Gentoo - 1ª's impressões...

HaTrED

Colaborador
Staff
Boas:

Depois de muito seguir o Handbook do Gentoo, lá me aventurei a instalar a referida distro no meu portátil. Segui a stage3 - networkless installation - porque me pareceu a mais 'facíl', em todo o caso estou com o seguinte problema:

Escolhi para boot loader o GRUB e a fazer Dual Boot com o XP, depois de seguir passo-a-passo as indicações do manual e fazendo os respectivos ajustes, efectuei o reboot do sistema e voilá... tenho o splash screen do Grub, todo pipi, com os dois sistemas, e a coisa prometia até que... decido arrancar com o Gentoo e nada... Ou seja, sempre que tento arrancar com o Gentoo o portátil fica 'morto', completamente parado, ecrãn negro e apenas tenho ao led da tecla do 'cps lock' a piscar periodicamente... Mas que raio será isto?

Qual o motivo para tal encravanço? Terei tido algum erro do qual não me lembro, como não sou grande guru na matéria todas as linhas do 'emerge' e outros que tais me pareceram normais...

Ajuda precisa-se, não me apetecia ter de repetir todo o processo... :sad: :sad:

PS: Gostei da experiência, mas não tive os resultados mais animadores.
 
HaTrED disse:
Boas:

Depois de muito seguir o Handbook do Gentoo, lá me aventurei a instalar a referida distro no meu portátil. Segui a stage3 - networkless installation - porque me pareceu a mais 'facíl', em todo o caso estou com o seguinte problema:

Escolhi para boot loader o GRUB e a fazer Dual Boot com o XP, depois de seguir passo-a-passo as indicações do manual e fazendo os respectivos ajustes, efectuei o reboot do sistema e voilá... tenho o splash screen do Grub, todo pipi, com os dois sistemas, e a coisa prometia até que... decido arrancar com o Gentoo e nada... Ou seja, sempre que tento arrancar com o Gentoo o portátil fica 'morto', completamente parado, ecrãn negro e apenas tenho ao led da tecla do 'cps lock' a piscar periodicamente... Mas que raio será isto?

Qual o motivo para tal encravanço? Terei tido algum erro do qual não me lembro, como não sou grande guru na matéria todas as linhas do 'emerge' e outros que tais me pareceram normais...

Ajuda precisa-se, não me apetecia ter de repetir todo o processo... :sad: :sad:

PS: Gostei da experiência, mas não tive os resultados mais animadores.
certamente é porque não configuraste correctamente o arranque do gentoo.
arranca com o cd de instalação, faz chroot e vai ver se tens o arranque bem configurado tal e qual como diz no guia de instalação. :)
 
noup disse:
certamente é porque não configuraste correctamente o arranque do gentoo.
arranca com o cd de instalação, faz chroot e vai ver se tens o arranque bem configurado tal e qual como diz no guia de instalação. :)

No go
:( ! Já verifiquei tudo, descobri um pequeno erro mas nada que me resolvesse o problema! Tenho tudo como indica o handbook...
 
Que kernel puseste? É que há alguns que vêm com o framebuffer activado, e pode ser isso que te está a dar problemas..
 
Pode ter acontecido 3 coisas simples:

1. não tens partição /boot ou não fizeste unmout à partição aquando do 1º reboot.
2. a partição que indicaste não é a correcta. O grub tinha um bug estúpido em relação à contagem de discos...
3. Não copiaste o kernel para o /boot

Solução:

Bem, podes começar por usar o Grub em modo interactivo e assim podes ver o que está mal.
Se o led do caps lock fica a piscar é pq não te carregou o kernel por qq razão. Ou teve um kernel panic logo ao carregar, o que pode acontecer por várias razões.
 
PrOdG disse:
Que kernel puseste? É que há alguns que vêm com o framebuffer activado, e pode ser isso que te está a dar problemas..

O que vem no LiveCD - kernel-2.4.25-gentoo-r1, que suponho ter o FB activo...

@Tafinho:

1 - Tenho a partição /boot criada com o fdisk e definida na fstab (/boot - hda5, Swap - hda6 e root / - hda7) e fiz umount no 1º reboot, assim o obriga o handbook!

2 - A partição que indiquei é a correcta e o GRUB conta sempre de forma diferente ao que estamos habituados, que no meu caso e tendo apenas um disco com várias partições, é a hda5 que no grub corresponde à (hd0,4) logo o kernel para o boot está no: hd(0,4)/kernel.xpto, certo?

Partições no meu disco: hda1 (primária - windows), hda2 (extendida), hda5 à hda7 (hda3 e hda4 reservadas para outras partições primárias).

3 - Tenho tanto o kernel como o initrd no /boot :rolleyes: !

Será que durante a compilação do kernel algo correu mal? É que de todas as linhas que me passaram à frente eu não pesquei nada. Suponho ser um processo normal...
No entanto ao fazer o reboot depois de fazer umount ao que devo, segundo o handbook, o sistema dá-me uns erros esquisitos mas é tão rápido que não consigo sequer interpretar o que querem dizer. Poderá ter origem aqui??
 
Tafinho disse:
O que o log diz antes do kernel panic?

Deixa-me ver se consigo:

Davam-me os seguintes erros - 333, 334 e 335 se não me engano.

Antes do kernel panic dizia que não conseguia encontrar o init... qq coisa :( !!

Em todo o caso estou a tentar novamente com um disco isolado... isto não é pêra doce.

No caso de uma instalação com sucesso torna-se necessário instalar o Xfree e o KDE/Gnome certo?
 
HaTrED disse:
Deixa-me ver se consigo:

Davam-me os seguintes erros - 333, 334 e 335 se não me engano.

Antes do kernel panic dizia que não conseguia encontrar o init... qq coisa :( !!

No caso de uma instalação com sucesso torna-se necessário instalar o Xfree e o KDE/Gnome certo?

Isso é deveras estranho.
Se puderes mete aqui o que puderes do log.
Não tens de instalar o KDE ou Gnome a não ser que os queiras ter como ambiente grafico.
Se for para servidor é inutil.
 
Tafinho disse:
Isso é deveras estranho.
Se puderes mete aqui o que puderes do log.
Não tens de instalar o KDE ou Gnome a não ser que os queiras ter como ambiente grafico.
Se for para servidor é inutil.

Bem consegui :009: mas estou cheio de sono. Entretanto tenho o seguinte erro:

"mount: Mounting /dev/hda3 on newroot failed: Invalid argument"

"could not mount specified ROOT, try again. the root block device is unspecified or not detected. Please specify a device to boot, or "shell" for a shell..." -> Será do fstab file?!?

:wow: :wow:

Quanto ao ambiente gráfico queria instalar pois estou apenas com uma estação e dava-me imenso jeito para explorar a distro...
 
Última edição:
Não tinhas dito que o hda3 tava reservado pa outra coisa qq? O gajo não devia tar a fazer mount a isso. Ve lá se não meteste água no fstab.
 
HaTrED disse:
"mount: Mounting /dev/hda3 on newroot failed: Invalid argument"

"could not mount specified ROOT, try again. the root block device is unspecified or not detected. Please specify a device to boot, or "shell" for a shell..." -> Será do fstab file?!?

:wow: :wow:

Quanto ao ambiente gráfico queria instalar pois estou apenas com uma estação e dava-me imenso jeito para explorar a distro...


se for antes do kernel acabar de carregar é um erro na linha do kernel do GRUB, senão é no FSTAB.

Podes meter tento o KDE como o Gnome, ou até algum ambiente mais leve, sem problemas nenhuns.
 
Tafinho disse:
se for antes do kernel acabar de carregar é um erro na linha do kernel do GRUB, senão é no FSTAB.

Podes meter tento o KDE como o Gnome, ou até algum ambiente mais leve, sem problemas nenhuns.


Como é que posso verificar se é antes do kernel acabar? Eu suponho que sim mas já fiz um check ao GRUB/fstab e parece-me estar tudo bem...

O que tenho de fazer então para colocar um ambiente gráfico?
 
HaTrED disse:
Como é que posso verificar se é antes do kernel acabar? Eu suponho que sim mas já fiz um check ao GRUB/fstab e parece-me estar tudo bem...

É antes ou depois de carregar os serviços, ou chegas a ver o login?
 
Tafinho disse:
É antes ou depois de carregar os serviços, ou chegas a ver o login?

Sem login... Estive a ver no fórum e existe imensa malta com este problema e sendo assim o Handbook tem um pequeno bug...
 
HaTrED disse:
Sem login... Estive a ver no fórum e existe imensa malta com este problema e sendo assim o Handbook tem um pequeno bug...

Tens a partição errada na linha que carrega o kernel no GRUB...

Que linhas tens no grub para carregar o Kernel?
 
Back
Topo