[BOINC] Nova fase do SETI@Home. O que é?

Strakata

Portugal@Home Member
A Teoria

Passaram cerca de 5 anos desde que se iniciou o SETI@Home. Ao longo deste tempo, aquilo que à primeira vista poderia parecer como a vontade de uma minoria, tornou-se numa das maiores conjugações de esforços dos cidadãos do nosso planeta.

5 milhões de utilizadores registados;
226 países representados;
60 TeraFLOPs/segundo (o dobro do supercomputador mais rápido);
2 milhões de anos de tempo de computação total.


Como está na altura de seguir em frente, no dia 22 de Junho de 2004 o SETI@Home disponibilizou a primeira versão (não Beta) da nova plataforma BOINC.


O que se segue é praticamente uma tradução desta página.

Porquê a mudança para o BOINC?

  • O BOINC é capaz de fazer download de novas versões de forma transparente e segura. Consegue-se assim actualizar e expandir o SETI@Home sem esforço por parte do utilizador. Torna-se mais fácil integrar novos algoritmos e procurar por outros sinais rádio aumentando assim a eficácia do projecto.
  • O BOINC tem uma arquitectura mais flexível que a do SETI@Home Clássico. Permite que os dados sejam transferidos de múltiplos servidores e fiquem armazenados no PC. No futuro isto será usado para analisar uma frequência rádio mais alargada.
  • O BOINC distribui o trabalho com base nos parâmetros do PC a que se destina. Será possível ir tão longe como WUs a usar 512MB de RAM. Deixa-se para trás o tamanho único do SETI@Home Clássico tirando melhor partido das capacidades dos hospedeiros.
  • O BOINC pode ser usado para outros projectos de computação distribuída. No futuro, caso o utilizador assim o entenda, pode dedicar os recursos do PC a outros projectos simultaneamente com o SETI@Home.


Posso correr as duas versões simultaneamente?
Não. Se isso acontecer, o SETI@Home/BOINC ficará parado porque, ao correr em prioridade baixa, qualquer outra aplicação que necessite do tempo da CPU terá prioridade sobre ele.

O que vai acontecer ao meu total de WUs?
Uma vez que agora as WUs não são todas iguais, a contabilização da participação de cada membro não será em WUs mas sim em esforço computacional. Mais detalhes sobre o novo método de contabilização aqui.
As contas do SETI@Home terão totais separados para “trabalho antigo” e “trabalho novo”. No “trabalho antigo” aparecerá o total de WUs processadas com o SETI@Home Clássico e no “trabalho novo” aparecerá a nova contabilização de WUs (de esforço computacional) do SETI@Home/BOINC.

O que vai acontecer à Portugal@Home?
A Portugal@Home com todos os seus membros foi copiada para o novo formato SETI@Home/BOINC.


Os programas extra-SETI@Home ainda funcionam?
Infelizmente não. Programas com o SETI Spy, SETI Driver, SETI Queue e outros deixam de funcionar. Felizmente algumas das funções que esses programas faziam estão agora integradas no próprio BOINC:
  • Buffering
  • Acesso à Internet através de uma proxy HTTP 1.0 (Freeproxy, Squid) para computadores na mesma LAN que um computador com acesso à net.

Para já computadores sem acesso a uma rede não podem participar no BOINC, espera-se por uma solução no futuro.


Quais são as plataformas suportadas?
Para já o Windows/X86, Linux/X86, Solaris/SPARC, e Mac OS X são suportados. O Windows tem uma interface gráfica enquanto os outros têm uma interface por linha de comandos. Eventualmente todas as plataformas terão ambas as interfaces.

Como é o suporte para multiprocessadores?
O BOINC utiliza automaticamente todos os processadores disponíveis a não ser que o utilizador dê ordem em contrário.

O formato dos ficheiros de entrada (WUs) e saída (resultado) vão mudar?
Sim e por isso programas como o SETI Spy que mostram informações acerca dos sinais encontrados nas WUs terão de ser actualizados. O tamanho das WUs e dos ficheiros de resultados continuará a ser o mesmo.
Mais informações aqui.

O BOINC é seguro?
Como sabemos, tudo o que envolva bits está sujeito a ameaças. Algumas das ameaças a que os projectos de computação distribuída estão sujeitos são discutidas aqui. O BOINC usa um mecanismo chamado 'digital signing' para assegurar que o código executável obtido é válido.
 
Última edição:
A Prática


Como participar?

  • Primeiro

    Quem já é membro do SETI@Home Clássico, precisa de activar a conta. Para o fazer é só seguir este link, indicar a conta de email da conta de SETI@Home Clássico e esperar por um email com a indicação da "ID" do BOINC.

    Quem perdeu o acesso à conta de email da conta de SETI@Home Clássico ou quem nunca participou no SETI@Home, precisa de criar nova conta. Para o fazer é só seguir este link preencher os campos e esperar por um email de confirmação do BOINC.

    Nota #1: O email de confirmação/ID pode demorar bastante tempo a chegar.
    Nota #2: A ID de quem foi Beta Tester não serve. É necessário fazer cumprir um dos dois pontos de cima.

  • Segundo
    Depois de cumprir um dos pontos de cima, só falta fazer o download ao software, instalá-lo e corrê-lo.
    A "ID" pedida pelo software BOINC é a que entretanto foi enviada por email e a "URL" para o SETI@Home é a seguinte:
    http://setiathome.ssl.berkeley.edu


  • Terceiro
    Quem não pertencia à equipa de SETI@Home Clássico ou quem se juntou depois do dia 14 de Maio, tem ;) ainda de se juntar à melhor equipa de Portugal, a Portugal@Home.
    As estatísticas oficiais da equipa na versão BOINC podem ser consultadas aqui:
    http://setiweb.ssl.berkeley.edu/team_display.php?teamid=30260
    O link que se deve seguir para aderir à equipa é o seguinte:
    http://setiweb.ssl.berkeley.edu/team_join_form.php?id=30260



Podem-se encontrar mais informações sobre a participação no BOINC aqui:
http://setiweb.ssl.berkeley.edu/sah_participate.php




Posso configurar o uso que o BOINC dará ao meu PC?
Sim.
Partindo do campo Your Account tem-se acesso a várias opções. A mais importante será provavelmente a General Preferences.
O ideal é ter:
  • Do work while computer is in use?: YES
    Qualquer outra opção faz com que o BOINC espere que o computador não seja usado X minutos (incluindo o cursor) até o começar a usar. Escolhendo "YES" o BOINC está sempre a correr mas como tem uma prioridade Idle, acaba por não interferir com outras aplicações mais intensivas como jogos.
  • Do work only between the hours of: (no restriction)
    Assim o BOINC trabalha a qualquer hora do dia.
  • Keep enough work on disk to last between: 4 and 5 days
    Este campo é bastante flexível. É preciso chegar a um compromisso entre uma quantidade de trabalho suficientemente grande para que falhas no servidor não impeçam o BOINC de continuar a trabalhar e uma quantidade de trabalho suficientemente pequena para que as WUs não passem da validade (que ronda os 15 dias). Dependerá portanto da probabilidade de haver falhas no servidor (grande na data deste post) e do tempo que o computador passa a correr o BOINC.

Há ainda outras opções que ficam ao critério de cada membro permitindo assim flexibilizar a sua participação no BOINC.




Peço desculpa ao Demiurgo e ao Killing pelos posts apagados. Foi para facilitar a leitura deste tópico.
 
Última edição:
algumas duvidas : nao é possivel fazer o update automatico?
e como vejo quantas wu's é que o boinc mantem de cache?


e Strakata..acho que uma remodulacao ao site era bem vinda :)

_zZz_
 
Ainda há partes que estão "temporarily disabled" :zzz e ainda faltam add-ons como tinhamos no seti antigo mas o BOINC lá vai :004:

Já agora, há alguma maneira de ver os stats da equipa e "brincar" com o metodo de visualização, comparativos, etc? é que o metodo que está no site oficial nem tem metodo de ordenar os membros por results nem nada, ou vi mal ? :rolleyes:

Knap, é mesmo assim... lê mais um pouco sobre o metodo de funcionamento do BOINC e vais ver que o credit não é imediato mas sim apenas depois de um conjunto de operações que é feito no servidor do BOINC, como comparar resultados, etc...

E já agora, uma pergunta... aqui no trabalho não consigo ligar o BOINC nem por nada... já andei a mexer nas configurações do proxy no programa e já meti os campos todos correctos de acordo com a configuração que está aqui na empresa e nada... não funciona, não há comunicação... :(
 
Última edição:
_zZz_
Não percebi a qual update automático te referes.
Podes ver todas as WUs que o BOINC tem em cache na tab "Work". Se estiver vazia é porque o BOINC está parado.


[knap],
Tens de ter calma porque as novidades que saiem do estábulo de Berkeley vêm sempre a tropeçar ;)
Pode-te estar a acontecer isso por eles não estarem a actualizar, se bem que até costumam ser rápidos.
Também ainda não percebi se eles estão a contabilizar logo a WU processada ou se ficam à espera que as 2 cópias da nossa WU enviada para outros membros sejam também processadas.
Também é possível que o teu BOINC não estejam a enviar as WUs quando elas são processadas. Hmmm.... se calhar é este "update automático" a que o _zZz_ se refere. O meu BOINC tem sempre 1 ou 2 WUs processadas mas acaba por as enviar sozinho. Não sei se há alguma opção relacionada com isso...



Knight,
É mesmo isso, ainda está tudo muito verde. Mas já funciona, é o que interessa :)
Quanto às stats já vi para aí uns sites catitas, mas nem percebi se eram para o BOINC Beta ou para o nosso BOINC.
Será que há algum router manhoso a bloquear a ligação do software?
 
bem, acho que a empresa no global tem... 84.000 pc's de uso pessoal, tirando os servidores, os portáteis e os computadores da pridução... isso é que era a verdadeira farm :D
 
Não consigo fazer download do BOINC

Ppois pelos vistos não sou só eu.
Será que é posivel alguem partilhar o software ou colocá-lo em qq sítio.

Abraços,

ruipb
 
Pois, parece que os nossos amigos vão lançar a versão 3.20 do BOINC. Já meteram lá os links, só se esqueceram dos ficheiros.... enfim.
 
boas.... penso eu que a primeira WU foi processada, e deve ter sido enviada pois ja la nao estaem processamento.... so que agora nao saca mais nenhuma pa processar... e quando vou ao projecto e actualizo..... vai ao servidor do boinc... e dizer "Message from server:no work available" e "No work from project"... e ja ta nisto ah dois dias....

e ja me mudei de armas e bagagens para o BOINC.. depois de 3mil e tal horas a 317 WU's no classico.... LOL... enfim.... devagar se vai ao longe..... eheheh

edit: olhem o que encontrei.... 8o voces as tantas ja sabiam.... o BOINCspy.... versao do setiSpy para o BOINC.... deixa ca experimentar.... =)

http://www3.telus.net/BoincSpy/
 
Strakata disse:
Pois, parece que os nossos amigos vão lançar a versão 3.20 do BOINC. Já meteram lá os links, só se esqueceram dos ficheiros.... enfim.

e sera que ninguem pode disponibilizar a versao anterior? parece estar dificil de alguem meter isso num sitio qq online..
 
neste momento tenho Total credit 39.54 e avg credit 1.51

nao tou habituado a estes scores? k é k isto traduzido diz?
isto em 2 dias é bom?
_zZz_
 
Back
Topo