja por traz delas o -r significa recursivo "rm" simples serve para apagar fixeiros

cd <- igual ao dos mas em vez de cd.. é cd ..

ls <- é igual ao dir

df -m <- mostra a utilização do disco em megabytes, dai o -m

top <- mostra informações sobre a memoria e cpu uzados

ps : já conseguiste os dois monitores a funcionar metro ?
 
startx - Iniciar o Slackware <- uma pequena correção
não inicia o Slackware mas sim o interface gráfico, neste caso o X.org juntamente com o window manager que tenha sido escolhido (gnome, fluxbox...)
 
gnu:
Adicionei os dados que apresentas-te nas tuas respostas ao primeiro post.
Está a ficar mais completo.

Quanto aos dois monitores ainda não. Tenho o slack ainda no portatil. Qaundo o instalar no meu segundo pc já testo os dois monitores.
Tenho os dois pcs ligados por um KVM switch, ou seja a partilhar monitor, rato e teclado e tenho um segundo monitor que fica ligado ao pc que quero que tenha dual display.
Por estar ligado o rato, monitor e teclado ao KVM não tenho tido problemas em nenhuma distro de Linux nem no XP. Espero não ter tb no Slack.
Por agora em termos de compatibilidade de hardware a ordem por ordem decrescente é:
XP
SuSE
MDK
Vamos a ver em que lugar fica o slack. Tive os problemas do rato mas penso que foi por má configuração minha.

Entretanto mais uma dica para quem quer instalar:
Na instalação do slack aquando das partições meti a configuração do gentoo. Usei o fdisk para as criar porque é como está no gentoo. Pelo que me dizem o cfdisk é muito mais facil mas como nunca o usei preferi o que já conhecia.
1ª partição de 32MB para o boot (btw o slack usa o LILO) Tenho sempre ouvido que o GRUB é melhor.
2ª partição que é a partição swap foi à homem 1024MB:D
3ª partição o resto do disco:)
Não há cá dual boot que é para não estar sempre no XP.

gnu:
Podes por aqui como é que se instala o swaret?
Um tutorial dava geito visto que me pareceu ser excelente e dá para actualizar tudo.
Já agora como fazer para ter o oppenoffice; Mplayer e aMSN.
No site que indicas-te www.linuxpackages.net ou eu não percebo muito ou aquilo tem muita coisa para a versão 9.1 mas muito pouco para o 10.0.
Com esses três fica coberto 99% do que é preciso:)

Quem se lembrar de mais alguma coisa é favor acrescentar para melhorar isto.
Penso que poderiamos fazer isto para as principais distros de Linux.
Tudo o que seja para melhorar é bom.

Editado:

Site do openoffice
http://www.openoffice.org/

Download - dá para escolher a localização do ftp
http://download.openoffice.org/1.1.2/index.html

Instruções de como instalar.
http://www.openoffice.org/dev_docs/instructions.html

Não me parece ser muit facil uma parte da instalação.

O que não sei é se o swaret --upgrade irá buscar o oppenoffice e isto tudo é desnecessário.
Vou esperar que alguem confirme. cof* gnu cof* :)
 
Última edição:
tens tb:

ln -s -> para criar um link simbolico, pode dar jeito.

Por exemplo eu tenho o amsn num directorio dentro da minha home, mas criei um link no /urs/local/bin/ para nao ter que ir ao directorio :)

o amsn ah uns poucos meses para instalar era so descomprimir o amsn.tar.gz para um directorio e correr ./amsn. Agora nao sei como é. Mas deve ter na pagina explicado como se faz :)
Não tenho agora usado slackware, instalei no portatil mas não tou a conseguir instalar os drivers da placa wireless ipw2100, da erro ao compilar, ainda na tive tempo para me dedicar a isso. Alguem sabe o k pode ser? será que é preciso a source do kernel? o slack na costuma trazer a source neh? tem que se tirar da net, ou n?

edit: penso ke o swaret instala-te isso. Seja como for o openoffice até eh facil, aquilo até tem ambiente grafico como tu gostas :P precisas é de ter suporte java, mas isso penso ke o slack ja tras :)
 
o amsn deve estar ao meu alcance:D
o oppenoffice é um taz pelo que não vejo como tenha ambiente gráfica. Sim gosto de ambientes gráficos :lol:

Os cds 3 e 4 penso que sejam as sources do slackware.
Quando eu disse que não era preciso os 4 cds era porque realmente na instalação mesmo a "versão full" não pede os cds 3 e 4.

O Gnome está muito engraçado. Estou a gostar.
 
quanto às divisões de partições
não é necessário uma partição /boot se usares os sistemas de fixeiros normais (ext2, ext3 ou reiserfs) na partição / (o /boot é só necessário se o kernel não suportar directamente o sistema de fixeiros da partição / )
não é preciso 1gb de swap, o mais certo é nunca o usares. para qualquer quantidade de ram mais de 300mb é exagero. maior parte dos utilizadores podem ficar muito bem com cerca 40mb de swap

quanto ao amsn usar o "linux installer". faz um setup igualzinho ao windows (next->next->next)
é só fazer download e depois marcalo como executavel
ha duas maneiras
- chmod +x amsn_bla_bla_bla
- no interface grafico fazer botao direito e selecionar a opção

quanto ao swaret nada mais facil
1 - fazer download do package
2 - #installpkg swaret_blablabla.tgz
depois de instalar diz la pra configurar um fixeiro de texto e isso é mesmo importante pois a versão predefenida do slackware no swaret é a 9.1 (mas isso vai ser actualizado brevemente como diz na pagina). o melhor é dar uma leitura pelo fixeiro para perceber como configurar
existem tambem uns interfaces graficos. podem ir a www.freshmeat.net e procurar pro swaret que devem aparecer uns guis

no cd3 e 4 tem documentação sobre o slackware e uns packages para n terem de sakar seker ... k3b por exemplo (programa para gravar cds estilo nero)

quanto ao openoffice a instalação é igual ao windows
tem um fixeiro que executam e depois next->next->next

edit:
no linuxpackages tens packages para slackware
que os podes instalar pelo comando
#installpkg
exemplo:
#installpkg nome_do_package.tgz

mesmo os packages para o 9.1 funcionam na generalidade no 10 (até alguns para o 8.1) mas se tiveres packages especificos para o 10 convem sempre optar por estes ultimos

sempre que tiveres packages proprios para slackware opta por eles pois são os mais faceis e que se melhor se integram
excepçãoes é o openoffice e o aMSN que tem optimos installers e mais vale ficar pelos mesmos
 
Última edição:
Algumas coisas que escreveste foram mesmo esclarecedoras.

1- Quanto à partição de boot.
Por isso é que no tutorial do slack não falava nessa partição. Mas como o link que coloquei no primeiro post tem lá uma carrada de partições fiquei com duvidas apesar de lá não ver a partição de boot. Já percebi. Portanto basta fazer duas partições. Uma swap e uma de root. Certo?

2- Quanto ao amsn
O que quizeste dizer com marca-lo como executável. Nunca vi isso.

3- Instalação dos packages:
Quando dizes para instalar por
#installpkg
exemplo:
#installpkg nome_do_package.tgz
Podemos fazer isto estando na directoria para onde o descarregamos. É assim certo?

Em relação a isso. Para onde devemos descarregar os ficheiros?
Para o /home/? Para outro local?
 
1 - teoricamente até podes ter só uma tornando o swap num ficheiro na tua partição principal ... mas se tens espaço para uma partição swap à parte é o melhor porque evitas fragmentação

2 - quanto à permissão do amsn para correr o installer
no linux não podes correr um fixeiro antes de o marcar executavel. todos os fixeiros tem permissões conforme o utliizador "r" <- read "w" <- write "x" <- execute
podes fazer "#man chmod" ou "#chmod --help" para veres mais informções mas o melhor é procurares um artigo sobre permissões de fixeiros em sistemas unix
aí logo aprendes sobre como os utilizadores, grupos e administradores estão organizados com permissões diferentes no sistema

3 - quanto ao "installpkg" faz parte dos "package tools" do slackware e tal como pkgtool só pode ser executado como root
podes uzar o installpkg de qualquer sitio por ex:
installpkg /disco2/programas/nome_do_pacote.tgz

edit : o linux é um sistema realmente multi-tarefa e multi-utilizador
exprimentem fazer "ctrl+alt+F1" do F1 ao F6 vão ver que encontram varios terminais do F6 para cima são terminais X ou seja interface grafico
podem trocar de terminais a vontade durante qualquer tarefa no linux... mesmo que seja a full screen
 
epá, eu já cá tenho o Slackware 10.0 mas tou c/ um certo receio de o instalar!
1º eu tenho windows e cria continuar c/ ele (dual boot) e espero ke isto n vá tudo pá maneta....
2º Tu dizes que é mais dificil de instalar pk??? é só a questão das partições???

==========================================================
já agora, tentei instalar o slackware no meu pc de teste o PI onde tenho no momento o mandrake 9.1---> aparece a msg "extremely bad crash BIOS" o ke será?????
 
É mais dificil de instalar do que o SuSE e o Mandrake. Era isso que queria dizer.
É tudoi feito em modo de texto. O SuSE é muito facil mesmo. Diria que mais facil do que o XP.
A integração dos programas tb é melhor.
Instalei o Open Office e ele não está tão bem integrado. (No SuSE ele já vem instalado)
Faz um backup de tudo antes de te meteres a instalar o que quer que seja. Se correr tudo bem óptimo, senão não ficas agarrado.
 
wedlled <- o slackware não te lixa o windows desde que saibas o que estás a fazer
os problemas de corromper partições etc... são tipicos do mandrake ( eu que o diga :puke: ) e neste momento são causado pelo kernel 2.6 mas já antes disso havia outros problemas com o diskdrake e etc..

quando instalares o slackware a unica coisa que pode impedir-te de arrancar para o windows é configurares mal o lilo. mas isso tem solução que é arrancar o o cd do windows xp e escrever na consola FIXMBR. isto se não tiveres conhecimentos de como reinstalar o lilo com o cd do slackware. que é relativamente facil.
 
epá... por acaso n sabem de um manual que me ensine a fazer isso n???
Assim um génro de manual do slackware (o ke está no site n me diz grande coisa) de como instalar o SO é ke o máximo ke eu sei (ke até uma crinaça de 6 anos sabe) é instalar o mandrake ke é so point-and-click!!!!

Um tut era bem vindo :rolleyes: :rolleyes:
 
para fazeres partições é muito facil
partindo do principio que já tens espaço em disco livre
escreves "cfdisk" e ele abre o disco primary master
se for outro é "cfdisk /dev/hdX" onde o X vai de "a" a "d" de primary master, primary slave, secondary master, secondary slave etc...

o cfdisk funciona por menus super simples
crias uma para o sistema
outra para o swap (depois de criar a do swap tens de mudar o tipo da partição para "swap" )
40 a 300mb para o swap e o resto para o sistema
depois escreves "setup"
e é sempre a seguir pelos menus
 
Back
Topo