[Projecto] RataxKryo

Ratax

Power Member
[Projecto] RataxKryo -50ºC

Bem, depois de algum tempo a pesquisar e estudar e de ter juntado os cobres necessários, lá me decidi a elaborar o meu próprio sistema de phase-change.
Primeiro tinha falado com o Master Ricky ;) para me fazer um sistema, mas como queria adquirir conhecimentos acerca disto decidi meter mãos à obra.

Antes de continuar, queria agradecer a disponibilidade do Ricky pois, apesar de não o conhecer pessoalmente, pareceu-me ser uma pessoa que ajuda sempre que possa e simpática.

Continuando, neste tópico irei colocar as minhas experiências no decorrer do projecto, e também incluirei um guia de compras e preços de modo a todos terem noção do que terão que gastar e onde poderão comprar o material (zona de Coimbra), caso optem por enveredar por estes caminhos :lol:

Espero que tudo corra pelo melhor nesta minha jornada :wink:


Material a utilizar (fui comprando porque tudo de uma vez custa mais):

O evaporador é um Baker que comprei em tempos, mas nunca tive oportunidade de iniciar o projecto. Comprei-o já "brazed" (soldado), o que foi uma grande cabeçada pois agora vou ter de o abrir para fazer a alteração do tubo capilar e soldar o mesmo dentro do evaporador.

Para a manga flexivel arranjei uma mangueira para freon, que aguenta pressões de 52Bar. Penso que aguenta o trabalho.
Arranjei outras alternativas numa casa que faz todo o tipo de tubagens hidráulicas, frio, ar-acondicionado e afins...
O problema aqui foi o preço, pois ficava na ordem dos 50€ uma manga com 90cm. Esta minha manga flexível tem 1,5m e custou cerac de 20€(um pouco comprida demais para o que eu queria) e é fina, pelo que vou adaptar o meu evaporador Baker e fazer entrar o tubo capilar por fora do tubo de sucção.

O tubo capilar tem 3,5m e é da medida 0.7mm (0.028 inch). Penso que será um bom ponto de partida. Ainda ponderei a hipótese de utilizar uma válvula de expansão, mas a "bicha" custava cerca de 40€... não vale a pena ($) para já.

Comprei duas válvulas de acesso (shraeder valves), duas curvas de 90º e um "T" para tubo de 3/8 e armaflex para isolar o tubo de sucção. Já tinha cá em casa também fita de neoprene com cola de um dos lados.

Vou utilizar uma sonda K junto ao evaporador para ter acesso às temperaturas obtidas com o termómetro externo.

O condensador é um com a referência AT 14L, com 6 passagens penso eu. Depois ponho aqui as medidas.

Comprei um drier de 30Gr, daqueles todos em cobre.

Por fim, o compressor vai ser um L'Unité Hermetique (acho que são os mesmos que a Tecumhse) CAE2420Z de 3/8cv r404a Low Temp. Ainda não comprei o compressor, mas vou fazê-lo na próxima semana.

Falta arranjar uma garrafa de gás para depois encher com o que queira. Disponibilizaram-se a emprestar-me uma, mas como vou estar fora de Coimbra até Setembro, não quis aceitar porque eles iriam ficar muito tempo sem ela... se fosse por uma semanita...


Agora as ferramentas:

Comprei: alicate para capilar, corta tubos, solda de prata a 40%, desoxidante para soldar a prata (deram-me ;) )

Falta comprar: punção manual para alargar tubo de cobre, manómetros (há com glicerina e sem, a diferença de preço é significativa e vou então comprar um sem glicerina) e maçarico (vou comprar um daqueles kits que há no continente ou makro, servem bem para o efeito mas não devo ganhar para as garrafas...)

Depois ponho aqui os preços de tudo, fotos e onde comprei (o material de frio comprei todo numa loja que fica em Eiras (Combra), a ZeroFrio. São todos muito simpáticos e ajudam no que puderem. Loja e pessoal 5 estrelas...)

Inté ;)
 
Última edição:
Isso é excelente.
Eu tb sou de Coimbra e só ainda não me meti no phase-change porque a rapaziada que percebe do assunto não está por perto.
Quero ver esse projecto a andar:)
Assim ainda-me convenço:D
É pena eu não poder ajudar:(
Só posso ajudar com apoio moral. Esse está garantido.
Keep going:)
 
Estamos contigo! :cool:
Eu não me posso meter nessas aventuras visto que vivo num apartamento, e o espaço é pouco...Ainda assim, o que a malta quer é ver inovação e hand made! :x2:
 
força nisso! espero que corra tudo bem, eu tenho ali um frigorifico todo podre ja sem porta e o crl.. mas inda funciona!! mas como não ha tempo (aka €€:( ) nao peguei naquilo mas pode ser que com o teu projecto ganhe vontade para construir ou pelo menos começar o meu proprio sistema de phase change. :004:
mas será que é preciso comprar tantas ferrametas para usar 1 ou 2 vezes? é que so em ferramentas estoura-se o orçamento todo

ficamos a espera de resultados :cool: [[]]
 
Pois, realmente as ferramentas ficam um pouco caras, mas sem elas tudo é mais difícil.
Podes cortar um capilar com um alicate de corte e cansares-te de o amassar em vez de o cortar direitinho, podes serrar o tubo com um serrote, podes arranjar uma cena qualquer que te permita alargar o tubo mais ou menos à medida que necessitas. O mais difícil é arranjares substituto para os manómetros :p
Gosto de ter as ferramentas necessárias quando faço alguma coisa, nem que se tenha que encontrar soluções mais baratas se for caso para isso (por exemplo o punção manual em vez da geringonça toda "articulada" para fazer os alargamentos aos tubos, ou o maçarico do continente em vez de umas botijonas enormes e tudo pró), mas ferramentas para finalidades específicas são essenciais.
Sou apologista que tendo as ferramentas necessárias é meio caminho andado para um serviço bem feito, e é isso que pretendo, que fique bem feito e que daqui aprenda bastante.
Se tudo correr bem, lá vai a VapoLS ser modada também, é só esperar para ver o que o Bowman fez à dele...

Bem, a única coisa que não vou comprar é a bomba de vácuo pois, isso sim, fica bem caro... Vou aproveitar um motor de câmara frigorifica que tenho lá na empresa parado para ver se faço o serviço com isso, ou arranjo um compressor velho para o efeito. Mas pode ser que ainda arranje um bomba de vácuo emprestada ;)

Abraço!
 
Interessante!

Por acaso sabes como se controí uma bomba de vacuo com um compressor!?

Tenho tudo bem estudado, menos a parte de carregar o sistema e fazer vacuo.

Essa parte deixei para um técnico de frio, mas a loja dele ardeu e agora está fechada por tempo indeterminado! >(

Fazer vacuo é "mandar ar" pela válvula do compressor onde carregamos o gás né?? Que é para ver se o sistema está bom (leia-se: sem fugas)

Se for assim tenho aqui um compressor de ar de 25L :D

basta desapertar a pistola de ar e ligar directo á valvula né??

Tem manómetros, uma torneira pequena de segurança caso o tubo ou a pistola se estraguem para nao deitar o ar fora etc, portanto secalhar já é meio caminho andado!

Se for assim como digo, este compressor é perfeito para isso e se as lojas de frio venderem garrafas de 1L de gás para carregar o sistema, secalhar acabo o meu "sozinho" (com a ajuda de algumas pessoas daqui do forum claro!) ;)

Alguém que me explique isto?

Secalhar estou a dizer alta barbaridade, portanto gostava de uma opinião correcta.

Força nisso Ratax, e vai metendo pics conforme vais avançando nisso.


Cumps
 
Última edição:
Para quem não estiver a entender bem, estou a falar de um compressor semelhante a este:

55274.jpg


O meu é vermelho, tem 1,5HP e a força de output é regulável!
Marca lá no máximo 16bar/230psi, não sei se a conversão está correcta, apenas estou a escrever o que tem lá escrito no compressor.

Se fazer vacuo for como disse acima estiver correcto, basta ligar o compressor á válvula do compressor e mando os 16bar, ou não chegam 16 bar?

Se não chegar posso fazer isso na fabica do meu tio. Ele tem lá um compressor indústrial... :D

Aquilo manda uma pessão! :wow: Mete este compressor que tenho num bolso! :007:

Maçarico tenho um indústrial. Usa 2 bilhas de 6KG (Uma de Acetíleno e outra de Oxigénio).

Tenho compressor (Electrolux 1/4HP R134a), condensador (de uma mini-arca frigorífica), dryer e um evaporador feito numa CNC de moldes em aço e já está soldado a prata.

Falta-me:
- Tubo capilar 0.28' (3 metros)
- Linha de retorno (1metro)
- Mais solda de prata, porque a que tinha acabou :(
- Termómetro que leia temps baixas (-50ºC era perfeito, assim colocava o sensor junto do evaporador e o lcd na caixinha que vou fazer para meter o sistema, assim fica um clone de uma prometeia praticamente perfeito!) :)
- Soldar, fazer vacuo, carregar e calibrar!



Aqui vão umas pics do material:

attachment.php


attachment.php



Evaporador:
attachment.php



Cumps
 
Última edição:
Boas Lasac!
Infelizmente não poderás resolver o teu problema com esse tipo de compressores. O compressor que eu falava era um compressor de frio mesmo...

A necessidade de fazer vácuo é de retirar ao sistema todo o gás restante, ar e a humidade que possa existir no sistema, penso eu que seja isso.
Segundo percebi a bomba de vácuo "puxa" do sistema e acho que se liga na válvula de acesso de low-stage (acho que a que está no compressor num sistema de monocompressor é a low-stage, corrijam-me se estiver errado) caso tenhas deixado uma.
É possível também com a bomba de vácuo saber se o sistema tem fugas.

Já agora aproveito para perguntar a quem está mais dentro disto se ao fazer o vácuo com um outro compressor é o bastante para todo o sistema. Pergunto isto porque um técnico de frio explicou-me que isso era possível, mas fazendo-o caso o sistema tivesse um drier que desse para desapertar e não destes de soldar, tapando-o nas pontas (...). Com o drier do tipo de soldar, como eu tenho e a maioria do pessoal, não dará para fazer bem o vácuo com um compressor extra?
 
Obrigado pela correcção... eu bem disse que fazer vacuo e carregar o gás não são a minha "especialidade". ;)

Então vou arranjar um compressor de frio para fazer isso.

Qualquer um dá? ou tem que ter muitos HP?

Sorry se tou a ser chato :rolleyes:
 
Continuo a acompanhar esta thread como é obvio com muito interesse.
Ratax:
Vê no xtreme que eles têm lá muita informação e estão sempre prontos a ajudar.
Andam por lá poucos técnicos de frio andam:D
Se precisares de um compressor de um frigorífico tenho cá em casa um.
Penso que não seja nada de especial mas sempre deve dar para brincares.
Se quiseres diz alguma coisa.
 
Lasac, julgo que qualquer um servirá. Penso que a diferença poderá estar no tempo que demorará a fazer o vácuo em condições... Chato? Porquê? Tem apenas em atenção que também sou um principiante nisto e posso estar também a dar-te informações erradas... espero que não!

Metro, o forum do xtremesystems, do xtremeresourses e do phase-change.com são fundamentais para tudo isto. Foi neles que me tentei informar o mais que pude. Muito obrigado por me disponibilizares o teu compressor, se necessitar apito. E, já agora, se tudo correr bem ajudarei o pessoal aqui da(s) zona(s) (perto de Espinho ou de Coimbra) no que puder. O pior vai ser o tempo disponível, mas tudo se arranja...

Bem, quanto ás ferramentas, vou ter trabalho para elas para reabilitar o chiller de cerveja (que nunca cheguei a utilizar no pc) que aqui tinha, de modo a fazer um chiller para água potável para o meu pai. O chiller era dele e só mo tinha emprestado por uns tempos... Pelo menos vai patrocinar-me o compressor, assim já poderá ir o ordenado quase todo para o banco :x2:

Vou tentar tirar umas fotos do material que tenho até agora e colocar preços do que comprei.

Inté e obrigado a todos pelo apoio.
 
Ficamos a aguardar.
O compressor a mim não tem utilidade nenhuma portanto já sabes:)
Fico a contar com essa ajuda um dia destes.
 
Fixe!

Vamos lá a ver se entendi.

Basta ligar o compressor que vai fazer o vacuo directo ao low-stage (é por onde se carrega o gás certo?) ao chiller e deixar aquilo ligado para retirar as impurezas e afins do sistema.

O tempo não importa? Tipo posso dizer á minha mãe para ligar aquilo quando for trabalhar (9:00 AM) e depois quando eu acordar desligo! :)

Acho que mal se faz o vacuo temos de carregar logo né?

Se precisares de alguma ajuda, embora não tenha prática, estudei tudo muito bem excepto a parte de carregar o sistema, porque esta parte seria feita pelo técnico, mas pronto perfiro fazer eu! :P

Assim aprendo mais alguma coisa... :)
 
para fazeres uma bomba de vacuo basta soldares à linha de succao do compressor k vais usar (kto maior for, menos tempo eh preciso... um pekeno de 1/5hp servira bem para o efeito), uma valvula de acesso e com um tubo (normalmente as mangueiras dos manometros) ligares à valvula de serviço do sistema.... essa imagem em baixo mostra a minha bomba de vacuo (hehehe)
para puxar o vacuo em condicoes normalmente faz-se uma tecnica k se chama triple evac: ligas o compressor k ira servir de bomba de vacuo e deixas durante uma meia hora a puxar vacuo. depois ligas a garrafa de gas ao manometro e ao sistema e quebras o vacuo com prai uns 15-20psi no sistema... fexas a garrafa e o manometro e deixas k o low side (ou linha de succao) fike com a mma pressao (se ao fim de mto tempo n tiver podes ter o evap obstruido...)... aí voltas a puxar o vacuo durante meia/uma hora..... e depois é encher ate ao sistema tar com uns 50psi e ligar o compressor do sistema.... a partir dai eh calibrar :cool:
é assim k eu faço mas pode haver mais variantes.... com esta tecnica e um compressor mediocre consegues melhor vacuo do k uma bomba especializada com uma evacuaçao simples.....

um abraço e boa sorte para os projectos :x2:



btw lasac, parece k vai sair dai um sistema 5* :007: unidade fixe :-D
 

Anexos

  • Pic00112.jpg
    Pic00112.jpg
    58,2 KB · Visualizações: 64
Última edição:
Obrigado oc_night!

Então 30mins (o mais tardar 1hr) chega para o serviço.

Melhor ainda. :)

Só gostava de saber o preço de cada tubo desses de carregar o gás com 1m (para vacuo, linha de retorno e tlvz mais um para carregar), preço das válvulas e preço de uma garrafa de gás R134A pequenina (Praí de 1L).

Tava a pensar em fazer uma cena assim:

attachment.php
 

Anexos

  • vacuo.JPG
    vacuo.JPG
    26,3 KB · Visualizações: 247
Última edição:
O jeito pro desenho não é mt :P

Kidding. Cada vez me surpreendem mais :D (pelo lado positivo) :P
Parabens e força a todos.

Talvez o Doctore Ricky vos possa ajudar com isso.
 
dá para fazer vacuo com um compressor normal, mas é certo que esse compressor não dura muito :P e sei k o vacuo nunca é tão perfeito, ja fiz vacuo com um compressor de 1/3hp e mesmo assim não se compara de longe nem de perto com a minha bomba de vacuo.

so para terem uma ideia, desse triple vac, custumo deixar umas 2 ou 4 horas cara um dos 3 vacuos, deixar um compressor de friu ligado 4h a fazer vacuo é o mesmo que deita-lo fora

ja agora, fixem uma coisa: Vacuo é uma das principais coisas num sistema de friu optimizado, quanto mais vacuo, mais friu

e quanto ha potencia se se pensar um bocado dá para ver que a diferença de vacuo dum compressor de 1/2hp ou de 1/5hp não é só o tempo que demora a fazer vacuo, mas sim e mais importante a quantidade de vacuo que faz, quanto mais força mais é capaz de xupar right? :D

continua com o teu projecto que tas bem :) quanto ao vacuo pensa bem no assunto, faz 1º o sistema depois logo se vÊ :D
 
Obrigado Ricky pelo post, ajudas-te imenso! :)

Amanhã vou falar com o tal colega meu que trabalha numa sucata, costumam aparecer lá alguns compressores de frio, a ver se aparece um potente que ainda trabalhe :rolleyes:

Estava a custar a acreditar que um compressor é melhor que uma bomba de vacuo a fazer o serviço. Se assim fosse, aparentemente, as bombas de vacuo seriam inúteis, pois os compressores faziam melhor o trabalho e são mais baratos. :rolleyes:

Sendo assim já estou a ver porque é que este passo é muito importante (para além das razões anteriormente citadas). Daí teres-me convencido da outra vez a deixar essa parte para os técnicos de frio :)

No entanto perfiro fazer eu, nem que dê barraca. Pretendo aprender com os meus erros, e se for preciso recomeçar de novo, estou pronto para isso! :x2:

Pelo menos dá-me mais pika fazer eu as coisas, doque estar á espera e/ou dependente dos outros para acabar as coisas.

O único dilema é arrajar as válvulas, tubo de retorno, capilar, neoprene em tubo e uma garrafa pequena de gás, já que aqui em OAZ existem poucas casas de frio (só conheço uma, a que ardeu e agora está fechada)... :puke:

Pelo menos o meu pai arranjou-me um tachómetro, não sei onde, mas dá para ler até 10bar! :)

Amanhã vamos tentar arranjar um compressor potente para vacuo, vamos lá a ver :)

Uma coisa é certa, para 1º chiller não quero uma coisa ultra potente. Com o tempo vai-se melhorando as coisas. ;)

Btw, fiz aquele desenho á noitinha e reparei hoje num bug!

Se repararem depois de fazer o vacuo, ao abrir a torneira do gás para carregar o sistema, vai entrar gás para o compressor de vacuo e vai sair do compressor, já que tem uma linha aberta para sair as impurezas :puke:

Tenho de meter uma torneira também no compressor de vacuo ao pé do tachómetro, assim fecho essa torneira e só depois é que abro a do gás. :007:

Ricky gostava de saber uma opinião tua sobre o meu esquema com esta alteração (se não te importares), é que gostava de fazer as coisas bem feitas e como já tens mais experiência nestas andanças, a tua opinião é fundamental ;)

Uma vez que o manómetro que vou usar é em bar, o que achas de fazer vácuo até ter 2bar no manómetro? (dá praí 29psi)

Já deve dar para ter uma performance decente quando tiver o sistema carregado e calibrado!

O que achas?

Cumps e obrigado pelos esclarecimentos de todos! :)
 
Última edição:
Encontrei uma solução fácil para fechar o circuito do vacuo quando for carregar:

D10162.jpg


Aguenta com 500lbs de pressão!

Para linha de retorno este tubo é o ideal:

D10436_.jpg


Para vacuo e carregar acho que estes servem:

Standard.jpg


E para terminar uma cena destas para ligar o manómetro e todos os tubos para fazer vacuo/carregar o sistema:

A31520.jpg


Aqui vai um esquema mais bonito, com estes materiais todos:

attachment.php
 

Anexos

  • vacuo.GIF
    vacuo.GIF
    11,7 KB · Visualizações: 175
Última edição:
Back
Topo