Intel 925X/915 & PCI-E/DDR2 Review

Zar0n

Power Member
Intel 560 / 925X / 915 / PCI-E / DDR2 Review

anandtech.com

Final Words
It was hard to resist being glib and titling this article, "Much Ado about Very Little". That feeling of disappointment comes from seeing so much new technology introduced all at once, and then finding out the real performance benefit is extremely small - if it exists at all. If Intel wants us to turn our computer world upside down, there should be a real tangible benefit to the bucks we are expected to spend. Unfortunately, that performance advantage is pretty hard to find - at least for now. There are certainly a few gems in the total package, but if you're looking for a big performance advantage, overall, it just isn't there.


Pois é novo CPU novas Graficas PCI-E nova DDR2 nova PSU.
E quando chega aos benchs...ops... :rolleyes:

2438.png


2439.png


2450.png


Pois como se previa veio muita coisa nova, menos performance.

E como se comporta a DDR vs DDR2?

2481.png


Pois...er...ou fica igual ou pior
Mas isso é tb devido a latency da 1º DDR2 produzida.

Mas ha coisas boas, como o (NCQ) Native Command Queuing
Que o meu HDD ja suporta e ainda n tinha saido nenhum ***** com isso.
Pode ser k a Via ou a Nvidia os sigam. :x2:
Dps tb temos melhor som on-bord. :zzz Para quem n ker compar uma Audigy.

Mas o preço elevado de todos os componentes e o facto deste novo socket n gostar de muitas mudas de CPU pode afastar muito ppl desta nova plataforma.
 
Última edição:
Alguns pontos:
- A nivel de jogos este 3.6 leva uma tareia enorme do Fx53.
- Estava à espera que o anando falasse do socket 775 e se há problemas ou não, mas não vi lá nada.
- O ddr2 já se esperava. Com timings "maus" e o com o Fsb a manter-se nos 800, não há milagres (e aquilo são ddr2 533).
- Power connectors de 24 pinos? As actuais não são de 20? Fontes de servers e workstations?
Edit: Parece que funciona com as fontes de 20 pinos.
24to20.jpg
 
Última edição:
Nemesis11 disse:
- Power connectors de 24 pinos? As actuais não são de 20? Fontes de servers e workstations?
Edit: Parece que funciona com as fontes de 20 pinos.
24to20.jpg
Da pra por adaptador pra fontes BTX funcarem com ATX, 24->20. Por essa pic parece ser possivel o contrario mas sem qualquer adaptador, ou seja, basta xegar la e ta feito.
 
Madril disse:
As minhas tb :P ... por isso disse parecidas e não iguais :D

As minhas sao azulinhas :P mto lindas heeheh

Acerca das Graficas PCI-E, n percebo a razao de estarem tao parecidas...sera q eh pelo sistema ser o bottleneck? ou sera o PCI-E (HSI) da Nvidia uma treta?
 
@Toms
Anyways, as long as there is no chipset that supports DDR2-667, these fast DDR2 DIMMs only make sense if users can overclock their systems. What Intel did is implement an overclocking limiter to the MCH chips: If the CPU clock exceeds the threshold (we determined that this is 10% over specification), the required PLL (Phase Lock Loop) will reset and won't refuse to lock that frequency. Basically that is a very simple way of throwing a spanner in the works, as it causes a system crash. Decent motherboards automatically restart and you may try again. The easy way would be to limit all overclocking ambitions to 10% max, but now that Intel added this extra obstacle, I somehow felt compelled to break some barriers.

A intel tb adicionou mais uma feature anti overclock.
Basicamente se fizerem 1 OC > 10% = Reset

Mais 1 tiro no pé... :puke:

Edit:
Jah agr alguem percebe k è k são S1 S2 S3 S4 na review do Toms? (HDD raid)
 
Punkas:

Partes do princípio que o PCI-E traz ganhos significativos, o que pelo que se tem visto até agora, é falso.

Eu até estou surpreendido. Depois de tanto dizerem mal do HSI, até chegaram a fazer prognosticos de perdas significativas, e no fim, nicles.
 
ptzs disse:
Punkas:

Partes do princípio que o PCI-E traz ganhos significativos, o que pelo que se tem visto até agora, é falso.

Eu até estou surpreendido. Depois de tanto dizerem mal do HSI, até chegaram a fazer prognosticos de perdas significativas, e no fim, nicles.

Parto do principio? Entao kual eh a razao de existencia do PCI-E? Teoricamente tem o dobro da bandwith do AGP 8x...
Analizando melhor os graficos penso q o problema sera mesmo bottleneck dos sistemas..a versao AGP da 6800U sai vitoriosa poix tb o FX-53 eh mais poderoso q qq nova soluçao da intel....
Se nem um FX-53 acompanha estas placas...so la mm para o FX-57 :p
 
ptzs disse:
Punkas:

Partes do princípio que o PCI-E traz ganhos significativos, o que pelo que se tem visto até agora, é falso.

Eu até estou surpreendido. Depois de tanto dizerem mal do HSI, até chegaram a fazer prognosticos de perdas significativas, e no fim, nicles.


Nicles...?!?!?!? O anando esqueceu-se de mencionar um pequenino detalhe...

A 6800 Ultra AGP corre a 400Mhz.
A 6800 Ultra PCIe corre a 435Mhz.

no fim ambas têm o mesmo desempenho ( ou semelhante, não é comparado ), isto apesar da diferença de velocidades. E vens tu dizer que não há perda de performance...? duh.


Quanto aos ganhos do PCI-e são grandes e significativos. Para começar é um interface série ponto a ponto. Só isto bastava para a transição. Mas como tem ainda mais vantagens...

Agora, o Tom Pabst é que insiste em mandar um barda do tamanho do mundo em cada review que faz:

We found SiSoft's Sandra 2004 to be useless for the DDR2 platforms, as it declared the Pentium 4 560 to have 150 MB/s less memory throughput than the slower clocked versions.


Já parece a outra piada da PCGuia... (ou da exame, já não me lembro...)
 
Punkas, já viste bem os gráficos?

1º - Aquilo é uma GT e não uma Ultra
2º - O 2º grafico é de uma X600 que não tem o bridge.

A conclusão que tiro é que por enquanto não há vantagens.
 
Tafinho disse:
Nicles...?!?!?!? O anando esqueceu-se de mencionar um pequenino detalhe...

A 6800 Ultra AGP corre a 400Mhz.
A 6800 Ultra PCIe corre a 435Mhz.

@toms
The GeForce 6800 Ultra PCIe is one of the best graphics cards to go. While the AGP version runs at 400 MHz, the PCIe model we received ran at 435 MHz. We underclocked it to 400 MHz in order to receive results that allow for a comparison between the old and the new platform.

À k comparar é as ATI k têm PCI-E nativo, principalmente as X800XT k puxam mais pelo bus.
 
Nemesis11 disse:
Punkas, já viste bem os gráficos?

1º - Aquilo é uma GT e não uma Ultra
2º - O 2º grafico é de uma X600 que não tem o bridge.

A conclusão que tiro é que por enquanto não há vantagens.

Vi mto bem os graficos...

1º - Enganei-me eh a Gt mas eh assim tanta a diferença?

2º - Kek te garante q a X600 vai utilizar as larguras de banda q ofereçe o PCI-E? Vai ser a mm coisa q qnd sairam as Ti4200 com AGP 8x..n haviam vantagens nehumas...Se ainda fosse com a X800, agora com uma X600 por amor de deus...
 
Tafinho disse:
Nicles...?!?!?!? O anando esqueceu-se de mencionar um pequenino detalhe...

A 6800 Ultra AGP corre a 400Mhz.
A 6800 Ultra PCIe corre a 435Mhz.

no fim ambas têm o mesmo desempenho ( ou semelhante, não é comparado ), isto apesar da diferença de velocidades. E vens tu dizer que não há perda de performance...? duh.

Tava a falar do gráfico da GT nesta thread, não é Ultra. Duh. :D

p.s. Já agora onde sacaste essa info?
 
Punkas disse:
Vi mto bem os graficos...

1º - Enganei-me eh a Gt mas eh assim tanta a diferença?

2º - Kek te garante q a X600 vai utilizar as larguras de banda q ofereçe o PCI-E? Vai ser a mm coisa q qnd sairam as Ti4200 com AGP 8x..n haviam vantagens nehumas...Se ainda fosse com a X800, agora com uma X600 por amor de deus...

1º A Gt mantem os clocks, a ultra não (ou pelo menos as de teste não). Só por isso :)

2º Nada me garante. Mas tb ninguem me garante que a X800 vai aproveitar. Esperar para ver os benchs e se há ou não PE PciEx.
 
Punkas disse:
Vi mto bem os graficos...

1º - Enganei-me eh a Gt mas eh assim tanta a diferença?

2º - Kek te garante q a X600 vai utilizar as larguras de banda q ofereçe o PCI-E? Vai ser a mm coisa q qnd sairam as Ti4200 com AGP 8x..n haviam vantagens nehumas...Se ainda fosse com a X800, agora com uma X600 por amor de deus...

http://www.sudhian.com/showdocs.cfm?aid=554&pid=2069

Ninguém garante nada, mas duvida-se muito que o AGP8x fosse preciso, logo tem alguma lógica duvidar de PCIex por enquanto.
 
RADEON X600 Technology Specifications

* World’s first PCI Express™Graphics Chip
* Native x16 lane PCI Express
* Double the bandwidth of AGP 8X
* Increased memory bandwidth to 12 Gigabytes/sec.
* Four extreme parallel 3D rendering pixel pipelines
* Two programmable vertex shader pipelines
* 128-bit memory interface supporting 128MB or 256MB DDR1 memory configurations
* Full DirectX® 9 support


ora bem estamos a falar de uma placa com 128bits de bus...DDR1..isto eh uma placa de AGP4x no maximo...penso q com 256bits e GDDR3 com os seus altos clocks deve acompanhar o PCI-E..n percebo a estrategia da ATI lançar uma placa de baixa gama com PCI-E, nem pq eh q o PCI-E existe se n existem vantagens...
 
Punkas disse:
RADEON X600 Technology Specifications

* World’s first PCI Express™Graphics Chip
* Native x16 lane PCI Express
* Double the bandwidth of AGP 8X
* Increased memory bandwidth to 12 Gigabytes/sec.
* Four extreme parallel 3D rendering pixel pipelines
* Two programmable vertex shader pipelines
* 128-bit memory interface supporting 128MB or 256MB DDR1 memory configurations
* Full DirectX® 9 support


ora bem estamos a falar de uma placa com 128bits de bus...DDR1..isto eh uma placa de AGP4x no maximo...penso q com 256bits e GDDR3 com os seus altos clocks deve acompanhar o PCI-E..n percebo a estrategia da ATI lançar uma placa de baixa gama com PCI-E, nem pq eh q o PCI-E existe se n existem vantagens...

Para as gráficas n existem agr pro resto dos componentes existem e mts... :D
 
Back
Topo